Sob um céu finalmente azul em Quatro Barras, no Paraná, iniciamos mais um dia da Moto Expedição 2020: Belas Rotas, acelerando rumo ao estado de São Paulo. Seguimos pela icônica Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga Curitiba à capital paulista, atravessando paisagens de serra, trechos de Mata Atlântica e enfrentando longos engarrafamentos típicos da rota. De lá, seguimos pelo Rodoanel Mário Covas até alcançar a cênica Rodovia dos Imigrantes, uma das estradas mais belas e modernas do Brasil, que nos conduziu serra abaixo até as charmosas cidades litorâneas de Santos e São Vicente, onde encerramos o dia entre o som do mar, a brisa salgada e a sensação de missão cumprida sobre duas rodas.

Quatro Barras - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Despertamos nas primeiras horas da quinta-feira e, ao abrir a janela do hotel, fomos recebidos por um lindo céu azul em Quatro Barras, no Paraná.

Quatro Barras - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Após o café da manhã, organizamos os equipamentos na Formosa e partimos cedo, seguindo rumo norte pela rodovia BR-116.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Com pouco movimento na estrada, avançamos rapidamente pela via pedagiada, bem conservada e duplicada, ideal para quem viaja de moto e busca um trajeto seguro e fluido.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

O trecho de aproximadamente 400 quilômetros da rodovia federal BR-116, que liga as capitais Curitiba e São Paulo, é conhecido como Rodovia Régis Bittencourt.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

O nome é uma homenagem ao engenheiro civil Edmundo Régis Bittencourt, que teve papel fundamental na gestão do antigo DNER, na década de 1950, e contribuiu para a construção da ligação rodoviária entre os estados do Paraná e São Paulo.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

A duplicação total da Régis Bittencourt foi concluída em dezembro de 2017, representando um grande avanço em segurança e fluidez de tráfego. Sob concessão da Arteris Régis Bittencourt desde 2008, a rodovia conta com seis praças de pedágio ao longo de sua extensão.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

É uma das principais rotas logísticas do país, conectando as regiões Sul e Sudeste e integrando o Brasil ao corredor rodoviário do Mercosul.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Atualmente, o tráfego médio diário da Rodovia Régis Bittencourt ultrapassa 29 mil veículos, com predominância de caminhões e ônibus, que somam cerca de 80% do fluxo total, um reflexo de sua importância econômica e estratégica.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Após percorrermos aproximadamente 75 quilômetros pela Régis Bittencourt, alcançamos a divisa entre os estados, deixando o Paraná e adentrando o território paulista.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Num piscar de olhos, o céu azul deu lugar a densas nuvens cinzentas. O cenário ensolarado rapidamente se transformou, mas a temperatura amena deixou a viagem confortável.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Pouco depois, cruzamos um dos trechos mais belos da rodovia, que atravessa parte do Parque Estadual do Rio Turvo (PERT). Localizado entre o Vale do Ribeira e o Litoral Sul Paulista, o parque possui mais de 73 mil hectares de mata nativa e abriga uma das últimas grandes áreas contínuas de Mata Atlântica preservada no estado.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Sua fauna é riquíssima: vivem ali espécies emblemáticas como a onça-pintada, a onça-parda, o cachorro-vinagre, a anta, a harpia e o papagaio-de-peito-roxo, este último símbolo da unidade de conservação.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Barraca Naturehike Cloud Up

Mantendo um bom ritmo de viagem, seguimos até Pariquera-Açu, onde fizemos a primeira parada do dia para abastecer a Formosa em um dos postos da tradicional Rede Graal, conhecida entre os viajantes pela boa infraestrutura e conveniência.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | Pariquera-Açu - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Pouco depois de estacionarmos, um ônibus vindo de Erechim (RS) parou na lanchonete ao lado.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | Pariquera-Açu - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com receio de eventualmente encontrar algum credor entre os passageiros, decidimos retomar a estrada o quanto antes.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros à frente, paramos novamente, desta vez para vestir as capas de chuva, uma rotina já familiar na Moto Expedição 2020: Belas Rotas.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

A decisão se mostrou acertada: poucos minutos depois, a chuva começou a cair, intensa e persistente.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

A chuva nos acompanhou por um tempo e só começou a perder força quando nos aproximamos da famosa Serra do Cafezal, um dos trechos mais conhecidos da Régis Bittencourt.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Envolta pela exuberante Mata Atlântica, a Serra do Cafezal se estende por cerca de 70 quilômetros, entre os municípios de Miracatu e Juquitiba. Foi o último trecho da rodovia a ser duplicado, em 2017, encerrando um histórico de acidentes e lentidão que marcava a região antes das obras de modernização.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Ao nos aproximarmos de Juquitiba, avistamos uma longa fila de veículos parados, em sua maioria caminhões e carretas, sinal claro de interdição na pista.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Seguimos viagem lentamente, aproveitando o estreito corredor formado entre os veículos pesados. Foram cerca de 25 quilômetros de paciência e atenção redobrada, até que, finalmente, os veículos começaram a se mover. A cena parecia quase uma miragem após tantos minutos de lentidão.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

No entanto, a alegria durou pouco. Menos de cinco minutos depois, o trânsito voltou a parar completamente.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Exaustos após tantas horas de estrada, decidimos fazer uma breve pausa no acostamento para nos hidratar e repor as energias com as deliciosas bananas desidratadas de Juquiá, que havíamos comprado na região, um clássico lanche dos viajantes pelo Vale do Ribeira.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Revigorados, retomamos a viagem. Pouco adiante, vimos marcas de pneus e parte da carga de uma carreta espalhada no acostamento, provável causa do congestionamento.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

A partir dali, o trânsito voltou a fluir, permitindo seguir viagem com mais tranquilidade.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis

Mas, como se o dia quisesse testar ainda mais nossa paciência, poucos quilômetros depois nos deparamos novamente com o tráfego completamente parado.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Restou manter a calma e seguir pelo corredor até, finalmente, chegarmos a Embu das Artes, SP.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Em Embu das Artes, o trânsito começou a fluir novamente, aliviando a tensão acumulada após tantos quilômetros de congestionamento na Régis Bittencourt.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Na verdade, poderíamos ter evitado todo esse trecho parado se tivéssemos optado pela BR-101 logo após Juquiá, especialmente considerando que nosso destino final naquele dia era Santos e São Vicente.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Ainda assim, como estávamos de férias e adoramos pilotar em corredor e considerando que o objetivo da Moto Expedição 2020: Belas Rotas é explorar algumas das estradas mais bonitas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, não poderíamos deixar de incluir em nosso roteiro a icônica Rodovia dos Imigrantes, principal ligação entre a capital paulista e a Baixada Santista.

Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada
Rodovia Régis Bittencourt - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Depois de algumas paradas e com a carteira um pouco mais leve após os diversos pedágios da Régis Bittencourt, nos despedimos da BR-116 e acessamos o Rodoanel Mário Covas.

Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada

Com 176 quilômetros de extensão, o Rodoanel circunda a região metropolitana de São Paulo e tem papel essencial na melhoria do fluxo de veículos, desviando o tráfego pesado do centro urbano.

Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada
Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada

É dividido em quatro trechos (Oeste, Sul, Leste e Norte) e conecta as principais rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Anchieta e Imigrantes.

Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada
Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada
Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada

Já no Rodoanel, percorremos um breve trecho dentro do município de São Paulo, identificado apenas pela placa que marcava o limite municipal, antes de cruzarmos rapidamente para São Bernardo do Campo.

Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada
Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada
Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros adiante, chegamos ao entroncamento com a Rodovia SP-160, mais conhecida como Rodovia dos Imigrantes e, para nossa surpresa, justamente nas proximidades da “Terra da Garoa”, o azul voltou a dominar o céu, dissipando as nuvens cinzentas que nos acompanhavam desde o Paraná.

Rodoanel Mário Covas - Rodovia SP-21 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Câmera de Ação Insta360 X4
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Na praça de pedágio da Imigrantes, para nossa alegria, motocicletas são isentas de tarifa, um pequeno alívio financeiro depois dos pedágios acumulados.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Seria ideal que essa política se estendesse a todas as rodovias, ou, ao menos, que houvesse faixas exclusivas para motociclistas nos locais onde o pagamento é obrigatório. Além de agilizar o trânsito, essa medida aumenta a segurança de quem viaja sobre duas rodas, prática já adotada em algumas concessões rodoviárias do país.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

À medida que nos aproximávamos da Serra do Mar, a combinação de sol, moto e estrada parecia perfeita. Mas, como se o clima tivesse vontade própria, nuvens carregadas rapidamente tomaram o céu, acompanhadas de uma espessa neblina que limitava a vista panorâmica do litoral paulista.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Iniciamos então a descida pela famosa Rodovia dos Imigrantes, uma das obras de engenharia mais impressionantes do Brasil. Seu projeto enfrentou enormes desafios geográficos e ambientais para vencer o relevo acidentado da Serra do Mar, exigindo soluções técnicas inovadoras e extremo cuidado ambiental para preservar a Mata Atlântica, uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

O trecho inicial da rodovia, ligando a capital ao topo da serra, foi inaugurado em 23 de janeiro de 1974, com 30,5 quilômetros de extensão, marcando o início de uma das mais emblemáticas vias do país.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Em 1976, foi concluída a pista norte, destinada à subida da serra, considerada uma das construções rodoviárias mais arrojadas da época. A via representou um avanço notável na infraestrutura nacional e, até hoje, é referência pela harmonia entre técnica e paisagem.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Já em 2002, entrou em operação a pista sul da Rodovia dos Imigrantes, utilizada para a descida em direção ao litoral. Com 21 quilômetros de extensão e um desnível de 700 metros, ela impressiona por sua integração com o Parque Estadual da Serra do Mar, proporcionando aos viajantes uma experiência visual única em meio à vegetação densa e aos viadutos suspensos sobre o verde.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

No total, a Rodovia dos Imigrantes conta com 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis, tornando-se uma verdadeira obra-prima da engenharia moderna.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Além de ser uma das rotas mais seguras e belas do Brasil, ela cumpre um papel vital na economia paulista ao conectar São Paulo ao Porto de Santos, o maior da América Latina, responsável por grande parte do escoamento das exportações brasileiras.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis

Ao longo do percurso, a estrada oferece vistas espetaculares da Serra do Mar e, em dias de céu limpo, do litoral paulista. É um trajeto que combina natureza, tecnologia e história, uma representação do progresso integrado à preservação ambiental.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

A Rodovia dos Imigrantes também carrega um significado simbólico: seu nome homenageia os imigrantes, especialmente os italianos, que se estabeleceram em São Paulo entre o fim do século XIX e o início do XX. Muitos deles subiam rumo à capital em busca de novas oportunidades, e a estrada perpetua essa trajetória de movimento e esperança.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Após vencer o acentuado declive e atravessar longos túneis, finalmente chegamos ao nível do mar, prontos para seguir viagem pelas estradas litorâneas paulistas.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Com a brisa salgada da maresia no ar, chegamos a São Vicente, no litoral de São Paulo.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada

Fundada em 1532 por Martim Afonso de Sousa, São Vicente é considerada a primeira vila oficialmente estabelecida no Brasil, marco inicial da colonização portuguesa. Carregada de história e rodeada por paisagens naturais encantadoras, a cidade é o ponto de partida perfeito para explorar o litoral paulista.

Rodovia dos Imigrantes - Rodovia SP-160 | FredLee Na Estrada
São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Encontramos rapidamente um hotel aconchegante e deixamos a Formosa estacionada com segurança e conforto. Após uma breve troca de roupas, seguimos ansiosos para sentir a areia fina e clara da Praia do Itararé sob nossos pés.

Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé se estende entre as ilhas Porchat e Urubuqueçaba, formando um cenário de rara beleza. Além de ser a maior e mais movimentada praia de São Vicente, é também uma das mais completas em termos de infraestrutura turística. Sua ampla faixa de areia e mar calmo atraem famílias, esportistas e viajantes em busca de lazer à beira-mar.

Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A orla da Praia do Itararé é bem estruturada, com pista de caminhada, ciclovia, quiosques, quadras esportivas, playgrounds e áreas verdes, tornando-se um espaço democrático e vibrante, perfeito para curtir o dia ou relaxar admirando o horizonte.

Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

À medida que o dia chegava ao fim, aproveitamos para simplesmente observar o mar e deixar o som das ondas preencher o ambiente. Mesmo com o céu encoberto e a brisa fria soprando do oceano, o clima era de tranquilidade e gratidão. Depois de tantas horas de estrada, aquele pôr do sol discreto na orla representava um merecido descanso.

Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Bastão de Trilha Mt100 Forclaz
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Entre os principais atrativos da Praia do Itararé está o teleférico que liga a orla ao topo do Morro da Asa Delta, um dos pontos turísticos mais conhecidos da região. De lá, os visitantes têm uma vista panorâmica de São Vicente e Santos. O local é também ponto de encontro de praticantes de voo livre, que aproveitam as correntes de ar para decolar e sobrevoar a costa, um espetáculo para quem observa da areia. Infelizmente, durante nossa passagem, o teleférico estava fechado, mas ainda assim vale a visita pela beleza natural do entorno.

Morro da Asa Delta - Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Outro destaque é a Pedra da Feiticeira, um monumento natural envolto em lendas e mistério. Sua aparência muda conforme a maré: em maré alta, fica isolada pelas águas, em maré baixa, conecta-se à faixa de areia, criando um visual fascinante. No topo, uma escultura em fibra de vidro retrata uma feiticeira, inspirada em uma antiga lenda vicentina do século XVI.

Pedra da Feiticeira - Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Pedra da Feiticeira - Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Segundo a tradição local, uma mulher misteriosa costumava repousar sobre a pedra nas noites quentes, dançando e cantando para os navios que cruzavam a costa. Diz-se que ela havia se apaixonado por um marinheiro português, com quem teve um filho. Ele prometera voltar de Portugal, mas nunca cumpriu a promessa. Sua aparência singela e os trajes desgastados fizeram com que os moradores passassem a chamá-la de “bruxa” e “feiticeira”. A figura, que mistura romance e melancolia, permanece viva no imaginário popular e é hoje parte do folclore que dá identidade à cidade.

Praia do Itararé | São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Seguimos caminhando pela areia da principal praia de São Vicente e, quase sem perceber, já estávamos em Santos. A transição é natural, a Praia do José Menino é uma continuação da Itararé, formando uma faixa litorânea contínua que une as duas cidades. Essa integração urbana e visual é um dos encantos da Baixada Santista.

Ilha Urubuqueçaba - Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A Praia do José Menino tem um charme especial. De frente para a Ilha Urubuqueçaba, oferece uma paisagem encantadora e, ao mesmo tempo, é um dos pontos mais tradicionais para surfistas e praticantes de esportes de areia. A proximidade com o centro de Santos traz uma atmosfera vibrante, com quiosques, ciclovias e um movimento constante de moradores e turistas.

Parque do Emissário Submarino - Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Entre suas atrações está o Parque do Emissário Submarino, também conhecido como Parque Municipal Roberto Mário Santini, um dos cartões-postais mais visitados de Santos, SP. Durante nossa passagem, ele estava fechado, mas sua importância é inegável: o espaço combina lazer, cultura e natureza em um mesmo cenário.

Parque do Emissário Submarino - Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Parque do Emissário Submarino - Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Dentro do parque, destaca-se a escultura “100 Anos da Imigração Japonesa”, da renomada artista Tomie Ohtake, inaugurada em 2008. A obra, com suas formas curvas e cor vibrante, homenageia a contribuição da comunidade japonesa ao desenvolvimento do Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Além de ser um ponto de referência artística, a escultura é também um símbolo da convivência multicultural que marca a região.

Parque do Emissário Submarino - Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Do parque, é possível apreciar uma vista privilegiada da orla de São Vicente, com a Praia do Itararé ao fundo. É um excelente ponto para admirar o pôr do sol, fotografar e sentir o contraste entre o mar, a cidade e as montanhas ao longe.

Avenida Presidente Wilson | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Avenida Presidente Wilson | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Quando a noite começou a cair, permanecemos no Parque Municipal Roberto Mário Santini, localizado à beira da Avenida Presidente Wilson, um local que mistura tranquilidade e movimento urbano.

Avenida Presidente Wilson | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Parque Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Ali, entre o som das ondas e o vai e vem dos visitantes, aproveitamos para nos hidratar com uma água de coco gelada, perfeita para encerrar o dia com o sabor do litoral paulista.

Parque Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Parque Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada
Parque Praia do José Menino | Santos - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Assim, nos despedimos da quinta-feira, concluindo mais um dia repleto de belas paisagens, boas histórias e descobertas inesquecíveis em nossa moto expedição.

Trajeto entre Quatro Barras - Paraná - Brasil e São Vicente - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia, entre Quatro Barras – PR e São Vicente – SP.