Com a Formosa devidamente limpa e perfumada (fragrância WD-40), carregamos as bagagens e vestimos nossas indumentárias de viagem. Assim, partimos ao amanhecer desta quinta-feira para mais uma emocionante expedição sobre duas rodas. Nesta aventura, intitulada “Expedição 2020: Belas Rotas”, pretendemos explorar algumas das estradas mais encantadoras do Brasil. Para o primeiro dia, definimos um destino icônico e reverenciado no universo motociclístico: a Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina, um lugar de beleza e mistérios que aguardava por nós.

Expedição 2020: Belas Rotas | FredLee Na Estrada

Após zerar o hodômetro parcial da moto, nos despedimos de Erechim, no Rio Grande do Sul, com Urubici, em Santa Catarina, estabelecido como nosso destino do dia.

Hodômetro parcial da Harley-Davidson Heritage Softail Classic zerado | FredLee Na Estrada

Embora o trajeto mais direto, lógico e convencional de Erechim a Urubici seja pelas rodovias BR-153 e BR-280, optamos por uma rota alternativa. Afinal, estamos de férias e o desejo de aproveitar ao máximo a liberdade da estrada falou mais alto. Com a oportunidade de escolher um caminho mais longo e repleto de curvas, decidimos abraçar a aventura, priorizando o prazer de pilotar a Formosa em detrimento da rapidez.

Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Deixando o centro de Erechim – RS, seguimos pela RS-135 em direção ao sul.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

Rodamos apenas alguns quilômetros até encontrarmos o primeiro “pare e siga” da viagem, algo que já está se tornando uma tradição em nossas moto expedições. Cada início de jornada parece ser marcado por esse breve interlúdio, preparando-nos para as aventuras que nos esperam.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

Com a temperatura amena e o céu coberto por densas nuvens, os breves minutos de espera pelo “pare e siga” não foram suficientes para causar desconforto, como o calor excessivo vindo do motor da Formosa que poderia fritar os ovos as pernas. A condição climática contribuiu para uma parada mais confortável, permitindo-nos aguardar a liberação da pista sem maiores incômodos.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

Retomamos a viagem e logo chegamos ao trevo de acesso a Coxilha, onde também se conecta com a ERS-463. Seguimos então por essa rodovia, continuando nossa jornada em direção leste.

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Rodovia ERS-463 | FredLee Na Estrada

O trecho de pouco mais de 30km entre Coxilha e Tapejara, percorrido pela ERS-463, é caracterizado por suas inúmeras curvas fechadas, oferecendo uma experiência especialmente prazerosa para quem está viajando de moto.

Rodovia ERS-463 | FredLee Na Estrada

Após superar as curvas, cruzamos o centro de Tapejara, RS e continuamos nossa jornada pela rodovia estadual.

Tapejara - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada
Tapejara - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Próximo de Ibiaçá – RS, fizemos a primeira pausa de muitas ao longo do trajeto, tanto para eu regar as plantinhas às margens da rodovia quanto para nos hidratarmos.

Rodovia ERS-463 | FredLee Na Estrada

Mais aliviado após a pausa, retomei a pilotagem e logo cruzamos o pórtico de acesso à cidade.

Rodovia ERS-463 | FredLee Na Estrada
Ibiaçá - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada
Ibiaçá - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Passamos em frente ao imponente Santuário Nossa Senhora Consoladora.

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Santuário Nossa Senhora Consoladora | Ibiaçá - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada
Santuário Nossa Senhora Consoladora | Ibiaçá - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Em seguida, voltamos à estrada, que estava ladeada por extensas plantações.

Rodovia ERS-463 | FredLee Na Estrada
Rodovia ERS-463 | FredLee Na Estrada

Logo após, acessamos a rodovia RS-126, que nos conduziu até Sananduva, município gaúcho reconhecido como a “Terra do Melhor Salame Italiano”, um título que reflete o orgulho local e a qualidade de seus produtos artesanais. Este apelido curioso destaca a forte influência italiana na região e a excelência culinária que ela oferece.

Rodovia RS-126 | FredLee Na Estrada

Em Sananduva, pegamos outra rodovia estadual, a RS-343, e seguimos nosso trajeto contornando as cidades de Cacique Doble, São José do Ouro e Barracão.

Rodovia RS-343 | FredLee Na Estrada
Rodovia RS-343 | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos em Barracão, deixamos as rodovias estaduais para trás e adentramos na BR-470.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada
Talheres de Titânio Widesea

Percorremos cerca de 10km pela BR-470 até chegarmos a uma ponte estratégica, situada exatamente onde as águas do Rio Pelotas se encontram com as do Rio Uruguai.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada

Este último tem suas origens no Parque Estadual de Espigão Alto, localizado nas proximidades, e se transforma em um imponente rio que percorre mais de 1.750 quilômetros até desembocar no Mar del Plata, na fronteira entre Argentina e Uruguai.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada

Neste cenário impressionante, cruzamos a primeira divisa de estados de nossa expedição, passando do Rio Grande do Sul para Santa Catarina.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada

Uma vez em solo catarinense, tanto a Formosa quanto nós sentimos pela primeira vez durante a Expedição 2020: Belas Rotas a amarga sensação de rodar por uma rodovia em péssimo estado de conservação.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada

Por sorte, o trecho em mau estado foi breve, durando cerca de 15km. Após isso, a estrada voltou a apresentar boas condições, permitindo-nos prosseguir com mais tranquilidade e segurança.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada

Cercados por extensas plantações, belas fazendas e grandes rebanhos de gado, contornamos a região de Campos Novos.

Rodovia BR-470 | FredLee Na Estrada
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Após alguns quilômetros, deixamos a BR-470 e passamos a percorrer a BR-282.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Continuamos nossa jornada e contornamos Vargem, uma pequena cidade que se destaca pela sua tranquilidade e belas vistas naturais, proporcionando um cenário sereno para nossa viagem pela BR-282.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

E adentramos na Serra Catarinense, uma região conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego e clima mais ameno.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Continuando nossa viagem pela Serra Catarinense, passamos por São José do Cerrito, uma localidade encantadora que serve como um pitoresco portal para as belezas naturais e culturais da região.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Uma curiosidade fascinante sobre São José do Cerrito é que pesquisadores descobriram recentemente diversas estruturas subterrâneas na região. De acordo com arqueólogos, essas construções representam o maior conjunto de casas ou abrigos subterrâneos já localizados no Brasil.

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Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Esse achado notável adiciona um elemento de mistério e importância histórica ao município, atraindo interesse tanto de estudiosos quanto de turistas curiosos sobre o passado pré-colonial do país.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Até agora, foram localizadas mais de 200 estruturas subterrâneas em São José do Cerrito – SC, algumas com impressionantes 7 metros de profundidade por 20 de diâmetro. Estas construções são datadas de cerca de 1000 anos atrás e contêm vestígios de populações que habitaram o planalto catarinense em tempos pré-colombianos.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Este achado arqueológico oferece uma janela única para o entendimento da história antiga da região, destacando a complexidade e a riqueza cultural dos povos que ali viveram.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Na sequência de nossa expedição, passamos por Lages, o maior município da região da Serra Catarinense.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Lanterna Tática Militar
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Conhecida como a “Capital do Planalto”, Lages é um centro importante tanto cultural quanto economicamente, oferecendo uma combinação rica de história, tradição e desenvolvimento moderno.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos em Lages, notamos um aumento no fluxo de veículos, e o vento se intensificou, reduzindo a sensação térmica. Acompanhados por esse clima mais frio, continuamos nossa viagem até contornar Bocaina do Sul, enfrentando as condições climáticas que são típicas desta região montanhosa e elevada da Serra Catarinense.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Até que chegamos em Bom Retiro, município conhecido por suas paisagens naturais deslumbrantes e por ser um ponto de encontro para os amantes da natureza e de aventuras ao ar livre.

Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada
Rodovia BR-282 | FredLee Na Estrada

Em Bom Retiro, nos despedimos da BR-282 e iniciamos nossa jornada pela SC-110. Esta mudança de rota nos levou por uma estrada cênica, oferecendo vistas ainda mais espetaculares e uma conexão mais íntima com a natureza exuberante da Serra Catarinense.

Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
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Dali, foram apenas alguns quilômetros, repletos de curvas desafiadoras, até finalmente chegarmos em Urubici – SC.

Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada

Esta visita a Urubici marcou a segunda passagem da Formosa por este encantador município catarinense.

Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada

A primeira visita da Formosa a Urubici ocorreu em 2017. Para relembrar os detalhes dessa aventura anterior, clique aqui.

Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada

Curiosamente, em ambas as visitas a Urubici, o clima se apresentou fechado e frio, antecedendo períodos de chuva. Esta coincidência climática ressalta o caráter imprevisível do tempo na região serrana, onde as condições podem mudar rapidamente, adicionando um elemento de aventura à experiência de viagem.

Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada
Rodovia SC-110 | FredLee Na Estrada

Uma vez no centro de Urubici, dirigimo-nos ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para obter a autorização necessária para visitar o Morro da Igreja (Pedra Furada), localizado dentro do Parque Nacional de São Joaquim. Este procedimento é essencial para garantir a conservação da área e a segurança dos visitantes, permitindo o acesso a uma das paisagens mais icônicas e elevadas da região.

Urubici - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada
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Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio | Urubici - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Após obtermos a autorização, dedicamo-nos à busca de um local para pernoitar em Urubici, SC.

Urubici - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Com a pousada localizada e a Formosa devidamente descarregada, e com a chuva já desenhando-se no horizonte, partimos para a SC-370 em direção à famosa Serra do Corvo Branco.

Rodovia SC-370 | FredLee Na Estrada

O percurso que liga o centro de Urubici ao alto da Serra do Corvo Branco é de aproximadamente 30km, incluindo cerca de 6km de estrada de terra com pedras soltas. Este trecho culmina com a impressionante paisagem dos enormes paredões rochosos que ladeiam o asfalto da rodovia SC-370, proporcionando uma experiência única e memorável aos viajantes.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Naturalmente, ao chegarmos no trecho de terra, fomos recebidos pela chuva, o que explica a ausência de fotos deste momento desafiador da jornada. A chuva intensificou a aventura, adicionando um elemento extra à nossa experiência ao percorrer a Serra do Corvo Branco sob condições adversas.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Sob uma chuva persistente, envoltos em densa neblina e combatendo um vento gelado que nos deslocava de um lado para o outro da estrada, prosseguimos com extrema cautela. Apesar das condições desafiadoras e das ocasionais reboladas da Formosa, conseguimos alcançar um dos destinos mais cobiçados pelos motociclistas: a Serra do Corvo Branco.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Alcançar a Serra do Corvo Branco provoca uma sensação verdadeiramente indescritível. O sentimento de alegria ao chegar a um dos mais emblemáticos pontos das rotas de moto no Brasil é um misto de realização e admiração pela natureza ao redor. A experiência é um marco na jornada de qualquer motociclista, proporcionando uma profunda conexão com a paisagem e um momento de grande satisfação pessoal.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada
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A histórica estrada que atravessa a Serra do Corvo Branco representa a primeira via de conexão entre o litoral e a serra catarinense. Esta lendária rota não é apenas uma estrada, ela é um marco fundamental na história de Santa Catarina, destacando-se pela sua importância no desenvolvimento do acesso entre diferentes regiões do estado.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Esta passagem se tornou um símbolo de progresso e aventura, atraindo motociclistas e viajantes de todo o país para vivenciar suas vistas deslumbrantes e desafios únicos.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

A Serra do Corvo Branco recebeu este nome intrigante devido à presença do Urubu-Rei, uma ave de rara beleza com plumagem predominantemente branca e detalhes coloridos.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Desconhecido pelos habitantes locais, o Urubu-Rei foi equivocadamente chamado de corvo branco, o que eventualmente deu origem ao nome da serra. Essa curiosa origem do nome contribui para o misticismo e a singularidade da região, tornando-a ainda mais fascinante para visitantes e entusiastas da natureza.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

A imponente garganta da Serra do Corvo Branco, parte da vasta cadeia rochosa da Serra Geral, está localizada no município de Grão-Pará, que fica a aproximadamente 55 km de Urubici.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Esta área espetacular está situada a uma altitude de 1.470 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas deslumbrantes e um ambiente único para os aventureiros e amantes da natureza que se aventuram por esta região de beleza inigualável.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Considerando que Urubici está localizada a 915 metros acima do nível do mar, e o centro de Grão-Pará a apenas 110 metros, a inclinação da Serra do Corvo Branco torna-se notavelmente evidente.

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Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Este significativo desnível destaca a íngreme ascensão que os visitantes enfrentam ao percorrer esta serra, proporcionando uma jornada desafiadora e ao mesmo tempo espetacular pela dramática paisagem montanhosa.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Devido às condições climáticas adversas, o avanço da noite e a limitação na habilidade de condução de quem vos escreve, decidimos não prosseguir pela rodovia que, embora inicialmente asfaltada, logo retorna ao formato de estrada de terra e pedras.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Optamos por apreciar a beleza do local apesar da visibilidade limitada devido à chuva e neblina, e decidimos adiar a aventura de explorar o trajeto entre Urubici e Grão-Pará para uma futura ocasião.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Essa decisão nos permitiu garantir a segurança, ao mesmo tempo em que mantivemos a expectativa para uma nova oportunidade de aventura em condições mais favoráveis.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Com a adrenalina já mais controlada e após tirar várias fotos, percebemos que a chuva persistia e o vento estava bastante frio. Foi então que lembramos de colocar as capas de chuva para nos protegermos melhor do clima adverso.

Rodovia SC-370 | Serra do Corvo Branco | FredLee Na Estrada

Molhados e com frio, mas com um baita sorriso dentro do capacete, voltamos ao centro de Urubici, concluindo o primeiro dia vibrante da Expedição 2020: Belas Rotas. Foi um início repleto de descobertas e aventuras marcantes.

Trajeto entre Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil e Urubici - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido de Erechim – RS a Urubici – SC.