Hoje decidimos deixar Florianópolis e fazer uma visita ao município vizinho: São José – SC.
São José é um polo industrial, possui o segundo maior PIB e a segunda maior população (aproximadamente 230 mil habitantes) da grande Florianópolis.
Avenida Presidente Kennedy:
Fundada em 1750 por 182 casais açorianos provenientes das ilhas Graciosa, São Miguel e São Jorge, São José da Terra Firme passou à condição de município no ano de 1833 e mantém os traços da cultura colonizadora em seus casarios com vista para o mar e em seu charmoso centro histórico.
Ao acessar o centro histórico da cidade paramos a Formosa rapidamente em frente à paróquia São José.
Após a foto contornamos a Praça Hercílio Luz e estacionamos a moto sob uma sombra.
Igreja matriz de São José:
Paróquia São José
Local: Rua Xavier Câmara, 200 | Centro Histórico | São José – SC
Telefone: (48) 3247-1596
E-mail: sjparoquia@yahoo.com.br
Site: www.saojosepar.blogspot.com.br
Missas: Quarta às 19h30 | Quinta às 20h00 | Sexta às 16h00 | Sábado às 19h00 | Domingo às 08h00 e 19h00
A igreja matriz foi erguida em 1750 no mesmo local onde os colonizadores fundaram a primeira capela do município, infelizmente no momento estava fechada e não conseguimos conhecer o seu interior.
Dali seguimos até o Beco da Carioca.
Beco da Carioca
Local: Rua Irineu Comelli | Centro Histórico | São José – SC
Funcionamento: Todos os dias 24 horas
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 15 minutos
Carioca é o nome dado à fonte de água e é um dos legados históricos mais raros do estado catarinense, já havíamos visitado um local similar em nossa viagem à Laguna – SC (clique aqui para ler o relato).
Em 1840 foi construído um lavadouro público para roupas na Carioca de São José, utilizado principalmente pelos escravos.
Próximo ao Beco da Carioca fica um restaurante que chamou nossa atenção por seu estilo arquitetônico, arte composta na parede e símbolos regionais gravados na calçada.
Casa de época:
Instituto São José:
Grupo Escolar Francisco Tolentino:
Retornamos, então, à Praça Hercílio Luz.
Passamos pelas estreitas calçadas da Rua Padre Macário.
E nos deparamos com a Biblioteca Pública Municipal, a qual fica no casarão da Família Gerlach, construído no ano de 1851.
Próximo dali fica a Casa da Cultura. A edificação, construída em 1859, preserva o estilo colonial português original e durante muitos anos abrigou a cadeia em seu piso térreo e a Casa da Câmara em seu piso superior.
Ao lado está o Theatro Adolpho Mello, inaugurado em 1856.
É a casa de espetáculos mais antiga do estado de Santa Catarina e um dos teatros mais antigos do Brasil. Uma pena estar fechado para reformas, aliás, na placa colocada em frente ao local consta a informação que a reforma está prevista para terminar em julho de 2016… nosso calendário está equivocado, ou algo errado não está certo.
Atravessamos a rua e caminhamos pelo centro da Praça Hercílio Luz, onde algumas pessoas caçavam Pokémons. A praça foi urbanizada em 1920 e reúne diversos monumentos e estátuas.
Monumento em homenagem ao centenário da Independência do Brasil:
Monumento em homenagem ao centenário da Abolição da Escravatura:
Em frente à praça fica o Sobrado Ferreira de Mello, a primeira edificação tombada como patrimônio histórico no município, a qual atualmente abriga o Museu Histórico Municipal de São José.
Do outro lado da rua está a Praça Prefeito Arnoldo de Souza, construída em 1970.
Na praça fica o Monumento aos Açorianos, erguido em 2002 no provável local onde desembarcaram os primeiros imigrantes.
A obra, de Plínio Verani, comemora os 250 anos do município.
De frente para a Praça Arnoldo de Souza fica a Câmara Municipal de São José.
Subimos na Formosa e voltamos a rodar pelas ruas da cidade. A próxima parada foi em frente à prefeitura municipal:
Que fica na Avenida Beira-Mar.
A agradável Beira-Mar de São José foi inaugurada em 2014 e conta com pista de caminhada, ciclovia, parque infantil, cancha de bocha, equipamentos para alongamento e diversas quadras de esportes.
Parada na Praça da Bandeira:
Estátua de São José, o padroeiro da cidade:
Anexo à Praça da Bandeira fica a Associação dos Pescadores da Beira-Mar de São José.
Do local é possível ter uma bela vista da área continental de Florianópolis:
Centro Multiuso de São José:
Praça da Bandeira e aos fundos o pórtico de São José:
Cruzamos o pórtico, atravessamos o Rio Araújo pela ponte de 20 metros de comprimento, a qual separa o bairro Campinas, em São José, do bairro Capoeiras, em Florianópolis, e nos despedimos da cidade.
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.