Hoje exploramos o charmoso centro histórico de Bananal – SP, cruzamos as curvas da cênica Estrada Sertão da Bocaina até o alto da imponente Serra da Bocaina, nos encantamos com a história da emblemática Fazenda dos Coqueiros, percorremos toda a tradicional Rodovia dos Tropeiros e subimos a magnífica Serra da Mantiqueira, encerrando o dia na encantadora cidade serrana Campos do Jordão com um inesquecível pôr do sol visto do Mirante Vista Chinesa.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A quarta-feira amanheceu nublada em Bananal, SP. Após um café da manhã tranquilo, partimos para uma caminhada pelo charmoso centro histórico da cidade, prontos para explorar seus encantos e admirar as construções antigas que narram a história local.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Pequena, pacata e acolhedora, Bananal fica no pitoresco Vale do Paraíba, oferecendo um cenário perfeito para quem deseja conhecer belas paisagens, apreciar seu rico patrimônio cultural e desfrutar de uma atmosfera verdadeiramente convidativa.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A história de Bananal está intimamente ligada ao Caminho Novo da Piedade, rota construída entre 1725 e 1778 para ligar as capitanias de São Paulo e Rio de Janeiro, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento de toda a região.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com a abertura do Caminho Novo da Piedade, surgiu a necessidade de adotar uma política de doação de terras ao longo de seu trajeto, incentivando a ocupação da área e o surgimento de novas propriedades.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O objetivo ia além de simplesmente povoar os sertões: buscava-se criar uma infraestrutura básica de apoio para os viajantes que percorriam essa importante rota de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Assim, em 1783, uma sesmaria foi concedida a João Barbosa Camargo e sua esposa, que construíram uma capela de pau-a-pique dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento, marco inicial do que viria a se tornar o núcleo urbano local.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Curiosamente, o nome Bananal não está relacionado à fruta banana. Sua origem vem do rio que atravessa o município, chamado de “Bananai” pelos índios Puris, os primeiros habitantes da região.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O termo “Bananai”, de origem tupi, significa “rio sinuoso”, em referência ao traçado curvilíneo do curso d’água. Inicialmente, a localidade carregava esse mesmo nome, que, com o tempo, foi adaptado para “Bananá” e, por fim, transformou-se em Bananal.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com vastas propriedades, terras férteis e clima favorável, Bananal rapidamente se destacou como a maior produtora de café do Brasil na década de 1850.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O uso intensivo de mão de obra escrava impulsionou essa expansão, consolidando Bananal como um dos principais polos da economia cafeeira durante o auge do Ciclo do Café no país.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A riqueza gerada pelo café em Bananal foi tão expressiva que a cidade chegou a cunhar suas próprias moedas, símbolo do poder econômico e da prosperidade vivida naquele período.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Além disso, os barões do café de Bananal chegaram a avalizar e garantir um empréstimo da Inglaterra ao governo imperial, evidenciando a relevância econômica local e contribuindo decisivamente para o fortalecimento da economia paulista e brasileira.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o declínio do Ciclo do Café no final da década de 1920, as plantações em Bananal foram gradualmente substituídas por culturas de algodão e, especialmente, pela criação de gado leiteiro, que se consolidou como a principal atividade econômica nos anos seguintes.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o passar do tempo, Bananal perdeu gradualmente sua importância no cenário nacional, um processo que se acelerou a partir de 1951, com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que desviou o fluxo comercial e turístico da cidade.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Essa via, atualmente a principal ligação terrestre entre São Paulo e Rio de Janeiro, passou longe da localidade, deixando-a fora da rota e diminuindo ainda mais sua relevância econômica e estratégica.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Atualmente, Bananal preserva sua beleza natural, a riqueza cultural refletida em seu povo, valores e tradições, além de um impressionante conjunto de casarões coloniais no centro histórico, cuidadosamente conservados e que revelam seu passado glorioso.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Esses elementos continuam a refletir a história e a cultura vibrante de Bananal, conferindo à cidade paulista um charme único e atraente para os visitantes que desejam vivenciar seu legado.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

No auge do Ciclo do Café, Bananal era reconhecida por sua riqueza e glamour, evidentes na decoração refinada de seus sobrados históricos.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Muitas fachadas eram adornadas com os tradicionais abacaxis, símbolos de nobreza e prosperidade, além de numerosas janelas e sacadas que realçavam o status elevado dos moradores locais.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao percorrer o centro de Bananal, chegamos rapidamente à sua principal praça, a Praça Pedro Ramos, que funciona como ponto de encontro e referência para moradores e turistas.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Praça Pedro Ramos, também conhecida como Praça da Matriz, é um espaço arborizado que oferece diversos bancos, um charmoso coreto e um elegante chafariz europeu de ferro, criando um ambiente agradável e repleto de história.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O chafariz da praça principal de Bananal, decorado com elementos barrocos, foi instalado no centro da Praça Pedro Ramos em 1879. Com suas quatro torneiras, confere um toque sofisticado ao espaço, enriquecendo ainda mais o ambiente histórico.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Sua função principal era fornecer água potável à população, já que, na época, Bananal ainda não contava com sistema de abastecimento de água encanada.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Nos arredores da praça, diversas construções históricas, como o Solar de Luciano José de Almeida, ampliam o charme e o valor cultural do centro de Bananal, SP.

Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Erguido em 1847, o sobrado exibe características típicas das imponentes residências urbanas do século XIX.

Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com planta em formato de “U”, o Solar de Luciano José de Almeida possui um pátio interno projetado para a manobra de carruagens, evidenciando a opulência e o estilo arquitetônico típicos do período em que foi construído.

Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em 1928, o Solar de Luciano José de Almeida foi transformado no Hotel Brasil, estabelecimento que hoje permanece fechado.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Bem próximo à Praça Pedro Ramos, encontra-se a Praça Rubião Júnior.

Praça Rubião Júnior - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Rubião Júnior - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Praça Rubião Júnior, também conhecida como Largo do Rosário, está situada em frente ao Solar Aguiar Vallim.

Praça Rubião Júnior - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O imponente Solar Aguiar Vallim, construído em 1855, é um marco icônico do período áureo de Bananal, tendo recebido em seus salões nobres importantes autoridades imperiais da época.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O Solar Aguiar Vallim, com suas marcantes características neoclássicas e elegantes sacadas de ferro fundido, abriga atualmente a ABATUR (Associação Bananalense de Turismo), mantendo sua relevância histórica e cultural viva.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Seu interior ostenta um majestoso hall e um amplo salão de bailes, equipado com um coreto para orquestra, refletindo o luxo e o prestígio da época em que foi construído.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Atualmente, o local está aberto para visitação pública, embora durante a pandemia as visitas tenham sido temporariamente suspensas.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Praticamente ao lado do Solar Aguiar Vallim, fica o antigo fórum da cidade.

Fórum - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Inaugurado em 17 de março de 1833 como sede da Câmara Municipal de Bananal, o prédio público simboliza a conquista da emancipação política do município.

Fórum - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Naquele período, Bananal já demonstrava sua vocação para a grandiosidade, com esse edifício marcando a primeira construção pública da localidade.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Bem próximo ao antigo fórum, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Construída no século XIX, a igreja servia como local de celebração de missas especialmente dedicadas aos escravos da região.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em seguida, passamos pela Santa Casa da Misericórdia, construída entre 1851 e 1871. Atualmente, esse edifício histórico abriga a sede da prefeitura municipal de Bananal, SP.

Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Atualmente, Bananal conta com cerca de 11.000 habitantes e se destaca não apenas pelo turismo, mas também pela produção artesanal de crochê de barbante, cachaça e doces caseiros, preservando suas tradições.

Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Para escoar a produção de café das fazendas até os portos do Rio de Janeiro durante o Ciclo do Café, os fazendeiros de Bananal construíram um ramal ferroviário que ligava a cidade à Barra Mansa. Com 28 quilômetros de extensão, essa obra foi realizada inteiramente por iniciativa privada, sem qualquer apoio governamental.

Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em 1888, a estação ferroviária de Bananal, importada da Bélgica, chegou à cidade e foi instalada na entrada da vila, preservando o traçado urbano e integrando-se harmoniosamente ao ambiente local.

Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estação Ferroviária - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A estação ferroviária pré-moldada foi construída em estrutura metálica, com telhado de chapas galvanizadas almofadadas, compostas por cerca de 2 mil placas unidas por parafusos, um impressionante exemplo da engenharia da época.

Locomotiva 302 Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Locomotiva 302 | Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com dois andares, assoalho de pinho de Riga, sala de visitas e área total de 400 m², a estação ferroviária de Bananal é uma notável obra de engenharia que evidencia a relevância da localidade no cenário ferroviário do século XIX.

Estação Ferroviária - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Arquitetos e historiadores reconhecem a estação ferroviária de Bananal como uma construção única no Brasil e, possivelmente, no mundo, projetada especificamente para esse propósito, ressaltando sua raridade e importância histórica.

Estação Ferroviária - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A edificação é tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) e, devido ao seu valor histórico e arquitetônico, chegou a ser requisitada pela Bélgica para ser transformada em museu.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em frente à estação ferroviária, a Praça Dona Domiciana exibe a locomotiva número 302 em exposição permanente, preservando a rica memória ferroviária de Bananal, SP.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após visitar a estação, iniciamos a caminhada de volta ao hotel, passando mais uma vez pela Praça Pedro Ramos antes de seguir para conhecer a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A discreta Igreja Matriz de Bananal, construída em 1811, exibe uma fachada simples em estilo colonial, característica da arquitetura daquele período.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Suas paredes de taipa, com 130 centímetros de espessura, evidenciam a robustez e a técnica construtiva empregadas no templo religioso.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

No interior, a Paróquia Senhor Bom Jesus do Livramento surpreende pela decoração, que inclui pinturas em técnica de ilusão de ótica imitando mármore, estilo inspirado nas tendências europeias do momento.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Próximo ao altar, destacam-se tribunas reservadas aos fazendeiros, evidenciando a relevância social e religiosa da igreja na comunidade local.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com isso, encerramos nosso passeio pelo centro histórico de Bananal, SP. Carregamos as bagagens na Formosa, vestimos nossos equipamentos de viagem e deixamos o centro pela rodovia SP-247.

Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A estrada de pista simples, asfaltada, sinuosa e sem acostamento, atravessa um cenário espetacular, uma verdadeira maravilha para quem aprecia viajar em contato com a natureza.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Também conhecida como Estrada Sertão da Bocaina, a rodovia segue em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, com 35 km de trecho pavimentado.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Localizado na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra da Bocaina ocupa 104.000 hectares e vai do nível do mar até altitudes superiores a 2.000 metros, sendo uma das maiores reservas de proteção da Mata Atlântica no Brasil.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Seu território concentra a maior diversidade biológica entre as unidades de conservação do bioma, com destaque para as encostas elevadas e escarpas litorâneas cobertas por jequitibás, cedros e maçarandubas que chegam a 28 metros de altura.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

O Parque Nacional da Serra da Bocaina oferece uma impressionante variedade de atrações naturais, como cachoeiras, piscinas cristalinas, picos e mirantes deslumbrantes.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Criado em 1971 para proteger ecossistemas únicos e sua exuberante biodiversidade, abriga espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o preguiça-de-coleira, além de aproximadamente 300 tipos de aves.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

À medida que nossas férias chegam ao fim e iniciamos o caminho de volta para casa, aproveitamos para contemplar a beleza natural da Estrada Sertão da Bocaina, que sem dúvida merece figurar entre as rodovias mais bonitas do Brasil.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Em poucos minutos, ganhamos mais de 800 metros de altitude por um trecho íngreme e sinuoso da Estrada Sertão da Bocaina.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Seguimos pela estrada até alcançar uma pequena localidade, onde se espalham restaurantes, pousadas e uma antiga igreja de madeira no topo de um morro.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Curiosos para admirar de perto o charmoso templo religioso em estilo de chalé, mesmo sob o calor intenso, encontramos uma sombra para estacionar a Formosa e começamos a caminhada até a Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A encantadora capela de madeira, com seu formato de chalé, transmite uma sensação de antiguidade. Embora tenhamos pesquisado, não encontramos informações disponíveis sobre ela na internet.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Localizada no alto do morro, a igreja proporciona uma vista espetacular da Serra da Bocaina e de toda a paisagem ao redor.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Após a contemplação, aproveitamos para nos hidratar e, como poucos metros à frente a Rodovia Sebastião Diniz de Moraes (SP-247) se transforma em estrada de terra e pedras, optamos por retornar ao centro de Bananal pelo mesmo caminho da ida.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Durante o retorno, decidimos fazer uma parada no Mirante Vale da Bocaina antes de começar a descida pela serra.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A paisagem vista do Mirante Vale da Bocaina é deslumbrante. No alto do morro, em meio às curvas fechadas, o belvedere oferece um cenário onde o céu parece encontrar as montanhas e os vales verdejantes que se estendem até o horizonte.

Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A energia que paira na Serra da Bocaina é difícil de descrever, transmitindo uma profunda sensação de paz e serenidade, realçada por um cenário realmente paradisíaco.

Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

O nome Bocaina vem do tupi-guarani e significa, possivelmente, “caminho para o alto” ou “depressão em uma serra”.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Com certeza voltaremos com mais tempo para explorar a Serra da Bocaina em maior profundidade assim que surgir uma oportunidade.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Após um “até logo”, retomamos a viagem de moto pela encantadora Estrada Sertão da Bocaina, com a Formosa bailando com garbo e elegância pelas fechadas curvas da sinuosa Serra da Bocaina, embalada pelo ronco inconfundível do motor Twin Cam da Harley-Davidson.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A estrada é realmente incrível para viajar de moto, algumas curvas são bastante fechadas e a pista estreita com forte inclinação nos lembra a serra da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que percorremos no décimo terceiro dia da Moto Expedição 2020: Belas Rotas.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

No caminho de volta, também fizemos uma parada para fotografar outro templo religioso: a singela Capela de São José do Retiro, localizada às margens da rodovia.

Capela de São José do Retiro | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Capela de São José do Retiro | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Capela de São José do Retiro | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

De volta ao centro histórico de Bananal, acessamos a Rodovia dos Tropeiros (SP-068) em direção ao oeste.

Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Percorremos poucos quilômetros pela Estrada dos Tropeiros até alcançar a histórica Fazenda dos Coqueiros, uma antiga e tradicional produtora de café.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Construída em 1855 pelo casal Cândido Ribeiro Barbosa e Joaquina Maria de Jesus, a Fazenda dos Coqueiros é um dos marcos históricos mais emblemáticos de Bananal, SP.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos, fomos calorosamente recepcionados pela atual proprietária, Maria Elisabeth Brum Gomes, que nos acolheu com um sorriso e nos convidou para uma visita guiada pelo amplo casarão que abriga a sede da fazenda.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A visita teve início com um ritual tradicional dos tempos áureos da Fazenda dos Coqueiros: lavar as mãos dos visitantes com água fresca, perfumada com lavanda ou pétalas de rosa, uma recepção que remete às antigas boas-vindas da época.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em seguida, percorremos os amplos cômodos do casarão, onde o guia revelou a história de cada peça, os pertences originais e compartilhou diversas curiosidades sobre os ambientes e seus objetos.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante o Ciclo do Café, na Fazenda dos Coqueiros, os escravos eram organizados em diversos grupos, entre eles um chamado “escravos lambedores”, cuja função singular era lamber as feridas e machucados dos nobres para acelerar a cicatrização.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Também existiam os escravos conhecidos como “tigres”, encarregados de recolher as fezes e urinas acumuladas durante o dia em depósitos de madeira sob as janelas e levá-las até o rio.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Como o fundo desses recipientes não era devidamente vedado, os resíduos vazavam, queimando e manchando a pele dos escravos, que passavam a exibir marcas semelhantes às listras de um tigre, origem do apelido dado a eles.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Outra curiosidade intrigante sobre as fazendas regionais da época é que, quando as baronesas tinham filhos pequenos, escravas de 12 ou 13 anos eram obrigadas a engravidar para que elas pudessem amamentar os filhos dos barões.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em certa ocasião, uma escrava doméstica grávida da Fazenda dos Coqueiros faleceu em decorrência de uma hemorragia.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Como era um dia de festa na fazenda, a baronesa ordenou que a escrava fosse enterrada na cozinha de terra batida, como forma de lembrá-la do seu lugar e de ensinar aos demais escravos que não podiam morrer em dias festivos.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com pé-direito alto e cômodos espaçosos, o casarão sede da Fazenda dos Coqueiros, em Bananal, apresentava um clima interno bastante frio.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Para amenizar o frio, sob a residência que foi erguida sobre uma base de terra batida com cerca de 120 centímetros de altura, ficava a senzala dos escravos domésticos, cuja aglomeração gerava calor suficiente para aquecer o interior da casa.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Outra curiosidade da Fazenda dos Coqueiros é o banheiro anexo ao casarão, projetado para que as necessidades fossem despejadas diretamente em um pequeno canal.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Esse canal percorria o lado da casa até desembocar em um grande fosso, onde os resíduos eram acumulados.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O fosso servia como local de castigo para os escravos, que eram pendurados de cabeça para baixo dentro desse espaço reduzido e sufocados pela água do canal, até confessarem ou revelarem o que o barão queria ouvir.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Para disfarçar o uso do fosso como local de castigo, ele era frequentemente coberto por uma roda d’água, que era removida rapidamente quando preciso.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Após explorar a icônica Fazenda dos Coqueiros e nos impactar com suas histórias, curiosidades e as duras condições enfrentadas pelos escravos, retomamos nossa viagem de moto pela Rodovia dos Tropeiros.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Logo chegamos a Arapeí, onde fizemos uma rápida pausa para um lanche antes de seguir viagem.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

A Rodovia dos Tropeiros, com seus 89 quilômetros de extensão, percorre o Vale Histórico, seguindo o antigo trajeto do ouro que saía das Minas Gerais rumo ao litoral fluminense.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Aliás, foi por esse caminho que Dom Pedro I passou em 1822, pernoitando na Fazenda Três Barras em Bananal no dia 16 de agosto, antes de seguir viagem rumo ao evento que culminaria na declaração da Independência do Brasil.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

A viagem de Dom Pedro I é cheia de curiosidades e relatos, incluindo algumas passagens bastante engraçadas.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Dom Pedro I era um excelente cavaleiro, frequentemente adiantando-se à comitiva e chegando antes aos destinos. Foi assim no dia 17 de agosto, quando chegou sozinho, suado, mal vestido e queimado pelo sol à Fazenda Pau d’Alho, em São José do Barreiro.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Homem simples, Dom Pedro I não se identificou e apenas pediu comida às pessoas da fazenda. Por isso, não foi reconhecido e recebeu sua refeição na cozinha, junto às escravas.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Reza a lenda que, dias depois, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I lidava com fortes problemas intestinais e, durante sua oitava parada para atender às necessidades fisiológicas, já às margens do Rio Ipiranga em São Paulo, foi alcançado pelos cavaleiros vindos do Rio de Janeiro.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Os mensageiros traziam cartas assinadas por José Bonifácio e pela Princesa Leopoldina, sua esposa, informando sobre a delicada situação política em Portugal e pressionando Dom Pedro I a proclamar, de imediato, a Independência do Brasil.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

E assim ocorreu a Independência do Brasil. Em uma visita à capital paulista em 2017, tivemos a oportunidade de conhecer o suposto local da proclamação: o belo Parque da Independência, às margens plácidas do Ipiranga (que, aliás, lembra mais um córrego), um passeio memorável que vale relembrar aqui.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Voltando à nossa viagem, seguimos pela sinuosa Estrada dos Tropeiros, cruzando os charmosos municípios paulistas de Arapeí, São José do Barreiro, Areias e Silveiras.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

São todas cidades pequenas, bem conservadas, com rico valor histórico e cultural, que preservam tradições e encantam pela autenticidade.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

No meio da tarde finalizamos nosso percurso pela calma Estrada dos Tropeiros e alcançamos o entroncamento com a movimentada BR-116.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Em meio ao intenso tráfego de caminhões e carretas, seguimos pela rodovia federal com atenção redobrada, enfrentando o ritmo acelerado e exigente desse importante corredor viário nacional.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Avançamos pela Rodovia Presidente Dutra até Taubaté, onde deixamos para trás o tráfego intenso e entramos na SP-123.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Assim que entramos na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), nuvens densas e escuras se formaram à nossa frente, sinalizando a iminência de uma tempestade pelo caminho.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Quarta-feira, fim de tarde, um calor infernal, últimos dias da Moto Expedição 2020: Belas Rotas… ah, que se dane a capa de chuva! Decidimos seguir viagem sem parar para vesti-la, confiando na sorte.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Seguimos sem vestir as capas de chuva e logo começamos a subir a impressionante Serra da Mantiqueira, alcançando quase 1.000 metros de altitude em menos de 20 quilômetros.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Famosa por suas paisagens deslumbrantes, clima agradável e biodiversidade abundante, a Serra da Mantiqueira é um valioso patrimônio natural que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

O nome Mantiqueira, de origem tupi, significa “gota de chuva”, resultado da união dos termos amana (chuva) e tykyra (gota), refletindo a importância da serra como fonte vital de água potável, abrigando inúmeras nascentes e uma biodiversidade rica, com espécies típicas da Mata Atlântica e do Cerrado.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Logo após atravessarmos um túnel curvo de pouco mais de 200 metros, seguimos por uma sequência de curvas até que a chuva nos alcançou, fazendo jus ao nome da Mantiqueira e transformando a paisagem ao nosso redor.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Confesso que já sentia falta da chuva, nossa constante companheira ao longo desta viagem, que hoje demorou a chegar, mas quando veio, não decepcionou.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Desta vez, a chuva foi rápida, porém intensa, encharcando-nos completamente e reduzindo drasticamente a sensação térmica por conta da altitude elevada e do vento cortante.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Porém, foi essa chuva que presenteou-nos com um dos mais deslumbrantes pôr do sol que já tivemos a sorte de testemunhar até hoje.

Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Já em território pertencente ao município serrano de Campos do Jordão, paramos a Formosa no Mirante Vista Chinesa, também conhecido como Belvedere Vista Chinesa.

Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Ali, admiramos o pôr do sol inesquecível, enquanto o Astro Rei se retirava lentamente no horizonte, entre nuvens e a névoa que envolvia o Vale do Lajeado, tingindo o céu com tons dourados.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após alguns minutos absorvendo a energia local e contemplando tamanha beleza natural, retomamos a viagem pelos poucos quilômetros restantes até alcançarmos o Pórtico de Campos do Jordão, SP.

Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Onde fizemos uma nova pausa, aproveitando para registrar uma foto do termômetro que marcava agradáveis 18 °C, um alívio para quem havia enfrentado mais de 35 °C durante quase todo o dia.

Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao chegar ao centro de Campos do Jordão, famosa cidade paulista apelidada de “A Suíça Brasileira”, partimos em busca de um hotel para descansar.

Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Devidamente instalados, celebramos o dia com um tradicional chopp de vinho, sabor típico da região.

Trajeto entre Bananal - São Paulo - Brasil e Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre Bananal – SP e Campos do Jordão – SP.