O sábado amanheceu gelado em Erechim – RS.

Geada em Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Calçamos as botas, vestimos as jaquetas de couro, colocamos os capacetes e, com os termômetros marcando 0 °C e o céu azul, partimos pela rodovia RS-135 sentido sul.

Rapidamente chegamos no trevo de acesso a Passo Fundo, contornamos a cidade e acessamos a rodovia RS-324.

Rodovia RS-324 | FredLee Na Estrada

Raspamos as pedaleiras no sinuoso trecho até Marau.

Na sequência passamos por Vila Maria.

E próximo ao meio-dia chegamos em Casca.

Rua Coberta | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A cidade, que atualmente abriga cerca de 9.000 habitantes, surgiu de um povoado que cresceu às margens de um pequeno arroio em uma região com muitas árvores, dentre elas o araçá e o guabijuzeiro, cujas cascas eram retiradas e comercializadas em curtumes de Passo Fundo, onde extraíam das cascas das árvores uma essência especial para a curtição de couros.

Prefeitura municipal de Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Daí a origem do nome da cidade, que inicialmente se chamava São Luiz de Casca, numa relação com o padroeiro da igreja que existia no antigo povoado.

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Após passar pela Rua Coberta e pela prefeitura municipal fomos até a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

Com estilo gótico, a Paróquia São Luiz Gonzaga se destaca por sua imponência e riqueza de detalhes em sua fachada, sendo um dos principais cartões postais de Casca, cidade conhecida como a “Capital Gaúcha do Leite”.

A igreja matriz da cidade foi inaugurada em 1929 e fica em frente à Praça Independência.

Praça Independência | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Construída pela comunidade, a paróquia teve como idealizador o padre Aneto Bogni, vindo da Itália, mais precisamente da localidade de Lombardore, em 1890.

Ao redor da praça existem belos casarões de época.

Centro histórico de Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

No início da tarde deixamos o centro da cidade e acessamos a rodovia RS-129, pela qual rodamos aproximadamente 7km até chegar em uma estrada de calçamento, que nos levou ao distrito de Evangelista, ainda no município de Casca.

Rodovia RS-129 | FredLee Na Estrada

O pequeno vilarejo, conhecido como Vila Histórica de Evangelista, foi colonizado no início do século XX por imigrantes italianos e mantém viva até hoje suas tradições, além de preservar uma riqueza arquitetônica invejável, através de seus casarões centenários.

Postinho Esso - Vila Histórica de Evangelista | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ali paramos em frente ao Postinho Esso.

O posto de gasolina foi um audacioso empreendimento do comerciante Angelo Valiatti no ano de 1956.

Na época eram vendidos em média 20 toneis de gasolina por semana.

Com o encerramento das atividades comerciais em 1971 o posto foi fechado, mas a bomba de gasolina permaneceu, muito bem preservada, no mesmo local.

Dali iniciamos uma caminhada pelo centrinho da pequena, e charmosa, vila.

Logo chegamos no casarão da família Franciosi.

Casarão da família Franciosi - Vila Histórica de Evangelista | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

O histórico casarão foi construído entre os anos de 1919 e 1920.

Seguimos caminhando até ficar frente a frente com um dos principais símbolos da comunidade.

Igreja Santo Antônio - Vila Histórica de Evangelista | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Trata-se da Igreja Santo Antônio, fundada em 1937.

O interior da pequena igreja é muito bonito e bem decorado.

Próximo da igreja existe um memorial em forma de arco, o qual é uma homenagem ao soldado Ângelo Pelinson, filho de agricultores da região que lutou na Segunda Guerra Mundial junto à Força Expedicionária Brasileira.

Memorial em homenagem ao soldado Ângelo Pelinson - Vila Histórica de Evangelista | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Passando pelo memorial tem início um pequeno caminho, todo iluminado, que segue até a Gruta de Nossa Senhora das Graças.

Gruta de Nossa Senhora das Graças - Vila Histórica de Evangelista | Casca - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A gruta fica em meio à mata e ao lado de uma pequena cascata, um lugar muito bonito e tranquilo.

Ali tem a réplica de uma torre de igreja, na qual, ao puxar o bonequinho o pequeno sino emite seu tilintar.

Após o passeio pelo pacato vilarejo voltamos à rodovia estadual RS-129.

Rodovia RS-129 | FredLee Na Estrada

Cerca de 10 quilômetros depois chegamos em Serafina Corrêa.

Pórtico de Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Acessamos a cidade e fomos direto ao hotel, onde estacionamos a Formosa na garagem e colocamos uma roupa mais leve para explorar sua área central.

Serafina Corrêa foi fundada em 1960 e abriga atualmente cerca de 18.000 habitantes.

Piazzeta San Marco | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Iniciamos a caminhada pela Piazzeta San Marco.

A praça central da cidade fica em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

O principal templo religioso de Serafina Corrêa foi construído em 1953.

Ao lado da igreja fica a Sala das Graças.

Sala das Graças | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Serafina Corrêa é conhecida como a “Cidade Simpatia” e considerada a “Capital Nacional do Talian”.

Capital Nacional do Talian - Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Talian é uma variante da língua vêneta, patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul e idioma reconhecido por lei em Serafina Corrêa, tanto é que a maioria das placas de sinalização da cidade estão neste idioma, além da população local falar talian, e português, claro.

Da praça principal seguimos explorando a área central da cidade e passamos por um belo casarão de época.

Casarão de época em Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Que fica bem próximo das Secretaria de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Secretaria de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao lado da edificação que abriga as secretarias municipais existem algumas réplicas de fachadas de antigas construções.

Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Depois foi a vez de conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A inauguração da gruta ocorreu em meados dos anos 1930.

Seguimos caminhando pelas ruas centrais da cidade até que avistamos a réplica do Coliseu, que abriga a Câmara de Vereadores.

Câmara de Vereadores - Coliseu - Via Gênova | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A edificação fica na Via Gênova, avenida que passa em frente à prefeitura municipal e é rodeada por um conjunto de réplicas de construções italianas históricas.

Nesta avenida também fica a modesta rodoviária de Serafina Corrêa.

Rodoviária municipal de Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Próximo da rodoviária fica a réplica de La Rotonda, um edifício retangular que envolve uma sala redonda, a qual recebe luz do alto.

La Rotonda - Via Gênova | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A construção original está localizada em Vicenza – Veneto.

A avenida recebeu o nome de Via Gênova pelo fato da maioria dos imigrantes italianos que chegaram a Serafina Corrêa terem partido do Porto de Gênova, que se localiza na Liguria – Itália.

Passamos pela prefeitura municipal de Serafina Corrêa.

E na sequência pelo Marco Inaugural da Via Gênova, o qual é ornamentado com a estátua de um leão alado, símbolo da região do Vêneto, antiga República de Veneza.

Marco inaugural da Via Gênova - Prefeitura municipal de Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

No meio da Via Gênova passa o Arroio Feijão Cru, que atravessa a cidade, e nele fica La Nave Deglli Imigranti (A nave dos imigrantes), construída em 1986.

La Nave Deglli Imigranti - Via Gênova | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A obra, que estava em reforma durante nossa passagem pela cidade, é a expressão ímpar da coragem, beleza e história construída pelas pessoas que aportaram no Brasil, fazendo deste lugar sua nova pátria.

Depois foi a vez de conhecer a réplica do Castello Inferiore di Marostica.

Castello Inferiore di Marostica - Via Gênova | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

E então a réplica da famosa Casa di Romeo.

Casa di Romeo - Via Gênova | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

E claro, não poderia faltar a réplica da Casa di Giulietta.

Casa di Giulietta - Via Gênova | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Após percorrer toda a Via Gênova fomos ao Mausoléu de Serafina Corrêa.

Mausoléu de Serafina Corrêa | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A mulher que dá nome à cidade foi casada com o engenheiro e político Vespasiano Rodrigues Corrêa.

A escultura de Cristo na Cruz que embeleza o mausoléu foi feita com sucatas de metal pelo artista Paulo Batista Siqueira.

Ao lado da mausoléu fica a Associação Amigos do Artesanato, que estava fechada.

Associação Amigos do Artesanato | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

No caminho de volta ao hotel passamos por um belo VW Fusca amarelo.

VW Fusca | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Assim que o Sol se pôs o frio voltou, e para se aquecer e brindar o sábado, encerramos o dia com uma pizza acompanhada por um vinho.

Jantar em Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

No domingo, antes de nos despedir de Serafina Corrêa, subimos até o alto morro onde fica o Cristo Redentor.

Cristo Redentor | Serafina Corrêa - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante o percurso passamos pelos capitéis que compõem a Via Sacra.

O Cristo Redentor de Serafina Corrêa foi inaugurado em 1958.

O monumento possui 12,5 metros de altura e 7,5 metros de largura.

Dali conseguimos ter uma linda vista da cidade.

E do outro lado o vale, cercado por morros e um denso nevoeiro.

Conhecido o Cristo partimos de Serafina Corrêa e rodamos cerca de 20km pela RS-129 até chegar em Guaporé.

Pórtico de Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Com cerca de 25.000 habitantes, Guaporé foi fundada em 1903 e se destaca pela ampla indústria de joias, lingeries e confecções, inclusive este fim de semana acontecia a Mostra Guaporé, um evento direcionado ao turismo de compras.

Tão logo chegamos na cidade fomos até a igreja matriz.

Igreja Matriz Santo Antônio | Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A Igreja Matriz Santo Antônio foi inaugurada em 1947 e chama a atenção por sua arquitetura com estilo gótico.

Seu interior abriga belos vitrais e pinturas sacras, obras do artista guaporense Emílio B. Zanon.

De frente para a igreja fica a arborizada e bem preservada Praça Vespasiano Corrêa.

Praça Vespasiano Corrêa | Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A praça leva este nome em homenagem ao primeiro intendente do município.

E abriga em seu interior um monumento em homenagem a Vespasiano Rodrigues Corrêa.

E como uma praça gaúcha que se preze, o local conta com uma fonte de água gelada e outra de água quente, para o tradicional chimarrão.

A praça é rodeada por antigas edificações.

Centro de Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Dentre elas o Clube União.

Clube União | Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

O Café América.

Café América | Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

E a prefeitura municipal.

Prefeitura municipal de Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Da praça central seguimos até o Parque Ecológico Municipal Honorato Toniolo.

Parque Ecológico Municipal Honorato Toniolo | Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

O parque preserva uma área nativa no centro da cidade e proporciona um espaço de cunho ecológico, didático, educacional e de lazer.

Após a breve caminhada pelo parque municipal deixamos o centro de Guaporé e, antes de partir, paramos para uma nova foto em frente ao pórtico da cidade.

Pórtico de Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Do pórtico, e de praticamente toda a cidade, podemos avistar o Monumento do Cristo, com 13 metros de altura, instalado no alto de uma montanha com 741 metros, a mais alta do município.

Monumento do Cristo | Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Como já havíamos visitado um monumento parecido em Serafina Corrêa, deixamos Guaporé e retornamos a Erechim pelo mesmo trajeto de ida.

Rodovia RS-324 | FredLee Na Estrada

Trajeto percorrido no fim de semana:

Trajeto de Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil a Guaporé - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada