A forma como fomos recebidos e acolhidos em Marabá nos deixou com vontade de prolongar nossa estada pela cidade paraense, mas, infelizmente não dispomos de tempo, então carregamos a Formosa, nos despedimos dos anfitriões e deixamos a cidade pela rodovia BR-230.

Rodovia Transamazônica - Rodovia BR-230 | FredLee Na Estrada

Rodamos cerca de 50 quilômetros pela conhecida Rodovia Transamazônica, que de Marabá até São Domingos do Araguaia é asfaltada e está em bom estado de conservação.

Até chegar no entroncamento com a BR-153, a qual passamos a percorrer.

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

Avançamos pela Rodovia Transbrasiliana sentido sul.

Por ela cruzamos algumas áreas cercadas pela densa Floresta Amazônica e outras tomadas por enormes criações de gado.

Passamos por algumas aldeias indígenas.

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

E, envoltos por este cenário, vencendo longas retas seguimos cantando a música Infinita Highway dos Engenheiros do Hawaii.

“Mas não precisamos saber pra onde vamos
Nós só precisamos ir
Não queremos ter o que não temos
Nós só queremos viver
Sem motivos, nem objetivos
Nós estamos vivos e é tudo
É sobretudo a lei
Dessa infinita highway”

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

Até passar por algumas lombadas e voltar à realidade, cruzando o centro de São Geraldo do Araguaia.

Balsa sobre o Rio Araguaia - Divisa natural entre os Estados do Pará e Tocantins | Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

Ultrapassamos uma extensa fila de veículos parados, em sua maioria ônibus e carretas, até chegarmos às margens do Rio Araguaia.

Ali compramos o ingresso da balsa que faz a travessia do rio, no valor de R$ 8,50 para motos, e aguardamos alguns minutos até a condução atracar ao nosso lado.

Em minutos a Formosa embarcava para a segunda travessia de balsa realizada durante a Expedição 2018: Tapajós – Amazonas, a primeira foi no décimo primeiro dia da expedição, quando navegamos pelas águas do Rio Tocantins.

O Rio Araguaia, que nasce na Serra do Caiapó, percorre 2.115km e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Neste ponto em específico a divisa natural separa o Pará do Tocantins, tendo na margem oposta do rio a cidade de Xambioá.

Balsa sobre o Rio Araguaia - Divisa natural entre os Estados do Pará e Tocantins | FredLee Na Estrada

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

A travessia com a balsa é rápida e logo nos vimos rodando por terras tocantinenses novamente.

Passamos ao lado do Cristo Redentor de Xambioá e seguimos viagem pela BR-153.

A rodovia federal, que está em ótimo estado de conservação neste trecho, apresentava um fluxo intenso de veículos, composto majoritariamente por carregadas carretas.

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

Passamos por Araguaína, Nova Olinda, Colinas do Tocantins e Presidente Keneddy, até chegar em Guaraí, onde passamos em frente a uma moto peças com a logo muito parecida com a do FredLee Na Estrada.

O dia já se aproximava do fim quando chegamos em Miranorte, onde paramos em um hotel à beira da estrada para passar a noite.

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Marabá - Pará - Brasil e Miranorte - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada