Argentina • Expedição 2019: Salta – Jujuy – Tucumán • Santiago del Estero • Santiago del Estero • Termas de Río Hondo
Dia 18: San Miguel de Tucumán – Tucumán – Argentina a Santiago del Estero – Santiago del Estero – Argentina
30 de Setembro, 2019Nas primeiras horas da manhã carregamos a Formosa e nos despedimos de San Miguel de Tucumán pela Ruta Nacional 9.
Assim que cruzamos uma praça de pedágio deixamos a província de Tucumán e passamos a rodar por Santiago del Estero.
Poucos quilômetros depois chegamos na conhecida cidade Termas de Río Hondo.
Como o próprio nome sugere, o principal atrativo do município são suas águas termais, sendo que Las Termas de Rio Hondo constituem um dos mais importantes centros termais e spa da América Latina.
A cidade está localizada sobre um vasto lago subterrâneo de 2500 metros de profundidade de onde emanam águas mineralizadas em alta temperatura, que proporcionam alívio e restauram a saúde corporal graças às suas propriedades energéticas.
Como não dispomos de muitos dias de férias, deixaremos para nos beneficiar das águas termais da cidade em uma próxima oportunidade e seguimos direto a outro local muito conhecido, principalmente pelos amantes do motociclismo, o autódromo internacional.
O Autódromo Termas de Río Hondo, inaugurado em 2008, recebe as principais categorias do automobilismo argentino, além de sediar o Grande Prêmio da Argentina de MotoGP.
Nas dependências do autódromo fica o Museo del Automóvil Termas de Río Hondo.
Inaugurado em 2012 o museu abriga uma valiosa coleção de carros, motos e outros veículos relacionados ao mundo do esporte a motor.
Infelizmente o museu não abre na segunda-feira, então voltamos para a estrada.
Dique y Embalse del Río Hondo:
Inaugurado em 1967, o reservatório de 33.000 hectares foi construído tendo como objetivo reduzir inundações, fornecer irrigação e água potável, gerar hidroeletricidade, favorecer o turismo e desenvolvimento de peixes.
Após rodar sobre a barragem voltamos ao centro de Termas de Río Hondo, onde acessamos novamente a Ruta Nacional 9.
Vencemos uma única reta de aproximadamente 60 quilômetros sob o forte sol e temperatura acima dos 40 °C até chegarmos em Santiago del Estero.
Santiago del Estero é a capital da província de mesmo nome, conta atualmente com cerca de 280.000 habitantes e é a cidade mais antiga da Argentina, por isso é conhecida como Madre de Ciudades.
Sua estrutura arquitetônica possui todas as características das cidades modernas, porém, também conserva reminiscências do estilo colonial que denotam fortemente a origem de sua fundação no ano de 1553.
Após estacionar a moto na cochera do hotel e trocar de roupas fomos até a Plaza Libertad.
Rodeada por importantes edificações, a principal praça da cidade abriga em seu interior um monumento equestre em homenagem ao general Belgrano.
De frente para a praça está a Basilica Catedral Nuestra Señora del Carmen.
A origem da catedral remonta ao ano de 1570 durante o reinado de Felipe II, quando o Papa Pío V a declarou como a primeira diocese em território argentino.
A atual igreja data de 1876, sendo este o quinto templo construído no mesmo local devido à deterioração das construções anteriores provocadas por incêndios, inundações e terremotos.
Com estilo neoclássico e duas torres de campanário a catedral foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1953.
Bem próximo da igreja fica a Municipalidad de la capital de Santiago del Estero.
Que está ao lado do Centro Cultural del Bicentenario.
Inaugurado em 2010, o Centro Cultural do Bicentenário de Santiago del Estero funciona em uma edificação do século XIX, a qual abrigava a antiga Casa de Gobierno, ou cabildo.
Seu interior comporta um complexo museográfico com 10.000 metros quadrados onde estão três museus: Museo Histórico Provincial Orestes Di Lullo, Museo Provincial de Ciencias Antropológicas y Naturales Emilio y Duncan Wagner e Museo Provincial de Bellas Artes Ramón Gómez Cornet.
Infelizmente o centro cultural não abre nas segundas :(
Quando o fim da tarde se aproximava fomos até o Mirador Turístico Complejo Juan Felipe Ibarra.
Mirador Turístico Complejo Juan Felipe Ibarra
Local: Avenida Belgrano, 600 | Centro | Santiago del Estero – Santiago del Estero – Argentina
Telefone: +54 0385 428-8700
E-mail: complejojfi@gmail.com
Site: http://complejojfi.gob.ar/
Funcionamento: Todos os dias das 17h00 às 21h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 20 minutos
O Complexo Juan Felipe Ibarra é um conjunto de prédios governamentais inaugurado em 2014.
No último andar de um de seus edifícios fica o mirante turístico, localizado a 105 metros de altura, que proporciona uma vista panorâmica da capital provincial.
A visita ao mirante é guiada e na ocasião fomos muito bem recebidos pelo simpático Manuel, que não somente nos mostrou os principais pontos da cidade como também contou curiosidades sobre cada um deles.
E com a vista de um pôr do sol apreciado das alturas, nos despedimos desta segunda-feira.
Trajeto percorrido no dia:
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.