Hoje nos despedimos da encantadora cidade serrana de Teresópolis (RJ), sob o clima típico das montanhas fluminenses, e finalmente tivemos o privilégio de contemplar o icônico Pico Dedo de Deus, na majestosa Serra dos Órgãos. A partir dali, seguimos pelas rotas mais cênicas e desafiadoras do Rio de Janeiro, incluindo a charmosa Estrada das Hortênsias (BR-495), a sinuosa Serra de Miguel Pereira e a imponente Serra das Araras, já na Via Dutra. Cruzamos a divisa com São Paulo pela histórica Rodovia dos Tropeiros (SP-068) até chegarmos a Bananal, onde encerramos o dia com uma visita inesquecível à centenária Fazenda Loanda, um autêntico tesouro do ciclo do café brasileiro.

Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Bom dia, Teresópolis (RJ)! Enquanto saboreávamos o café da manhã, aproveitávamos o clima típico da charmosa cidade serrana fluminense, aquele frescor agradável com o céu parcialmente encoberto, onde o azul insistia em aparecer timidamente entre as nuvens.

Mirante do Soberbo | Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Na expectativa de avistar a deslumbrante formação rochosa do Dedo de Deus e os impressionantes picos vizinhos da Serra dos Órgãos, terminamos o café rapidamente, vestimos nossas roupas de viagem, carregamos as bagagens na Formosa e seguimos rumo ao Mirante do Soberbo.

Mirante do Soberbo | Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Deixamos o centro histórico de Teresópolis e, poucos minutos depois, já estávamos no Mirante do Soberbo, localizado às margens da rodovia federal BR-116, um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Mirante do Soberbo | Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Entretanto, a névoa foi mais veloz que nós. Ao chegarmos ao Mirante do Soberbo, a imponente cadeia montanhosa da Serra dos Órgãos já estava completamente encoberta por uma densa neblina.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

É, Dedo de Deus, não foi dessa vez. Ainda assim, registramos algumas fotos para marcar nossa passagem e, em seguida, retomamos a viagem pela BR-116 rumo ao norte, dando continuidade à nossa Moto Expedição 2020: Belas Rotas.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros adiante, ao lançar um olhar pelo retrovisor da Formosa, tive uma surpresa maravilhosa: parte da Serra dos Órgãos começava a emergir de forma majestosa em meio ao mar de nuvens.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Quase sem acreditar diante de tamanha beleza, parei a moto no acostamento para contemplar aquela paisagem impressionante.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Finalmente, pudemos apreciar, ainda que parcialmente, a fabulosa cadeia montanhosa da Serra dos Órgãos, uma das formações rochosas mais icônicas do Brasil.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Os imponentes picos do Dedo de Deus (1.692 m), Cabeça de Peixe (1.680 m), Santo Antônio (1.990 m), São João (2.100 m) e Nariz do Frade (1.920 m) destacavam-se entre as nuvens, compondo um cenário digno de cartão-postal.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Conseguimos registrar o tão aguardado momento, contemplando a grandiosidade dessa maravilha natural por alguns instantes, até que a neblina voltou a envolver os picos da Serra dos Órgãos.

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Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Ganhamos o dia. Pudemos nos despedir dignamente de Teresópolis (RJ), a “Capital Nacional do Montanhismo”, que abriga uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, destino clássico de escaladores e amantes da natureza.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Com um sorriso no rosto, retomamos a viagem pela BR-116 e, poucos metros à frente, paramos em um ponto de pare e siga. Ali, aguardamos por alguns minutos antes de continuar o percurso.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Ainda eufóricos pela vista da Serra dos Órgãos, acabamos passando direto pelo trevo que dava acesso à BR-495. Só percebemos o engano muitos quilômetros depois, ao ver as placas indicando a distância até Salvador, Bahia.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Seria incrível retornar à capital baiana, mas, como tínhamos data marcada para o retorno, decidimos voltar e seguir o caminho originalmente planejado.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Pelo menos, o desvio inesperado nos presenteou com a vista de uma bela cachoeira às margens da BR-116, uma daquelas surpresas que só uma viagem de moto pode proporcionar.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Logo acessamos a rodovia BR-495, oficialmente chamada de Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, popularmente conhecida como Estrada Itaipava – Teresópolis. Ela liga os municípios fluminenses de Teresópolis e Petrópolis em um percurso de aproximadamente 35 quilômetros.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

De pista simples, asfaltada (em boa parte revestida com concreto), sem acostamento e com curvas acentuadas, a estrada corta uma região serrana exuberante, um verdadeiro paraíso para os amantes das duas rodas.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Também chamada de Estrada das Hortênsias, a BR-495 é famosa pelas flores que embelezam o caminho, criando um espetáculo de cores, especialmente entre novembro e janeiro, quando as hortênsias florescem em abundância.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
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Antes da construção da BR-116, em 1959, a BR-495 era a principal via de acesso entre o Rio de Janeiro e Teresópolis, exercendo papel essencial no desenvolvimento da região serrana fluminense.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Seu traçado pitoresco, embora desafiador, era o preferido de viajantes e aventureiros que buscavam as belezas naturais da serra. Com o tempo, a estrada ganhou fama não apenas pela importância logística, mas também pelas paisagens cinematográficas que acompanham todo o percurso.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Apesar das curvas fechadas e da topografia exigente, a BR-495 recompensa quem a percorre com vistas espetaculares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que domina o horizonte com suas escarpas monumentais.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Em alguns pontos, a Estrada das Hortências chega a 1.500 metros de altitude, oferecendo mirantes naturais e ângulos únicos das montanhas.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Em um desses trechos, há uma parada tradicional onde viajantes podem saborear água de coco gelada e apreciar uma vista panorâmica do vale. Fizemos ali uma pausa rápida para nos hidratar e contemplar a natureza em sua forma mais pura.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Seguimos então pela BR-495, que naquele dia apresentava bom estado de conservação e baixo fluxo de veículos, condições ideais para uma viagem de moto prazerosa e segura.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
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Sem dúvidas, a Estrada das Hortênsias está entre as rotas mais belas e charmosas do Brasil.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Quando menos percebemos, chegamos a Itaipava, tradicional distrito de Petrópolis (RJ), conhecido por seu clima ameno, gastronomia refinada e pela famosa Feirinha de Itaipava.

Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada
Estrada Itaipava-Teresópolis - Rodovia BR-495 | FredLee Na Estrada

Ali, nos despedimos da cênica BR-495 e seguimos pela movimentada BR-040.

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

E foi aí que, mais uma vez, conseguimos nos perder na rota do dia (parabéns ao piloto!).

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Quando nos demos conta, já estávamos descendo a impressionante Serra do Mar entre Petrópolis e o Rio de Janeiro, trajeto que, curiosamente, havíamos feito dias antes sob forte chuva.

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Acreditando que nada acontece por acaso, aproveitamos a “falha de navegação” para descer toda a Serra de Petrópolis novamente e, claro, curtir cada curva dessa estrada lendária.

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Quem viaja de moto sabe o prazer de percorrer uma serra sinuosa em meio à vegetação densa, sentindo a adrenalina das curvas e o ronco do motor ecoando pelas montanhas, sem contar as emocionantes (e às vezes assustadoras) raspadas das pedaleiras nas curvas mais fechadas, que chegam a soltar faíscas pelo asfalto.

Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Com o tempo colaborando, fizemos uma breve parada no Mirante do Cristo, localizado no coração da Serra do Mar.

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Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

O local oferece uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara e da Ponte Rio–Niterói, além de abrigar o monumento do Cristo Crucificado, inaugurado em 1941.

Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Mirante do Cristo | Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Após alguns minutos de contemplação e com o GPS finalmente ajustado para evitar novos desvios, retomamos nossa viagem de moto pela rodovia BR-040.

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Desta vez, com a ajuda do Google Maps, conseguimos localizar o acesso à rodovia RJ-117, que havíamos deixado passar despercebido anteriormente.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

A estrada estadual RJ-117 liga Petrópolis a Paty do Alferes, em um percurso de aproximadamente 45 quilômetros repleto de curvas, subidas e descidas que cortam paisagens típicas da serra fluminense.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

De pista estreita, asfaltada e sinuosa, a rodovia (também conhecida como Estrada Bernardo Coutinho) atravessa parte da Reserva Biológica Estadual de Araras, uma das mais importantes unidades de conservação do estado. Criada em 1977, a reserva abrange cerca de 3.862 hectares e protege remanescentes preciosos da Mata Atlântica, além de abrigar diversas espécies de aves e mamíferos nativos, como o macuco, o sabiá-pimenta e o bugio.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

Seguimos por alguns quilômetros na estrada sinuosa até notarmos nuvens escuras se formando ao longe. Sabiamente, fizemos uma parada para vestir as capas de chuva, decisão acertada, pois minutos depois fomos surpreendidos por um verdadeiro temporal.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
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Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

A intensa pancada de chuva, típica das tardes de verão na serra, durou cerca de 30 minutos, até que o tempo começou a se abrir novamente.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

Com o retorno do céu azul veio também o calor intenso, especialmente incômodo para quem ainda usava as capas de chuva.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

Já próximos de Paty do Alferes, enfrentamos uma sequência impressionante de curvas fechadas em um trecho conhecido como Morro do Fama, muito apreciado por motociclistas que buscam emoção e técnica ao pilotar.

Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada
Estrada Bernardo Coutinho - Rodovia RJ-117 | FredLee Na Estrada

Pouco depois, chegamos ao centro da tranquila cidade, onde estacionamos a Formosa para tirar as capas e procurar um local agradável para almoçar.

Paty do Alferes - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Paty do Alferes - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Paty do Alferes - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Revigorados após uma boa refeição e mais confortáveis sem o calor das capas de chuva, seguimos viagem pelas estradas fluminenses, agora pela RJ-125.

Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
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Logo nos despedimos de Paty do Alferes e alcançamos Miguel Pereira, município vizinho e praticamente interligado ao anterior, duas cidades conhecidas pelo clima agradável e pela hospitalidade típica do interior.

Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

Cruzamos rapidamente o centro urbano e logo iniciamos a descida pela famosa Serra de Miguel Pereira, também chamada de Serra Arcádia.

Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

Hoje não foi apenas um dia de se perder, mas também de se encantar com estradas deslumbrantes, honrando o nome da nossa Moto Expedição 2020: Belas Rotas.

Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

A Serra de Miguel Pereira apresenta um desnível aproximado de 600 metros ao longo de 15 quilômetros de curvas e declives que exigem atenção, mas oferecem uma experiência única a quem percorre o trajeto sobre duas rodas.

Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

O trecho da Rodovia Ary Schiavo (RJ-125), que corta a serra coberta pela exuberante Mata Atlântica, é simplesmente fascinante.

Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

Com asfalto bem conservado, ausência de acostamento e uma sequência alucinante de curvas fechadas, o trecho é perfeito para “bailar” com a Formosa pela estrada.

Serra de Miguel Pereira - Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
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Embalados pelo agradável e potente ronco do motor Harley-Davidson Twin Cam, ecoando entre as montanhas, avançamos enquanto a paisagem verdejante emoldurava o horizonte. Pouco depois, alcançamos a base da serra, praticamente ao nível do mar.

Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

Ali, atravessamos a cidade de Japeri e cruzamos a ponte sobre o Rio Guandu, curso d’água fundamental para o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada

Em seguida, avistamos um quiosque de água de coco e não pensamos duas vezes: encostamos à beira da rodovia, sob a sombra acolhedora das árvores, para nos refrescar e repor as energias.

Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-125 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Revigorados pela água de coco gelada, retomamos a viagem e logo alcançamos o entroncamento com a BR-116.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Serra das Araras | Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Após o pagamento do pedágio, iniciamos a subida de outra lendária serra fluminense: a Serra das Araras.

Serra das Araras | Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Serra das Araras | Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Serra das Araras | Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Acompanhados por diversas carretas que ocupavam as duas faixas da rodovia (trecho conhecido como Via Dutra) seguimos até Piraí, onde acessamos a RJ-145.

Rodovia RJ-145 | FredLee Na Estrada
Câmera de Ação Insta360 X4
Rodovia RJ-145 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-145 | FredLee Na Estrada

Avançamos por essa estrada estadual, que acompanha o curso do Rio Piraí, até o entroncamento com a RJ-139, via pela qual cruzamos novamente a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Rodovia RJ-139 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Já em território paulista, a estrada (em melhor estado de conservação) passa a se chamar SP-068, conhecida oficialmente como Rodovia dos Tropeiros. Essa via histórica, que liga o Vale do Paraíba à região de Sorocaba, recebeu esse nome em homenagem aos antigos tropeiros que, entre os séculos XVIII e XIX, transportavam gado e mercadorias entre Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural do interior paulista.

Rodovia dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Avançamos rapidamente pela rodovia até avistarmos uma placa indicando a oportunidade de visitar a histórica Fazenda Loanda, em Bananal (SP).

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Fizemos o u-turn (estou ficando bom nisso – em fazer retornos, não no inglês!), e pegamos uma estradinha de chão batido, percorrendo menos de um quilômetro até avistarmos a imponente sede da Fazenda Loanda.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Estacionamos a Formosa à sombra e caminhamos ao redor do majestoso casarão, sede da fazenda, sob a vigilante lua que brilhava intensamente no céu azul profundo.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Fazenda Loanda, em Bananal (SP), surgiu do desmembramento da sesmaria nº 5, pertencente a Manoel Antônio de Sá Carvalho, após o casamento de uma de suas filhas com Luiz José de Almeida, em 1791.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Naquela época, a propriedade produzia cana-de-açúcar, anis, milho e outras culturas de subsistência, típicas das fazendas paulistas do período colonial.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o passar das gerações, a fazenda passou às mãos de Pedro Ramos Nogueira, que se casou com sua prima Placídia Maria de Almeida, em 1844. Foi sob sua administração, impulsionada pelo ciclo do café, que a Fazenda Loanda alcançou seu período de maior prosperidade.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O auge da fazenda motivou uma grande reforma no casarão em 1850, quando foram incorporados elementos da arquitetura neoclássica, então em voga na Europa e adotada pelas famílias abastadas do Vale do Paraíba.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Na fachada da casa-sede da Fazenda Loanda destacam-se as numerosas janelas simétricas e a ornamentação com abacaxis esculpidos, símbolo tradicional de nobreza e riqueza no período colonial brasileiro.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A influência e o prestígio de Pedro Ramos Nogueira foram tão expressivos que, em 1877, ele recebeu do imperador Dom Pedro II o título de Barão da Joatinga, consolidando seu nome entre os mais respeitados produtores de café do Império.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após admirar o exterior do suntuoso casarão e registrar algumas fotos, fomos recebidos pelo simpático Pedro Teixeira, atual morador e guardião da fazenda, que gentilmente abriu as portas da histórica construção e nos convidou para entrar.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Iniciamos, então, uma visita guiada pelo próprio Pedro Teixeira, repleta de curiosidades e fatos históricos, uma verdadeira aula sobre a Fazenda Loanda, o Vale do Paraíba e o contexto do Brasil Imperial, quando o café era sinônimo de poder e riqueza.

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Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Tivemos a oportunidade de explorar cada cômodo da ampla casa, finamente decorada com móveis de época, muitos deles trazidos da França, além de quadros, cristais, porcelanas e objetos originais meticulosamente preservados.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante o século XIX e início do XX, o café foi o principal motor da economia brasileira, e o Vale do Paraíba destacou-se como uma das regiões mais influentes nesse cenário.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Não à toa, o município paulista de Bananal foi, em 1854, o maior produtor de café do Brasil, com uma produção impressionante de cerca de 500 mil arrobas, equivalente a mais de 7 mil toneladas do valioso grão.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o café sendo exportado para a Europa e os Estados Unidos, Bananal tornou-se um dos municípios mais prósperos do país. Seu prestígio foi tanto que chegou a cunhar sua própria moeda e, sob a influência dos barões do café, chegou a emprestar recursos ao governo imperial (um feito raro para a época).

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Essa prosperidade explica a imponência das construções locais e a opulência dos móveis e detalhes arquitetônicos preservados até hoje.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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O nome Fazenda Loanda remete à cidade de Luanda, capital de Angola, de onde vieram muitos dos escravizados que trabalharam na propriedade, uma referência que carrega tanto o peso histórico da escravidão quanto a memória da força e resistência de seus descendentes.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após conhecer o pavimento principal do casarão, exploramos também alguns dos seis porões da fazenda.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Neles, estão armazenadas peças e objetos históricos, alguns ainda aguardando restauração, enquanto outros já foram cuidadosamente revitalizados.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Um dos porões abriga a antiga capela da fazenda, restaurada com delicadeza para preservar seu valor histórico e espiritual.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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As paredes e o teto da Capela da Fazenda Loanda são adornados com pinturas religiosas, nas quais os rostos dos trabalhadores responsáveis pela restauração foram eternizados como homenagem à sua dedicação.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Com a noite se aproximando, nos despedimos do nosso atencioso guia e deixamos a Fazenda Loanda, levando conosco o sentimento de ter vivido uma autêntica viagem ao século XIX.

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Seguimos pela escuridão da Estrada dos Tropeiros por cerca de 15 quilômetros até alcançarmos o centro histórico de Bananal (SP).

Fazenda Loanda - Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
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Lá, enfrentamos alguma dificuldade para encontrar hospedagem, já que a maioria dos hotéis estava temporariamente fechada devido à pandemia, mas, ao final, conseguimos uma acomodação, encerrando o dia com a sensação de ter cruzado não apenas quilômetros de estrada, mas também séculos de história.

Trajeto entre Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil e Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre Teresópolis – RJ e Bananal – SP.