Após o café da manhã carregamos a moto e nos despedimos de Sorocaba pela rodovia SP-075, estrada que tem início no centro da cidade e segue até Campinas.

Rodovia SP-075 | FredLee Na Estrada

Passamos por Indaiatuba e deveríamos contornar Campinas, mas não vimos nenhuma placa indicando Mogi Mirim, e de repente estávamos no centro da cidade paulista.

Campinas - SP | FredLee Na Estrada

A noite analisamos o mapa no hotel e vimos que para contornar Campinas o trajeto a ser seguido é acessando a esquerda em um trevo antes da cidade, com direção a Americana.

Por sorte seguimos pela avenida principal de Campinas e em meio a um alto fluxo de veículos chegamos na rodovia SP-340.

Rodovia SP-340 | FredLee Na Estrada

Pela rodovia estadual rodamos até Mococa, a última cidade paulista antes da divisa com Minas Gerais.

Mococa - SP | FredLee Na Estrada

Vale destacar que de Capão Bonito até Mococa foram cerca de 400km de estradas pedagiadas, duplicadas e em ótimo estado de conservação. Passamos por 8 praças de pedágio, e em todas a passagem é livre para motos.

Divisa de estados: São Paulo e Minas Gerais | FredLee Na Estrada

Assim que a estrada deixou de ser duplicada, e passou a ser de mão dupla, cruzamos a divisa de São Paulo com Minas Gerais.

A primeira coisa que fizemos em Minas Gerais foi parar em uma lanchonete e experimentar um legítimo pão de queijo.

Pão de queijo em Minas Gerais | FredLee Na Estrada

Êta trem bão dimai da conta, sô!

Rodovia BR-491 | FredLee Na Estrada

Seguimos viagem pelas rodovias mineiras, rodeados por plantações de café.

Monumento Cristo Redentor em São Sebastião do Paraíso:

Monumento Cristo Redentor em São Sebastião do Paraíso - MG | FredLee Na Estrada

Em São Sebastião do Paraíso deixamos a BR-491 e passamos a rodar pela pedagiada MG-050.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

A rodovia é de mão dupla e está em bom estado de conservação. Em Passos um pequeno trecho da estrada é duplicada, seguíamos tranquilos até que avistamos um carro vindo em nossa direção.

Uai! Após o fato curioso a pista voltou a ser de mão dupla e nada melhor que um pare e siga beeem demorado em uma tarde ensolarada quente pra chuchu!

O dia todo passou num piscar de olhos, com exceção dos poucos minutos que ficamos parados cozinhando na fila do pare e siga, que pareceram uma eternidade.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

Assim que o sinal ficou verde tratamos de acelerar para nos refrescar com o vento.

Já era meio da tarde quando passamos pela ponte sobre o rio Grande, que nasce na Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas, e percorre 1360km até se juntar ao rio Paranaíba na divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, para então formar o majestoso rio Paraná.

Rio Grande - Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

Em 1958 iniciou-se a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, considerada a maior obra da América Latina em execução na época, a qual foi concluída em 1965 e passou a represar as águas do rio Grande.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

O reservatório formado pela usina é conhecido como Lago de Furnas, e carinhosamente chamado pela população local de Mar de Minas.

O lago banha atuais 34 municípios mineiros e cobre cerca de 1440km², quando em nível máximo de operação.

Ao longo da MG-050 vimos várias barraquinhas e muitos carros, ônibus e motos parados no acostamento.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

Decidimos parar em um destes locais também e nos deparamos com diversas trilhas curtas.

Essas trilhas seguem pela mata nativa e passam por pequenos córregos que formam cachoeiras e belas piscinas naturais.

Lago de Furnas - Mar de Minas - Capitólio - MG | FredLee Na Estrada

Seguimos por uma trilha até o Mirante dos Cânions.

A breve caminhada nos levou até o mirante natural de onde conseguimos avistar os cânions, que chegam a 20 metros de altura e emolduram as águas verde-esmeralda do Lago de Furnas.

Vários barcos e catamarãs repletos de turistas exploravam as águas cristalinas, cachoeiras e grutas do Mar de Minas.

Lago de Furnas - Mar de Minas - Capitólio - MG | FredLee Na Estrada

Mais alguns passos e conseguimos ver a cachoeira com pouca vazão de água, por ser época de seca.

Pessoal se refrescando nas piscinas naturais:

Após nos encantar com o cenário, regressamos à rodagem.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

A paisagem ao redor da estrada nesta região é muito bonita.

Aos poucos o trânsito foi ficando mais pesado até que uma enorme fila surgiu em nossa frente e seguimos em velocidade reduzida.

O alto fluxo de veículos seguiu até o acesso a Capitólio, dali em diante o movimento voltou a ser tranquilo.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

Após passar por três praças de pedágio e deixar R$ 3,00 em cada uma delas, deixamos a rodovia estadual MG-050 e passamos a rodar pela MG-341.

E foi neste asfalto que pudemos curtir o segundo pôr do sol da estrada durante a Expedição 2018: Tapajós – Amazonas.

Pôr do sol na rodovia MG-341 | FredLee Na Estrada

Já estava noite quando chegamos em São Roque de Minas.

Agora vamos descansar, pois amanhã conheceremos um pedacinho da Serra da Canastra!