Alto Paraíso de Goiás • Brasil • Expedição 2018: Tapajós – Amazonas • Goiás
Dia 07: Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela – Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás – GO
13 de Setembro, 2018Bom dia Alto Paraíso de Goiás!
Tão logo o dia amanheceu fizemos o desjejum, colocamos os capacetes e deixamos o centro do município goiano que conta atualmente com cerca de 8.000 habitantes e se destaca por abrigar a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é responsável por proteger e preservar uma área de 240.586,56 hectares de cerrado de altitude, que possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos e paisagens de rara beleza.
Nosso destino do dia, portanto, não poderia ser outro.
Como a entrada do parque fica no distrito de São Jorge, a 36 quilômetros do centro de Alto Paraíso de Goiás, avançamos pela GO-239, a qual está em ótimo estado de conservação, até chegar na vila.
Aliás, um fato bacana é a existência de uma ciclofaixa em todo o trajeto do centro de Alto Paraíso de Goiás até o distrito de São Jorge.
Ah, vale destacar que no distrito de São Jorge não existe posto de combustível, então é importante completar o tanque em Alto Paraíso de Goiás antes de se aventurar pela região.
Cerca de 30 minutos após iniciar a rodagem chegamos na pacata vila de São Jorge.
Rapidamente cruzamos suas ruas centrais e de lá avançamos pela estrada de terra que dá acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Percorremos alguns metros pela estrada de terra até que chegamos em uma bifurcação, na qual seguindo para a direita o caminho leva até a entrada do parque nacional, e ao seguir para a esquerda vamos em direção à Trilha do Mirante da Janela.
Como o objetivo é conhecer o famoso mirante, seguimos em direção à trilha, que fica em uma propriedade privada, fora do território pertencente ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O trajeto da estrada de terra de São Jorge até o estacionamento da Trilha do Mirante da Janela tem aproximadamente 3,5km e é repleta de buracos, costelas de vaca e muita areia.
Mas nada que uma boa dose de paciência acompanhada por diversos solavancos na coluna não sejam capaz de resolver, e assim avançamos pela estradinha até nos despedir da Formosa, que ficou repousando em uma tímida sombra no estacionamento.
Do estacionamento caminhamos até uma casa, onde um simpático senhor nos recepcionou com um café quentinho e uma boa prosa.
Após o dedo de prosa e uns goles de café iniciamos a caminhada pela trilha de aproximadamente 4 quilômetros, considerada por muitos como uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros.
Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Local: Chapada dos Veadeiros | São Jorge | Alto Paraíso de Goiás – GO
Funcionamento: Todos os dias das 7h00 às 20h00
Ingresso: R$ 15,00
Extensão: 8.000 metros
Tempo médio do percurso: 5 horas
Aproximadamente 30 minutos após iniciar a caminhada chegamos na Cachoeira do Abismo.
A cachoeira, que infelizmente estava seca, só surge em períodos de chuvas e leva este nome graças a sua localização, que fica à beira de um grandioso abismo.
A pequena cachoeira forma uma piscina natural com borda infinita e uma vista surreal, bem ao lado da trilha.
Passamos a cachoeira, ou o local onde ela deveria estar, e descemos por uma escada de madeira, dali em diante a trilha começou a ganhar emoção.
A descida é feita em meio a grandes desníveis de pedras.
Em vários locais existem escadas feitas com troncos de madeira e também setas indicativas nas pedras, para auxiliar e orientar os visitantes.
Na sequência foi a vez de vencer outra parte plana da trilha, em meio ao cerrado e sob um forte calor.
Descemos, andamos no plano e finalmente chegou a vez da subida mais desafiadora, bastante íngreme e repleta de pedras.
Após vencer o trajeto mais difícil da trilha chegamos ao seu fim, rodeados por enormes pedras.
Passamos por vários cajuzinhos do cerrado.
E alguns passos adiante nos deparamos com uma incrível vista da Chapada dos Veadeiros.
Em meio ao verde da chapada se destacam as duas grandiosas cachoeiras do Rio Preto, que ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
As imponentes e esbeltas quedas possuem 120 e 80 metros de altura.
Após descansar, lanchar e nos hidratar, fomos em busca da janela, um dos ícones da região.
Diferente da trilha que segue até o alto do morro, não existem setas indicando a localização exata da formação rochosa que se parece com uma janela.
Isso fez com que levássemos alguns minutos buscando pelo famoso local.
Mas FredLee, com seu apurado faro de coelho, logo nos indicou o caminho a seguir.
Eis que ficamos cara a cara com a formação natural do mirante que remete ao contorno de uma janela, com vista privilegiada para as cachoeiras.
O local é um dos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros, e não é difícil entender o motivo.
Um lugar rodeado por uma paisagem incrível, de vista maravilhosa e uma energia ímpar!
Após apreciar tamanha beleza e nos beneficiar da energia local retornamos pela mesma trilha a passos largos, para evitar pegar o entardecer no meio do trajeto.
Recuperamos a Formosa e rodamos de volta à vila de São Jorge.
Além de ser cercado por inúmeras belezas naturais, Alto Paraíso de Goiás emana ótimas vibrações, possui muito esoterismo e vários relatos de avistamentos óvnis.
Esgotados fisicamente, mas recarregados espiritualmente, nos despedimos desta excelente quinta-feira e vamos descansar, pois amanhã tem mais Chapada dos Veadeiros.
Oba! Já são 6 comentários nesta postagem!
Lugares maravilindos… Só de acompanhar pelo site fiquei cansada ao percorrer as trilhas… imagino vocês…Mas tenham certeza que valeu o desempenho…
Ah se eu tivesse uns 30 anos gostaria de participar dessa aventura.
Grata por compartilhar essas belezas.
Beijos.
Foi bem puxado mesmo, uma das trilhas mais pesadas que fizemos até hoje, mas valeu todo o esforço.
Esse dia deve ter sido bem cansativo, o caminho até as cachoeiras é com muita dificuldade, mas com certeza valeu o esforço, a natureza realmente é linda nestas regiões…
Foi bem cansativo, principalmente pelo fato da maior parte da trilha ser diretamente no sol, que estava bem forte. Mas valeu todo o esforço. Abraços…
Estou viajando com vcs…
Show!
Valeu Laco, obrigado pela companhia. Abraços.
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.