Expedição 2022: Uruguay • Treinta y Tres • Treinta y Tres • Uruguai
Piquenique no Parque del Río Olimar em Treinta y Tres, Uruguai
4 de Agosto, 2022Em Treinta y Tres, Uruguai, desfrute de uma estadia aconchegante no El Ranchito e vivencie um belo piquenique no arborizado Parque del Río Olimar.
Na noite anterior Rosário nos recebeu com um caloroso abraço e uma energia sem igual em seu charmoso chalé, denominado El Ranchito, na cidade de Treinta y Tres, a capital do departamento homônimo no Uruguai.
Após nos apresentar à alegre e afetuosa Chiquita, a adorável perrita da casa, Rosário abriu as portas de seu acolhedor lar e forneceu informações valiosas sobre a cidade e seus arredores. Mais tarde ela partiu com um sorriso contagiante no rosto, fazendo-nos sentir como se estivéssemos em casa, com total liberdade para desfrutar de tudo o que precisássemos pelo tempo que fosse necessário.
Descarregamos a Formosa imediatamente e, considerando a previsão de chuva para a noite, tomamos a precaução de remover os pelegos que cobrem os bancos da moto para evitar que ficassem molhados. Eles foram cuidadosamente pendurados nos degraus da escada de madeira no interior do El Ranchito.
Em seguida, partimos a pé em direção ao mercado mais próximo, em busca de mantimentos para o nosso jantar e refeições nos próximos dias.
Já era noite quando deixamos o mercado, carregados e um pouco cansados optamos por retornar ao El Ranchito de táxi.
Ao abrir a porta, fomos recebidos por uma cena inesperada: a elegante Chiquita sentada com um olhar inocente, cercada por dezenas, centenas, milhares de pedaços de pelego espalhados por toda a casa e os restos mortais dos dois pelegos estraçalhados, ou o que sobrou deles, amontoados em um canto ao lado da cadeira de balanço.
Não conseguimos conter o riso diante da cena épica, infelizmente não registrada em vídeo ou foto, mas gravada vividamente em nossas memórias. A expressão de Chiquita parecia querer dizer que ela não tinha culpa pelo ocorrido.
Entre gargalhadas organizamos a bagunça causada pela dona Chiquita e, na companhia dela, preparamos o jantar antes de descansarmos no início da madrugada.
Treinta y Tres – Treinta y Tres
Navegue pela web story abaixo para uma experiência única de conteúdo visual.
Na terça-feira acordamos com o sol alto e um lindo céu azul. Pegamos nossa cuia térmica Stanley e o restante da erva-mate brasileira e partimos para explorar Treinta y Tres a pé.
No caminho fizemos uma parada em uma panaderia local para adquirir algumas guloseimas. Em seguida, seguimos pela Avenida Brasil e caminhamos até o amplo Parque del Río Olimar.
O parque municipal, localizado às margens do Rio Olimar, oferece uma excelente infraestrutura para os visitantes. Conta com uma bela praia cercada por muitas árvores, proporcionando sombra na área repleta de mesas, bancos e churrasqueiras.
Também dispõe de amplo estacionamento, áreas para camping, banheiros e chuveiros públicos, um centro de informações turísticas, o Museo del Canto Nacional e um espaçoso palco que é o local do tradicional e renomado Festival del Olimar, um evento musical anual.
Assim que encontramos uma mesinha próxima ao rio, cujo nível de água estava acima do normal devido às chuvas recentes, preparamos o último chimarrão com a erva-mate trazida do Brasil.
Fizemos um generoso piquenique, que incluiu medialunas, pão de manteiga, pão integral com passas, pão doce de cenoura, alfajor de maicena e mandarinas.
Aproveitamos a tranquilidade e a beleza do Parque del Río Olimar, passando o dia inteiro no local. Ao anoitecer retornamos caminhando até o El Ranchito, chegando justo no momento em que a chuva começou a cair.
Na quarta-feira, o dia amanheceu chuvoso, com a temperatura em torno de 2 °C. Aproveitamos o clima para realizar algumas tarefas abrigados no El Ranchito, como editar vídeos para o YouTube e desfrutar de um delicioso almoço preparado pela Sayo: polenta, refogado de cenoura, cebola e alho-poró com carne uruguaia e guacamole. Afinal, nem só de alfajores, doces de leite e medialunas se vive na República Oriental do Uruguai.
Durante a tarde decidimos experimentar uma nova erva para o mate, a escolhida foi uma erva-mate com cannabis da BioMate, que curiosamente é de origem brasileira.
Apesar dos uruguaios serem os maiores consumidores de erva-mate do mundo (os argentinos questionam), cerca de 85% da erva encontrada por aqui é de procedência brasileira.
Enquanto a chuva caía lá fora, desfrutávamos de um mate tranquilo e sereno no encantador El Ranchito, de nossa amiga Rosário, na cidade de Treinta y Tres, Uruguai.
Para aqueles que têm curiosidade, esta erva-mate com cannabis contém 98% de illex paraguaiensis (erva-mate) e apenas 2% de cannabis sativa (uma erva natural não psicoativa).
Ah, não adianta procurar na internet, o produto é comercializado apenas em território uruguaio (ao menos até a data da redação desta postagem).
Durante a noite de quarta-feira tivemos o privilégio de receber a visita de Rosário (já nos sentindo donos do El Ranchito) e seus amigos, Gisela, Adriana e Pool, que agora são nossos amigos também.
Para recepcioná-los preparamos duas pizzas artesanais com massa integral, uma com molho branco e outra com molho vermelho, pães de queijo de boniato (batata-doce), e um cheesecake com cream cheese caseiro, dulce de leche repostero e morangos.
Havia mais coisas, mas não lembro, para ser sincero, o mate que tomamos durante a tarde me deixou um pouco esquecido (e deu uma leseira), a ponto de esquecer de tirar uma foto com os amigos que jantaram conosco.
Muito obrigado Rosário, Gisela, Adriana e Pool pela agradável conversa e companhia. Fue un gusto!
A quinta-feira, assim como o dia anterior, amanheceu chuvosa e fria. Dedicamos o dia para organizar nossas coisas, desfrutar do mate com cannabis bem despacito e lavar as roupas, já que amanhã planejamos continuar nossa jornada.
Durante a noite tivemos o prazer de experimentar uma autêntica parrilla uruguaya em um excelente restaurante no centro de Treinta y Tres, a convite de nossa anfitriã e amiga Rosário, a quem aproveitamos para expressar nossa profunda gratidão: Muchas gracias por todo!
Na próxima postagem compartilharemos algumas fotos do El Ranchito, o local onde vivenciamos momentos maravilhosos e fizemos novas amizades. Um lugar incrível que parece ter saído diretamente de um conto de fadas.
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.