Bombinhas • Brasil • Santa Catarina
Trilha Ecológica Morro do Macaco e Trilha da Tainha | Bombinhas – SC
11 de Agosto, 2018O sábado amanheceu ensolarado na Ilha da Magia, convidativo para um passeio de moto. Assim sendo colocamos os capacetes, subimos na Formosa e partimos da capital catarinense pela rodovia BR-101 sentido norte, cerca de 80km depois chegamos em Bombinhas.
Bombinhas é a menor cidade do estado de Santa Catarina, porém, conta com diversas praias de enorme beleza e é tida como a “Capital do Mergulho”, título conquistado graças às excelentes condições encontradas por quem busca praticar a atividade: áreas bem preservadas, vida marinha exuberante e águas limpas e claras.
Uma vez na cidade passamos pela Praia de Bombas, cruzamos seu centro e rodamos até o Canto Grande, onde estacionamos a Formosa e seguimos para o ponto inicial das duas trilhas do dia.
Ao pisarmos nas areias da Praia do Canto Grande nos deparamos com uma elevada quantidade de lixo espalhada ao longo da faixa da areia, resultado da maré alta da noite anterior, quando o mar resolveu devolver ao homem o que é do homem, uma pequena parcela de todo o lixo que é despejado de forma deliberada na natureza.
Pois bem, pela praia caminhamos até o início da Trilha Ecológica Morro do Macaco, a qual está dentro da unidade de conservação Parque Municipal do Morro do Macaco.
Trilha Ecológica Morro do Macaco
Local: Parque Municipal do Morro do Macaco | Canto Grande | Bombinhas – SC
Ingresso: Gratuito
Extensão: 1.000 metros
Tempo médio do percurso: 1 hora
O início da trilha, bem como todo o seu percurso, é muito bem demarcado e fácil de ser localizado.
O trajeto é curto, mas por ser uma subida um tanto quanto íngreme exige um pouco de esforço, o que nos sugere fazer pequenas pausas, quando aproveitamos para apreciar as belezas do cenário ao redor.
Cerca de 50 minutos depois atingimos o cume do morro de cerca de 190 metros de altitude e nos deparamos com uma vista surreal.
Com uma visão de 360º de toda região conseguimos avistar diversas praias de Bombinhas, como a Praia do Canto Grande, Mariscal e Zimbros.
Também é possível apreciar as ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Ilha Galés, Ilha Deserta, Ilha do Arvoredo e Calhau de São Pedro), além das cidades de Tijucas, Governador Celso Ramos e parte da capital catarinense, Florianópolis.
Em meio ao cenário encantador nos sentamos em uma pedra, saboreamos os tradicionais sanduíches que nos acompanham durante as trilhas e nos beneficiamos da energia local.
Após lanchar e curtir a beleza do Morro do Macaco nos despedimos do local e voltamos a caminhar.
Descemos pela mesma trilha até chegar ao seu fim, onde existe uma bifurcação.
Esta bifurcação faz justamente a junção do início da Trilha Ecológica do Morro do Macaco com o início da Trilha da Tainha.
Trilha Ecológica da Tainha
Local: Parque Municipal do Morro do Macaco | Canto Grande | Bombinhas – SC
Ingresso: Gratuito
Extensão: 2.000 metros
Tempo médio do percurso: 1 hora
Uma vez na encruzilhada rumamos para a Trilha Ecológica da Tainha.
Bastaram alguns passos para nos depararmos com amplas fazendas de criação de mariscos.
A Trilha da Tainha margeia o costão, passa por trechos de Mata Atlântica e costumava ser o caminho utilizado pelos nativos da região antes da abertura da estrada que segue até a Praia da Tainha.
Praticamente no fim da trilha passamos por uma pequena gruta.
E logo chegamos em um estrada de cascalho, onde fomos surpreendidos por um bando de gralhas azuis que surgiram repentinamente.
Embora a Trilha da Tainha tenha o dobro de extensão da Trilha do Morro do Macaco, o tempo de caminhada é praticamente o mesmo.
No fim da via empedrada nos deparamos com uma praia paradisíaca, a Praia da Tainha.
Com aproximadamente 200 metros de extensão, a pequena e linda praia é um refúgio natural em meio à Mata Atlântica.
Passamos vários minutos curtindo a magia do lugar tão belo e privado e no fim do dia retornamos pela mesma trilha, recuperamos a Formosa e voltamos para Floripa.
Trajeto percorrido no dia:
Oba! Já são 2 comentários nesta postagem!
Bom dia lindo casal! Estivemos em Bombinhas este final de semana, também. Que belos dias com sol e com frio… Ótimo para caminhadas, não é mesmo?
Como sempre, lindas fotos! Grande abraço!
Olá Vera!
O dia estava ótimo mesmo! Aproveitamos esta época do ano para caminhar pelas trilhas por ser mais ameno, no verão se torna bastante cansativo.
Quase nos encontramos então :)
Obrigado. Abraços…
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.