Após uma revigorante noite de descanso, começamos nosso dia com um delicioso café da manhã, preparando-nos para a aventura que nos esperava. Com as bagagens já acomodadas na Formosa, partimos pelas vibrantes ruas de Criciúma, Santa Catarina, rumo à Praia da Guarda do Embaú. Localizada no município catarinense de Palhoça, esta deslumbrante praia é renomada por suas trilhas ecológicas e paisagens pitorescas, prometendo uma jornada inesquecível pelas belezas naturais da região.

Criciúma - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada
Estádio Heriberto Hulse | Criciúma - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada
Museu Augusto Casagrande | Criciúma - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Como era feriado nacional, as ruas do centro de Criciúma, conhecida como a “Capital do Carvão”, estavam surpreendentemente tranquilas.

Criciúma - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Assim, rapidamente acessamos a rodovia federal BR-101, optando pela direção norte.

Já na rodovia de pista duplicada e beneficiando-nos do baixo fluxo de veículos, logo alcançamos um marco impressionante da região: a Ponte Anita Garibaldi.

Após cruzarmos a impressionante Ponte Anita Garibaldi, a segunda maior ponte estaiada em curva do Brasil, com seus extensos 2,8 quilômetros, continuamos nossa jornada sob um céu azul límpido.

Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

À medida que nos aproximávamos da praça de pedágio de Palhoça, em Santa Catarina, notamos uma mudança no tempo. Nuvens carregadas vindas do oeste começaram a cobrir o azul vibrante do céu, trazendo uma atmosfera mais sombria, mas ainda assim cheia de expectativa para a continuação de nossa viagem pela deslumbrante costa catarinense.

Logo após efetuarmos o pagamento da tarifa de pedágio, deixamos a BR-101 pela saída 242. Adentrando uma estrada de calçamento, seguimos em direção ao nosso destino final, a Guarda do Embaú.

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Guarda do Embaú está situada na foz do Rio da Madre, servindo como divisa natural entre os municípios de Paulo Lopes, ao sul, e Palhoça, ao norte. Este local único não só encanta por suas vistas estonteantes, mas também pela harmoniosa interação entre o rio e o mar, criando um cenário perfeito para amantes da natureza e entusiastas de atividades ao ar livre.

Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos ao centrinho da vila da Guarda do Embaú, que abriga cerca de 500 residentes, predominantemente pescadores, artesãos e surfistas, fizemos nosso check-in em um hotel local. Após uma rápida troca de roupas, estávamos prontos para explorar um dos principais atrativos da região: a Pedra do Urubu.

Guarda do Embaú | Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada
Trilha da Pedra do Urubu - Guarda do Embaú | Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

A famosa Pedra do Urubu está situada no topo de um morro com cerca de 130 metros de altitude. Para alcançá-la, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 510 metros. Esta caminhada, embora curta, é recompensadora, oferecendo vistas espetaculares e uma sensação de conquista ao atingir o cume, onde se desdobra uma das mais belas panorâmicas do litoral de Santa Catarina.

A trilha atravessa uma área de mata densa, proporcionando proteção contra o sol, o que torna a caminhada menos cansativa. No entanto, esta característica também mantém o piso mais úmido e potencialmente escorregadio, exigindo maior atenção e cuidado dos aventureiros. Essa interação com um ambiente natural tão vívido adiciona um elemento de aventura e autenticidade à experiência, destacando a importância de estar preparado para terrenos variados.

A trilha para a Pedra do Urubu é claramente demarcada, facilitando a navegação até o topo. Nas bifurcações, placas indicativas ajudam a garantir que os visitantes escolham o caminho correto, proporcionando uma experiência segura e acessível mesmo para aqueles menos familiarizados com trilhas em ambientes naturais. Esta organização contribui para uma exploração tranquila e proveitosa das belezas naturais da região.

A vegetação ao redor da trilha está em processo de recuperação, refletindo uma história de transformação ambiental significativa. Até a década de 1970, a área abrigava plantações e alguns engenhos de cana. Estas atividades foram encerradas com a criação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em 1975, um esforço de conservação que visa preservar a biodiversidade local e fomentar a regeneração natural da Mata Atlântica. Essa mudança sublinha a importância das iniciativas de conservação na manutenção e recuperação dos ecossistemas brasileiros.

Após cerca de 30 minutos de caminhada, alcançamos o topo do morro.

Este momento é especialmente gratificante, pois se revela uma vista panorâmica espetacular da região, destacando a harmoniosa interação entre o rio e o mar que caracteriza a Guarda do Embaú. A sensação de alcançar o cume, respirar o ar puro e contemplar a paisagem é uma recompensa inigualável para o esforço da subida.

Do mirante natural no topo, fomos agraciados com uma vista privilegiada e encantadora: o encontro das azuladas águas do mar com as douradas areias e as rochas, todas emolduradas pelo verde vívido da Mata Atlântica.

Olhando em direção ao sul do mirante, é possível observar o Rio da Madre serpentear delicadamente pela planície litorânea até seu encontro com o mar.

Esta visão oferece uma perspectiva única da dinâmica natural e da paisagem estonteante que faz da Guarda do Embaú um dos destinos mais fotogênicos e apreciados de Santa Catarina. Que lugar sensacional!

A vista deste ângulo realmente destaca por que a Guarda do Embaú é considerada por muitos uma das mais belas praias do Brasil.

A combinação impressionante das águas cristalinas do mar, as areias douradas e as rochas majestosas, tudo sob o abraço verde da Mata Atlântica, forma um cenário quase mágico. Este lugar não só captura a essência da beleza natural brasileira, mas também proporciona uma paz que só se encontra em poucos lugares do mundo.

Após aproveitarmos a energia revitalizante do local por alguns minutos, chegou o momento de iniciar o retorno. Descemos pela mesma trilha pela qual subimos, levando conosco as memórias de vistas inesquecíveis e a serenidade que só a Guarda do Embaú pode oferecer.

Continuando nossa descida, até alcançarmos a primeira bifurcação, optamos por seguir em direção à Prainha. Este desvio nos ofereceu a chance de explorar mais um belo recanto da região, adicionando ainda mais encanto à nossa jornada pela Guarda do Embaú.

Trilha da Prainha - Guarda do Embaú | Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Alguns passos adiante, chegamos a um novo entroncamento. Aqui, a decisão foi entre seguir à direita, onde a trilha leva até a Praia do Evori, ou à esquerda, em direção à Prainha.

Optamos por seguir à esquerda, continuando nossa aventura rumo à Prainha, um local ainda mais isolado e perfeito para quem deseja desfrutar de momentos de serenidade e beleza natural sem igual.

Após superarmos a parte mais íngreme da trilha, começamos a notar uma transição suave no terreno: a terra firme começou a se mesclar lentamente com a areia fina. Esse sutil entrelaçamento dos elementos nos guiava cada vez mais perto do destino, sinalizando nossa chegada à serena Prainha da Guarda do Embaú em Santa Catarina.

À medida que avançávamos, a vegetação começou a ficar mais rasteira e a areia, mais fofa.

O azul vívido do céu gradualmente se fundia com o azul intenso do mar, criando um espetáculo visual de cores e texturas que nos recebia de braços abertos na Prainha.

A Prainha, localizada atrás do Costão da Guarda do Embaú, é uma joia escondida que oferece um visual deslumbrante.

Esta pequena faixa de areia proporciona uma sensação de exclusividade e retiro, perfeita para aqueles que buscam um refúgio longe das áreas mais movimentadas. Com sua beleza natural preservada e vistas panorâmicas do oceano, a Prainha é um convite para relaxar e absorver a tranquilidade do ambiente.

Da Prainha, é possível admirar a Pedra do Urubu, o ponto de onde viemos.

Na Prainha, continuamos nossa caminhada, agora com o mar ao nosso lado, seguindo para o sul. A caminhada ao longo da costa nos permitiu sentir a brisa do mar e ouvir o suave ruído das ondas quebrando.

Finalmente, chegamos ao costão rochoso da Guarda do Embaú, onde nos sentamos para contemplar a imensa beleza natural que nos cercava.

As enormes pedras onde se encontram com a areia e as águas do mar criam espetaculares piscinas naturais. Essas formações, resultado da interação entre a rocha e o oceano, oferecem um espetáculo visual e um refúgio ideal para banhos relaxantes.

A água cristalina dessas piscinas é perfeita para um mergulho refrescante, proporcionando uma experiência única de conexão com a natureza e uma oportunidade de admirar a vida marinha local em um ambiente tranquilo e encantador.

À medida que o fim do dia se aproximava, retomamos nossa caminhada, seguindo pelo trajeto que serpenteia entre as pedras do chamado Costão da Guarda. Este percurso entre as imponentes formações rochosas oferece uma perspectiva única do litoral, onde cada passo revela novas vistas e sons do oceano batendo contra as pedras.

Continuamos até alcançar uma ponta distinta, onde de um lado se estendia a Praia da Guarda do Embaú e, do outro, o costão rochoso por onde havíamos passado. Este ponto único oferece uma visão panorâmica esplêndida, capturando a essência da região com suas águas cristalinas de um lado e as robustas formações rochosas do outro.

Devido às suas ondas consistentes e fortes, ideais para o surfe durante praticamente o ano inteiro, a Guarda do Embaú foi reconhecida em 2016 como Reserva Mundial do Surfe. Este prestigioso título ressalta a qualidade excepcional das ondas e a beleza natural da região, colocando a Guarda do Embaú no mapa global como um dos destinos imperdíveis para surfistas e amantes do esporte. A designação também destaca o compromisso da comunidade local com a preservação ambiental e a promoção do surfe sustentável.

O título de Reserva Mundial do Surfe visa não apenas reconhecer as excelentes condições para o surfe, mas também proteger o meio ambiente e o ecossistema da praia e da região circundante. Este esforço envolve a conservação a longo prazo através de estratégias como divulgação consciente, planejamento cuidadoso e capacitação da comunidade local.

Observar o pôr do sol do Costão da Guarda certamente seria um espetáculo memorável, mas as nuvens densas no oeste impediram essa visão, levando-nos a prosseguir para a última etapa de nossa trilha do dia. Mesmo sem o encanto do entardecer, a jornada continuou a oferecer suas próprias recompensas, com a natureza ao redor proporcionando um cenário sereno e inspirador.

Trilha do Costão da Guarda - Guarda do Embaú | Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Logo após deixarmos o Costão da Guarda, chegamos à Praia do Evori, também conhecida como Praia da Barra. Este local encantador é o ponto onde as águas calmas do Rio da Madre se encontram com as ondas do mar. A mistura das águas doce e salgada cria um ambiente único, ideal para quem busca um cenário tranquilo e pitoresco.

Praia do Evori - Praia da Barra | Guarda do Embaú | Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

A partir deste ponto, para retornar ao centrinho da Guarda do Embaú, você tem duas opções encantadoras: seguir por uma trilha pitoresca ou atravessar o Rio da Madre usando pequenos barcos que operam como táxis fluviais.

Decidimos continuar a pé, marcando assim uma despedida apropriada para este maravilhoso dia, que foi, aliás, o primeiro dia sem chuvas durante a Expedição 2020: Belas Rotas.

Guarda do Embaú | Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Abaixo o mapa com o trajeto percorrido no dia entre Criciúma – SC e a Guarda do Embaú em Palhoça – SC:

Trajeto entre Criciúma - Santa Catarina - Brasil e Guarda do Embaú - Palhoça - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada