Em uma viagem de moto inesquecível pela Argentina, enfrentamos a mítica Cuesta de Lipán, chegando aos 4.170 metros de altitude (Monolito 4170 MSNM) na Ruta Nacional 52. Percorremos com a Formosa as Salinas Grandes de Jujuy, um dos maiores salares da América do Sul, e seguimos até Susques, cidade considerada o “Pórtico dos Andes”, onde visitamos a histórica Iglesia de Susques, a mais antiga do norte argentino. Fizemos uma parada essencial no tradicional Posto Pastos Chicos, ponto de encontro de viajantes, e encerramos o dia encarando ventos fortes e uma tempestade de areia no retorno à Tilcara.

Virgen del Valle | San Francisco de Tilcara - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Ao contrário dos dias anteriores da Moto Expedição 2019: Salta – Jujuy – Tucumán, a quarta-feira amanheceu com o céu carregado de nuvens cinzentas sobre a região da Quebrada de Humahuaca, no norte da Argentina. Com tranquilidade, aproveitamos um café da manhã reforçado, vestimos nossas jaquetas, ajustamos os capacetes e subimos na Formosa, deixando para trás a charmosa hospedagem no centro histórico de San Francisco de Tilcara, em Jujuy, prontos para mais um dia de estrada e descobertas.

Virgen del Valle | San Francisco de Tilcara - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Após percorrer poucas quadras, fomos surpreendidos por uma cena marcante: um grupo de fiéis seguia em procissão carregando a imagem da Virgen del Valle. O cortejo simples, mas cheio de fé, cruzava a rua em sentido contrário ao nosso. Paramos por alguns instantes para observar e respeitar aquele momento.

Virgen del Valle | San Francisco de Tilcara - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Em seguida, pegamos a Ruta Nacional 9, rumo ao sul, tendo como companhia as paisagens deslumbrantes da Quebrada de Humahuaca.

Ruta Nacional 9 | Argentina | FredLee Na Estrada

Poucos quilômetros adiante, alcançamos o entroncamento que dá acesso à Ruta Nacional 52, estrada que nos levaria a novos destinos.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Logo passamos pela pitoresca Purmamarca, cidade que parece ter parado no tempo com suas casas de adobe, ruas estreitas e o colorido mercado de artesanato. Ali, o destaque é o imponente Cerro de los Siete Colores, montanha que exibe tons vibrantes formados ao longo de milhões de anos pela ação de diferentes minerais.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Depois de Purmamarca, o clima começou a mudar. O céu azul, que timidamente surgia em meio às nuvens cinzentas, deu lugar a uma massa densa e escura, prenúncio do tempo severo que encontraríamos adiante.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

A Ruta Nacional 52 é uma das estradas mais emblemáticas da Argentina. Com seus 263 quilômetros de extensão, ela parte do cruzamento com a Ruta Nacional 9 e segue até o Paso de Jama, na fronteira com o Chile.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Totalmente asfaltada, é uma rodovia que, além de conectar regiões estratégicas, se tornou famosa pelo seu valor turístico, já que atravessa alguns dos cenários mais impressionantes do país.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

O trajeto começa a 2.192 metros de altitude e chega a incríveis 4.230 metros no limite fronteiriço, tornando-se uma experiência desafiadora e fascinante para viajantes e aventureiros.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Enquanto seguíamos em direção ao oeste, cercados pelas montanhas multicoloridas, era impossível não se impressionar com a imponência da Quebrada de Humahuaca, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO  em 2003 na categoria Paisagem Cultural.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Essa região guarda vestígios de antigas civilizações, trilhas utilizadas desde os tempos pré-hispânicos e tradições vivas que tornam a viagem ainda mais enriquecedora.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Pouco depois, cruzamos com os primeiros motociclistas daquele dia. Um casal em uma big trail de placa europeia nos ultrapassou rapidamente, deixando no ar a tradicional saudação entre motociclistas. O breve encontro reforçou o sentimento de conexão e liberdade que une quem escolhe explorar o mundo sobre duas rodas.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Cerca de 20 quilômetros adiante, avistamos o início da desafiadora serra chamada de Cuesta de Lipán. Decidimos parar para nos hidratar e preparar para a mudança brusca de altitude e temperatura que enfrentaríamos.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

A Cuesta de Lipán é um dos trechos mais famosos da Ruta Nacional 52 e conecta a Quebrada de Humahuaca à Puna de Jujuy, região de planaltos altos que se estende até o Chile.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Retomamos a viagem e logo estávamos imersos em curvas fechadas que serpenteiam entre as montanhas. A cada curva, uma nova paisagem se descortinava diante de nós, revelando formações geológicas impressionantes esculpidas ao longo de milhões de anos.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Conforme ganhávamos altitude, a vegetação foi desaparecendo, dando lugar a um cenário mais árido e austero, mas igualmente imponente.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

As nuvens que observávamos de longe rapidamente nos envolveram. A névoa espessa, somada ao ar gelado, transformou a estrada em um ambiente quase surreal.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Barraca Naturehike Cloud Up
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Aproveitamos uma área de escape para parar no Mirador de Interpretación del Paisaje Cuesta de Lipán, de onde se tem uma vista panorâmica impressionante da estrada sinuosa e das montanhas que parecem não ter fim.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Enquanto descansávamos, outros motociclistas passavam pelo trecho. Não à toa, a Cuesta de Lipán é considerada um paraíso para quem viaja sobre duas rodas: totalmente asfaltada, estreita, repleta de curvas e cercada por um cenário de tirar o fôlego. Além disso, é a rota que leva diretamente ao Deserto do Atacama e, mais adiante, ao Oceano Pacífico.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Reenergizados com água e aquecidos com um reconfortante chá de coca, seguimos viagem. A cada quilômetro, a temperatura caía ainda mais, e o frio se tornava intenso.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

No meio da subida, avistamos um grupo de vicunhas selvagens, parentes próximos das lhamas e guanacos. Elas se camuflavam entre as montanhas e, atentas, pareciam observar silenciosamente nossa passagem.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Finalmente, alcançamos o ponto mais emblemático da Cuesta de Lipán: o Abra de Potrerillos, onde se encontra o famoso Monolito 4170 MSNM, marco que registra a altitude de 4.170 metros acima do nível do mar.

Monolito 4170 MSNM - Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Monolito 4170 MSNM - Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Vale destacar que o trajeto entre Purmamarca e o Abra de Potrerillos, com pouco mais de 40 quilômetros, representa uma elevação de quase 2.000 metros em altitude, um feito impressionante tanto para veículos quanto para quem enfrenta a viagem de moto.

Monolito 4170 MSNM - Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Saímos de Tilcara com cerca de 9°C, mas no topo da Cuesta del Lipán o termômetro marcava temperaturas negativas, acompanhadas de vento cortante.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

No Monolito 4170 MSNM, enquanto observávamos a imensidão da paisagem, conversamos com uma senhora que vendia artesanato local. Ela nos contou que, mais cedo, pequenos flocos de neve haviam caído ali, explicando as nuvens carregadas que encontramos ao longo do caminho.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Em altitudes tão elevadas, o corpo sente os efeitos do ar rarefeito, e o risco de sofrer com o soroche (mal de altitude) é real. Manter-se hidratado é fundamental para amenizar sintomas como dor de cabeça, tontura e cansaço extremo.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas também é recomendável. As folhas de coca, tradicionais na região, podem ser mastigadas ou preparadas em chá, ajudando a aliviar os sintomas. Outra alternativa bastante comum são as balas de coca com mel, um alívio simples, natural e saboroso.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Após terminar o chá de coca que levávamos, beber bastante água mineral e saborear algumas balas de coca com mel, aquecemos as mãos no motor Twin Cam Harley-Davidson da Formosa e retomamos a viagem, agora adentrando a Puna de Jujuy, no norte da Argentina.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

À medida que avançávamos, as nuvens densas começaram a se dissipar, revelando um céu mais claro. A temperatura subiu gradualmente, trazendo alívio ao frio cortante que havíamos enfrentado na subida da Cuesta de Lipán. O novo cenário aberto permitia apreciar a vastidão e a imponência da Puna Argentina, marcada por sua aridez e beleza singular.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

A Puna Argentina é um território de contrastes. Sua paisagem desértica, salares brilhantes e atmosfera rarefeita proporcionam uma sensação única de isolamento e grandiosidade, como se estivéssemos no topo do mundo. Localizada dentro do Altiplano Andino, a região é considerada o segundo maior planalto do planeta, ficando atrás apenas do Tibete em extensão.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Grande parte do Altiplano Andino se encontra na Bolívia, mas ele se estende também pelo Peru, Chile e Argentina. Essa imensidão, além de conectar países, guarda histórias de povos originários que aprenderam a sobreviver em condições extremas, preservando tradições e culturas que ainda hoje se fazem presentes.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Enquanto seguíamos pela Ruta Nacional 52, o horizonte começou a se transformar. Aos poucos, uma enorme área branca surgia à distância, confundindo-se com o solo árido ao redor.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Bastão de Trilha Mt100 Forclaz
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

A cada quilômetro, esse imenso manto se tornava mais evidente, até revelar-se em toda a sua magnitude: eram as Salinas Grandes, um dos lugares mais icônicos do norte argentino.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Aos 3.450 metros de altitude, o salar impressiona por sua vastidão. O branco intenso, refletindo a luz do sol em contraste com o céu azul profundo, cria um cenário quase surreal. O horizonte parece infinito, e a sensação é de estar diante de uma obra-prima natural, moldada ao longo de milhares de anos pela evaporação de antigos lagos.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

No quilômetro 65 da Ruta Nacional 52 está localizado o Parador Turístico La Curva – Salinas Grandes, um ponto estratégico administrado pela comunidade indígena pueblo kolla, pertencente à Comunidad Aborigen de Pozo Colorado. Conhecidos como os “Guardiões das Salinas Grandes”, eles não apenas recebem os visitantes, mas também mantêm viva a herança cultural da região.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Inaugurado em 2014, o Parador Turístico La Curva – Salinas Grandes oferece estrutura completa para quem chega ao salar: banheiros, lanchonete, área coberta com mesas e bancos feitos de blocos de sal, além de lojinhas com artesanato local produzido em pedra, lã e, claro, sal. O espaço também disponibiliza guias turísticos, que enriquecem a experiência com explicações sobre a geologia, a cultura andina e a história das salinas.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Um dos pontos mais fotografados do local é a escultura de sal em formato de lhama, homenagem a um dos animais mais simbólicos da região andina, presente tanto na vida cotidiana das comunidades locais quanto em sua tradição cultural. A obra, esculpida com o mesmo mineral que cobre o chão, tornou-se um ícone do salar e parada obrigatória para os viajantes.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

As Salinas Grandes se estendem por cerca de 212 km², abrangendo as províncias de Jujuy e Salta, e ocupam a posição de quarto maior salar da América do Sul. Apesar de sua dimensão imponente, é o lado de Jujuy que atrai mais visitantes, graças à proximidade com Purmamarca e à infraestrutura turística melhor desenvolvida, o que torna a experiência ainda mais completa para quem se aventura por essa maravilha natural.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Após fotografar o local, observar de perto as mesas, bancos e até quiosques construídos com enormes blocos de sal, decidimos atender aos desejos da Formosa e pagar uma taxa para levá-la a um passeio sobre o deserto de sal. Era a oportunidade perfeita para explorar ainda mais as Salinas Grandes e viver uma experiência única sobre duas rodas.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

O percurso turístico Circuito de Salinas Grandes – Ojo del Salar teve início em 2015, fruto da iniciativa da própria comunidad aborigen de Pozo Colorado, que habita a região há gerações. O projeto nasceu com o objetivo de oferecer aos visitantes uma forma organizada de explorar o salar, preservando a cultura local e garantindo uma fonte de renda sustentável para os povos originários.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Utilizando seu próprio veículo, percorre-se cerca de 4 quilômetros pelo deserto de sal até chegar ao ponto alto do passeio: os impressionantes “Olhos do Salar”, formações naturais que parecem crateras cheias de água, criando um cenário quase surreal.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Seguindo uma caminhonete com o guia, percorremos cerca de 4 quilômetros pelo imenso manto branco até chegar ao primeiro ponto de parada. Lá, recebemos uma verdadeira aula ao ar livre sobre a formação geológica das Salinas Grandes e sobre os métodos tradicionais de extração de sal praticados no local.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

A técnica mais conhecida de extração do sal das Salinas Grandes na Argentina é através das piletas de extracción (piscinas de extração), grandes retângulos escavados no solo com cerca de 1,20 metro de largura, 20 metros de comprimento e 80 centímetros de profundidade.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Em qualquer ponto do salar, basta cavar 70 centímetros para encontrar água subterrânea, extremamente transparente. Essa água preenche as piscinas e, ao evaporar sob o sol e o vento intensos, deixa para trás uma camada de sal cristalizado pronta para ser coletada. Dependendo das condições climáticas, cada piscina pode gerar de 3.000 a 4.000 litros de sal.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
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Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Outro método, mais artesanal e ancestral, ainda é praticado por um pequeno grupo de trabalhadores locais. Eles retiram blocos de sal em tamanhos específicos, conhecidos como cargas. O nome remonta ao período em que duas peças de aproximadamente 25 quilos cada eram transportadas no lombo de uma lhama, animal essencial na vida dos povos andinos.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Após a explicação inicial, seguimos com a moto pelo salar até o segundo ponto de observação. A cada metro percorrido, a sensação de imensidão aumentava. O branco absoluto se confundia com o horizonte, criando um cenário quase hipnótico.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Nesse ponto, o guia nos levou a caminhar até os fascinantes Ojos del Salar, ou “Olhos do Salar”. Essas formações naturais são grandes crateras circulares cheias de água cristalina que refletem o céu e as nuvens como espelhos perfeitos no meio do deserto. A visão é tão surreal que parece obra de outro planeta.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Diferente do que muitos acreditam, as Salinas Grandes da Argentina não se formaram por terem sido cobertas pelo mar, mas sim pelo acúmulo de sais minerais trazidos pelas chuvas das montanhas andinas e retidos em uma bacia endorreica formada há cerca de 10 milhões de anos, durante o choque da placa do continente com a do Pacífico.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Com as erupções vulcânicas, águas mineralizadas ficaram presas na região e, ao evaporarem ao longo do período Quaternário, deram origem ao imenso salar que vemos hoje.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

A extração de sal é uma atividade antiga nas Salinas Grandes. Durante séculos, o transporte era feito por lhamas, depois por burros e, atualmente, por caminhonetes e caminhões. Essa evolução revela a permanência e, ao mesmo tempo, a adaptação de uma prática que atravessa gerações.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Esse contato com a história local nos remeteu a algo que havíamos visto dias antes, no Museo Histórico del Norte – Cabildo de Salta: um grande bloco de sal exposto ao público acompanhado da explicação sobre a origem da palavra salário, derivada do latim salarium (pagamento de sal). Na Roma Antiga, o sal era tão valioso que chegou a ser utilizado como forma de pagamento aos soldados, reforçando a importância desse mineral ao longo da história da humanidade.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Após as explicações do guia, tivemos um tempo livre para fotografar o local. O cenário das Salinas Grandes, especialmente nos Ojos del Salar, é perfeito para fotos criativas. O contraste entre o branco imaculado do sal e os reflexos azuis e dourados do céu transforma cada clique em uma imagem única, quase surreal.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Encerrado o passeio, retornamos ao ponto inicial do circuito, satisfeitos por ter vivido uma das experiências mais inesquecíveis da expedição. Estar no coração das Salinas Grandes, imerso em sua história, cultura e beleza natural, foi uma oportunidade única de compreender a grandiosidade dessa joia do norte argentino.

Ojos del Salar - Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Após percorrer aproximadamente 8 quilômetros pelo Circuito de Salinas Grandes – Ojo del Salar, em meio ao deserto branco, retornamos ao asfalto impecável da Ruta Nacional 52. O contraste entre o infinito das salinas e a estrada que se estendia pelo horizonte marcou o fim de uma experiência inesquecível, repleta de paisagens deslumbrantes e histórias fascinantes.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Pouco depois, passamos por outro ponto de parada e apreciação do salar. Como já havíamos explorado o local em profundidade, decidimos seguir viagem, ansiosos pelos próximos destinos que a RN-52 ainda nos reservaria.

Salinas Grandes | Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Aos poucos, o branco intenso do sal foi cedendo lugar aos tons ocres e amarelados da terra arenosa, marcando nossa despedida desse cenário quase onírico.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
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Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Aquele cenário mágico, que parecia saído de um sonho, ficou para trás, mas as memórias e as imagens capturadas permaneceriam para sempre em nossas mentes e corações.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

O trecho entre Purmamarca e Susques é um espetáculo à parte. Longas retas parecem não ter fim, intercaladas com curvas sinuosas que recortam as montanhas do Altiplano Andino.

Quebrada de Mal Paso - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Quebrada de Mal Paso - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Essa variação torna a viagem dinâmica e emocionante, com paisagens que alternam entre planícies áridas e cordilheiras imponentes. A cada curva ou reta, a natureza se revela de maneira única, muitas vezes acompanhada pela presença de vicunhas, lhamas e outros animais andinos, que enriquecem ainda mais a experiência visual e sensorial.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Viajar de moto pelo Altiplano Andino é simplesmente fascinante. O equilíbrio entre a estrada perfeita, o desafio do ar rarefeito, a beleza natural e a sensação de liberdade cria uma das experiências mais prazerosas que já vivenciamos sobre duas rodas.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Sem dúvida, esse é um dos trajetos mais bonitos que percorremos com a Formosa até hoje, reunindo ícones como as Salinas Grandes, a Cuesta de Lipán e a Puna de Jujuy, além da riqueza cultural que pulsa em cada recanto da região.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Depois de aproximadamente 80 quilômetros, avistamos o encontro das águas, ainda que escassas nesta época do ano, do Río Susques com o Río Pastos Chicos. Esse marco natural anunciou nossa chegada à cidade de Susques, na província de Jujuy – Argentina.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

A história do lugar é marcada por disputas geopolíticas. Em 1888, após a derrota da Bolívia e do Peru para o Chile na Guerra do Pacífico, tropas chilenas chegaram a ocupar o departamento de Susques. No entanto, em 1889, a Bolívia reconheceu oficialmente a soberania argentina sobre a Puna de Atacama, incorporando a pequena cidade de Susques como sua capital administrativa.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Na época, o povoado era conhecido como Susquis e fazia parte do Território dos Andes, unidade administrativa criada pelo governo argentino para consolidar a posse sobre a região. Quando o território foi dissolvido em 1943, Susques passou definitivamente a integrar a província de Jujuy, que já reivindicava a área desde 1836.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Logo na entrada da cidade de Susques, à beira da rodovia, está o centro de informações turísticas, ponto de apoio fundamental para os visitantes. Ali, é possível obter dicas sobre os atrativos locais, a cultura da região e as melhores rotas para seguir viagem.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Foi nesse espaço que conhecemos um motociclista alemão. Entre palavras em alemão, inglês, espanhol, português, quechua e até improvisos inventados na hora, conseguimos entender que ele percorria Argentina e Chile em uma Honda CB 500X. Um encontro divertido que reforçou como a paixão pelas motos conecta pessoas, mesmo quando a língua é uma barreira.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Seguimos então para o centro de Susques, uma cidade pacata e charmosa do Altiplano Andino. Suas ruas tranquilas, casas de adobe e o clima sereno contrastam com a imponência da paisagem ao redor.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Não à toa, Susques é conhecida como o Pórtico de los Andes, localizada a 3.896 metros de altitude, sendo a cidade mais elevada da Argentina acessível por estrada asfaltada. Essa posição geográfica a torna estratégica para viajantes que cruzam a região.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Aliás, vale destacar que todo o trajeto entre Purmamarca e Susques é asfaltado, exceto alguns trechos curtos na Cuesta de Lipán que permanecem em rípio, provavelmente devido a desmoronamentos ou obras de manutenção. No geral, a estrada é bem conservada, proporcionando uma viagem segura e agradável.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Com cerca de 4.000 habitantes, Susques preserva um ambiente autêntico, onde caminhar por suas ruas de terra e observar as casas baixas de adobe com tetos de palha é como viajar no tempo. Essa simplicidade revela uma comunidade que ainda mantém forte conexão com suas tradições e com o ritmo natural da vida no Altiplano Andino.

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Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Entre seus maiores tesouros está a Capilla de Nuestra Señora de Belén, também chamada de Iglesia de Susques. Construída em 1598 por jesuítas e nativos, é considerada a igreja mais antiga da província de Jujuy e, segundo algumas fontes, de todo o norte argentino.

Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Edificada em adobe, madeira e couro, com cobertura de barro e palha, a pequena igreja conserva elementos coloniais originais, como o piso de terra batida e os sinos trazidos de Chuquisaca, na Bolívia.

Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

A imagem da Virgem de Belém, venerada pelos moradores, teria sido encontrada sob uma pedra exatamente no local onde ergueram o templo.

Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Declarada Monumento Histórico Nacional em 1943, a Igreja de Susques guarda um interior simples, mas fascinante, com pinturas coloniais da Escola Cusquenha, um estilo artístico originado em Cusco, no Peru, e raramente preservado na Argentina.

Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

As obras retratam santos, mártires, doutores e fundadores da igreja, oferecendo um testemunho histórico e artístico de valor inestimável.

Iglesia Nuestra Señora de Belén | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Após explorarmos o interior da Iglesia de Susques e caminharmos pelo centro da cidade, chegou a hora de nos despedirmos e retomar a Ruta Nacional 52.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Avançando em direção ao oeste (sentido Chile), poucos quilômetros depois, chegamos ao famoso Pastos Chicos, um ponto estratégico para viajantes que percorrem a região. Com posto de combustível, restaurante, lanchonete e hotel, o local é fundamental para quem enfrenta as longas distâncias da Ruta Nacional 52.

Pastos Chicos | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Pastos Chicos | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Esse foi o primeiro posto de combustíveis que encontramos desde San Francisco de Tilcara, após aproximadamente 160 quilômetros. Aproveitamos para abastecer a Formosa, em bombas cobertas por adesivos deixados por motociclistas e viajantes do mundo todo, transformando o posto em um ponto de encontro simbólico para aventureiros que passam por ali.

Pastos Chicos | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada
Pastos Chicos | Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

No restaurante anexo, paramos para saborear empanadas acompanhadas de chá de coca com mel. A pausa foi importante para repor as energias antes de seguir viagem, além de nos permitir apreciar um pouco mais da culinária simples e marcante da região.

Lhamas no Altiplano Andino | Argentina | FredLee Na Estrada
Lhamas no Altiplano Andino | Argentina | FredLee Na Estrada

Às 14h30, deixamos o Parador Pastos Chicos, observados por um grupo de lhamas que pastava próximo à rodovia. Seguimos em direção a San Francisco de Tilcara, refazendo o trajeto da ida.

Lhamas no Altiplano Andino | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

No caminho de volta, cruzamos com diversas carretas com placas do Paraguai. O motivo é bastante simples: a Ruta Nacional 52 integra o Eixo de Capricórnio, uma rota estratégica que conecta Argentina, Chile, Paraguai e Brasil. Essa via é fundamental para o transporte de mercadorias entre os países, transformando-a em um corredor logístico vital para a região.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Um detalhe curioso é que, dos 263 quilômetros de extensão da Ruta Nacional 52, a maior parte (239 km) pertence à província de Jujuy, enquanto apenas 24 km estão em Salta. Esse trecho menor começa após uma sequência de curvas e desníveis que marcam a transição para a região das Salinas Grandes.

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Quebrada de Mal Paso - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Quebrada de Mal Paso - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Foi justamente nessa área, quando o salar voltou a surgir no horizonte, que o vento ganhou força repentinamente, exigindo atenção redobrada. As rajadas laterais balançavam a Formosa de forma intensa, transformando o trecho em um desafio à parte.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Com cautela, avançamos até o parador próximo à Mina Guayatayoc III, já nas Salinas Grandes. A parada foi essencial para descansar e também para conhecer peças de artesanato local feitas de sal, como pequenas esculturas de lhamas, um trabalho que reflete a criatividade e a tradição da comunidade.

Salinas Grandes - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Salinas Grandes - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Hidratados, deixamos as Salinas Grandes e seguimos viagem em direção à Cuesta de Lipán.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
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O vento, que continuava forte e mudava de direção repentinamente, formava verdadeiras nuvens de areia. Quando vinha em nossa direção, era necessário reduzir para quinta marcha e, mesmo acelerando ao máximo a Formosa, com seu potente motor de 1.584cc, não vencíamos os 90 km/h. Era uma situação surreal, que exigia muita concentração e paciência para manter a estabilidade e seguir adiante, enfrentando as rajadas que pareciam desafiar nossa determinação e equilíbrio a cada quilômetro.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

No ponto mais alto da Cuesta de Lipán, no Abra de Potrerillos, o vento cessou e as nuvens voltaram a dominar o céu, acompanhadas pelo frio intenso típico da região.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Fizemos uma breve parada em um mirante para contemplar a vista encantadora da Cuesta de Lipán, com o contraste entre montanhas e céu nublado reforçando a imponência da paisagem.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

A Cuesta de Lipán funciona como uma barreira natural para as nuvens que avançam em direção ao Altiplano Andino, o que ajuda a explicar a aridez da Puna Argentina. Esse fenômeno climático é responsável pelas paisagens únicas que marcam a região, moldando sua identidade.

Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
Cuesta de Lipán - Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada

Após o breve descanso, retomamos a descida da Cuesta de Lipán.

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Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
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À medida que nos aproximávamos de Purmamarca, as nuvens densas ficaram para trás e o céu se abriu novamente.

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Já passava das 17h quando alcançamos o entroncamento com a Ruta Nacional 9, seguindo viagem em direção ao norte.

Ruta Nacional 52 | Argentina | FredLee Na Estrada
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Por fim, chegamos ao centro de San Francisco de Tilcara, onde encerramos o dia no hotel para descansar. Afinal, um novo dia de estrada nos aguarda, com mais paisagens, desafios e histórias para viver e registrar.

Trajeto de San Francisco de Tilcara - Jujuy - Argentina a Susques - Jujuy - Argentina | FredLee Na Estrada

Acima o mapa com o trajeto percorrido no dia entre San Francisco de Tilcara – Jujuy – Argentina e Susques – Jujuy – Argentina.