Despertamos logo cedo no domingo, fizemos o desjejum, carregamos a Formosa e, sob a vigilância da Lua, partimos da área central de Florianópolis.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Na penumbra do amanhecer cruzamos a Ponte Colombo Salles e nos despedimos da Ilha da Magia.

Ponte Colombo Salles | Florianópolis - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Com um baixo fluxo de veículos, provavelmente pelo horário, avançamos rapidamente pela BR-282, logo acessamos a duplicada rodovia BR-101 e por ela rodamos até Palhoça, onde voltamos a encontrar a BR-282.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Seguimos viagem pela rodovia federal, deixando para trás Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, iniciando a subida da Serra Catarinense.

Ao passo que ganhávamos altitude o dia começava a clarear, e pelo retrovisor acompanhávamos o belo nascer do Sol.

Quando superamos os 800 metros de altitude chegamos no município de Rancho Queimado e fomos recebidos por um vento bem gelado, típico daquela região.

Embalados pelo friozinho agradável avançamos cercados por um cenário encantador ao redor da BR-282.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Serra da Boa Vista - Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Conforme os ponteiros do relógio avançavam o movimento na rodovia crescia.

Na Serra da Boa Vista, com seus 1.057 metros acima do nível do mar, fizemos uma breve pausa para registrar o Sol que recém tinha apontado no horizonte e pintava o céu com diversas cores e tonalidades.

Na sequência voltamos à estrada, e cada vez mais encontrávamos outros motociclistas viajando, em sua maioria no sentido oposto.

Passamos por Alfredo Wagner e Bom Retiro, quando carregadas nuvens tomaram conta do céu e uma densa névoa surgiu em nossa frente.

Com isso o frio se intensificou, e logo após o trevo entre a BR-282 e a SC-101 (que segue para Urubici) paramos em uma lanchonete para comer algo e nos aquecer com um café serrano quentinho.

Antes de deixar o paradeiro tratamos de vestir as capas de chuva, que foi uma grande sacada, pois além de nos proteger do frio, ainda evitou uma nova parada mais adiante, já que poucos quilômetros depois fomos de encontro à chuva.

Entre uma pancada de chuva e outra rodamos até Lages, onde paramos para abastecer a Formosa e depois seguimos pela BR-282.

Em Erval Velho fizemos outra pausa, desta vez para nos alimentar, e com o estômago forrado continuamos viajem debaixo de chuva, que nos acompanhou por todo o resto do percurso, que foi compreendido pelos municípios de Joaçaba, Catanduvas, Irani, Concórdia e, finalmente, Erechim.

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Florianópolis - Santa Catarina - Brasil e  Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada