Brasil • Expedição 2018: Tapajós – Amazonas • Marabá • Pará
Dia 19: Passeio de barco pelo Rio Tocantins | Marabá – PA
25 de Setembro, 2018
Bom dia Marabá, Pará!
Marabá fica às margens do Rio Tocantins, alguns quilômetros após o encontro das águas de dois importantes rios: Araguaia e Tocantins.
Para conhecer um pouquinho deste município que tem uma relação tão íntima com o rio, nada melhor que um passeio de barco.
Nossos anfitriões fizeram questão de organizar tudo e nos deixaram com a única e exclusiva tarefa de nos divertir.
Após o farto café da manhã seguimos até o Yate Marabá, onde o confortável barco Rocha nos aguardava.
Uma vez à bordo partimos explorar Marabá por um outro ângulo.
Logo nos aproximamos da ponte rodoferroviária com 2.600 metros de extensão, pela qual acessamos a cidade ontem.
O surgimento do nome Marabá é um tanto quanto curioso.
A etimologia da palavra é do vocábulo indígena mayr-abá e significa “fruto da índia com o branco”, ou, “filho do estrangeiro com a índia”.
O poema Marabá escrito por Gonçalves Dias teria inspirado Francisco Coelho a denominar seu armazém de aviamento de Casa Marabá, no então povoado de Pontal.
Em 1904 a subprefeitura do Burgo do Itacaiúnas foi transferida para o povoado de Pontal, na época com 1.500 habitantes, que automaticamente passou a se chamar Marabá, por referência do armazém.
Assim teria surgido a cidade que foi emancipada em 1913 e atualmente abriga cerca de 280.000 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado.
Após passar algumas horas navegando pelas águas do Rio Tocantins era chegado o momento de matar a fome, e para isso o barco foi atracado na margem oposta do centro da cidade.
Por estarmos no período de seca, o nível do Rio Tocantins estava bastante baixo e imensos bancos de areia surgem ao seu redor, formando belas praias de água doce.
Caminhamos vários metros por uma dessas extensas faixas de areia até chegar ao Restaurante Taboca.

Do restaurante é possível contemplar uma linda vista do Rio Tocantins.
E neste cenário maravilhoso são servidos pratos típicos regionais, em mesas que ficam sob a sombra de inúmeras árvores.
No local simples nos deliciamos com um saboroso almoço, composto por pirão de peixe, tucunaré, macaxeira, galinha caipira e acompanhamentos.
Detalhe que todos os ingredientes são frescos e em sua maioria retirados do próprio local, ou seja, um sabor sem igual.
Após nos empanturrar deliciar com o almoço e descansar na sombra acompanhada por uma agradável brisa, retornamos ao barco.
E assim que o motor voltou a funcionar, vários botos surgiram ao redor.
E, nadando ao nosso lado, embelezaram ainda mais o cenário.
Na sequência paramos para conhecer a Praia do Tucunaré.
A Praia do Tucunaré é um banco de areia com mais de 5km de extensão localizada bem no meio do Rio Tocantins, que fica visível apenas em épocas de seca e pode ser vista da Orla de Marabá.
Passamos a tarde curtindo a Praia do Tucunaré e a noite fechamos o dia com chave de ouro saboreando filé de camarão grelhado.
Obrigado Marriêh, Márcia, Carlinhos e Edison por nos receber tão bem em Marabá. Embora tenha sido um curto período de tempo, foi bastante intenso, proveitoso e divertido, adoramos!


Oba! Já são 2 comentários nesta postagem!
Boa tarde motociclistas….
Como sempre tudo muito bonito e delicioso, mas sinceramente…
fiquei impressionada com o tamanho dos camarões… eu queroooo…kkk
Beijos…
Hahaha os camarões eram tão grandes que fizeram filezinho, e estavam deliciosos. Bjs…
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.