Dobroho ranku Prudentópolis!

Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

A “Pequena Ucrânia” amanheceu encoberta por nuvens nesta terça-feira, mas isso não nos impediu de explorar mais algumas cachoeiras do município paranaense.

Após o café da manhã partimos do centro de Prudentówsky Prudentópolis rumo ao seu interior.

Rodamos cerca de 8km por uma via asfaltada e na sequência percorremos aproximadamente 14km por uma estrada de paralelepípedo, na qual cruzamos uma pequena ponte sobre o Rio São João.

Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Bem próximo da ponte pudemos avistar uma cascata formada pelo rio que mais adiante se junta ao Rio dos Patos para formar o Rio Ivaí.

Notamos uma trilha ao lado da queda d’água que segue até a base da cascata, mas optamos por explorar o local depois, e continuamos percorrendo a via interiorana.

Logo chegamos ao principal atrativo do dia, o Monumento Natural Salto São João.

Monumento Natural Salto São João

Local: Linha Antônio Olinto | Prudentópolis – PR
Telefone: (42) 99102-2476
E-mail: infoturprudentopolis@gmail.com
Funcionamento: Quarta a segunda das 9h00 às 16h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 2 horas

O Monumento Natural Salto São João é uma unidade de conservação de proteção integral criada em 2010 que abrange uma área de 15 alqueires.

Administrado em conjunto pela prefeitura municipal de Prudentópolis e pelo Instituto Ambiental do Paraná o local conta com amplo estacionamento e estruturado centro de visitantes, composto por anfiteatro, lanchonete, loja de artesanatos e banheiros.

Assim que adentramos ao parque seguimos por uma trilha com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e caminhamos cerca de 100 metros até chegar no primeiro mirante do monumento natural.

Ali nos deparamos com o magnífico Salto São João.

Em meio ao Cânion São João, cercada por uma preservada Floresta de Araucárias, destaca-se a linda queda d’água com 84 metros de altura.

O visual proporcionado pelo primeiro mirante do complexo é maravilhoso.

Após fazer algumas fotos e apreciar a beleza cênica do local por alguns instantes iniciamos a caminhada pela trilha que segue até o segundo mirante.

Trilha muito bem demarcada que avança pela mata e nos convida a realizar várias pausas durante o percurso, para observar com mais atenção a flora que nos cerca.

Em minutos vencemos os 1.141 metros que ligam o primeiro mirante ao segundo.

E demos de cara com uma vista surreal do imponente Cânion São João, formado por uma extensa soleira de basalto.

Próximo da queda d’água o basalto se impõe e conforme o vale vai se alargando o verde da Mata de Araucárias ganha força e passa e envolver o enorme paredão rochoso.

As águas do Rio São João serpenteiam em meio ao verde do cânion e as cinzentas rochas ao seu redor.

Avançam de forma tranquila e suave, ao contrário da cachoeira, onde as águas se lançam ao precipício em uma vazão incrível, com força capaz de formar uma verdadeira cortina de água ao atingir a base do cânion.

Aos pés da gigante cachoeira um grande poço em forma circular é criado.

Em meio a este cenário nos beneficiamos da energia local.

E então nos sentamos em um dos bancos que ficam bem próximo do segundo mirante.

De frente para o salto preparamos um tereré no capricho e montamos nossos sanduíches formados por chipas, queijo colonial, tomates, bananas e, claro, não poderia faltar a kracóvia.

Kracóvia (ou cracóvia) é um embutido que pode ser de carne suína (geralmente lombo ou pernil) ou de frango, temperado com alho, pimenta e sal.

Seu surgimento se deu no fim da década de 1960 quando Dionizio Opuchkevitch, da Casa de Carnes Alvorada, em Prudentópolis, quis inventar algo diferente das tradicionais salsichas, mortadelas, salames e linguiças comercializadas na época.

Kracóvia | Monumento Natural Salto São João | Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

O embutido criado foi apresentado a um exigente freguês, o polonês Lucas Usoski (dono de uma churrascaria), que ao provar o quitute o batizou com o nome de kracóvia, em referência à cidade polonesa Kraków.

Lanche | Monumento Natural Salto São João | Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

A sobremesa ficou a cargo de bergamotas e uma saborosa cuca de morangos.

Muito bem alimentados nos despedimos do Monumento Natural Salto São João e iniciamos nosso retorno ao centro de Prudentópolis.

Mas antes fizemos uma breve pausa nas proximidades da ponte sobre o Rio São João para explorar a pequena trilha e observar a cascata de outro ângulo.

Conhecida mais uma cachoeira na “Terra das Cachoeiras Gigantes” voltamos a rodar com a Formosa, quando os primeiros pingos de chuva durante a Expedição 2021: Guartelá – Iguaçu começaram a cair.

Avançamos acompanhados pela fina chuva até o centro da cidade, onde fomos ao hotel e preparamos um chimarrão.

Dona Cota Artesanato e Presentes | Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

O tempo de preparar o mate foi o suficiente para a chuva se dissipar, e com isso caminhamos até a Dona Cota Artesanato e Presentes.

A loja nos atraiu não somente por sua arquitetura, mas também por expor artigos típicos regionais.

Ali fomos atendidos pela simpática Cláudia, que nos apresentou o local e contou diversas curiosidades a respeito da loja e dos itens expostos.

Entre os diversos itens destacavam-se alguns decorados com a delicada pintura ucraniana chamada petrykivka.

Além de peças de roupa embelezadas pelo tradicional bordado ucraniano.

Também tinham bonecos com vestimenta típica e belas cerâmicas.

Algumas charmosas e coloridas babuskas, também chamadas de matruskas ou matrioskas, bonecas de madeira, ocas por dentro, que se encaixam umas dentro das outras, formando uma família que chega a ter até 24 peças.

E muitas pêssankas, um dos principais símbolos do país eslavo.

O termo pêssanka (ou pysanka em ucraniano oficialmente transliterado) é proveniente do verbo “pyssaty” [писати], que quer dizer “escrever”, portanto, pêssanka é a arte de escrever em ovos.

O trabalho artesanal exige técnica e muita paciência, sendo que cada linha, forma e cor tem um significado e o resultado são verdadeiras obras de arte que transmitem uma mensagem de amor, carinho, afeto e respeito pelo Criador, à natureza e aos semelhantes.

As pêssankas eram preparadas em tempos remotos para presentear as divindades no início da primavera, período em que a terra renasce e, partindo do princípio de que o ovo é o início de uma nova existência, ele passa a simbolizar a vida.

Com a chegada do cristianismo na Ucrânia a tradição se adaptou e passou a simbolizar a Páscoa, ou seja, a Ressurreição de Cristo e a promessa de uma vida eterna.

O poder intrínseco da pêssanka sempre esteve presente na vida dos ucranianos e o costume de presentear com ela prevalece até hoje.

Cemitério São Josafat | Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Conhecido um pouquinho mais a respeito dos costumes e tradições ucranianas voltamos a caminhar pela área central de Prudentópolis.

E a próxima parada foi no Cemitério São Josafat, onde visitamos o túmulo da Irmã Anatólia Tecla Bodnar, missionária que nasceu na Ucrânia, passou boa parte de sua vida em Prudentópolis e atualmente está em processo de beatificação.

O início da noite se aproximava quando chegamos no Cheiro da Terra Restaurante, o qual serve pratos típicos ucranianos.

Pratos Típicos Ucranianos - Cheiro da Terra Restaurante | Prudentópolis - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

O jantar tem início com a sopa borscht (sopa de beterraba com repolho e carne suína defumada) e zaptka (creme a base de trigo com linguiça artesanal e broa de centeio).

O prato principal é composto por varenyky (ou pierogi) de batata (pastel cozido recheado com batata e molho de cebola confitada), holubtsi (charutinhos de repolho recheados com trigo sarraceno), krim (raiz forte), linguiça artesanal e nata.

Por fim é servido o kutiá (trigo cozido com mel tendo como opcional a adição de leite) de sobremesa.

Com o estômago forrado retornamos ao hotel e fomos praticar um esporte (jogo de bilhar) para queimar as calorias.