Cerro Largo • Expedição 2022: Uruguay • Lago Merín • Río Branco • Uruguai
Avistamento de Aves em Lago Merín: um Paraíso no Uruguai
30 de Julho, 2022Explore a beleza única de Lago Merín! Descubra a diversidade de espécies de aves, aprecie o nascer do sol no ponto mais oriental do Uruguai e desfrute da natureza exuberante neste verdadeiro paraíso natural.
Enquanto o sol não aparecia em Lago Merín aproveitamos para nos aquecer com um mate amargo, finalizar a edição de alguns vídeos destinados ao nosso canal no YouTube e concluir a leitura inspiradora do livro “No Guidão da Liberdade“, a emocionante obra de Antonio Olinto Ferreira.
Aliás, as preciosas dicas e orientações do livro “7 Passos Andinos + Preparação para uma Grande Viagem de Bicicleta“, também de autoria de Antonio Olinto e sua parceira Rafaela Asprino, foram extremamente úteis na organização das nossas bagagens para esta empolgante viagem de moto.
Se ainda não conhece o aventureiro casal de ciclistas, clique aqui para explorar o universo de Antonio Olinto e Rafaela Asprino em seu website.
Pois bem, o vento seguiu forte e gelado por toda a amanhã em Lago Merín, não deixamos o ânimo se abalar e aguardamos pacientemente o sol dar o ar da graça para curtir plenamente a beleza da orla deste encantador balneário.
Lago Merín – Cerro Largo
Navegue pela web story abaixo para uma experiência única de conteúdo visual.
À medida que as horas avançavam, o sol timidamente emergia, dissipando as nuvens. Às 15h, tivemos o privilégio de iniciar uma caminhada pela deslumbrante orla do Balneário de Lago Merín, sob um céu azul incrível.
Como destacamos em publicações anteriores, Lago Merín é um fascinante distrito situado no município de Río Branco, no departamento de Cerro Largo, na República Oriental do Uruguai.
Apenas 20 quilômetros de estrada asfaltada separam o maravilhoso e pacato balneário (principalmente em períodos de baixa temporada, como agora) do movimentado centro da cidade, repleto de free shops, na divisa com Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.
O principal atrativo de Lago Merín são as suas deslumbrantes praias, compostas por extensas faixas de areia ao longo das margens da Laguna Merín. Esta laguna está situada sobre a planície costeira, abrangendo uma área superficial de 3.750 quilômetros quadrados. Dessa área, 2.750 km² encontram-se em território brasileiro, onde é conhecida como Lagoa Mirim, e 1.000 km² pertencem ao território uruguaio.
A lagoa é o principal manancial hídrico da Bacia Hidrográfica Mirim – São Gonçalo (BHMSG). Em conjunto com o lago e complexos de áreas úmidas ao seu redor, forma uma das principais bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
Esta região abriga uma notável diversidade de flora e fauna, contribuindo para estabelecer, junto com a Laguna dos Patos, o maior complexo lagunar da América do Sul.
É relevante destacar a existência de um amplo debate em relação à vizinha Lagoa dos Patos, pois muitos geólogos a classificam como uma laguna, não como uma lagoa.
Nesse contexto, a Lagoa Mirim é considerada a maior lagoa do Brasil, ou a segunda maior lagoa, dependendo da perspectiva adotada sobre a classificação da Laguna (ou Lagoa) dos Patos.
A conexão entre esses dois sistemas ocorre por meio de um canal natural de 76 quilômetros chamado São Gonçalo, que direciona as águas da Lagoa Mirim para a Laguna dos Patos.
Uma curiosidade fascinante é que, durante períodos de estiagem, ocorre a inversão do fluxo, e águas salobras fluem da Laguna dos Patos em direção à Lagoa Mirim através do Canal São Gonçalo.
Às margens da bacia hidrográfica, encontram-se duas importantes reservas ambientais: a Estação Ecológica do Taim, localizada no Brasil, e a de Bañados del Este, situada no Uruguai.
A Estação Ecológica do Taim é uma destacada unidade de conservação federal de proteção integral, com o propósito fundamental de preservar o meio ambiente.
Reconhecida mundialmente como uma das mais importantes áreas de conservação, a Estação Ecológica do Taim abrange banhados, lagoas, campos, dunas e matas, servindo como habitat para uma diversidade impressionante de espécies vegetais e animais.
Já a Humedales del Este, também conhecida como Bañados del Este, representam terras húmidas orientais no Uruguai e estão registradas na Lista da Convenção sobre Terras Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção Ramsar.
Este ecossistema abrange cerca de 560.000 hectares, englobando aproximadamente 10 áreas protegidas destinadas à Reserva da Biosfera, incluindo Parques Nacionais, Paisagens Protegidas e Áreas Protegidas com Recursos Manejados.
Assim, além de sua beleza cênica impressionante, a Lagoa Mirim revela-se de uma importância colossal para o nosso planeta.
E Lago Merín oferece toda a estrutura necessária para quem tiver interesse em desbravar um pedacinho deste verdadeiro paraíso.
Embalados pelo chimarrão, percorremos calmamente as areias brancas e finas que circundam a vasta lagoa, observando uma variedade de aves. Foi nesse momento que a Sayo avistou uma lontra.
Levei um tempo para encontrar o sapeca mamífero, mas finalmente o avistei saboreando seu lanche da tarde: um peixe fresco que parecia delicioso.
Com o registro fotográfico feito, a lontra mergulhou rapidamente, desaparecendo nas ondulantes águas da Laguna Merín.
Além da oportunidade de observar a fauna, pescar e desfrutar de momentos de lazer, a lagoa proporciona um ambiente propício para a prática de esportes náuticos, incluindo kitesurf e windsurf.
Não é surpresa, afinal, o vento nesta região marca presença com determinação.
Vale registrar também que Lago Merín conta com várias praias, sendo a principal totalmente acessível e algumas especialmente habilitadas para a presença de mascotes.
Ah, o nome “Lagoa Mirim” deriva da palavra tupi-guarani “mi’rí”, que significa “pequena”. Essa denominação foi dada pelos nativos à lagoa, que é menor em comparação à Lagoa dos Patos.
À medida que a tarde chegava ao fim, nos deparamos com a imagem de Iemanjá, localizada de costas para a lagoa, em um ponto que aparenta ser utilizado para embarque e desembarque de barcos.
Ao olharmos para o lado, nos deparamos com uma cena surpreendente: nossos amigos Alvaro e Mery passando na outra esquina!
Que surpresa agradável! Se tivéssemos planejado, não teria sido tão perfeito.
Juntos, continuamos a explorar as estreitas ruas de chão batido que cruzam o centrinho de Lago Merín. Aproveitamos a oportunidade para aprimorar nossas habilidades fotográficas (ou enfrentar a ausência delas), capturando imagens de algumas das inúmeras aves que cruzavam nosso caminho.
Com a ajuda dos excelentes fotógrafos Alvaro e Mery, verdadeiros amantes da observação e apreciação de aves, aprimoramos ainda mais nossa experiência ao registrar essas magníficas criaturas.
A propósito, entre hoje e amanhã, Lago Merín se tornará o cenário de um evento gratuito de avistamento de aves, uma iniciativa promovida pela Fundación Lagunas Costeras.
Recebemos a notícia sobre o evento através de Alvaro e Mery durante o churrasco de quarta-feira. Eles, que já estão inscritos, nos convidaram gentilmente para nos juntarmos a eles.
Claro que aceitamos o convite imediatamente! :)
Logo nos afastamos das margens da Lagoa Mirim e passamos a explorar os arredores de uma vasta área alagada conhecida como Bañado del Yacaré.
À medida que nos aproximávamos da casa de Alvaro e Mery, eles amavelmente nos convidaram para um lanche antes do anoitecer.
Ao chegarmos à casa deles, outra surpresa nos aguardava: a Mery havia preparado uma torta de limão que estava simplesmente deliciosa!
Saboreamos a irresistível iguaria, conhecida como Lemon Pie, um prato típico uruguaio.
Em seguida, dirigimo-nos para nos despedir do Astro Rei nas proximidades do Bañado del Yacaré.
Rapidamente retornamos à casa de Gissel, nossa anfitriã, onde estamos hospedados. Desfrutamos de um chá e, em questão de minutos, Alvaro e Mery chegaram. Já sob o manto da escuridão, caminhamos algumas quadras até o Hotel Laguna Merín, local oficial do evento de observação de aves.
Chegamos pontualmente ao local no horário definido, às 18h30, e o “Taller: Aves de las Lagunas Costeras” teve início de forma precisa.
A apresentação sobre as aves das lagunas costeiras foi conduzida com maestria por Agus Medina.
Com muita paciência e dedicação, Agus Medina fez uma abordagem abrangente sobre o tema, apresentando aspectos gerais e fornecendo orientações detalhadas sobre a caminhada planejada para amanhã de manhã no Bañado del Yacaré, com o objetivo de avistar aves.
À medida que os ponteiros do relógio se aproximavam das 21h, encerramos a conversa. Enfrentamos o vento gelado característico de Lago Merín e retornamos à casa para descansar.
No sábado, acordamos cedo, preparamos um chá quente e nos dirigimos rapidamente até a margem da Lagoa Mirim, onde testemunhamos um espetacular nascer do sol.
Buen día Uruguay! Mais tarde, Alvaro nos afirmou que tivemos o privilégio de apreciar o nascer do sol no ponto mais oriental da República Oriental do Uruguai, onde ele surge primeiro em território uruguaio :)
E que espetáculo de nascer do sol! Repleto de aves, criou-se um verdadeiro espelho nas águas do imponente Lago Mirim.
Uma imagem indescritível, que permanecerá eternamente guardada em nossas mentes e corações.
Com o sol mais alto, retornamos à casa, onde preparamos um mate para enfrentar o frio do dia. Em seguida, dirigimo-nos ao Bañado del Yacaré, uma reserva privada que conserva e protege uma área única, composta por areais, banhados e áreas de transição costeiro-lagunar, além de pequenas ilhas com bosques subtropicais. Este local serve como ponto de encontro para a galera que participará do avistamento de aves.
Avistamento de Aves em Lago Merín
Navegue pela web story abaixo para uma experiência única de conteúdo visual.
Aos poucos, nossos colegas foram chegando, incluindo Alvaro e Mery.
Tudo foi cuidadosamente organizado pela equipe da Fundación Lagunas Costeras, que generosamente disponibilizou binóculos profissionais para todos os participantes, de forma gratuita.
Conforme programado, às 8h30, iniciou-se o evento de avistamento de aves.
Iniciamos a caminhada de forma tranquila, com os ouvidos atentos e os olhos fixos nos arredores em busca de pássaros. Agus Medina, com habilidade, identificava rapidamente cada espécie, apresentando-as em um extenso guia ilustrado que carregava consigo, detalhando todas as características das aves encontradas.
Além do guia impresso, instalamos dois aplicativos recomendados na noite anterior: o eBird, que possibilita o registro da ave avistada, indicando o local, data e horário, e o Merlin, que auxilia na identificação da ave por meio de foto ou áudio.
No Uruguai, são encontradas cerca de 500 espécies de aves, sendo aproximadamente 65% residentes, que nidificam no país, enquanto as demais são migratórias. Importante destacar que nenhuma dessas espécies é endêmica.
Considerando as dimensões do país, com pouco mais de 176.000 quilômetros quadrados, o número de espécies de aves no Uruguai é bastante elevado. No entanto, é preocupante observar que praticamente 23% do total dessas aves estão ameaçadas de extinção.
Durante o evento, nos informaram que na última caminhada de avistamento realizada em no Balneário Lago Merín em 2021, foram avistadas mais de 120 espécies de aves em poucas horas o.O
Este ano não foi diferente, e inúmeras aves foram registradas em um curto intervalo de tempo. Isso se deve à localização privilegiada de Lago Merín, nas proximidades de uma extensa laguna costeira, além da existência de áreas de preservação como o Bañado del Yacaré.
Este último, com milhares de cupinzeiros, áreas alagadas e outros habitats, é perfeito para a criação e desenvolvimento de alimentos para as aves.
Por isso, é muito comum encontrar em Lago Merín uma variedade infinita de aves migratórias, principalmente provenientes da América do Norte, já que aqui elas encontram uma fonte abundante de alimento.
Praticamente ao meio-dia, encerramos a caminhada, registrando uma foto oficial com toda a turma participante, composta por pessoas simpáticas e entendidas do assunto. Em seguida, retornamos para preparar o almoço.
Durante a tarde dedicamos um tempo para a lavagem das roupas e a organização do equipamento, pois amanhã planejamos nos despedir de Lago Merín nas primeiras horas do dia.
Ao final do dia, reunimos novamente com Alvaro, Mery e Sofy, compartilhamos um mate em nossa cuia térmica Stanley e contemplamos mais um maravilhoso pôr do sol no Bañado del Yacaré.
Que dia fabuloso! Começamos com o nascer do sol, participamos de um bem-sucedido avistamento de aves (uma experiência nova para nós, que nos encantou e deixou com um gostinho de quero mais), encerrando com chave de ouro admirando o pôr do sol na companhia dos amigos.
Muchas gracias Lago Merín!
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.