Argentina • Brasil • Expedição 2016: Missões - Cataratas • Paraguai
Resumo da Expedição 2016: Missões – Cataratas
14 de Outubro, 2016No domingo, dia 09 de outubro de 2016, encerramos a Expedição 2016: Missões – Cataratas.
Foram 3.790km rodados por estradas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina durante 12 dias.
O sentimento de vitória, a alegria de novas amizades, o prazer de novas descobertas… são inúmeras sensações que tivemos durante este período e tentamos transmitir através do blog, por meio de relatos e fotos.
Agradecemos a todos que nos acompanharam, e também a todos com quem conversamos e interagimos durante a expedição.
Concluímos a rota e conseguimos visitar todos os atrativos pretendidos:
Serra do Rio do Rastro
Rodovia SC-390 – Lauro Muller e Bom Jardim da Serra – Santa Catarina – Brasil
Templo Budista Chen Tien
Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil
Itaipu Binacional
Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil
Cataratas do Iguaçu | Cataratas del Iguazú
Parque Nacional Iguazú – Puerto Iguazú – Misiones – Argentina
Misión Jesuítica Guaraní San Ignacio Miní
San Ignacio – Misiones – Argentina
Misión Jesuítica Guaraní Nuestra Señora de Loreto
Loreto – Misiones – Argentina
Misión Jesuítica Guaraní de Santa Ana
Santa Ana – Misiones – Argentina
Misión Jesuítica Guaraní de Santa María La Mayor
Santa María – Misiones – Argentina
Misión Jesuítica de San Cosme y Damián
San Cosme y Damián – Itapúa – Paraguai
Misión Jesuítica Guaraní de la Santísima Trinidad del Paraná
Trinidad – Itapúa – Paraguai
Misión Jesuítica Guaraní Jesús de Tavarangué
Jesús de Tavarangué – Itapúa – Paraguai
Missão Jesuítica de São Miguel Arcanjo
São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul – Brasil
*Este ano assistimos o espetáculo Som e Luz no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, não entramos no local durante o dia, pois o fizemos no ano passado, durante a Expedição 2015: Missões – Yucumã.
Bagagem
A organização da bagagem é bastante simples, em um dos alforjes levamos o notebook, cabos, itens de higiene e medicamentos, ferramentas e reparador de pneus. O outro alforje é destinado às roupas. Na mochila que vai no bagageiro da moto vão as capas de chuva, tênis, chinelos, bonés e o FredLee. Para facilitar retirar os itens dos alforjes diariamente, confeccionamos bolsas no formato dos alforjes, com alças para transporte e zíper, agilizando o processo de colocação e retirada das coisas.
Durante as viagens vestimos botas impermeáveis, calça segunda pele, calça impermeável de cordura com protetores, camiseta de poliéster, jaqueta de couro, luva com protetores (verão ou inverno), bandana e capacete.
Aduanas
Fizemos 4 trâmites aduaneiros de entrada e 4 de saída na Argentina, 2 de entrada e 2 de saída no Paraguai. Todas as situações foram tranquilas, em alguns casos enfrentamos uma longa espera na fila até chegar nossa vez, mas o processo sempre foi muito rápido. Em ambos os países basta apresentar o documento de identidade (ou passaporte), carteira de habilitação, documento do veículo no nome do condutor (ou passageiro) e a carta verde.
Carta verde
A carta verde é um seguro obrigatório para os veículos que ingressam em países do Mercosul, seu objetivo é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito no período da viagem e seu valor varia conforme a quantidade de dias que o veículo irá rodar pelo país.
Fomos muito bem recebidos em todos os lugares por onde passamos (Brasil, Argentina, Paraguai), tanto pelos funcionários dos atrativos turísticos, lanchonetes, restaurantes, hotéis, quanto por pessoas que encontrávamos nos mais diversos lugares e vinham conversar conosco. O mesmo vale para os agentes aduaneiros e policiais, sendo que o único contato que tivemos com eles foi na aduana, pois não fomos parados em nenhum momento durante a expedição.
Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, não deixe de comentar no campo abaixo do post, ou nos enviar um e-mail pelo formulário de contato do blog.
Obrigado por viajar conosco, agora… vamos rodar!
Oba! Já são 4 comentários nesta postagem!
Maravilha! Que bom que deu tudo certo. Parabéns! E obrigado por compartilhar as informações. São de grande valia para aqueles que estão iniciando as aventuras. Já fiz uma cópia da planilha e a mesma servirá de base para organizar a nossa viagem. Se estivem em Floripa em Janeiro/17, vamos marcar um encontro para compartilhar experiências. Estaremos por aí com nossa Heritage. Um grande abraço!
Valeu Edgar, obrigado por viajar conosco e interagir. Vamos combinar, claro. Nos avise quando estiver chegando, será um prazer recepcioná-los na ilha da Magia. Bons ventos. Abraços…
Parabéns, foi uma excelente viagem com muitos detalhes tanto em imagens como nos comentários. Obrigado pela carona…
Valeu, obrigado por acompanhar e interagir :) Abraços…
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.