Brasil • Expedição 2016: Missões - Cataratas
Dia 12: União da Vitória – PR a Florianópolis – SC
9 de Outubro, 2016
Pela última vez durante a Expedição 2016: Missões – Cataratas preparamos as bagagens na Formosa, vestimos as roupas de viagem e nos despedimos das Gêmeas do Iguaçu (União da Vitória – PR e Porto União – SC).
Passamos pela réplica do avião que sofreu o primeiro acidente aéreo em missão militar na América, a qual está localizada em frente ao 5.º Batalhão do Exército de Combate Blindado (5.º BE Cmb Bld) de Porto União – SC.
O acidente, que resultou na morte do piloto tenente Ricardo João Kirk, ocorreu em território paranaense (União da Vitória na época, hoje General Carneiro), próximo ao Rio Jangada no dia 1.º de março de 1915, durante a Guerra do Contestado.
Na sequência passamos pelo pórtico de Porto União, a “Cidade Amiga”, e avançamos pela rodovia federal BR-280.
A manhã de domingo estava ensolarada e com temperatura agradável, perfeita para rodar de moto.
Passamos pela Floresta Nacional de Três Barras – SC e na sequência deixamos o “Caminho do Contestado” para rodar pelo “Caminho dos Príncipes”.
Próximo ao entroncamento com a rodovia BR-116, em Mafra, o tempo fechou e a temperatura despencou.
Em Mafra paramos para abastecer em um posto às margens da rodovia BR-116.
Após a breve pausa demos sequência na viagem pela rodovia BR-116 e poucos quilômetros adiante voltamos a rodar pela BR-280.
A viagem seguia tranquila e rapidamente chegamos em São Bento do Sul.
Da cidade em diante passamos a rodar pela rodovia SC-418.
Tão logo cruzamos o Pórtico de Campo Alegre, a “Capital Catarinense da Ovelha”, paramos para tira a água do joelho.
De volta à estrada em instantes chegamos na Serra Dona Francisca.
Um deleite para quem roda de moto: pista simples, sem acostamento e muitas curvas fechadas!
Iniciamos a Expedição 2016: Missões – Cataratas subindo a Serra do Rio do Rastro (clique aqui para ler o relato) e encerramos descendo a Serra Dona Francisca, que maravilha!
A Serra Princesa Dona Francisca é uma estrada cênica composta por aproximadamente 20 quilômetros de serra, 8 curvas de 180 graus e rodeada por uma área de Mata Atlântica preservada.
O traçado original da estrada foi aberto em 1858 pelos imigrantes para ligar as cidades do interior do estado a Joinville e litoral catarinense, visando escoar o comércio de produtos, principalmente a erva-mate, que estava em franco progresso na época.
O nome da serra se deve ao fato de que na época havia no local a Colônia Dona Francisca, onde a princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, tinha terras.
Pois bem, ao chegar no pé da serra passamos por um evento de carros antigos.
E na sequência paramos em um restaurante para nos deliciar com marreco recheado, prato típico da região.
Após o almoço continuamos a viagem em direção à rodovia BR-101.
A próxima parada foi em um posto para abastecer a Formosa.
Moto devidamente abastecida, retornamos à rodovia para os últimos 134km do dia.
Passamos por uma réplica da Nau de Pedro Alvares Cabral, que fica no Parque Temático Memorial do Descobrimento, às margens da rodovia BR-101, em Araquari.
E vimos o céu ficar azul de Barra Velha em diante.
Mas o tempo bom durou pouco, assim que nos aproximarmos de Governador Celso Ramos as nuvens voltaram a tomar conta do céu.
Torcendo para não pegar chuva na última pernada da expedição avançamos e sem uma gota cair do céu chegamos na Ilha da Magia.
O relógio marcava 15h30 quando paramos para registrar nossa chegada na capital catarinense.
Após rodar 3.790km durante 12 dias encerramos esta magnífica viagem, a Expedição 2016: Missões – Cataratas.
Trajeto percorrido no dia:


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