Sabe aquela vontade absurda de largar tudo, pedir demissão e viver uma vida nômade, trocando o conforto e a comodidade pela emocionante incerteza das aventuras nas estradas? Pois bem, em julho de 2022, decidimos fazer exatamente isso!

Praça Coronel Amazonas | União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Nossa jornada começou com a fundamental decisão de nos desapegar de todos os bens materiais. Sim, tudo! Vendemos e doamos todos os nossos pertences, mantendo apenas a Formosa, uma barraca, equipamentos de acampamento, algumas mudas de roupa e uma cuia de chimarrão (item vital).

Praça do Contestado | Porto União - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Entregamos as chaves do apartamento alugado na imobiliária e abandonamos a vida convencional para abraçar uma vida nômade sobre duas rodas, onde as emoções de uma viagem de moto se tornam o roteiro, sem destino, data de retorno, planejamento ou compromissos.

Cortando os cabelos para doação | União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Antes de iniciar nossa nova experiência, decidimos contribuir para causas nobres. Tosamos cortamos os cabelos cultivados cuidadosamente (o meu nem tanto) nos últimos 2 anos, doando as madeixas para uma instituição sem fins lucrativos que confecciona perucas naturais e às doa para crianças com câncer.

Depois foi a vez de doar sangue, atitude voluntária adotada pela Sayo há muito tempo, que se tornou parte essencial da vida dela, e que ela faz questão de realizar três vezes ao ano.

Feito isso nos restou aguardar a chegada do grande dia: 22/7/22.

E há algo ainda mais especial nesse novo capítulo: a data escolhida – 22/7/22. Não apenas é o aniversário da Sayo, mas também marca suas 40 primaveras.

Este ano, essa data especial se alinha de maneira cabalística, formando um número mágico que simboliza o início de um novo ciclo para nós. Nesse dia, deixaremos de ter um CEP e passaremos a viver como nômades, virando a chave para uma vida cheia de novas experiências, aprendizados e aventuras.

Marco divisório entre Santa Catarina e Paraná | Porto União - Santa Catarina - Brasil e União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

O ponto de partida escolhido para nossa jornada foi o marco divisório das “Gêmeas do Iguaçu”, onde União da VitóriaParaná, e Porto UniãoSanta Catarina, se encontram. Esta decisão foi especialmente significativa, dado que a Sayo é natural de União da Vitória, enquanto eu sou originário de Porto União.

Chegado o grande dia: 22/7/22, nos despedimos dos familiares e seguimos ao ponto escolhido para o início de nossa aventura sobre duas rodas. Nossa caminhada pela Praça do Contestado, envolvidos por uma densa neblina nas primeiras horas da sexta-feira, logo foi marcada por uma fina garoa.

Sem titubear, fizemos as últimas fotos, vestimos as capas de chuva, ligamos a Formosa e zeramos seu hodômetro. Porém, ao pisar no pedal do freio para dar início à viagem, nos deparamos com um imprevisto: cadê o freio traseiro?

Com surpresa, percebemos que uma das pastilhas do freio traseiro estava prestes a cair, sustentada apenas pelo parafuso solto.

Que sorte não ter perdido a pastilha, nem mesmo o parafuso! Com as ferramentas em mãos, tentamos solucionar o problema, mas logo percebemos que nossa pequena chave torx T40 não daria conta do recado e não sacaria o sapeca do parafuso espanado.

Formosa sem freio traseiro | União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o celular na mão ligamos para nosso amigo motociclista Arno, que prontamente nos atendeu e indicou uma mecânica de confiança.

A bordo da Formosa percorremos poucos quilômetros confiando apenas no freio dianteiro. Ao chegar à oficina, Jhonatan e Ezequiel empreenderam esforços incansáveis para soltar o teimoso parafuso que se recusava a ceder. Com o receio de danificar ainda mais a peça, e munidos de paciência, passamos algumas horas até finalmente conseguir recolocar a esquiva pastilha em sua posição original.

Acreditamos que nada em nossas vidas ocorre por acaso e somos gratos por enfrentar essa situação em uma cidade onde tivemos suporte disponível, e não no meio de uma estrada deserta.

Mini moto de cross | União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Já era passado do meio-dia quando nos despedimos das Gêmeas do Iguaçu e colocamos a Formosa em movimento (agora com freio traseiro).

Pórtico de Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ah, como mencionamos, não temos destino definido, apenas sabemos que estamos seguindo em direção ao sul e o universo nos guiará. A princípio, pensamos em rumar para o Rio Grande do Sul pela rodovia BR-116, mas ao observar os sinais, decidimos virar o guidão e seguir pela BR-153.

Guima Motos | Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Com o sol se pondo no horizonte, chegamos à “Capital da Amizade”, Erechim – RS. Após registrar uma foto no pórtico da cidade, seguimos até o Guima Motos, onde Guima nos aguardava.

Com a ferramenta adequada, ele trocou magicamente rapidamente e com uma facilidade invejável o parafuso espanado do sistema de freio traseiro da Formosa. Obrigado, Guima!

Em seguida, dirigimo-nos à casa de nossos amigos Juli, Dirceu e Matheus, que, ao saberem que estávamos em território gaúcho, nos receberam de maneira incrível. Agradecemos muito pela calorosa hospitalidade, apoio, a acirrada disputa no videogame e pelas deliciosas comidas!

Casa dos amigos | Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Hoje percorremos 240 quilômetros pelos três estados do sul brasileiro através da BR-153, também conhecida como Rodovia Transbrasiliana.

Amanhã tem mais estrada, e esperamos, preferencialmente, não deixar nenhum parafuso pelo caminho!

Trajeto entre Porto União - Santa Catarina - Brasil e Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Despertamos nas primeiras horas de sábado, desfrutamos de um café da manhã especial preparado por nossos anfitriões, nos despedimos dos amigos e iniciamos nossa jornada de ErechimRS em direção ao sul, seguindo pela, já conhecida pela Formosa, RS-135.

Fruteira Frutos da Terra | Vila Maria - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao chegarmos em Passo Fundo, contornamos a cidade e avançamos pela rodovia RS-324.

Em Vila Maria, fizemos uma parada em uma fruteira à beira da rodovia estadual para desfrutar de um almoço leve, com frutas frescas, rosca de polvilho e suco de uva integral.

Após nos alimentarmos, continuamos pela estrada com baixo fluxo de veículos, deixando para trás Casca, Nova Araçá e Nova Bassano. Em Nova Prata, acessamos a rodovia federal BR-470, cruzando Vila Flores e Veranópolis. Nesse município, fizemos uma pausa, desta vez no Belvedere do Espigão.

Belvedere do Espigão | Veranópolis - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Quem já teve a oportunidade de explorar essa região conhece a magnífica vista proporcionada pelo Belvedere do Espigão. Do mirante, é possível apreciar parte do Vale do Rio das Antas, a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica Monte Claro, a icônica Ponte da Estrada de Ferro e, é claro, a bela curva em forma de ferradura criada pelo rio, que integra a bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

De um lado, Veranópolis, município reconhecido como o “Berço Nacional da Maçã” e famoso por ser a “Terra da Longevidade”. Do outro, Bento Gonçalves, cidade proclamada como a “Capital Brasileira do Vinho”.

Junto ao mirante, que oferece acesso gratuito, há uma lanchonete e restaurante. Aproveitamos a ocasião para nos aquecer com um café quentinho e saborear uma deliciosa tortinha artesanal de morango.

Antes de seguir viagem, tivemos a sorte de avistar um elegante tucano sobrevoando as árvores próximas. Infelizmente, ele foi mais rápido que nós, e não conseguimos capturar uma foto.

Uma fina garoa, tão sutil que nem nos preocupamos em colocar as capas de chuva, começou a cair quando deixamos o Belvedere do Espigão.

Continuamos nossa jornada rumo ao sul pela sinuosa BR-470, atravessando a encantadora Serra Gaúcha e passando por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Em seguida, acessamos a RS-446, percorrendo menos de 20 km até chegar em São Vendelino.

Dali em diante, continuamos nossa jornada pela duplicada e pedagiada rodovia RS-122. A noite caía quando chegamos em São Leopoldo, onde nossos amigos nos aguardavam para nos acolher em seu lar.

Trajeto entre Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil e São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Os ponteiros do relógio se aproximavam do meio-dia quando trocamos abraços apertados com nossos queridos amigos Jaque, Rafa e o pequeno Arthur e pegamos a estrada novamente. Muito obrigado pessoal pela acolhida!

Casa dos amigos | São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Embora o objetivo da viagem fosse seguir rumo ao sul, ao nos encontrarmos tão próximos da Rota Romântica, decidimos mudar a rota e seguir sentido norte pelo trecho da rodovia BR-116, permeando a deslumbrante Serra Gaúcha.

Essa região oferece um percurso repleto de curvas fechadas e uma paisagem sem igual.

Rota Romântica - Rodovia BR-116 | Morro Reuter - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Aliás, a Rota Romântica marca presença em praticamente todas as listas de estradas mais bonitas do Brasil. Inclusive, passamos por ela durante a Expedição 2020: Belas Rotas, e o relato está disponível nesta postagem.

Rodovia BR-116 | Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Por ser domingo, a estrada registrava um alto fluxo de veículos, não só motos, mas também carros de passeio, exigindo que redobrássemos a atenção. Mesmo assim, não deixamos de aproveitar a sinuosa estrada.

Demoramos um pouco para percorrer os pouco mais de 60 quilômetros que ligam São Leopoldo a Nova Petrópolis. No topo da serra, decidimos fazer o retorno e seguir pelo caminho inverso, até nos depararmos com um enorme engarrafamento, chegando a ter que parar a moto no meio da pista em diversos momentos.

Com a noite se aproximando e o congestionamento aumentando, não hesitamos e procuramos um hotel na primeira cidade à frente, que, neste caso, foi Dois Irmãos.

Bar do Pedro | Sentinela do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A segunda-feira amanheceu ensolarada em Dois Irmãos, e logo nas primeiras horas, os termômetros marcavam 26 graus.

Assim nos despedimos de Dois Irmãos e seguimos pela rodovia BR-116 rumo ao sul, desta vez com consideravelmente menos movimento. Ao cruzarmos a Nova Ponte do Guaíba na capital gaúcha, avançamos pela rodovia federal.

Passamos por Guaíba e em Sentinela do Sul, fizemos uma pausa para almoçar pamonha e aproveitamos para descascar algumas nozes pecan que estavam nos alforjes da Formosa.

Rodovia BR-116 | Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Com a barriga cheia, continuamos nossa jornada enfrentando longas retas e um forte calor.

A partir de Camaquã, a pista se tornou duplicada e, ao passarmos por Cristal, cruzamos por uma praça de pedágio onde motos não pagam \o/

Viajar de moto nos permite apreciar paisagens incríveis e nos faz integrar o cenário ao nosso redor.

Rodovia BR-116 | Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Também nos proporciona sentir as bruscas mudanças climáticas que ocorrem repentinamente, como foi o caso ao nos aproximarmos de São Lourenço do Sul. O sol desapareceu em meio a uma densa névoa, acompanhada por um forte vento gelado.

A poucos quilômetros, estávamos praticamente derretendo em cima da moto, trajando todo o equipamento de segurança. Agora, fomos obrigados a parar para fechar as entradas de ar e colocar uma segunda pele.

Ao final do dia, chegamos em Pelotas – RS com o tempo nublado e a temperatura na casa dos 13 °C.

Rodovia BR-116 | Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Na cidade conhecida como a “Princesa do Sul”, procuramos um local para passar a noite quando uma fina garoa começou a cair.

Ah, lembrando que a cidade é famosa pelos saborosos doces de Pelotas. Será que vamos resistir e passar por Pelotas sem comer nenhum docinho?

Cenas para o próximo capítulo, quer dizer, próxima postagem ;)

Trajeto entre São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil, Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul - Brasil e Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Acima a imagem do mapa com o trajeto percorrido entre São Leopoldo e Pelotas – RS passando por Nova Petrópolis.