O dia mais esperado do ano finalmente chegou: o primeiro dia da Expedição 2019: Salta – Jujuy – Tucumán!

Expedição 2019: Salta - Jujuy - Tucumán | FredLee Na Estrada

Diferente das moto expedições anteriores, desta vez não pudemos iniciar a viagem nas primeiras horas do dia, devido a compromissos profissionais.

Hodômetro da Harley-Davidson Heritage Softail Classic zerado | FredLee Na Estrada

Com o relógio marcando meio-dia, após cumprir com nossos afazeres, fizemos um lanche, vestimos as jaquetas de couro, as luvas, calçamos as botas, colocamos os capacetes e com um enorme sorriso no rosto partimos de Erechim pela rodovia RS-135 sentido sul.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

Vencemos com facilidade os 80km já conhecidos (praticamente decorados) até Passo Fundo e então passamos a rodar pela rodovia BR-285, que nos levará até a Argentina.

Rodovia BR-285 | FredLee Na Estrada

No contorno da cidade de Passo Fundo paramos em um pare e siga e logo de cara ficamos mais de 20 minutos aguardando nossa vez de avançar.

Com a pista liberada, seguimos viagem.

O sentimento de liberdade mesclado com a alegria e adrenalina de iniciar uma viagem de moto, a qual irá durar vários dias, é algo indescritível.

A cada quilômetro vencido vamos nos desprendendo da vida profana e passamos a conversar com o capacete, que se torna o elo com nosso eu interior.

Logo atingimos uma plena sensação de paz, onde a paisagem que nos cerca fica mais vívida, os cheiros mais perceptíveis, os sentidos mais apurados… enfim, temos a nítida impressão de estar vivos.

E em meio a esta explosão de sentimentos passamos em frente ao Museu Militar Brasileiro de Panambi, o qual visitamos durante a Expedição 2015: Missões – Yucumã.

Museu Militar | Panambi - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Desviando de um buraco aqui, saltando da moto em um desnível ali e ultrapassando diversas carretas carregadas, logo chegamos na região das missões.

O fim da tarde da sexta-feira, 13 de setembro, já se aproximava quando chegamos em São Luiz Gonzaga, a “Capital Estadual da Música Missioneira”.

Monumento ao Payador - Complexo Turístico Jayme Caetano Braun | São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ali paramos para fazer uma foto ao lado do Monumento ao Payador Jayme Caetano Braun, instalado em frente ao Complexo Turístico de São Luiz Gonzaga, uma homenagem a um dos maiores nomes da música gaúcha.

E na sequência acessamos o centro da cidade, buscar um local para dormir.

São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Praça da matriz | São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Contornamos a praça principal de São Luiz Gonzaga e estacionamos a Formosa em uma esquina, de onde caminhamos até os hotéis próximos para verificar os preços do pernoite.

Localizado o hotel onde a diária cabia em nosso bolso, fui atravessar a rua para resgatar a Formosa e levar ela até a garagem do hotel, quando dois motociclistas em motos big trail se aproximaram, e a Sayo logo identificou um dos motociclistas: um grande amigo de União da Vitória – PR.

Igreja matriz de São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Gritei seu nome, assim que ele ouviu parou e nos viu. Se tivéssemos combinado não teria dado tão certo.

Prefeitura municipal de São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Os dois amigos estão retornando de uma belíssima viagem pelo Atacama. Indicamos o hotel onde havíamos acabado de nos hospedar e a noite fomos jantar juntos, para encerrar este primeiro dia da expedição com chave de ouro!

Jantar em São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Obrigado Vande e Laco pela excelente companhia durante o jantar.

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto de Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil a São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada