O relógio marcava 6h00 quando subimos na Formosa, ligamos seu motor e nos despedimos da capital catarinense pela rodovia BR-101 sentido norte, iniciando a Expedição 2018: Tapajós – Amazonas.

Hodômetro da Formosa | Florianópolis - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Com baixo fluxo de veículos, provavelmente pelo horário uma vez que hoje é feriado nacional, seguimos até Itajaí, onde o movimento começou a aumentar, principalmente no sentido contrário.

Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Avançamos pela rodovia federal até chegar no município de Garuva, ali a estrada passa a se chamar BR-376 e por ela cruzamos a primeira divisa de estados da Expedição 2018, entre Santa Catarina e Paraná.

Após a breve pausa para a foto ao lado da placa da divisa voltamos a rodar e iniciamos a subida da famosa Serra da Santa.

Em instantes estávamos contornando Curitiba, a capital paranaense, e acessando a rodovia BR-476, ansiosos por serpentear pelo Rastro da Serpente.

Rastro da Serpente - Rodovia BR-476 | FredLee Na Estrada

O Rastro da Serpente é um trecho com aproximadamente 260 quilômetros que percorre o Vale da Ribeira entre Curitiba – PR e Capão Bonito – SP.

O que torna o Rastro da Serpente muito conhecido no mundo das duas rodas são as aproximadas 1250 curvas espalhadas ao longo de todo o seu percurso, com uma impressionante média de 4 curvas por quilômetro percorrido.

A estrada está em ótimo estado de conservação, é de mão dupla e não possui acostamento no lado paranaense.

Rastro da Serpente - Rodovia BR-476 | FredLee Na Estrada

Pelas alucinantes curvas passamos por Colombo, Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná.

Já em terras pertencentes ao município de Adrianópolis paramos para apreciar um visual surreal proporcionado do alto de um morro.

Na sequência voltamos à rodagem e cruzamos um pequeno trecho (pequeno mesmo, questão de alguns metros) da estrada que está sem asfalto, revestido com terra e muitas pedras soltas.

Rastro da Serpente - Rodovia BR-476 | FredLee Na Estrada

Desmoronamentos são constantes nesta região, por isso é importante viajar com muito cuidado e atenção, principalmente em períodos de chuva.

Entre uma curva e outra chegamos na ponte sobre as águas do Rio Ribeira de Iguape, divisa natural entre o Paraná e São Paulo.

Ali, claro, fizemos outra foto e demos um “até logo” ao sul brasileiro.

Rastro da Serpente - Rodovia SP-250 | FredLee Na Estrada

Uma vez em solo paulista a rodovia muda de nome e passa a se chamar SP-250, antiga BR-373.

O estado muda, o nome da rodovia também, mas as curvas seguem desafiadoras.

Dia ensolarado, rodovia de pista simples, acostamento estreito, serras e milhares de curvas, o que mais poderíamos querer para nosso primeiro dia de viajem?

Parque do Morro do Ouro | Apiaí - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros após deixar o estado paranaense chegamos em Apiaí, onde estacionamos a Formosa ao lado do Parque do Morro do Ouro.

O que motivou nossa parada no local não foi o ouro, mas sim a conhecida placa do Rastro da Serpente com os algarismos da rodovia federal BR-476, com a qual não poderíamos deixar de fazer ao menos uma foto.

Rastro da Serpente - Rodovia SP-250 | FredLee Na Estrada

Registro feito voltamos à estrada.

Aos poucos as curvas foram ficando mais abertas, as retas mais longas e assim chegamos em Capão Bonito.

Ao cruzar o centro da cidade vimos outra placa do Rastro da Serpente, agora indicando os números da rodovia paulista SP-250.

Capão Bonito - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Fizemos uma foto com a placa e em Capão Bonito mesmo aproveitamos para almoçar, ou lanchar, pois os ponteiros do relógio já marcavam 4 horas da tarde.

De estômago forrado nos despedimos de Capão Bonito pela pedagiada SP-127.

Rodovia SP-127 | FredLee Na Estrada

A rodovia é duplicada e motos são isentas de tarifa de pedágio.

Em Itapetininga acessamos a famosa Rodovia Raposo Tavares, SP-270, que parte da capital paulista e segue até a cidade de Presidente Epitácio, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Com um lindo pôr do Sol avançamos pelas estradas paulistas para os últimos quilômetros do dia.

Rodovia SP-127 | FredLee Na Estrada
Rodovia Raposo Tavares - Rodovia SP-270 | FredLee Na Estrada

Após rodar 720km por estradas de três estados e nos deliciar com as curvas do Rastro da Serpente chegamos em Sorocaba, já no início da noite, ali buscamos um hotel para passar a noite e brindar o primeiro dia da Expedição 2018, que não por acaso coincidiu com o Dia da Independência do Brasil!

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Florianópolis - Santa Catarina - Brasil e Sorocaba - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada