Hoje percorremos uma das rotas mais belas e históricas do interior paulista em uma incrível viagem de moto pelo Vale Histórico. Começamos o dia caminhando pelo centro histórico de Bananal (SP), com seu charme colonial e casarões preservados do Ciclo do Café. Seguimos pelas curvas cênicas da Estrada Sertão da Bocaina, que revela paisagens exuberantes do Parque Nacional da Serra da Bocaina, até o alto da serra. Visitamos a lendária Fazenda dos Coqueiros, um verdadeiro patrimônio do período cafeeiro, e cruzamos a tradicional Rodovia dos Tropeiros, caminho histórico percorrido por Dom Pedro I antes da Independência do Brasil. Finalizamos o dia subindo a magnífica Serra da Mantiqueira, brindados por um inesquecível pôr do sol no Mirante Vista Chinesa, em Campos do Jordão, a charmosa “Suíça Brasileira”.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A quarta-feira amanheceu nublada em Bananal (SP). Após um café da manhã tranquilo, partimos para uma caminhada pelo charmoso centro histórico, prontos para explorar seus encantos e admirar as construções antigas que preservam a memória de um dos municípios mais tradicionais do Vale do Paraíba Paulista.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Pequena, pacata e acolhedora, Bananal está situada em meio às montanhas da Serra da Bocaina, oferecendo um cenário encantador para quem busca conhecer belas paisagens, vivenciar o turismo histórico e cultural e desfrutar de uma atmosfera tranquila e convidativa.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A história da cidade está intimamente ligada ao Caminho Novo da Piedade, rota aberta entre 1725 e 1778 para ligar as capitanias de São Paulo e Rio de Janeiro. Essa via foi fundamental para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento de povoados ao longo do trajeto, consolidando Bananal como ponto estratégico da região.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com a abertura do caminho, surgiu a necessidade de implementar uma política de doação de terras, as chamadas sesmarias, que incentivava a ocupação da área e a criação de fazendas e povoados voltados ao apoio dos viajantes e tropeiros que percorriam a rota.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Mais do que apenas povoar os sertões, a medida buscava criar uma infraestrutura de apoio e estimular a economia regional, conectando o interior paulista ao litoral fluminense.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Foi nesse contexto que, em 1783, uma sesmaria foi concedida a João Barbosa Camargo e sua esposa, que ergueram uma singela capela de pau-a-pique dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento, o marco fundador do núcleo urbano de Bananal (SP).

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Curiosamente, o nome Bananal não tem relação com a fruta. Ele deriva do rio que atravessa o município, denominado “bananai” pelos índios Puris, primeiros habitantes da região.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O termo “bananai”, de origem tupi, significa “rio sinuoso”, em referência ao traçado curvilíneo do curso d’água. Com o tempo, o nome foi adaptado para “Bananá” e, posteriormente, transformou-se em Bananal, como é conhecido até hoje.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Graças às suas terras férteis e ao clima favorável, Bananal destacou-se rapidamente como uma das maiores produtoras de café do país durante a década de 1850, vivendo um período de intensa prosperidade econômica.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O uso intensivo da mão de obra escravizada impulsionou a expansão das lavouras, consolidando Bananal como um dos principais polos do Ciclo do Café no Brasil.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A riqueza gerada foi tamanha que a cidade chegou a cunhar suas próprias moedas, um feito raríssimo, símbolo de autonomia e poder econômico.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Os barões do café de Bananal também chegaram a avalizar um empréstimo concedido pela Inglaterra ao governo imperial brasileiro, um episódio que evidencia a influência política e financeira da elite bananalense na economia nacional.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o declínio do ciclo cafeeiro no final da década de 1920, as plantações foram substituídas gradualmente por lavouras de algodão e, principalmente, pela pecuária leiteira, que se tornaria a principal atividade econômica nas décadas seguintes.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A perda de protagonismo regional se acentuou a partir de 1951, com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O novo trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro desviou o fluxo comercial e turístico da cidade, reduzindo seu dinamismo econômico.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Mesmo assim, Bananal preservou sua essência: o charme do casario colonial, a hospitalidade de seu povo e o valioso patrimônio histórico que transformam a cidade em um verdadeiro museu a céu aberto.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Os casarões e sobrados do centro histórico, muitos erguidos no século XIX, continuam a refletir o esplendor do período áureo do café, conferindo a Bananal um charme singular.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante o auge da riqueza cafeeira, as residências exibiam fachadas decoradas com abacaxis, símbolo de nobreza e prosperidade, além de janelas e sacadas elaboradas que destacavam o status dos proprietários.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Caminhando pelo centro histórico de Bananal, logo chegamos à Praça Pedro Ramos, o coração da cidade, ponto de encontro de moradores e visitantes.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Também conhecida como Praça da Matriz, ela é arborizada, possui bancos convidativos, um charmoso coreto e um elegante chafariz europeu de ferro, que compõem um ambiente acolhedor e repleto de história.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O chafariz, instalado em 1879, apresenta elementos barrocos e quatro torneiras ornamentadas. Na época, sua principal função era fornecer água potável à população, já que Bananal ainda não dispunha de sistema de abastecimento encanado.

Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Praça Pedro Ramos - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao redor da praça, destacam-se diversos casarões históricos, como o Solar de Luciano José de Almeida, que reforça o valor arquitetônico do centro de Bananal (SP).

Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Construído em 1847, o Solar de Luciano José de Almeida possui planta em formato de “U” e um pátio interno projetado para manobras de carruagens, características que evidenciam o requinte das residências urbanas do século XIX.

Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar de Luciano José de Almeida - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em 1928, o sobrado foi convertido em Hotel Brasil, que funcionou por décadas e hoje permanece fechado, guardando parte importante da memória da cidade.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A poucos metros dali fica a Praça Rubião Júnior, também conhecida como Largo do Rosário, situada em frente ao Solar Aguiar Vallim.

Praça Rubião Júnior - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Rubião Júnior - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Erguido em 1855, o Solar Aguiar Vallim é um dos ícones da arquitetura neoclássica paulista e testemunho do período de ouro de Bananal. Em seus salões, recebia autoridades imperiais e eventos sociais da alta sociedade.

Praça Rubião Júnior - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com suas sacadas de ferro fundido e imponente fachada, o solar abriga atualmente a ABATUR (Associação Bananalense de Turismo), preservando sua função cultural e histórica.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O interior impressiona com um majestoso hall e um salão de bailes equipado com coreto para orquestra, refletindo o luxo e a sofisticação do período.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O espaço está aberto à visitação pública, embora durante nossa visita, o acesso estivesse temporariamente suspenso devido à pandemia.

Solar Aguiar Vallim - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fórum - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fórum - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao lado, encontra-se o antigo fórum da cidade, inaugurado em 17 de março de 1833 como sede da Câmara Municipal, marco da emancipação política de Bananal e primeira construção pública do município.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Nas proximidades, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida no século XIX, que abrigava celebrações religiosas voltadas à população escravizada, um importante símbolo da história afro-brasileira na região.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A construção do templo foi iniciada em 1882 e finalizada em 1886 e era o local de reunião da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Essa irmandade abrigava a religiosidade da comunidade negra, que muitas vezes não podia frequentar as mesmas igrejas da população branca.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Seguindo o passeio, chegamos à Santa Casa da Misericórdia, construída entre 1851 e 1871. O prédio abriga atualmente a Prefeitura Municipal de Bananal, mantendo viva sua relevância institucional.

Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Hoje, com cerca de 11 mil habitantes, Bananal se destaca não apenas pelo turismo histórico e rural, mas também pela produção artesanal de crochê de barbante, cachaças artesanais e doces caseiros, preservando tradições transmitidas por gerações.

Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Santa Casa da Misericórdia - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante o auge do café, os fazendeiros locais construíram um ramal ferroviário para escoar a produção até Barra Mansa (RJ), ligando Bananal ao principal eixo exportador da época. Com 28 km de extensão, a ferrovia foi construída sem apoio governamental, inteiramente por iniciativa privada.

Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em 1888, a estação ferroviária de Bananal, importada da Bélgica, chegou à cidade e foi instalada na entrada da vila, preservando o traçado urbano e integrando-se harmoniosamente ao ambiente local.

Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estação Ferroviária - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A estação ferroviária pré-moldada foi construída em estrutura metálica, com telhado de chapas galvanizadas almofadadas, compostas por cerca de 2 mil placas unidas por parafusos, um impressionante exemplo da engenharia do século XIX.

Locomotiva 302 Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Locomotiva 302 | Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com dois andares, assoalho de pinho de Riga, sala de visitas e área total de 400 m², a estação ferroviária de Bananal impressiona pela precisão técnica e estética europeia.

Estação Ferroviária - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Historiadores e arquitetos consideram a Estação Ferroviária de Bananal uma das únicas do gênero no mundo, construída totalmente em estrutura metálica pré-fabricada e projetada exclusivamente para esse propósito.

Estação Ferroviária - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Câmera de Ação Insta360 X4
Praça Dona Domiciana - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O edifício é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) e, devido ao seu valor histórico, chegou a ser solicitado pela Bélgica para ser transformado em museu.

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em frente à estação, a Praça Dona Domiciana abriga a locomotiva a vapor nº 302 em exposição permanente, preservando a memória ferroviária que marcou a prosperidade de Bananal (SP).

Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após a visita, seguimos de volta ao hotel, passando novamente pela Praça Pedro Ramos e nos dirigindo à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, símbolo religioso mais importante da cidade.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Construída em 1811, a Igreja Matriz de Bananal apresenta fachada discreta em estilo colonial e paredes de taipa de pilão com 130 centímetros de espessura, demonstrando a robustez das técnicas construtivas da época.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Seu interior surpreende com pinturas em técnica de ilusão de ótica, que imitam mármore, uma influência das tendências artísticas europeias do século XIX.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Perto do altar, destacam-se as tribunas reservadas aos fazendeiros, um vestígio da hierarquia social e religiosa que marcou o cotidiano da antiga Bananal.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento - Centro Histórico | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com isso, encerramos nosso passeio pelo centro histórico de Bananal (SP). Carregamos as bagagens na Formosa, vestimos nossos equipamentos de viagem e deixamos o centro pela rodovia SP-247, prontos para seguir rumo a novas paisagens.

Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A estrada, de pista simples e asfaltada, é sinuosa e sem acostamento, atravessando um cenário espetacular, uma verdadeira maravilha para quem aprecia viajar em contato direto com a natureza e as montanhas da Serra da Bocaina.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Também conhecida como Estrada Sertão da Bocaina, a rodovia segue em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, com aproximadamente 35 km de trecho pavimentado.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Localizado na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra da Bocaina abrange cerca de 104 mil hectares e se estende do nível do mar até altitudes superiores a 2.000 metros. É uma das maiores áreas contínuas de proteção da Mata Atlântica e uma das mais preservadas do país.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Seu território abriga uma impressionante diversidade biológica, considerada a maior entre as unidades de conservação do bioma. Nas encostas e escarpas cobertas por jequitibás, cedros e maçarandubas, árvores que chegam a atingir até 28 metros de altura, encontram-se ecossistemas únicos e exuberantes.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, criado em 1971, protege ambientes de grande valor ambiental e paisagístico, oferecendo aos visitantes cachoeiras cristalinas, trilhas, piscinas naturais, picos e mirantes com vistas deslumbrantes.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Entre as espécies protegidas estão animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o preguiça-de-coleira, o mono-carvoeiro e mais de 300 espécies de aves, tornando o local um paraíso para observadores da natureza e amantes do ecoturismo.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

À medida que nossas férias chegavam ao fim e iniciávamos o caminho de volta, aproveitamos cada curva da Estrada Sertão da Bocaina, uma rota que, sem exagero, merece figurar entre as rodovias mais bonitas do Brasil.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Em poucos minutos, ganhamos mais de 800 metros de altitude, por um trecho íngreme e sinuoso que serpenteia a serra, revelando a cada curva novos ângulos das montanhas e vales do Vale do Paraíba.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Seguimos até alcançar uma pequena localidade, onde se espalham restaurantes, pousadas e uma antiga igreja de madeira situada no alto de um morro, um cenário digno de cartão-postal.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Curiosos para conhecer o singelo templo em estilo de chalé, mesmo sob o calor intenso, estacionamos a Formosa sob a sombra de uma árvore e iniciamos a curta caminhada até a Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A encantadora capela de madeira, com sua arquitetura simples e charmosa, transmite uma sensação de serenidade e antiguidade. Embora tenhamos pesquisado, não encontramos informações oficiais sobre sua origem ou data de construção.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Localizada no alto do morro, a Igreja Sagrado Coração de Jesus oferece uma vista panorâmica incrível da Serra da Bocaina e das paisagens verdejantes ao redor, um ponto perfeito para contemplar o visual e respirar o ar puro da montanha.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Após um momento de descanso e hidratação, seguimos até o trecho onde a Rodovia Sebastião Diniz de Moraes (SP-247) se transforma em estrada de terra e pedras. Decidimos, então, retornar ao centro de Bananal pelo mesmo caminho da ida, aproveitando novamente o visual privilegiado da serra.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Durante o retorno, fizemos uma parada no Mirante Vale da Bocaina, antes de iniciar a descida.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A vista do Mirante Vale da Bocaina é simplesmente deslumbrante. No alto de um morro, em meio às curvas fechadas, o mirante oferece uma paisagem onde o céu se funde às montanhas e os vales verdejantes se estendem até o horizonte, uma daquelas imagens que ficam gravadas na memória.

Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A energia que paira sobre a Serra da Bocaina é difícil de descrever: transmite uma sensação profunda de paz e serenidade, potencializada pela imponência das montanhas e pela harmonia natural do ambiente.

Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Mirante Vale da Bocaina | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

O nome “bocaina” vem do tupi-guarani e significa, possivelmente, “caminho para o alto” ou “depressão em uma serra”, referência à geografia acidentada e às passagens naturais entre os picos.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Com certeza voltaremos com mais tempo para explorar a Serra da Bocaina com calma, aproveitando suas trilhas, cachoeiras e mirantes.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

Após um “até logo”, retomamos a viagem de moto pela encantadora Estrada Sertão da Bocaina, com a Formosa bailando com elegância pelas curvas fechadas da serra, embalada pelo ronco inconfundível do motor Twin Cam da Harley-Davidson.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

A estrada é realmente espetacular para viajar de moto. Suas curvas desafiadoras e a pista estreita, com forte inclinação, lembram trechos da Serra da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que percorremos no décimo terceiro dia da moto expedição deste ano.

Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Bastão de Trilha Mt100 Forclaz
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

No caminho de volta, fizemos ainda uma breve parada para fotografar outro pequeno templo religioso: a Capela de São José do Retiro, situada às margens da rodovia, cercada por verde e silêncio.

Capela de São José do Retiro | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Capela de São José do Retiro | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada
Capela de São José do Retiro | Estrada Sertão da Bocaina - Rodovia SP-247 | FredLee Na Estrada

De volta ao centro histórico de Bananal (SP), acessamos a Rodovia dos Tropeiros (SP-068) em direção ao oeste, retomando nossa viagem por uma das estradas mais simbólicas da história paulista.

Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Percorremos poucos quilômetros até alcançar a Fazenda dos Coqueiros, uma das mais tradicionais e antigas produtoras de café da região.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Construída em 1855 pelo casal Cândido Ribeiro Barbosa e Joaquina Maria de Jesus, a Fazenda dos Coqueiros é um dos principais marcos históricos de Bananal (SP), preservando arquitetura, mobiliário e tradições do período áureo do Ciclo do Café.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos, fomos calorosamente recebidos pela proprietária Maria Elisabeth Brum Gomes, que nos acolheu com simpatia e nos convidou para uma visita guiada pelo imponente casarão-sede da fazenda, um verdadeiro mergulho na história do século XIX.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A visita começou com um ritual tradicional dos tempos da nobreza rural: lavar as mãos dos visitantes com água fresca perfumada com lavanda ou pétalas de rosa, gesto de hospitalidade que remete às antigas boas-vindas oferecidas às autoridades e convidados ilustres.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em seguida, percorremos os amplos cômodos do casarão enquanto o guia compartilhava relatos e curiosidades sobre a vida na fazenda, explicando o uso de cada ambiente e o significado das peças originais, muitas ainda preservadas.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante o Ciclo do Café, a Fazenda dos Coqueiros abrigou dezenas de pessoas escravizadas, organizadas em diferentes funções. Entre elas, havia um grupo chamado “escravos lambedores”, cuja função cruel e simbólica era lamber ferimentos e machucados dos senhores, acreditando-se que isso acelerava a cicatrização.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Outro grupo era conhecido como os “tigres”, encarregados de recolher os dejetos acumulados nos depósitos de madeira sob as janelas. Como esses recipientes não eram bem vedados, os resíduos escorriam e queimavam a pele dos escravizados, deixando marcas semelhantes às listras de um tigre, daí a origem do apelido.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Os relatos sobre o cotidiano nas fazendas revelam também práticas desumanas impostas às mulheres escravizadas. Em muitas propriedades, baronesas obrigavam meninas de 12 ou 13 anos a engravidar para que pudessem amamentar os filhos dos senhores, uma das páginas mais sombrias da história do Brasil colonial e imperial.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Conta-se que, em certa ocasião, uma jovem escrava doméstica da Fazenda dos Coqueiros faleceu em decorrência de uma hemorragia durante a gravidez. Como o dia coincidiu com uma festa na casa, a baronesa ordenou que o corpo fosse enterrado na cozinha de terra batida, como forma de “lembrar o seu lugar” e servir de exemplo aos demais escravos, que não podiam morrer em dias festivos, um episódio que ainda hoje causa profunda comoção aos visitantes.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com pé-direito alto e cômodos amplos, o casarão da fazenda impressiona pela arquitetura e pela engenhosidade construtiva. Apesar de imponente, seu interior é surpreendentemente frio, para amenizar a temperatura, sob a casa, em uma base de terra batida com cerca de 1,20 metro de altura, ficava a senzala dos escravos domésticos, cujo calor humano ajudava a aquecer os ambientes superiores.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Entre as peculiaridades da propriedade está também o banheiro anexo ao casarão, projetado para despejar os dejetos diretamente em um canal de água corrente. Esse canal seguia pelo lado da casa e desembocava em um grande fosso, onde os resíduos se acumulavam.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Tragicamente, o fosso era utilizado como instrumento de castigo: escravos eram pendurados de cabeça para baixo nesse espaço e submetidos à asfixia parcial pela água até confessarem o que o barão exigia. Para disfarçar a função do local, o fosso era coberto por uma roda d’água, removida apenas quando se pretendia aplicar punições.

Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Fazenda dos Coqueiros | Bananal - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

A visita à Fazenda dos Coqueiros de Bananal (SP) é uma experiência marcante. Além de revelar o esplendor arquitetônico e econômico da época, confronta o visitante com a dura realidade da escravidão, lembrando que o luxo e o progresso da elite cafeeira foram construídos sobre o sofrimento de milhares de pessoas.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Após a visita, retomamos nossa viagem pela Rodovia dos Tropeiros, carregando conosco um misto de admiração pela história preservada e reflexão sobre o passado.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Poucos quilômetros adiante, chegamos a Arapeí, uma pequena cidade encantadora, onde fizemos uma breve pausa para um lanche antes de continuar o percurso.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Com 89 quilômetros de extensão, a Rodovia dos Tropeiros atravessa o Vale Histórico Paulista, seguindo o antigo caminho do ouro, a rota usada pelos tropeiros e mineradores para transportar riquezas das Minas Gerais até o litoral do Rio de Janeiro.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Foi por esse mesmo caminho que Dom Pedro I passou em 1822, durante sua viagem que culminaria na Proclamação da Independência do Brasil. No dia 16 de agosto, o então príncipe pernoitou na Fazenda Três Barras, em Bananal, antes de seguir viagem rumo a São Paulo.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

A jornada de Dom Pedro I é repleta de curiosidades históricas e episódios pitorescos. O imperador era conhecido por ser excelente cavaleiro e costumava se adiantar à comitiva. Em 17 de agosto, chegou sozinho, exausto e queimado de sol, à Fazenda Pau d’Alho, em São José do Barreiro.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Sem revelar sua identidade, pediu apenas um prato de comida e, por não ser reconhecido, foi servido na cozinha junto às escravas, um episódio que se tornou uma das passagens mais humanas e curiosas da viagem que mudaria o destino do país.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Reza a lenda que, semanas depois, em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I sofria de fortes dores intestinais quando, às margens do Riacho Ipiranga, foi alcançado por mensageiros trazendo as cartas de José Bonifácio e da Princesa Leopoldina, instando-o a proclamar imediatamente a Independência do Brasil.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

E assim, em meio a circunstâncias inusitadas e urgentes, ocorreu o célebre grito: “Independência ou Morte!”, um momento decisivo na história nacional.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Tivemos a oportunidade de visitar, em 2017, o Parque da Independência, em São Paulo, local que abriga o Museu do Ipiranga e o Monumento à Independência, erguido às margens do riacho que inspirou o hino e o imaginário histórico do país, uma visita memorável que merece ser lembrada aqui.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Voltando à nossa viagem, seguimos pela sinuosa Estrada dos Tropeiros, cruzando os municípios de Arapeí, São José do Barreiro, Areias e Silveiras.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

Pequenas cidades cheias de charme, história e autenticidade, que preservam tradições seculares e compõem o coração do Vale Histórico Paulista, um verdadeiro tesouro cultural do interior de São Paulo.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada

No meio da tarde, encerramos nosso percurso pela tranquila Estrada dos Tropeiros (SP-068) e alcançamos o entroncamento com a movimentada BR-116, uma das rodovias mais importantes do país.

Estrada dos Tropeiros - Rodovia SP-068 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Entre o intenso tráfego de caminhões e carretas, seguimos pela rodovia federal com atenção redobrada, enfrentando o ritmo acelerado e exigente desse grande corredor logístico que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.

Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Avançamos pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até Taubaté, onde finalmente deixamos para trás o trânsito pesado e acessamos a SP-123, também conhecida como Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, via que conduz às montanhas de Campos do Jordão, um dos destinos turísticos mais visitados do estado.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Assim que entramos na SP-123, nuvens densas e escuras começaram a se formar no horizonte, prenunciando a chegada de uma tempestade.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Era uma típica tarde de quarta-feira quente, nos últimos dias da Moto Expedição 2020: Belas Rotas. Sob um calor sufocante e espírito aventureiro, decidimos ignorar as capas de chuva e seguir viagem, confiando na sorte, afinal, já estávamos acostumados a enfrentar o imprevisível.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Seguimos sem interrupções, subindo a impressionante Serra da Mantiqueira, que se eleva a quase 1.000 metros de altitude em menos de 20 quilômetros de estrada. A cada curva, a vista se tornava mais espetacular, revelando vales profundos, encostas cobertas por mata nativa e o ar fresco característico das montanhas.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

A Serra da Mantiqueira, nome que vem do tupi “amana-tykyra”, que pode ser traduzida para “gota de chuva”, é um dos principais patrimônios naturais do Brasil, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

É considerada uma das regiões mais ricas em nascentes de água potável do país, abrigando mananciais que alimentam importantes bacias hidrográficas e uma biodiversidade exuberante, com espécies típicas da Mata Atlântica e do Cerrado.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Logo após cruzarmos um túnel curvo de cerca de 200 metros, seguimos por uma sucessão de curvas até que a chuva finalmente nos alcançou, fazendo jus ao nome Mantiqueira. Em poucos minutos, o cenário se transformou: a serra se envolveu em neblina e o verde ganhou tons prateados sob a água que caía firme.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Confesso que já sentia falta da chuva, nossa fiel companheira ao longo desta moto expedição. Ela demorou a chegar naquele dia, mas, quando veio, não decepcionou. Foi uma pancada rápida e intensa, que nos encharcou por completo e reduziu drasticamente a sensação térmica, agravada pelo vento frio das montanhas.

Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Mas foi justamente essa chuva que nos presenteou com um dos pôr do sol mais deslumbrantes de toda a viagem.

Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Já em território pertencente ao município serrano de Campos do Jordão, paramos a Formosa no Mirante Vista Chinesa, também conhecido como Belvedere Vista Chinesa.

Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Mirante Vista Chinesa - Serra da Mantiqueira | Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada

Do alto do Mirante Vista Chinesa, admiramos um pôr do sol inesquecível: o astro-rei se escondia lentamente atrás das montanhas, enquanto a neblina dançava sobre o Vale do Lajeado, tingindo o céu com tons dourados, rosados e lilases. Um espetáculo da natureza que parecia feito sob medida para encerrar o dia.

Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - Rodovia SP-123 | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Depois de alguns minutos de silêncio e contemplação, retomamos o caminho pelos poucos quilômetros restantes até o Pórtico de Campos do Jordão, um dos cartões-postais da cidade.

Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Lá, fizemos uma breve parada para registrar uma foto clássica do termômetro, que marcava agradáveis 18 °C, um alívio refrescante depois de enfrentar mais de 35 °C ao longo do dia.

Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos ao centro de Campos do Jordão (SP), a charmosa cidade conhecida como “A Suíça Brasileira” nos recebeu com seu clima ameno, arquitetura alpina e atmosfera acolhedora.

Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Encontramos um hotel confortável para descansar e, já instalados, brindamos o dia com um tradicional chopp de vinho, bebida típica da região, uma forma perfeita de celebrar mais uma etapa concluída da nossa viagem sobre duas rodas.

Trajeto entre Bananal - São Paulo - Brasil e Campos de Jordão - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre Bananal – SP e Campos do Jordão – SP.