Nosso plano para hoje era simples: partir de Santiago del Estero e rodar até Ituzaingó, na província de Corrientes, encerrando a penúltima etapa da Moto Expedição 2019: Salta – Jujuy – Tucumán. A viagem transcorria exatamente como esperado, até que uma parada para abastecimento em um posto na cidade de Corrientes revelou um problema sério: a roda traseira da moto estava rachada! O que era para ser um dia tranquilo na estrada se transformou em um verdadeiro teste de resistência e improviso, mudando completamente o rumo da nossa viagem.

Santiago del Estero - Santiago del Estero - Argentina | FredLee Na Estrada

Após um café da manhã reforçado no hotel, fomos buscar a Formosa na garagem a uma quadra dali.

Río Dulce | Santiago del Estero - Santiago del Estero - Argentina | FredLee Na Estrada

Equipados com jaquetas de couro, capacetes e toda a bagagem organizada, seguimos para a estrada ainda no início da manhã, deixando para trás a agitada Santiago del Estero pela movimentada Ruta Nacional 34.

Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Río Dulce | Santiago del Estero - Santiago del Estero - Argentina | FredLee Na Estrada

Depois de cerca de 60 km, entramos na Ruta Nacional 89, uma via muito mais tranquila, onde o tráfego diminuía e a paisagem ganhava um ritmo sereno.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

O cenário que se descortinava ao longo da Ruta Nacional 89 era um retrato fiel da riqueza agrícola da região: vastos canaviais a perder de vista, seguidos por campos de algodão que transformavam partes do horizonte em um tapete branco.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Câmera de Ação Insta360 X4
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

O que poderia ser um dia ensolarado acabou se tornando uma travessia envolta em névoa espessa. Muito provavelmente causada pelas queimadas típicas da época, a fumaça cobria o céu e tingia a luz do sol em tons alaranjados, criando uma atmosfera quase surreal.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

A estrada, entretanto, seguia convidativa, com os campos surgindo e desaparecendo na bruma como se fossem pinceladas de um quadro impressionista.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Barraca Naturehike Cloud Up
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

Pouco depois das 11h, cruzamos a divisa entre Santiago del Estero e Chaco.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

De volta à província argentina do Chaco, a Ruta Nacional 89 se estendia diante de nós em longas retas e trechos tranquilos, típicos das estradas da região.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

O sol foi ganhando força rapidamente, e já no início da tarde o termômetro marcava quase 40 °C.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
General Pinedo - Chaco - Argentina | FredLee Na Estrada

O calor abrasador fazia o asfalto ondular diante dos olhos e transformava a estrada em um verdadeiro forno a céu aberto, testando nossa resistência sob as pesadas jaquetas de couro.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

Até então, o percurso havia sido marcado por retas extensas e curvas suaves, que permitiam manter uma velocidade constante.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

Apenas ao atravessar cidades precisávamos reduzir, geralmente em torno das rotatórias (ou rotondas, como chamam na Argentina), que organizavam os acessos urbanos.

Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

Foi em uma dessas reduções de velocidade que percebi algo estranho: a Formosa começou a emitir uma vibração sutil acompanhada de um ruído ritmado vindo, aparentemente, do pneu traseiro. Preocupado, encostei no acostamento para uma inspeção rápida. Conferi a calibragem e o estado dos pneus, mas tudo parecia normal, sem nenhum indício visível de problema. Sem solução imediata, seguimos viagem atentos a qualquer alteração.

Campo Largo - Chaco - Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 89 | Argentina | FredLee Na Estrada

Logo chegamos a Avia Terai, ponto em que a RN89 termina (ou começa, dependendo da perspectiva) e se encontra com a Ruta Nacional 16.

Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada
Bastão de Trilha Mt100 Forclaz
Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada

Dali em diante, seguimos rumo leste pela Ruta Nacional 16. A partir daquele trecho, nosso caminho até Erechim, no Rio Grande do Sul, seria exatamente o mesmo percorrido na ida. Embora normalmente busquemos variar as rotas para multiplicar experiências, nem sempre a logística permite.

Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada

Avançamos com facilidade pelas longas e conhecidas retas da RN16, cruzando a paisagem chaqueña já familiar.

Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada
Saco de Dormir Aegismax M3
Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada

Resistencia, a vibrante capital da província do Chaco, ficou para trás rapidamente no retrovisor, dando lugar a um dos marcos mais emblemáticos do trajeto: a Puente General Manuel Belgrano.

Puente Interprovincial General Manuel Belgrano | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 16 | Argentina | FredLee Na Estrada

Ao cruzar essa imponente ponte, que conecta Chaco e Corrientes sobre as águas do majestoso Rio Paraná, adentramos na capital provincial Corrientes, onde contornamos seu movimentado centro e nos preparamos para mais um longo trecho de estrada até Ituzaingó.

Puente Interprovincial General Manuel Belgrano | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuia Térmica Stanley Classic Mate

Antes, porém, fizemos uma parada estratégica em um posto YPF na saída da cidade para abastecer a Formosa até a boca, garantindo fôlego para a próxima etapa.

Puente Interprovincial General Manuel Belgrano | Argentina | FredLee Na Estrada

Enquanto o frentista finalizava o abastecimento da Formosa, seu semblante mudou bruscamente. Com um gesto alarmado, apontou para o pneu traseiro e soltou um grito em espanhol que não consegui compreender de imediato. Ao olhar na direção que indicava, testemunhei o pneu esvaziando por completo em questão de segundos. O choque foi ainda maior ao descobrir a causa: um corte profundo de mais de 20 centímetros na roda traseira (sim, na roda, não no pneu!).

Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Naquele instante, tudo fez sentido: a vibração incomum em baixa velocidade, o ruído ritmado… A manta de vedação da roda raiada que não utiliza câmara havia conseguido segurar a pressão até ali, mascarando o problema e evitando que o pneu esvaziasse por completo. Nas verificações anteriores, o corte provavelmente permanecia sempre oculto na parte superior da roda, coberto pelos alforges.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada
Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis

Foi então que o destino nos surpreendeu. Um argentino que abastecia seu carro em uma bomba próxima se aproximou para ajudar. Para nossa sorte, ele era mecânico especializado em Harley-Davidson em uma cidade vizinha. Após avaliar o estrago, seu diagnóstico foi direto: impossível realizar um reparo seguro em Corrientes ou em Resistencia, e muito improvável encontrar uma roda de reposição na região. Com boa vontade, sugeriu Córdoba como opção, mas a mais de 900 km dali, a ideia era inviável diante do prazo apertado para nosso retorno ao Brasil.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Sem alternativas, às 17h acionamos o seguro da moto. O atendimento foi rápido, mas a solução demorou: apenas às 21h recebemos a confirmação de que o guincho e o táxi chegariam na manhã seguinte, por volta das 8h. Os atendentes do posto, muito solícitos, permitiram que deixássemos a Formosa em uma área segura, e seguimos de táxi até um hotel próximo para reorganizar os planos diante desse imprevisto.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Na quarta-feira cedo, voltamos ao posto às 8h e encontramos a Formosa nos aguardando pacientemente no local que a deixamos. O táxi contratado pelo seguro chegou primeiro, já após as 9h, seguido pelo guincho que levaria nossa fiel companheira de duas rodas de volta ao Brasil.

O trajeto até Paso de los Libres foi um enigma logístico. Ao invés de cruzarmos por Santo Tomé, o que encurtaria o caminho em cerca de 150 km, fomos direcionados para Paso de los Libres pela seguradora. Nunca recebemos uma explicação clara, e a expressão “Até que o guincho nos separe” virou nosso mantra involuntário daquele trecho, uma mistura de humor ácido com resignação pura.

Banner do E-book O Guia Prático para Planejar Viagens Inesquecíveis
Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Em Paso de los Libres, enfrentamos a burocracia da fronteira. Tivemos de nos despedir do taxista, descarregar a moto do guincho argentino e empurrar os 350 kg da Formosa pela Ponte Internacional Getúlio Vargas – Agustín Pedro Justo. Com o pneu traseiro completamente murcho e a leve subida da ponte, o que deveria ser apenas uma formalidade virou um teste de resistência física e emocional.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Do outro lado, já em Uruguaiana, começava um novo ciclo de esperas. Ficamos quase duas horas aguardando um guincho local que, para surpresa, não tinha a estrutura adequada para carregar a moto. O embarque foi um suplício, com as partes íntimas da Formosa raspando no equipamento. Ainda passamos mais duas horas na sede da empresa até que providenciassem outro guincho e um taxista disposto a nos levar até Erechim.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Deixamos Uruguaiana às 17h30 sob um cenário cinematográfico: um temporal intenso, raios cortando o céu, buracos na pista e uma tensão constante dentro do táxi. Cada curva parecia uma aposta contra o destino. Só às 2h da madrugada chegamos exaustos a Erechim. A Formosa seguiu direto para a UTI oficina. Enquanto os mecânicos iniciavam o diagnóstico, eu refletia sobre como imprevistos fazem parte da essência das viagens de moto. Inclusive, pesquisei depois sobre casos semelhantes de rodas rachadas e não encontrei nada parecido, um acontecimento realmente raro.

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com a roda traseira rachada | Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Assim terminou mais uma Moto Expedição, não como havíamos planejado, mas com o sabor único de quem encara a estrada de frente. A Formosa pode ter encerrado essa aventura no guincho (e eu, consequentemente, fiz a barba e bigode), mas isso é só detalhe. O que realmente importa são os cenários que percorremos, as pessoas que conhecemos, as memórias construídas e a satisfação de, mesmo com a roda rachando, termos chegado para contar a história. Que venham mais estradas, mais histórias e, se possível, menos guinchos!

Trajeto de Santiago del Estero - Santiago del Estero - Argentina a Corrientes - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o percursso percorrido entre Santiago del Estero – Santiago del Estero – Argentina e Corrientes – Corrientes – Argentina.