Após o café da manhã carregamos a Formosa e nos despedimos do centro de Paraty – RJ.

Rodovia Rio-Santos - Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Partimos pela Rodovia Rio-Santos sentido norte tendo como objetivo conhecer a Cachoeira do Iriri, ainda em terras do município fluminense.

Rodamos cerca de 30 quilômetros até chegar na entrada da Aldeia Indígena Pataxó, onde fica a cachoeira.

Infelizmente a entrada da aldeia estava fechada por uma corrente e, como não encontramos nenhuma pessoa por ali, fizemos o retorno e voltamos pelo mesmo trajeto da ida.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

De volta no trevo principal de Paraty acessamos a RJ-165 sentido oeste.

Percorremos menos de 8km pela rodovia estadual até chegar no estacionamento que dá acesso à Cachoeira do Tobogã e ao Poço do Tarzan.

De frente para o estacionamento fica a Igreja Nossa Senhora da Penha.

Igreja Nossa Senhora da Penha | Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

A pequena capela, que foi construída sobre uma grande pedra, guarda a entrada da trilha.

Após conhecer a igreja seguimos pela breve trilha em meio à Mata Atlântica e logo chegamos na Cachoeira do Tobogã, também conhecida como Cachoeira da Penha ou ainda Cachoeira do Escorrega.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

No local diversas pessoas se divertiam escorregando pela lisa rocha de aproximadamente 20 metros de altura por onde a água desce rapidamente até atingir uma piscina natural.

O local é tão conhecido que chega a sediar campeonatos de surfe na pedra em determinadas épocas do ano.

A ideia de se aventurar pelo escorregador natural passou pela cabeça até nos darmos conta que mal conseguíamos ficar em pé no calçamento pé-de-moleque do centro histórico de Paraty, imagina em uma rocha lisa e molhada.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Sem banho, seguimos caminhando pela trilha que ladeia a Cachoeira do Tobogã.

Na parte alta conseguimos avistar o rio que segue pelas pedras criando vários poços e pequenas quedas d’água, antes de formar o tobogã natural.

Aos fundos fica o Poço do Tarzan, outra piscina natural formada por uma pequena, mas bela, cascata.

Cachoeira do Tobogã | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Ali existe uma ponte pênsil que cruza por cima do rio e segue até um barzinho rústico.

Poço do Tarzan | Paraty - Rio de Janeiro - Brasil | FredLee Na Estrada

Pois bem, cachoeira e poços conhecidos, voltamos a rodar pela RJ-165.

Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Aos poucos a estrada foi ficando mais estreita, sinuosa e íngreme, maravilha!

Em meio à densa floresta da Serra do Mar o pavimento repentinamente deixou de ser asfaltado a passou a ser de paralelepípedo.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Neste momento adentramos na Estrada Parque Paraty-Cunha, uma das estradas mais bonitas do país, a qual cruza parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Por ser uma estrada parque existe restrição de horário de circulação, a qual só é permitida das 7h00 às 17h00.

Ao passo que ganhávamos altitude uma densa neblina vinha ao nosso encontro.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

Com a atenção redobrada, devido à baixa visibilidade, seguimos pela estrada que foi a única ligação terrestre de Paraty a outros municípios até a construção da Estrada Rio-Santos, na década de 1970.

Em boa parte do percurso a RJ-165 segue o traçado original da antiga Estrada Real do Caminho do Ouro (Caminho Velho), que ligava as lavras auríferas mineiras com o Porto de Paraty, o único liberado para a saída deste produto pela coroa portuguesa na época.

Em questão de minutos vencemos os aproximados 10 quilômetros da Estrada Parque Paraty-Cunha.

Estrada Parque Paraty-Cunha - Rodovia RJ-165 | FredLee Na Estrada

E, ao atingir o alto da Serra do Mar em uma altitude superior a 1.515 metros acima do nível do mar, a neblina ficou para trás e o azul do céu começou a aparecer timidamente em meio à densas nuvens.

Exatamente no fim da estrada parque fica a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Após a pausa para fotografar a Formosa ao lado da placa indicando a divisa de estados voltamos a rodar pela Estrada Paraty-Cunha, que no estado paulista volta a ser asfaltada e recebe o nome de Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti, ou simplesmente SP-171.

Achamos curioso (ou seria ironia do destino) o nome de uma rodovia que leva o número 171 ser em homenagem a um político.

Cachoeira do Mato Limpo | Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Enfim, poucos quilômetros após entrar em São Paulo passamos ao lado da Cachoeira do Mato Limpo.

A bela e alta queda d’água forma um pequeno poço para banho aos seus pés.

E fica bem ao lado da pista, de frente para um dos inúmeros marcos da Estrada Real.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Na sequência voltamos a viajar pela Paraty-Cunha, que neste trecho já não é mais tão íngreme quanto no percurso da estrada parque, mas segue bastante sinuosa e cercada por uma linda paisagem.

Aos poucos as cinzentas nuvens foram tomando conta do céu.

Até que diversos pontos de chuva surgiram no horizonte.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Após muitas curvas fechadas e várias torcidas para a próxima curva ser para o lado oposto da chuva, chegamos em Cunha (antes da chuva).

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Acessamos a cidade, que recebe o título de estância climática, estacionamos a Formosa nos arredores da Praça Cônego Siqueira e partimos caminhar por seu centro.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O primeiro atrativo que visitamos foi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A matriz da cidade foi construída em 1731 e passou por diversas reformas no decorrer dos anos.

Um episódio marcante em sua história ocorreu em 1932, quando a cidade de Cunha tornou-se palco de batalha na Revolução Constitucionalista e a igreja foi bastante alvejada.

O templo religioso, um exemplo do barroco paulista, é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural.

Atualmente seu interior, que é composto por altares e imagens talhados em madeira, está passando por reformas.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Bem pertinho da igreja fica o Mercado Municipal.

Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Mercado Municipal de Cunha

Local: Rua Dom Lino, 118 | Centro | Cunha – SP
Telefone: (12) 3111-2663
Funcionamento: Segunda a sábado das 7h30 às 17h30 | Domingo das 7h30 às 12h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 30 minutos

Mercado Municipal de Cunha | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Construído em 1913, o popular mercado de Cunha dispõem de diversos produtos regionais à venda, que vão desde frutas, doces e pimentas até botas, chapéus e aguardentes.

Com algumas balas de coco no bolso e mordiscando uma cocada deixamos o local.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Poucos passos depois passamos pela prefeitura municipal.

Prefeitura Municipal | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

E na sequência pelo Casarão Osmar Felipe.

Casarão Osmar Felipe | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

O antigo casarão colonial com as cores azul e branco, lindas varandas e janelões, ostenta diversos abacaxis em sua fachada.

Vimos o mesmo em algumas edificações em Paraty, e a exposição de tal fruta tem um significado.

No período colonial os abacaxis eram um símbolo de riqueza e prosperidade, indicando que naquela casa morava alguém da nobreza, pois a fruta é amarela como o ouro e tem uma coroa como um rei.

Casarão Osmar Felipe | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Cunha tem atualmente cerca de 20.000 habitantes e fica em uma ferradura formada pelas Serras do Mar, Bocaina e Quebra-Cangalha.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

A cidade é a Capital Brasileira do Fusca, contando com mais de 1.300 exemplares do veículo licenciados no município.

Caminhando pelas estreitas ruas da cidade, repletas de fusquinhas, seguimos até a Igreja do Rosário e São Benedito.

Igreja do Rosário e São Benedito | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, a igreja foi construída para os escravos e brancos pobres em 1793.

Como ela só é aberta ao público em dias de festas, o que não era o caso hoje, suas portas estavam fechadas.

Ao seu lado fica a Praça do Rosário.

Praça do Rosário | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Que conta com um pequeno mirante com uma vista privilegiada da região.

E abriga uma estátua em homenagem ao poeta e compositor da cidade, Benedito José Monteiro.

Na sequência fomos ao encontro da Formosa, com a qual voltamos a percorrer a área central de Cunha.

Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Passamos pela Casa do Artesão.

E fomos visitar o Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro, afinal, a cidade não é apenas a Capital Nacional do Fusca, mas também a Capital Nacional da Cerâmica Artística.

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro | Cunha - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro

Local: Rua Doutor Paulo Jarbas da Silva, 150 | Mantiqueira | Cunha – SP
Telefone: (12) 3111-1530
E-mail: ateliesj@uol.com.br
Site: http://www.ateliesj.com.br/
Funcionamento: Todos os dias das 9h00 às 18h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 30 minutos

O casal nipo-brasileiro Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro montou seu próprio forno Noborigama e ateliê de cerâmica no ano de 1985.

Trazido do Japão, o forno Noborigama foi introduzido em Cunha em 1975 com a chegada de artistas japoneses e portugueses.

Noborigama é uma técnica de produção de cerâmica feita através de forno a lenha com câmaras interligadas que conseguem atingir temperaturas superiores a 1.300 graus centígrados.

Seu nome significa “Forno que sobe” (nobori = rampa e gama = forno), o que explica seu formato de escada.

Nesta técnica a queima com lenha resinosa de eucalipto reflorestado pode levar até 27 horas seguidas, com fogo de lenha grossa no esquente inicial, lenha média para levantar a temperatura na fornalha e lenha fina para atingir o ponto de fusão dos esmaltes nas câmaras.

O controle do nível da brasa e o ritmo de alimentação afetam a oxidação ou redução da atmosfera de queima, incorporando elementos aleatórios na cristalização e definição surpreendente das tonalidades dos esmaltes, diferentes a cada queima.

A abertura da fornada é um momento culminante da retirada das cerâmicas das câmaras após a queima e esfriamento lento de 3 dias, sempre coroada de surpresas, júbilo e encantamento compartilhado.

Entre os mais de vinte Noborigamas espalhados pelo Brasil, seis estão em atividade em Cunha.

Hoje a cidade é um polo de cerâmica no Brasil e na América do Sul, sua produção mescla influência oriental, portuguesa e indígena, com peças de alta e baixa temperatura.

As peças, que se misturam entre decoração e objetos para uso geral, são incrivelmente lindas.

Ao se despedir do Atelier Suenaga & Jardineiro a chuva resolveu dar o ar da graça, vestimos então as discretas capas e partimos de Cunha pela SP-171.

Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti - Rodovia SP-171 | FredLee Na Estrada

Após percorrer aproximadamente 50 quilômetros pela sinuosa rodovia estadual chegamos em Guaratinguetá, onde acessamos a BR-116.

Rodovia Presidente Dutra - Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Percorremos poucos quilômetros pela Rodovia Presidente Dutra, ou Via Dutra, até chegar em Aparecida.

Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Debaixo de chuva acessamos a cidade que é popularmente chamada de Aparecida do Norte, em razão da construção da Estrada de Ferro do Norte (Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro).

Com o fim do dia se aproximando, partimos em busca de um hotel.

Molhados e cansados o Google Maps decidiu nos pregar uma peça e nos fez percorrer praticamente todo o centro da cidade em zigue-zague.

Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Após o inesperado tour finalmente chegamos ao local de pernoite, de onde conseguimos ter uma bela vista do local que vamos conhecer amanhã, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida | Aparecida - São Paulo - Brasil | FredLee Na Estrada

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Paraty - Rio de Janeiro e Aparecida - São Paulo - Brasil - Brasil | FredLee Na Estrada