O dia foi repleto de experiências incríveis pela estrada, natureza exuberante e muita história! Saímos cedo do centro histórico de Paraty – RJ e iniciamos nosso roteiro conhecendo dois atrativos imperdíveis da antiga Estrada Real Caminho do Ouro: a famosa Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan. Em seguida, encaramos a deslumbrante e sinuosa Estrada Parque Paraty-Cunha, cruzamos a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, exploramos os encantos coloniais do centro histórico de Cunha, aprendemos sobre a tradicional produção de cerâmica artesanal em forno Noborigama e, já ao final do dia, enfrentamos a chuva em uma viagem de moto até chegarmos à cidade de Aparecida, SP.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

O dia começou com uma temperatura agradável em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Após um café da manhã reforçado, organizamos os equipamentos a bordo da Formosa e partimos nas primeiras horas da manhã, deixando para trás o charme colonial do centro histórico dessa acolhedora cidade fluminense.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Iniciamos a viagem de moto pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), seguindo rumo ao norte com destino à Cachoeira do Iriri, localizada ainda no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Percorremos aproximadamente 30 quilômetros pela BR-101 até alcançarmos a entrada da Aldeia Indígena Pataxó, local onde está situada a Cachoeira do Iriri.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Infelizmente, encontramos a entrada da Aldeia Indígena Pataxó fechada por uma corrente.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Descemos da moto e caminhamos pelos arredores por alguns minutos, mas, como não havia ninguém no local, decidimos retornar pela mesma rota utilizada na ida.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

De volta ao trevo principal de Paraty, deixamos a BR-101 e seguimos pela RJ-165, tomando a direção oeste.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Rodamos menos de 8 quilômetros pela estreita, porém asfaltada, RJ-165 até o estacionamento que dá acesso à Cachoeira do Tobogã e ao Poço do Tarzan.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Em frente ao estacionamento que serve aos dois famosos atrativos turísticos de Paraty, a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan, está localizada a Igreja Nossa Senhora da Penha.

 Igreja Nossa Senhora da Penha | Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Com a Formosa devidamente estacionada, caminhamos pela escadaria que avança até a pequena capela, construída sobre uma grande pedra, que guarda a entrada da trilha.

 Igreja Nossa Senhora da Penha | Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

A Igreja de Nossa Senhora da Penha, construída no século XVIII, destaca-se pela sua arquitetura simples e colonial. Além de seu valor histórico, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da vegetação ao redor.

 Igreja Nossa Senhora da Penha | Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

No interior, o altar dedicado à padroeira Nossa Senhora da Penha transmite uma atmosfera de paz e profunda devoção.

 Igreja Nossa Senhora da Penha | Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Após a visita à igreja, seguimos por uma breve trilha ecológica imersa na Mata Atlântica e logo alcançamos a Cachoeira do Tobogã, também conhecida como Cachoeira da Penha ou Cachoeira do Escorrega.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

No local, diversas pessoas se divertiam escorregando pela lisa rocha, com cerca de 20 metros de altura, por onde a água desce rapidamente, formando um verdadeiro tobogã natural que batiza a Cachoeira do Tobogã, atração famosa em Paraty, RJ.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao final do tobogã, os visitantes encontram uma bela piscina natural aos pés da queda d’água, perfeita para um banho refrescante após a diversão.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

A Cachoeira do Tobogã (Cachoeira do Escorrega) é tão conhecida que, em determinadas épocas do ano, chega a sediar campeonatos de surfe na pedra, atraindo turistas e amantes de aventura.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

A ideia de nos aventurar pelo escorregador natural da Cachoeira do Tobogã até surgiu, mas logo percebemos que mal conseguíamos ficar em pé no calçamento de pedra pé-de-moleque do centro histórico de Paraty – RJ, quanto mais em uma rocha lisa e molhada.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Nos contentamos em apreciar a paisagem e absorver a energia revigorante da Cachoeira do Tobogã de Paraty, também conhecida como Cachoeira da Penha.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Após alguns minutos, seguimos pela trilha que margeia a Cachoeira do Tobogã.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Na parte alta da trilha, avistamos o rio que serpenteia pelas pedras, formando diversos poços e pequenas quedas d’água antes de dar origem ao tobogã natural da conhecida Cachoeira do Tobogã.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Poucos passos à frente, está outro atrativo turístico muito conhecido na região: o Poço do Tarzan, uma piscina natural formada por uma pequena, porém charmosa, cascata.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Poço do Tarzan | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada
Poço do Tarzan | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Nas proximidades do Poço do Tarzan, uma pequena ponte pênsil atravessa o rio, conduzindo ao outro lado, onde fica o Restaurante Poço do Tarzan, um estabelecimento rústico e acolhedor.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Após explorar a famosa Cachoeira do Tobogã e o paradisíaco Poço do Tarzan, retornamos ao estacionamento, onde a Formosa nos aguardava pacientemente.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

De volta à moto, retomamos a viagem pela rodovia estadual RJ-165, seguindo em direção ao oeste.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

A estrada estadual fluminense tornava-se gradualmente mais estreita, sinuosa e íngreme, ganhando altitude rapidamente, uma verdadeira maravilha para os amantes de viagens de moto!

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

No meio da densa e exuberante Mata Atlântica que envolve a Serra do Mar, o pavimento da rodovia repentinamente deixou o asfalto para se transformar em paralelepípedo.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Essa mudança de pavimento sinalizava nossa entrada na cênica Estrada Parque Comendador Antônio Cônti, mais conhecida como Estrada Parque Paraty-Cunha, considerada uma das estradas mais belas do Brasil, que corta uma parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Por se tratar de uma estrada parque, a circulação pela Estrada Parque Paraty-Cunha é permitida apenas entre 7h e 17h, em respeito às restrições de horário voltadas à preservação ambiental.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

À medida que ganhávamos altitude pela sinuosa Estrada Parque Paraty-Cunha, uma densa neblina começava a envolver nosso caminho.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Com a atenção redobrada devido à baixa visibilidade, seguimos pela estrada que, até a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 1970, era a única ligação terrestre de Paraty – RJ a outros municípios.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Em boa parte do percurso, a rodovia RJ-165 acompanha o traçado original da antiga e histórica Estrada Real do Caminho do Ouro (Caminho Velho), que ligava as lavras de ouro de Minas Gerais ao Porto de Paraty, na época, o único autorizado pela coroa portuguesa para a exportação do precioso metal.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

A rodovia estadual RJ-165 possui aproximadamente 46 km de extensão, dos quais 15 km correspondem ao trecho de serra, sendo 10 km pertencentes à paradisíaca Estrada Parque Paraty-Cunha.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Logo após atingirmos o topo da Serra do Mar, a mais de 1.515 metros de altitude, partindo de Paraty, que está ao nível do mar, deixamos a neblina para trás e começamos a ver o azul do céu surgir timidamente entre as densas nuvens em constante movimento.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Exatamente no final da Estrada Parque Paraty-Cunha, no passo da montanha, está localizada a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Após uma breve pausa para fotografar a Formosa ao lado da placa que marca a divisa entre os estados, seguimos viagem pela Estrada Paraty-Cunha, que, já em território paulista, volta a ser asfaltada e passa a se chamar Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti, também conhecida como SP-171.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Achamos curioso, ou talvez uma ironia do destino, o fato de uma rodovia numerada como 171 ser nomeada justamente em homenagem a um político.

Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Enfim, poucos quilômetros após entrarmos no estado de São Paulo, passamos ao lado da Cachoeira do Mato Limpo.

Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

A Cachoeira do Mato Limpo está localizada em terras do município de Cunha, às margens da rodovia SP-171, defronte a um dos inúmeros totens (marcos históricos) da Estrada Real – Caminho do Ouro.

Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

A bela e imponente queda d’água da Cachoeira do Mato Limpo forma, aos seus pés, um pequeno poço ideal para banho e lazer.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Em seguida, continuamos nossa viagem de moto pela sinuosa Estrada Paraty-Cunha.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Nos primeiros quilômetros do trecho paulista, a estrada perde a íngreme inclinação presente no lado fluminense, mas continua estreita, sem acostamento e rodeada por uma paisagem deslumbrante.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Em 1932, o território de Cunha foi palco de intensos combates durante a Revolução Constitucionalista. Um batalhão da Marinha, vindo do Rio de Janeiro e composto por cerca de 400 praças, subiu a Serra do Mar com o objetivo de alcançar a capital paulista pelo Vale do Paraíba.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Os confrontos no município duraram cerca de três meses. Nesse período, a cidade, especialmente a zona rural, sofreu grandes danos: fazendas destruídas, casas e lavouras incendiadas, criações saqueadas, bombardeios e mortes de civis inocentes causadas pelas tropas. O centro de Cunha transformou-se em uma verdadeira praça de guerra.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Durante os confrontos da Revolução Constitucionalista, a cidade de Cunha conheceu seu herói e mártir: o lavrador Paulo Gonçalves dos Santos, mais conhecido como Paulo Virgínio. Segundo relatos, ele foi executado por se recusar a revelar a posição das tropas paulistas às forças inimigas.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Em sua homenagem, foi erguido um monumento às margens da rodovia SP-171, que corta o município. Curiosamente, essa mesma estrada possui dois nomes oficiais: do km 0 ao km 47, é denominada Rodovia Paulo Virgínio (uma justa homenagem ao herói local) e, do km 47 ao km 70, recebe o nome de Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Aos poucos, o céu foi sendo tomado por densas nuvens cinzentas e, no horizonte, já era possível avistar diversos pontos de chuva isolada.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Após nos deliciarmos com a pilotagem da Formosa, que bailava suavemente embalada pelo característico ronco do motor Twin Can 96 da Harley-Davidson, cruzamos uma sequência de curvas fechadas, perfeitas para uma pilotagem com garbo e elegância.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Sempre atentos ao céu, torcíamos para que a próxima curva nos levasse para o lado oposto da chuva. Assim, chegamos ao charmoso centro histórico de Cunha – SP antes que as primeiras gotas caíssem.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Já no centro de Cunha, oficialmente reconhecida como Estância Climática, estacionamos a Formosa nas imediações da Praça Cônego Siqueira e seguimos a pé para explorar o seu bem preservado centro histórico.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O primeiro atrativo turístico que visitamos em Cunha foi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, um dos principais símbolos históricos e religiosos da cidade.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja Matriz de Cunha, foi construída em 1731 e, desde então, passou por diversas reformas que preservaram sua importância histórica e arquitetônica.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Um episódio marcante na história da Igreja de Nossa Senhora da Conceição ocorreu em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, quando o templo foi completamente alvejado pelos confrontos armados que tomaram a cidade.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, belo exemplo do barroco paulista, é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, preservando sua relevância artística, religiosa e arquitetônica ao longo dos séculos.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O interior da Igreja Matriz de Cunha possui uma única nave, ampla e bem iluminada, onde se destacam o altar-mor e os altares laterais com imagens sacras, todos em estilo barroco rococó, evidenciado pelos elaborados retábulos.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Durante nossa visita, o interior do templo religioso estava em processo de reformas, visando à preservação e valorização de seus elementos históricos e arquitetônicos.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Do lado de fora da Igreja Matriz de Cunha, caminhamos pela Praça da Matriz, onde se destaca um belo chafariz, importante marco histórico e ponto de encontro local.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Bem próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, encontra-se outro importante atrativo turístico local: o Mercado Municipal de Cunha, um espaço de grande valor histórico e arquitetônico na cidade paulista.

Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Inaugurado em 1913, o tradicional Mercado Municipal de Cunha é uma das construções mais antigas da cidade. O mercado abriga diversas bancas que oferecem produtos típicos da região, como frutas frescas, doces, pimentas, além de botas, chapéus e aguardentes artesanais.

Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com algumas balas de coco artesanais no bolso, doce típico que já nos atraía desde o litoral fluminense, e mordiscando uma cocada, deixamos o Mercado Municipal da Estância Climárica de Cunha após uma breve visita.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Poucos passos adiante, passamos pela Prefeitura Municipal de Cunha, um edifício que combina valor histórico e arquitetura local.

Prefeitura Municipal | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Em seguida, avistamos o suntuoso Casarão Osmar Felipe, outra importante construção histórica que preserva a memória e a cultura de Cunha, SP.

Casarão Osmar Felipe | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O imponente Casarão Osmar Felipe, um antigo casarão colonial com as cores azul e branco, lindas varandas e belos janelões, ostenta diversos abacaxis adornando sua fachada.

Casarão Osmar Felipe | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Vimos o mesmo adorno em algumas edificações de Paraty – RJ, e, curiosos, questionamos o significado da exposição de tal fruta na fachada destas antigas construções.

Casarão Osmar Felipe | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Eis a explicação: No período colonial, os abacaxis eram um símbolo de riqueza e prosperidade, indicando que naquela casa morava alguém da nobreza, pois a fruta é amarela como o ouro e tem uma coroa como um rei.

Casarão Osmar Felipe | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Cunha é um verdadeiro refúgio de beleza e tradição no interior paulista. Fundada em 1724, a cidade mantém seu charme colonial, perceptível nas ruas estreitas e nas construções históricas. Atualmente com cerca de 22 mil habitantes, está situada em uma impressionante formação geográfica em forma de ferradura, cercada pelas imponentes Serra do Mar, Serra da Bocaina e Serra do Quebra-Cangalha.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Uma curiosidade interessante sobre Cunha é que a cidade é conhecida como a “Capital Brasileira do Fusca”. Isso se deve ao impressionante número de mais de 1.300 unidades do icônico veículo licenciadas no município, o que representa mais de 5% da população com um Volkswagen Fusca na garagem.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Caminhando pelas estreitas ruas do centro histórico de Cunha, onde os charmosos fusquinhas parecem fazer parte da paisagem, chegamos a mais um importante marco histórico e religioso da cidade: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, erguida em 1793, foi construída com o propósito de abrigar os cultos destinados aos escravizados e aos brancos pobres, que, à época, eram proibidos de frequentar a Igreja Matriz de Cunha.

Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Atualmente, o templo religioso, também conhecido como Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos ou, simplesmente, Igreja do Rosário, integra o conjunto de imóveis tombado pelo Estado de São Paulo como Patrimônio Histórico e Cultural, reconhecido por seu valor arquitetônico e relevância histórica para a cidade de Cunha.

Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Como a Igreja do Rosário e São Benedito só abre ao público em dias festivos, o que não era o caso nesta visita, encontramos suas portas fechadas. Ainda assim, apenas contemplar sua bela fachada, com detalhes arquitetônicos singelos e típicos do período colonial, já faz a visita valer a pena.

Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao lado da Igreja do Rosário e São Benedito, está a ampla Praça do Rosário, um espaço encantador que chama a atenção pelas imponentes palmeiras alinhadas, criando um cenário harmonioso e fotogênico, perfeito para uma pausa durante o passeio pelo centro histórico de Cunha, SP.

Praça do Rosário | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Praça do Rosário conta ainda com um pequeno mirante, de onde é possível contemplar uma vista privilegiada das montanhas e da paisagem rural que cerca Cunha.

Praça do Rosário | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O espaço público também abriga uma estátua em homenagem ao poeta e compositor Benedito José Monteiro, ilustre cidadão de Cunha.

Praça do Rosário | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após a agradável caminhada pelo pacato centro histórico de Cunha, retornamos ao encontro da Formosa, nossa fiel companheira de estrada.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Já de volta à moto, seguimos pelas tranquilas ruas de Cunha e passamos pela Casa do Artesão, um espaço dedicado à valorização da cultura local, onde artistas e artesãos da região expõem e comercializam suas obras.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Rodamos então até o Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro. Afinal, Cunha não é conhecida apenas como a “Capital Nacional do Fusca”, mas também ostenta com orgulho o título de “Capital Nacional da Cerâmica Artística”. Por isso, uma visita à cidade não estaria completa sem conhecer ao menos um de seus renomados ateliers de cerâmica.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O casal nipo-brasileiro Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro fundou seu próprio ateliê de cerâmica artística em 1985, especializando-se em peças de alta temperatura. O grande destaque do local é o tradicional forno Noborigama, movido a lenha, que confere autenticidade e qualidade únicas às obras produzidas.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O forno Noborigama, trazido do Japão, foi introduzido em Cunha – SP em 1975, marcando a chegada de artistas japoneses e portugueses à região. Essa técnica tradicional trouxe um novo patamar à cerâmica local, contribuindo para o reconhecimento da cidade como um importante polo artístico no Brasil.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A técnica Noborigama consiste na produção de cerâmica em fornos a lenha com câmaras interligadas, que alcançam temperaturas superiores a 1.300 graus Celsius, proporcionando peças com resistência, textura e beleza únicas.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O nome Noborigama significa “forno que sobe”, derivado de nobori, que significa rampa, e gama, que significa forno, referência ao seu formato característico em degraus, semelhante a uma escada.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Na técnica Noborigama, a queima com lenha resinosa de eucalipto reflorestado pode durar até 27 horas consecutivas. O processo inicia-se com lenha grossa para o aquecimento inicial, seguida por lenha média para elevar a temperatura na fornalha, e, por fim, lenha fina para alcançar o ponto de fusão dos esmaltes nas câmaras do forno.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O controle preciso do nível da brasa e o ritmo de alimentação do forno influenciam a oxidação ou redução da atmosfera de queima. Isso resulta em elementos imprevisíveis na cristalização, produzindo tonalidades únicas e surpreendentes nos esmaltes, que variam a cada queima.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A abertura da fornada é um momento marcante, quando as cerâmicas são retiradas das câmaras após a queima e o lento resfriamento de três dias. Essa etapa é sempre repleta de surpresas, alegria e encantamento, vivenciados e compartilhados por todos.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Entre os mais de vinte fornos Noborigama existentes no Brasil, seis estão em funcionamento ativo no município de Cunha, SP.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Atualmente, Cunha é um importante polo de cerâmica no Brasil e na América do Sul. Sua produção reúne influências orientais, portuguesas e indígenas, destacando-se por peças de alta e baixa temperatura.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

As peças de cerâmica produzidas em Cunha, que transitam entre decoração e objetos de uso cotidiano, destacam-se pela beleza e acabamento primoroso.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após a incrível visita ao Atelier Suenaga & Jardineiro, a chuva finalmente apareceu. Vestimos as discretas capas de chuva, subimos na Formosa e seguimos pela SP-171, deixando Cunha para trás.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Após rodar cerca de 50 quilômetros pela sinuosa rodovia estadual, chegamos a Guaratinguetá – SP, onde fizemos a conexão com a rodovia federal BR-116.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Percorremos poucos quilômetros pela movimentada Rodovia Presidente Dutra, ou Via Dutra, como é conhecido trecho da BR-116 que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro.

Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Sob chuva no final do dia, chegamos em Aparecida, cidade popularmente conhecida como Aparecida do Norte, nome que remete à construção da Estrada de Ferro do Norte (Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro).

Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Já no centro da famosa cidade, partimos em busca de um hotel para descansar e recuperar as energias.

Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Molhados e cansados, acabamos sendo surpreendidos pelo Google Maps, que nos pregou uma peça e nos fez percorrer praticamente todo o centro de Aparecida em um percurso em zigue-zague.

Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após o inesperado tour pelo centro, finalmente chegamos ao hotel onde vamos passar a noite. De lá, tivemos uma bela vista do principal ponto turístico que vamos visitar no dia seguinte: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida | Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Trajeto entre Paraty - Rio de Janeiro e Aparecida - São Paulo - Brasil - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre Paraty – RJ e Aparecida – SP.