Tibagi é um município paranaense cercado por belezas naturais, muito conhecido por abrigar parte do imponente Cânion Guartelá.

Rio Tibagi | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Nossa intenção neste sábado era percorrer as trilhas que compreendem o Parque Estadual do Guartelá e explorar um pouquinho do cânion, porém, por conta da pandemia o parque estadual está temporariamente fechado.

Como opções de passeios em meio à natureza não faltam em Tibagi, tratamos de buscar outra alternativa e na noite anterior agendamos uma visita à Fenda do Nick.

O ponto de encontro combinado com o guia foi o portal de entrada do Parque Estadual do Guartelá.

Partimos então na primeira hora da manhã do centro da cidade e percorremos cerca de 20 quilômetros pela Rodovia PR-340 até chegar ao local combinado.

Chegamos com alguns minutos de antecedência e aos poucos outros visitantes se juntaram a nós, na espera do guia, que tardou um pouco e acabou aparecendo cerca de 45 minutos após o acordado.

Imprevistos acontecem, bem como atrasos, porém, assim que o guia chegou ao local passou ao lado de todos desviando o olhar e deixando de cumprimentar as pessoas ali presentes.

Instantes depois tentei quebrar o gelo e iniciar uma conversa todo empolgado, mas acabei sendo completamente ignorado.

Talvez o guia não estivesse em um bom dia, aliás, todos estamos sujeitos a isso, mas uma coisa que aprendemos com o passar dos anos (estamos ficando velhos) é observar os sinais que a vida nos dá e tentar interpretá-los da melhor maneira possível.

Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Complexo Turístico Orla do Rio Tibagi | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

A sequência de “sinais” que nos foram apresentados acompanhado da energia (ou falta dela) que não nos envolveu conforme o esperado nos fez desistir de conhecer uma das maravilhas de Tibagi, a Fenda do Nick, a qual só pode ser visitada na companhia de um guia de uma agência de turismo específica, a qual tem exclusividade na exploração do local.

Assim sendo retornamos até a cidade, onde fizemos uma breve pausa no Complexo Turístico Orla do Rio Tibagi, também conhecido como Parque Linear, que abriga o Centro de Informações Turísticas, algumas agências de turismo e banheiros públicos.

Rafting no Rio Tibagi | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Na sequência decidimos passar em frente à Tibagi Aventuras, onde havíamos agendado um rafting para o período da tarde.

Tibagi Aventuras

Local: Rua Ana Beje, 670 | Centro | Tibagi – PR
Telefone: (42) 3275-2778 | (42) 99914-3516 | (42) 99854-5338
E-mail: tibagi@tibagiaventuras.com.br
Site: http://www.tibagiaventuras.com.br/
Funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 18h00

Rafting no Rio Tibagi | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Ali fomos muito bem recebidos pelo Danilo e demais membros da equipe, que não mediram esforços e trataram de nos levar para nos aventurarmos pelas corredeiras do Rio Tibagi no mesmo instante.

Arroio da Ingrata | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Não bastasse o encaixe de horário da aventura, o Danilo ao saber de nossa tentativa frustrada de conhecer a Fenda do Nick acionou o melhor guia turístico da cidade e logo o Alison apareceu, nos apresentando algumas opções de trilhas para percorrermos no período vespertino.

Com a trilha a ser percorrida durante a tarde agendada trocamos de roupa, nos lambuzamos com protetor solar e, com a adrenalina nas alturas, embarcamos no veículo da empresa que nos levou às margens do Rio Tibagi para praticarmos, pela primeira vez, o rafting.

Devidamente equipados com capacetes e coletes salva-vidas recebemos os remos das mãos do simpático Júnior e embarcamos no bote inflável ouvindo atentamente as instruções de como se portar durante a descida pelo caudaloso e correntoso Rio Tibagi.

Arroio da Ingrata | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

A sensação de praticar o rafting é uma mescla de sentimentos, algo indescritível, quem ainda não o fez e tenha a oportunidade, vale muito a pena!

Para deixar o passeio ainda mais completo e prazeroso em determinado momento da aventura paramos na beira do rio e caminhamos por uma breve trilha, que nos conduziu até uma linda cachoeira, convidativa para o banho, formada pelo Arroio da Ingrata, que deságua no Rio Tibagi.

Ali caminhamos sobre as águas pelas geladas águas (sem comprar nenhum terreno, que fique registrado), fizemos inúmeras fotos e nos encantamos com a paisagem maravilhosa.

Arroio da Ingrata | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao partir da cachoeira nos deparamos com um pé de caqui carregado de frutas.

Com um longo galho nas mãos bastaram algumas investidas da Sayo contra a árvore para conseguir conquistar um caqui, o caqui da vitória, excelente fonte de vitamina A, C, fibras e sais minerais.

O caqui é originário da China e Japão, mas se adaptou muito bem no Brasil devido ao clima tropical, e a variedade que ali degustamos é a conhecida como “amarra a boca”, ou “amarra a goela”, por possuir um tanino que inibe a saliva.

Usina Hidrelétrica Tibagi Montante | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Finalizado o excelente passeio de rafting adventure com direito a exploração da cachoeira retornamos ao centro da cidade, fizemos um lanche e minutos depois fomos nos encontrar com o experiente guia Alison – (42) 99868-3281.

Guiados pelo Alison a bordo de sua moto trail partimos do centro de Tibagi e percorremos alguns quilômetros pela PR-340 até chegar na entrada da Fazenda São Damásio.

A Fazenda São Damásio é uma propriedade particular vizinha ao Parque Estadual do Guartelá, consequentemente seu território compreende boa parte do Cânion Guartelá. Vale destacar que a entrada no local só é permitida na companhia do guia Alison.

Deixamos as motos na sede da fazenda e ali iniciamos a caminhada tendo como objetivo alcançar a borda do magnífico cânion.

Bastaram alguns minutos até atingirmos o tão esperado local, a borda do sexto maior cânion do mundo em extensão.

Fenda do São Dama | Trilha no Cânion Guartelá - Cânion do Rio Iapó | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Na sequência conhecemos parte da Fenda do São Dama, abreviação do nome da fazenda, que é São Damásio.

Pelas paredes e piso da fenda, que parece ter sido esculpida cuidadosamente, escorrem pequenos filetes de água que acompanham o declive do cânion e, segundo nosso guia, formam uma bela cachoeira mais adiante.

Deixamos a Fenda do São Dama, contornamos parte dela e avançamos pela borda do Cânion do Guartelá, que a cada instante nos impressionava com um visual de tirar o fôlego.

A origem da gigantesca abertura que forma o cânion remete ao período Devoniano, seguido por diversas dilatações e modificações provocadas por eventos geológicos de proporções extremas.

O nome oficial da falha geológica é Cânion do Rio Iapó, uma vez que a enorme fenda foi escavada majoritariamente pelo rio que corta o vale.

O termo Iapó tem origem tupi e significa “Rio de Raízes”, sendo y (água ou rio) e apó (raiz).

O Cânion do Rio Iapó tem cerca de 30 quilômetros de extensão e abrange um território pertencente aos municípios de Castro e Tibagi.

Sua parte alta é composta por um extenso campo nativo, que conforme avança em direção à garganta natural vai de encontro à Mata Atlântica e um bosque repleto de Araucárias, rodeados por inúmeras rochas que embelezam as montanhas.

Essa mescla de biomas aliada às inúmeras quedas d’água e formações areníticas fazem do cânion um verdadeiro tesouro natural, que contém uma flora invejável.

Não apenas a flora do Cânion Guartelá surpreende, mas também a sua rica fauna, na qual destacam-se animais como o bugio, tamanduá-mirim, tatu, capivara, lobo guará, onça-parda, curucaca, falcão quiri-quiri, pica-pau do campo e mais uma centena de espécies.

A região onde se encontra o cânion é conhecida como Guartelá, por isso ele é popularmente chamado de Cânion Guartelá, ou Cânion do Guartelá.

A origem do nome Guartelá é um tanto quanto curiosa, reza a lenda que em um passado não muito distante toda esta área foi palco de inúmeras disputas, travadas entre nativos, europeus e escravos.

Em certa ocasião os colonizadores, que já haviam se apropriado de boa parte das terras, ficaram cientes de um ataque dos nativos que estava prestes a ocorrer, foi quando os moradores de um lado do cânion passaram a mensagem “Guarda-te lá que cá bem fico” aos vizinhos que habitavam o lado oposto.

A expressão se tornou conhecida e aos poucos o “Guarda-te lá” se transformou em Guartelá.

Além da paisagem maravilhosa, o Cânion do Guartelá irradia uma energia ímpar, nos transmitindo uma sensação de paz profunda, algo surpreendente.

O local é classificado como um dos sítios geológicos brasileiros e guarda também inúmeras cavernas e inscrições rupestres.

Durante o percurso de aproximadamente 20km que tivemos o privilégio de percorrer pela borda do cânion pudemos contemplar uma enorme variação de cenários, bem como conhecer de perto algumas destas pinturas milenares.

Tudo isso acompanhados pelo Alison, que é o responsável pela abertura das principais trilhas existentes em todo o Cânion do Rio Iapó.

Além de conhecer muito bem a região, ele nos deu uma verdadeira aula através de histórias e curiosidades sobre cada ponto visitado.

Assim que passamos pela área com inscrições rupestres iniciamos a exploração de uma parte denominada Guapiquerê.

O Guapiquerê é um desfiladeiro utilizado pelos antigos habitantes da região para fazer a travessia entre o topo da escarpa e as margens do Rio Iapó.

E o visual que ele nos proporciona da imensidão do cânion é de arrepiar.

Caminhar por este local e se permitir pausar por alguns instantes para sentar e admirar a magnitude da natureza que nos envolve é algo difícil de explicar.

Através desta experiência conseguimos se conectar da melhor maneira possível com a Pachamama, ou Mãe Terra, repor nossas energias e refletir sobre os mais diversos aspectos relacionados à vida.

Com o fim do dia se aproximando fizemos uma última pausa para fotos e contemplação em uma das inúmeras formações rochosas que foram lentamente talhadas pela natureza e nos despedimos do Rio Iapó, seu esplêndido vale e suntuoso cânion.

Embalados pelo som entoado por inúmeros pássaros que se abrigavam ao entardecer avançamos lentamente pela borda do Cânion do Rio Iapó e aos poucos fomos nos distanciando desta maravilha natural.

Cansados fisicamente mas rejuvenescidos mentalmente deixamos a área de campo nativo e seguimos em meio à plantação.

E quando pensávamos ter finalizado o dia com o máximo de aproveitamento das maravilhas da natureza surge em nossa frente um pôr do Sol daqueles dignos de aplausos.

Pôr do Sol - Fazenda São Damásio | Tibagi - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

O Astro Rei nos presenteou com sua despedida de forma sublime.

Ao cair da noite deixamos a Fazenda São Damásio e retornamos ao centro de Tibagi, onde fomos direto ao hotel descansar e meditar sobre o dia incrível que vivenciamos.