Dia 19: Santiago del Estero – Santiago del Estero – Argentina a Corrientes – Corrientes – Argentina
É chegado o momento de retornar ao Brasil.
Com a Formosa carregada, e nós devidamente equipados, partimos de Santiago del Estero pela movimentada Ruta Nacional 34 no início da manhã desta terça-feira.
Cerca de 60km depois acessamos outra rodovia, esta bem mais tranquila, a Ruta Nacional 89.
Passamos por enormes plantações de cana de açúcar e na sequência vieram as áreas de algodão.
Passava das 11h00 quando chegamos na divisa entre Santiago del Estero e Chaco.
Já em terras da província de Chaco seguimos viagem pela RN 89.
Conforme as horas avançavam o calor aumentava e no início da tarde a temperatura já se aproximava dos 40 °C.
Ao reduzir a velocidade para contornar cidades, ou em outras situações, notamos que a moto apresentava uma certa vibração e fazia um pequeno barulho ritmado fora do comum, aparentemente vindo do pneu traseiro.
Paramos para averiguar e notamos que ambos os pneus estavam normais, então seguimos adiante.
Na cidade de Avia Terai acessamos a Ruta Nacional 16.
Deste ponto em diante o trajeto até Erechim – RS é o mesmo que fizemos na ida, uma coisa que procuramos evitar o máximo (buscamos sempre ir e voltar por caminhos distintos), mas nem sempre é possível.
Vencemos as enormes retas da Ruta 16, passamos por Resistência, cruzamos a Puente Interprovincial General Manuel Belgrano e voltamos a rodar pela província de Corrientes.
Pessoal se refrescando nas águas do Rio Paraná:
Após contornar o centro de Corrientes e se preparar para encarar mais alguns quilômetros de retas até a cidade de Ituzaingó paramos em um posto YPF na saída da capital provincial para completar o tanque da Formosa.
Neste momento percebemos que o pneu traseiro começou a esvaziar e ao inspecionar o mesmo, para nossa surpresa, vimos que a roda traseira estava rachada.
Provavelmente este era o causador da vibração e do ruído que escutávamos em baixa velocidade, mas sem conseguir entender como, o pneu se manteve intacto e cheio até este momento e, durante as breves pausas que fizemos para verificar o pneu, não conseguimos ver esta rachadura, talvez pelo fato dela sempre ficar para o lado de cima.
Neste momento um rapaz abastecia o carro e ao ver a moto veio conversar conosco. Ele é mecânico de motos Harley-Davidson em uma cidade próxima e nos informou que conseguiríamos tentar arrumar a roda apenas em Córdoba, o que se tornaria inviável, pois quinta-feira precisamos estar no Brasil.
Decidimos então acionar o seguro. O relógio marcava 17h00 quando entramos em contato com nosso corretor de seguros (BWM Seguros), o qual prontamente nos atendeu e fez a intermediação com a seguradora.
Aguardamos no posto até às 21h00 quando veio a confirmação que o guincho e o táxi chegariam no outro dia, às 8h00. Deixamos a moto no posto e fomos até um hotel descansar.
Quarta-feira às 8h00 estávamos no posto e aguardamos pouco mais de uma hora até a chegada do guincho e do táxi que nos levou até Paso de los Libres, fronteira com Uruguaiana.
Com a Formosa no guincho seguimos até Paso de los Libres, onde a descarregamos, atravessamos a aduana empurrando a moto e, já em Uruguaiana, aguardamos a vinda de outro guincho e outro táxi.
Cerca de uma hora depois os novos veículos chegaram. Partimos de Uruguaiana a bordo de um táxi às 17h30 e chegamos em Erechim às 2h00 desta quinta-feira.
A Formosa foi direto à Facção Motorcycle Garage de Passo Fundo, para receber o devido tratamento e poder voltar o mais rápido possível às estradas.
Assim encerramos mais uma Moto Expedição, não da forma como havíamos imaginado, mas extremamente felizes e gratos por todos os lugares maravilhosos que tivemos o privilégio de conhecer, as pessoas com as quais pudemos conversar e pelo fato de nada ter ocorrido conosco, mesmo com a roda traseira rachando enquanto rodávamos com a moto.
Que venham mais viagens!
Trajeto percorrido no dia:
Opa,
agradeço demais a resposta de nível “jornalístico”. Acredito que, além da minha pessoa, vai ajudar muita gente, pois o conhecimento de alguns detalhes de trajetos como esses fazem grande diferença numa viagem. Ganha-se tempo e ganha-se em estado de espírito, na medida em que sabemos o que esperar, mesmo que essa possa ser uma segurança até certo ponto ilusória. E surpreendentemente é um tipo de informação escassa na internet.
Abraços e sorte !
Valeu Miguel, o intuito do blog é esse mesmo, repassar o máximo de informações possíveis para que possam ser úteis a todos que planejam visitar os lugares por onde o FredLee passou.
Boa viagem. Abraços.
Olá amigo,
que bom que tudo teve solução. Faz parte da viagem. Farei este trajeto em breve, saberia indicar paradas entre Corrientes e Santiago del Estero?
um abraço,
Miguel Durão
Verdade Miguel, o mais importante é que estamos bem.
O trajeto entre Corrientes e Santiago del Estero está em bom estado de conservação, é composto praticamente por retas e é comum rodar vários quilômetros sem ter nenhum posto de combustível ou lanchonete ao redor da rodovia.
Os locais onde paramos para abastecer a moto e se hidratar durante este trecho foram:
– Presidencia Roque Sáenz Peña (180km de Corrientes);
– Quimilí (245km de Presidencia Roque Sáenz Peña);
– Santiago del Estero (200km de Quimilí).
Pelo que me lembre, além destas cidades outros pontos que possuem postos de combustíveis às margens da rodovia são: Campo Largo, Las Breñas e Charata.
Durante este percurso não visitamos nenhum atrativo e o único pelo qual passamos (não visitamos por falta de tempo) foi a Reserva Natural Cultural Pigüem N´Onaxa – Campo del Cielo em Gancedo – Chaco. O local abriga restos de meteoritos que se espalharam por uma área de 150 quilômetros, inclusive o segundo maior do planeta, com 37 toneladas. Para acessar o parque é necessário percorrer cerca de 12km por uma estrada de terra.
Mais informações sobre a reserva natural:
https://turismo.chaco.gob.ar/destino/1
Qualquer outra dúvida que possamos auxiliar, não hesite em questionar.
Abraços e bons ventos!
A VIAGEM FOI MUITO LEGAL, COMO SEMPRE AS FOTOS FORAM MARAVILHOSAS, APESAR DO PROBLEMA DA RODA NÃO ACONTECEU NADA DE MAIS GRAVE CHEGARAM BEM E ISSO QUE VALE., OBRIGADO PELA CARONA ASSIM CONHECEMOS UM POUCO MAIS SOBRE A REGIÃO…. ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA…
Exatamente, o que importa é que estamos bem e a moto em breve estará pronta para pegar mais estradas. Valeu por nos acompanhar durante a Expedição 2019: Salta – Jujuy – Tucumán. Abraços.
Bem-vindos de volta! Parabéns pela proveitosa road trip. Uma pena esse imprevisto no final, mas faz parte e felizmente não foi nada mais grave. Abraço!
Valeu Fábio, obrigado. Abraços…
Gratidão! Pela viagem maravilhosa e pela proteção divina em trazê-los bem de volta ao lar. Sim… que venham novas viagens…novas aventuras e amizades! Boralá pensar e programar a próxima!✌✌✌
Isso mesmo! ;)