Após desfrutarmos de um domingo maravilhoso navegando pelas águas da Baía de Paraty, chegou o momento de partir desta cidade que nos acolheu tão bem. Hoje, nossa viagem continua pela icônica Rodovia Rio-Santos. Nosso primeiro destino é o Observatório Nuclear em Angra dos Reis, RJ. Em seguida, percorreremos a sinuosa Rodovia Saturnino Braga (RJ-155) e desceremos pela histórica Serra do Piloto, uma das primeiras estradas do Brasil.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Nas primeiras horas desta segunda-feira, carregamos a Formosa e, pela segunda vez durante a Expedição 2020: Belas Rotas, nos despedimos de Paraty – RJ.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Paraty nos surpreendeu positivamente com seu centro histórico encantador, vida artística e cultural vibrante, culinária deliciosa, paisagens naturais paradisíacas, pessoas receptivas e uma energia incrível.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
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Obrigado, Paraty – RJ! Até a próxima oportunidade!

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Seguimos pela BR-101, no trecho que compõe a famosa Estrada Rio-Santos, em direção ao norte.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Tínhamos a companhia da imponente cadeia montanhosa do Parque Nacional da Serra da Bocaina ao nosso lado esquerdo.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
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E ao nosso lado direito, a incrível Baía da Ilha Grande, com suas diversas praias paradisíacas e ilhas de águas cristalinas.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Logo, passamos por um trevo onde uma placa indicava o acesso ao Observatório Nuclear.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Avançamos pelo trevo, fizemos o retorno em seguida e fomos conhecer o Observatório Nuclear de Angra dos Reis – RJ.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada

O Observatório Nuclear está integrado à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

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Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada

No Observatório Nuclear, os visitantes podem desfrutar de um espaço moderno e interativo, com entrada franca, que oferece informações sobre a geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, a história da energia nuclear no Brasil e os cuidados que a Eletronuclear tem com a sociedade e o meio ambiente.

Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada

A Eletrobras Eletronuclear foi fundada em 1997 com o propósito de operar e construir usinas termonucleares no Brasil. É uma subsidiária da Eletrobras e é responsável pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no país.

Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada

Atualmente, estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para gerar 640 megawatts elétricos, e Angra 2, com capacidade para gerar 1350 megawatts elétricos.

Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
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Angra 3, atualmente em construção, será praticamente uma réplica de Angra 2, incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina. Está previsto que Angra 3 terá capacidade para gerar 1405 megawatts elétricos.

Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada
Observatório Nuclear | Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA | Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil | | FredLee Na Estrada

Após conhecer um pouco mais sobre a geração de energia nuclear no Observatório Nuclear da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), voltamos à estrada.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Avançando pela Rodovia Rio-Santos, passamos por diversos distritos e praias de Angra dos Reis.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
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Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Cerca de 26 km após deixar o Observatório Nuclear, nos despedimos da rodovia BR-101, a Estrada Rio-Santos, e acessamos a RJ-155.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

A Rodovia Saturnino Braga, RJ-155, é a principal via de ligação entre Barra Mansa, no sul fluminense, e Angra dos Reis, na Costa Verde.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

O trecho da rodovia estadual que atravessa a Serra do Mar é de pista simples, sem acostamento e repleto de curvas.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
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Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

Três túneis, bem rústicos, com calçamento de paralelepípedos, rodeados pela exuberante Mata Atlântica, completam o percurso.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

Na entrada de um dos túneis, existe um mirante de onde é possível apreciar parte da Baía da Ilha Grande.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

No mirante, fizemos uma rápida pausa para apreciação e fotos. Em questão de minutos, vencemos os aproximados 11 quilômetros da Rodovia Saturnino Braga e seus incríveis túneis, que nos levaram do nível do mar até a altitude de 675 metros.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

Já na parte alta, a estrada estadual segue com algumas curvas, mas nada comparado ao trecho de serra, e corta a cidade de Rio Claro, RJ.

Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada
Rodovia Saturnino Braga - Rodovia RJ-155 | FredLee Na Estrada

Uma vez no centro de Rio Claro, deixamos a RJ-155 para trás e passamos a percorrer a rodovia RJ-149.

Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

A rodovia estadual, denominada Rodovia Luiz Ascendino Dantas, liga Rio Claro – RJ, a Mangaratiba – RJ, através de um percurso de 41 quilômetros.

Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Esta estrada é considerada uma das primeiras do país, tendo sido construída por ordem de Dom Pedro II em 1856.

Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Na época, esta Estrada Imperial ligava o antigo município de São João Marcos ao Porto de Mangaratiba, facilitando o escoamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba e a entrada de mão de obra escrava.

Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Rodovia Luiz Ascendino Dantas - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Poucos quilômetros após deixar Rio Claro, iniciamos a descida da Serra do Piloto, onde o asfalto inexiste em pequenos trechos, que passam a ser de terra misturada com areia.

Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Uma combinação que pode tornar a pista extremamente escorregadia em dias chuvosos.

Cachoeira dos Escravos | Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Cachoeira dos Escravos | Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Em um desses trechos pavimentados de terra na Serra do Piloto, passamos em frente à Cachoeira dos Escravos.

Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

A Serra do Piloto corta o Parque Estadual Cunhambebe, que possui 38 mil hectares e é um corredor ecológico entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Reserva Biológica Federal do Tinguá.

Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Em outro curto trecho de terra em plena Serra do Piloto, paramos para contemplar a magnífica vista do Mirante Imperial.

Mirante Imperial | Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Mirante Imperial | Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Do Mirante Imperial da Serra do Piloto, é possível ver parte do Parque Estadual Cunhambebe e do litoral de Mangaratiba, RJ.

Mirante Imperial | Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada
Mirante Imperial | Serra do Piloto - Rodovia RJ-149 | FredLee Na Estrada

Após as fotos, voltamos a rodar pela Serra do Piloto e, novamente no nível do mar, continuamos a percorrer a rodovia BR-101, desta vez sentido sul, para conhecer o trecho fluminense da Estrada Rio-Santos entre Mangaratiba e Angra dos Reis.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Objetivo atingido! Ao chegar no trevo de acesso a Angra dos Reis, fizemos o retorno e rumamos para o norte.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Nas proximidades de Mangaratiba, paramos às margens da Rodovia BR-101 para nos refrescar com uma gelada água de coco.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Na sequência, voltamos a rodar pela Rodovia Rio-Santos, pela qual passamos pelo Túnel de Mangaratiba.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

E praticamente na divisa entre os municípios de Mangaratiba e Itaguaí, a Estrada Rio-Santos passou a ser duplicada.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

O que poderia fazer com que ela perdesse seu encanto, não fossem as inúmeras cachoeiras que surgem como pinturas em meio à Mata Atlântica ao seu redor.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada
Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Passamos por Itaguaí e, com o objetivo de seguir até Petrópolis, deixamos a BR-101 e acessamos a RJ-099.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Certamente não foi uma decisão muito sábia, uma vez que a rodovia estadual RJ-099 está em péssimo estado de conservação e apresentava alto fluxo de veículos, especialmente lentos caminhões carregados com areia.

Rodovia RJ-099 | FredLee Na Estrada

Sem fotos e em meio a vários solavancos, buracos e remendos, finalmente chegamos ao trevo com a BR-465, onde dobramos para a esquerda.

Rodamos poucos quilômetros pela rodovia federal até avistar uma gigantesca nuvem negra, iluminada por constantes raios, justamente na direção que seguíamos.

Rodovia RJ-099 | FredLee Na Estrada

Paramos a Formosa no acostamento e fizemos uma reunião emergencial com todos os membros da Moto Expedição para decidir se avançaríamos em meio ao fim do mundo temporal ou se tomaríamos outra direção.

Como a votação ficou empatada, o Voto de Minerva foi concedido pelo matuto FredLee, que, como um bom coelho em férias, votou por seguirmos até a capital carioca. Afinal, se o mundo for acabar, que estejamos na praia, de preferência em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Rodovia BR-465 | FredLee Na Estrada

Com a decisão tomada, fizemos o retorno e seguimos pela BR-465 sentido BR-101, onde logo encaramos um engarrafamento monstruoso, que nos fez avançar míseros 9 quilômetros em mais de uma hora, tudo isso acompanhando a tempestade se aproximar cada vez mais pelo espelho retrovisor.

Rodovia BR-465 | FredLee Na Estrada

De volta à BR-101, já com a câmera fotográfica devidamente abrigada, nos vimos cercados por diversas nuvens carregadas. Assim que chegamos nas proximidades do Guadalupe, encontramos um trânsito caótico na rodovia, composta por 3 ou 4 faixas de rolamento (não consegui distinguir ao certo, pois as faixas não estavam pintadas e cada veículo trafegava por um trilho diferente). Estávamos separados dos postos de combustíveis e demais opções de parada por uma movimentada marginal de 3 pistas quando a chuva resolveu começar.

Rodovia BR-465 | FredLee Na Estrada

Nós já rodamos sob temporais com direito a granizo e ventos fortes em outras ocasiões, mas a chuva que acabara de começar superou toda e qualquer experiência pela qual a gente já tenha enfrentado. Sem contar no fato das capas de chuva estarem devidamente secas e dobradas dentro de um dos alforjes da Formosa, já que não conseguimos achar nenhum local para estacionar em meio a toda aquela confusão.

Rodovia BR-465 | FredLee Na Estrada

Pois bem, de férias, perdidos e completamente molhados, seguimos rodando e, quando percebemos, já estávamos na BR-040. A ideia do FredLee foi por água abaixo, literalmente. A estrada apresentava diversos pontos de alagamento, onde o motor da Formosa roncava alto e em marchas mais baixas para manter a rotação mais alta avançávamos sem pensar duas vezes, jogando água para todos os lados. Deve ter sido bonito de ver, mas na hora, para nós, foi um sufoco.

Rodovia BR-465 | FredLee Na Estrada

Neste contexto, com a noite se aproximando, pagamos a tarifa do pedágio em Duque de Caxias e subimos a maravilhosa serra em direção a Petrópolis – RJ, em meio a um alto fluxo de carretas. No início da noite, chegamos (molhados e com frio) em Petrópolis, onde rodamos direto até um hotel.

Rodovia BR-465 | FredLee Na Estrada

No hotel, que ficava todo molhado a cada passo que dávamos, tratamos de pendurar parte das roupas na Formosa (por sorte a garagem era coberta) e providenciamos um varal improvisado no quarto, onde estendemos as demais roupas. Em seguida, partimos tomar outro banho, desta vez quente. Ah, segundo nossos cálculos, cada par de botas carregava em média 5 litros de água.

Trajeto entre Paraty - Rio de Janeiro - Brasil e Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil| FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre Paraty – RJ e Petrópolis – RJ.