Após uma emocionante exploração pelo Sendero del Pastizal, uma pitoresca trilha de aproximadamente 600 metros situada no deslumbrante Parque Municipal Quebrada de los Cuervos, onde tivemos a oportunidade única de observar uma variedade de espécies de aves, carregamos a Formosa e nos despedimos desse extraordinário refúgio natural, embora nossa jornada pela extensa área do Paisaje Protegido Quebrada de los Cuervos y Sierras del Yerbal estivesse longe de terminar. Estávamos ansiosos para descobrir outra preciosidade da região: a encantadora Laguna y Cascada los Olivera.

Com o crepúsculo se aproximando, transitamos alguns poucos quilômetros pela estrada de terra, imersos na beleza do Paisaje Protegido Quebrada de los Cuervos y Sierras del Yerbal, até alcançarmos o estabelecimento El Capricho, onde decidimos acampar.

A noite de domingo para segunda-feira revelou-se a mais fria que enfrentamos até então no Uruguai, com sensação térmica negativa e uma umidade surpreendente.

Felizmente, o local oferecia chuveiro aquecido a gás, proporcionando uma experiência mais confortável e permitindo que colocássemos nossos banhos em dia.

Na manhã de segunda-feira, iniciamos o dia aquecendo-nos com um chá de ervas em nossa cuia térmica Stanley, enquanto nossos equipamentos, incluindo barraca Naturehike Cloud UP, lona, sacos de dormir e colchonetes, secavam ao sol em um varal improvisado entre as árvores.

Passadas algumas horas, embarcamos na Formosa e percorremos aproximadamente 4 quilômetros, dos quais 2 foram por uma estreita estrada de terra, grama, lama e atoleiros, até alcançarmos a deslumbrante Laguna y Cascada los Olivera nas primeiras horas da tarde.

Ao entrar na propriedade privada, fomos muito bem recebidos por Dona Íris, que nos deu as boas-vindas e apontou a direção para o início da trilha, que nos levaria a uma encantadora laguna e, em seguida, a uma majestosa cascata.

Para alcançarmos o ponto inicial da trilha, atravessamos uma extensa área da propriedade, incluindo partes alagadas devido às chuvas dos últimos dias.

Enfrentamos um trânsito agitado de cavalos, ovelhas, cachorros, galinhas, bois e outros animais encantadores que compõem o cenário vibrante da região.

Chamou-nos a atenção o fato de alguns cavalos e ovelhas estarem vestindo uma espécie de manta feita com sacos plásticos em sua maioria, uma prática que observamos desde nossa entrada no Uruguai, passando por Río Branco. Acreditamos que essa medida seja possivelmente adotada para proteger esses animais do frio característico da região durante esta época do ano.

Após percorrermos aproximadamente 1.500 metros, alcançamos o ponto inicial da trilha. Vale ressaltar que esse trecho pode ser feito de veículo, no entanto, optamos por fazê-lo a pé, também para evitar possíveis contratempos, como o risco de atolar a Formosa durante o trajeto.

No início da trilha, uma placa informativa indicava o caminho e a extensão do percurso para os dois principais atrativos: 280 metros até a laguna e 850 metros até a cascata, ambos formados pelas águas do Arroyo Yerbal Chico.

Poucos passos depois, chegamos às margens da ampla e profunda Laguna de los Olivera.

Apreciando a magnífica beleza natural por alguns minutos, avançamos pela trilha, atravessando uma pequena ponte de madeira sobre as límpidas águas. Essas corriam em uma velocidade impressionante, gerando uma forte correnteza que produzia um som relaxante e envolvente.

Superada a pinguela, nos deparamos com uma íngreme subida repleta de pedras soltas. Com cuidado, vencemos a ladeira e, no topo da montanha, fomos envolvidos por um vento forte e gelado.

Cercados por uma beleza de tirar o fôlego, e para os céticos, as más línguas podem argumentar que a falta de ar se deve à subida e ao meu preparo físico, ou falta dele.

Ah, do alto, pudemos avistar o local exato onde acampamos na noite anterior, o Camping El Capricho, e também a sede da Laguna y Cascada los Olivera.

Dali, bastaram alguns metros para alcançarmos a fabulosa Cascata dos Olivera, que se revela em meio a uma curva formada pelo Arroyo Yerbal Chico.

O Arroyo Yerbal Chico serpenteia suavemente pelos paredões rochosos com suas gélidas águas, formando um cenário digno de um conto de fadas.

Sentamo-nos nas pedras, celebramos comendo algumas nozes pecan, nos hidratamos abundantemente com água e permanecemos ali por vários minutos, quiçá horas, absorvendo toda a energia da Cascada los Olivera. Um lugar verdadeiramente maravilhoso! Gratidão, PachaMama!

Retornamos pelo mesmo percurso, onde a Sayo colheu várias PANCs (plantas alimentícias não-convencionais).

Ao chegarmos na sede do sítio, o almoço, que havíamos reservado antes de iniciar a trilha, nos aguardava quentinho: uma saborosa massa artesanal com molho vermelho, queijo uruguaio ralado na hora e pão caseiro feitos pela Dona Íris.

Degustamos essa verdadeira delícia na charmosa varanda de sua casa ao som dos pássaros, com o aroma das flores e o frescor do vento.

Almoço na Laguna y Cascada Los Olivera | Paisaje Protegido Quebrada de los Cuervos y Sierras del Yerbal | Treinta y Tres - Uruguai | FredLee Na Estrada

De barriga cheia, partimos da deslumbrante Cascada y Laguna los Olivera. Superamos os 2 desafiadores quilômetros da estradinha de acesso à propriedade. Em seguida, percorremos cerca de 24 quilômetros pela estrada de terra principal até alcançar a Ruta 8.

Continuamos a viagem pela rodovia nacional sentido sul por aproximadamente 50 quilômetros, deixando para trás o belo departamento de Treinta y Tres e adentrando em uma nova região uruguaia: Lavalleja.

Provando o Alfajor de las Sierras de Minas em José Pedro Varela - Lavalleja - Uruguai | FredLee Na Estrada

A noite se aproximava quando chegamos na cidade de José Pedro Varela, buscando um lugar para pernoitar.

Desta vez, optamos por uma hospedagem com ar-condicionado quente, um merecido conforto, considerando que nas últimas três noites enfrentamos temperaturas próximas a zero grau, sensação térmica negativa e muita umidade acampando.

Para fechar o dia com chave de ouro, nos deliciamos com um tradicional Alfajor de las Sierras de Minas, o primeiro alfajor do Uruguai (desde 1953), produzido em Minas, a capital do departamento de Lavalleja.

Trajeto da Laguna y Cascada Los Olivera - Treinta y Tres - Uruguai a José Pedro Varela - Lavalleja - Uruguai | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre a Laguna y Cascada Los Olivera, em Treinta y Tres, até a cidade de José Pedro Varela, no departamento de Lavalleja – Uruguai.