Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira a Sayo e o FredLee seguiram para a Praça das Etnias, no centro de Gramado – RS, onde embarcaram em um ônibus para fazer o Tour Linha Bella.
Tour Linha Bella
Local: Avenida Borges de Medeiros, 1848 | Centro | Gramado – RS
Telefone: (54) 3286-9306 | (54) 99120-9496
E-mail: reservas@tourlinhabella.com.br
Site: https://linhabella.com.br/
Funcionamento: Segunda, quarta e sexta às 8h30
Ingresso: R$ 160,00
Tempo médio de visitação: 6 horas
O Tour Linha Bella, que teve início no ano de 2012 e foi idealizado pelo casal Antonio Garcia da Rosa e Luciana Cavichion, é um passeio rural que inclui quatro paradas para visitação e uma para almoço, proporcionando a oportunidade de conhecer a história do município, além dos hábitos e costumes herdados dos imigrantes italianos.
No horário previsto o ônibus partiu do centro da cidade rumo ao interior de Gramado.
O trajeto é composto por uma estreita e sinuosa estrada asfaltada, rodeada por um cenário belíssimo.
Durante todo o percurso o simpático guia Itacir relatou fatos e curiosidades a respeito dos lugares por onde o ônibus passava e logo chegou o momento de desembarcar para conhecer o primeiro ponto de visitação: o Marco Zero de Gramado.
Ali os visitantes são recepcionados pela família Bof.
O Marco Zero de Gramado fica na localidade de Linha Nova e foi o ponto inicial da colonização italiana no município, no ano de 1885.
Como a cidade de Caxias do Sul estava lotada, alguns imigrantes decidiram atravessar o Rio Caí em busca de novas terras e acabaram se instalando neste local.
Anos mais tarde, com a implantação da ferrovia que ligava Taquara a Nova Petrópolis, a sede do distrito foi transferida para o local onde está a atual cidade de Gramado devido a topografia da região inicialmente povoada, que não era favorável à instalação da linha férrea.
Nesta propriedade fica o primeiro açougue e abatedouro da região.
Zulmiro Bof contou a história de sua família, da localidade e do surgimento de Gramado.
Vista da propriedade:
Primeiro mercado de Gramado, onde é realizada a venda e oferecida uma degustação de vinhos, torresmos, salames, queijos e demais produtos coloniais.
Em frente a propriedade da família Bof fica a primeira igreja de Gramado, dedicada ao padroeiro São José.
Conhecido o Marco Zero de Gramado o ônibus seguiu para a próxima parada.
Uma das curiosidades que aprendemos durante o passeio é que quando a localidade é chamada de Linha, como neste caso Linha Bella, é porque a área foi colonizada por imigrantes italianos. Quando é chamada de Picada, como Picada Café, foi colonizada por imigrantes alemães.
Chegando no próximo atrativo: Vinícola Masotti.
Masotti Sucos e Vinhos
Local: Rua Antônio Benetti Sobrinho, 2200 | Mato Queimado | Gramado – RS
Telefone: (54) 3295-4036 | (54) 99938-4032
E-mail: masottisucosevinhos@gmail.com
Site: http://www.sucosmasotti.com.br/
Funcionamento: Segunda a sexta das 8h00 às 18h00 | Sábado das 13h00 às 17h00
Ingresso: Entrada e degustação inclusos no valor do Tour Linha Bella
Tempo médio de visitação: 45 minutos
Os visitantes são recebidos na vinícola por Euclides Masotti e demais membros da família, que contam um pouco da história do vinho, o processo de fermentação, produção e armazenamento, além de relatar algumas curiosidades e particularidades da produção de sucos e vinhos na propriedade familiar.
Em 1887 Davide Masotti, juntamente com sua família, deixou a Itália e veio ao Brasil, trazendo consigo a tradição italiana na produção de sucos e vinhos.
Tradição que foi passada de geração em geração e que é preservada até os dias atuais.
A visita contempla toda a fábrica e se encerra na loja, onde é possível não somente adquirir os produtos ali produzidos, como também degustar os sucos e vinhos.
Mais animados após algumas taças de vinho, FredLee e Sayo embarcam novamente no ônibus e seguiram o passeio.
A próxima parada foi no Moinho Cavichion.
No moinho os visitantes são recebidos pela professora e historiadora Maristela, que narra a vinda dos imigrantes alemães e italianos de uma forma inusitada e descontraída: cantando e dramatizando.
A divertida Maristela, descendente de italianos e alemães, dá uma verdadeira aula sobre a vinda, instalação e formação das famílias desses primeiros colonizadores.
Ela apresenta ainda algumas curiosidades, fatos e diferenças entre os imigrantes alemães e italianos que chegaram no Rio Grande do Sul.
Na sequência é demonstrada a produção de farinha de milho feita no moinho colonial.
O moinho foi fundado em 1920 e preserva até os dias atuais a típica construção italiana de pedra e madeira.
A atual roda d’água tem 67 anos e está em pleno funcionamento.
Após a visita ao moinho segue o baile o tour segue até o Casarão da Família Visenzo Marcon, também conhecido como Velho Casarão.
No local os descendentes de Visenzo Marcon narram a inspiradora história deste italiano que chegou ao Brasil sem nada, passou fome, frio e morou com sua esposa no tronco de uma árvore.
Após muito esforço e trabalho ele conseguiu construir este casarão no ano de 1919, onde atualmente vive a quinta geração da família.
A emocionante história é contada de uma forma agradável e detalhada.
Vestígios do passado podem ser observados na arquitetura da antiga construção, mobiliário e ferramentas utilizadas na época.
Área externa da propriedade:
No fim do passeio é possível provar e comprar as delícias coloniais produzidas pela família.
E então o ônibus parte para a última parada do roteiro, que é encerrado com chave de ouro na Cantina Linha Bella.
Cantina Linha Bella
Local: Estrada Linha Bonita, 4250 | Gramado – RS
Telefone: (54) 3286-9306 | (54) 99120-9496
E-mail: reservas@tourlinhabella.com.br
Ingresso: Almoço inclusos no valor do Tour Linha Bella
Assim como nas demais paradas, a recepção na Cantina Linha Bella é bastante calorosa, com direito a música típica italiana e muita animação antes mesmo de desembarcar do ônibus.
Durante o almoço, que ocorre em um ambiente aconchegante e com decoração rústica que remete às antigas cantinas italianas, a divertida cantoria prossegue.
Não bastasse toda a alegria contagiante do local, o farto almoço que conta com um cardápio colonial italiano saboroso é servido em um fogão a lenha que remete ao passado, quando as grandes famílias italianas reuniam-se aos domingos para almoçar na casa da Nonna.
FredLee se acabou com as deliciosas massas, carnes, queijos, saladas e a tradicional polenta.
No início da tarde o passeio chega ao fim e o ônibus retorna ao ponto de partida: a Praça das Etnias.
Vale destacar a alegria e paixão com que todos os integrantes do Tour Linha Bella recebem os visitantes, obrigado a cada um de vocês por proporcionarem um passeio inesquecível pelo interior de Gramado.
Cochero Anderson e guia Itacir:
No início da noite de sexta-feira eu (Nico) chegava em Gramado a bordo da Formosa (nossa Harley-Davidson Heritage Softail Classic) para se encontrar com os demais membros da gangue (Sayo e FredLee).
Tão logo cheguei fomos até Canela, curtir um pouquinho do 32º Sonho de Natal de Canela – A Fábrica de Sonhos.
A 32ª edição do Sonho de Natal acontece de 26 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020.
O evento conta com mais de 280 espetáculos gratuitos, envolve mais de mil pessoas na produção e elenco e embeleza ainda mais a cidade com lindas decorações natalinas.
Após uma breve caminhada pela Praça João Corrêa fomos assistir o espetáculo Auto de Natal.
O Auto de Natal é um emocionante espetáculo que propõe, através da música, teatro e dança, reacender a chama do amor ao próximo.
O impecável show apresenta trechos bíblicos que narram o nascimento do menino Jesus, demonstrando todo seu amor por nós, relembrando assim o verdadeiro sentido do Natal.
Após a apresentação tivemos o privilégio de subir ao palco e fazer uma foto ao lado de nossa amiga Laura (que representa Maria) e demais artistas do elenco.
Em seguida caminhamos até a Catedral de Pedra para assistir a Chegada do Papai Noel.
E que chegada! Papai Noel e seus ajudantes descem do alto da torre de 65 metros da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes por uma corda.
Por fim o destaque passa a ser a iluminada catedral e os enfeites em seu redor.
Fizemos uma foto ao lado do termômetro para não nos chamarem de mentirosos: Canela – RS às 22h20 com a temperatura superando os 30 °C.
Encerramos a sexta-feira com uma saborosa pizza.
E deliciosos biscoitos.
Agora vamos descansar, pois amanhã tem mais Gramado e Canela!
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.