Expedição 2016: Missões - Cataratas
Preparação para a Expedição 2016: Missões – Cataratas
16 de Setembro, 2016Pneus calibrados, tanque cheio, bagagens devidamente acomodadas nos alforjes da Formosa e uma vontade imensa de pegar estrada!
Tudo pronto para iniciarmos nossa primeira viagem internacional a bordo da Formosa, uma Harley-Davidson Heritage Softail Classic! Amanhã seguimos rumo à Expedição 2016: Missões – Cataratas.
Na expedição 2016 vamos rodar por estradas catarinenses e paranaenses até chegar ao primeiro destino da aventura: as Cataratas do Iguaçu.
Uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo, que se estende por aproximadamente 2.700 metros, as Cataratas do Iguaçu estão na lista das 7 maravilhas mundiais da natureza e ficam entre o Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil, que foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1986, e o Parque Nacional Iguazú, Puerto Iguazú – Misiones – Argentina, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1984.
Na Expedição 2015: Missões – Yucumã conhecemos o Salto do Yucumã, maior queda d’água longitudinal do planeta, e o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, redução jesuítica localizada na cidade de São Miguel das Missões – RS.
Este ano, além das cataratas, vamos visitar algumas reduções jesuíticas argentinas e paraguaias.
Durante o segundo ciclo de missões jesuítas foram fundadas 30 reduções de índios guaranis que formaram a Província Jesuítica de Misiones, sendo 7 no Brasil, 15 na Argentina e 8 no Paraguai. Vale lembrar que, na época, todo esse território estava sob domínio espanhol e não haviam sido delimitadas as fronteiras entre os países, algo que ocorreu apenas em 1750, com o Tratado de Madrid.
Ao longo da Expedição 2016 pretendemos visitar as seguintes missões jesuíticas:
*Reducción Jesuítica San Ignacio Miní (San Ignacio – Misiones – Argentina);
*Reducción Jesuítica Nuestra Señora de Loreto (Loreto – Misiones – Argentina);
*Reducción Jesuítica Santa Ana (Santa Ana – Misiones – Argentina);
*Reducción Jesuítica Santa María la Mayor (Santa María – Misiones – Argentina);
*Reducción Jesuítica Santísima Trinidad del Paraná (Trinidad – Itapúa – Paraguai);
*Reducción Jesuítica de Jesús de Tavarangüé (Jesús de Tavarangué – Itapúa – Paraguai);
Reducción Jesuítica de San Cosme y Damián (San Cosme y Damián – Itapúa – Paraguai);
*Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo (São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul – Brasil).
*Reduções Jesuíticas declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A ideia é manter o blog atualizado, portanto, suba na garupa da Formosa e acompanhe o FredLee durante a Expedição 2016: Missões – Cataratas.
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.