Aproveitamos o feriado de Corpus Christi para conhecer algumas praias de Governador Celso Ramos – SC.
O município de Governador Celso Ramos fica a 48km de Florianópolis, possui aproximadamente 14.000 habitantes e ocupa uma península com caprichosos recortes que formam enseadas abrigadas e dividem a costa em diversas praias, algumas com boa infraestrutura e outras completamente desertas.
Nossa primeira parada foi na Praia do Antenor.
Assim que descemos da Formosa um carro com placas de Nova Prata – RS estacionou ao nosso lado e dele desembarcou um casal, que nos perguntou se ficaríamos na praia ou se havíamos parado apenas para fazer uma foto.
Eles comentaram que haviam visitado o local no dia anterior e descobriram uma trilha no final da praia, na ponta oposta de onde estacionamos a moto, a qual leva até outra praia, a Praia do Sinal, com águas cristalinas e areia repleta de conchinhas.
Agradecemos a dica e partimos pelas areias da Praia do Antenor, até chegar no início da trilha.
A Praia do Antenor é banhada por águas claras e tranquilas.
Caminhamos por toda a extensão da pequena praia e então acessamos a trilha rumo à Praia do Sinal.
A trilha é curta e de fácil acesso.
Em poucos minutos estávamos na Praia do Sinal.
Enormes pedras cercam a entrada da praia.
Após cruzar o paredão de pedras acessamos um verdadeiro paraíso.
A Praia do Sinal não possui nenhuma construção, é uma praia deserta.
A areia no local é fofa e repleta de conchas.
Detalhe das conchinhas na areia da praia e um OVNI (objeto voador violeta não identificado):
Lugar incrível.
Outro detalhe que chamou muito nossa atenção foi a coloração da água, cristalina.
Caminhamos pelas conchinhas da Praia do Sinal até sua outra ponta, que também é repleta de grandes pedras.
Pudemos sentar nas pedras e apreciar toda a beleza do local, tendo como fundo musical apenas o vento e o aconchegante som das águas do mar encontrando as conchas na areia.
Detalhe de uma das pedras:
Aos fundos é possível avistar a Ilha de Anhatomirim.
Na rochosa Ilha de Anhatomirim os portugueses construíram a fortaleza de Santa Cruz, durante o século XVII, uma das mais imponentes fortalezas do sul do país.
A fortaleza foi toda restaurada e atualmente conta com boa infraestrutura, com restaurante, lanchonete e loja de lembranças. A ilha recebe embarcações, como os navios piratas, que levam diariamente os turistas para conhecer esta bela ilha e sua importante fortaleza.
Praia do Sinal e suas pedras:
Da Praia do Sinal é possível avistar a Ponte Hercílio Luz e algumas praias de Florianópolis, como a Daniela.
Também é possível avistar a Ilha Ratones Grande, nela está situada a fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Após nos beneficiarmos de toda a beleza e energia do local, retornamos à Praia do Antenor, no exato momento em que um barco pirata seguia pelas águas catarinenses.
Nos despedimos da Praia do Antenor, subimos na Formosa e rodamos pela sinuosa estrada até a Praia Armação da Piedade.
Esta praia foi escolhida para a construção de uma armação baleeira em 1743, concluída três anos mais tarde e utilizada para extração de óleo de baleia até o declínio da atividade por volta de 1850.
Atualmente a Praia Armação da Piedade é núcleo de pescadores que conservam principalmente aspectos tradicionais da pesca artesanal e possui uma boa infraestrutura turística, com restaurantes e bares.
Na Armação da Piedade fica a capela Nossa Senhora da Piedade, a qual foi edificada em 1745 com estilo colonial português.
A capela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é considerada a primeira igreja edificada em Santa Catarina, no século XVIII, ainda utilizando óleo de baleia na argamassa.
Ao lado da igreja ficam as ruínas da antiga Armação da Piedade, que em 1839 foi incorporada à marinha.
Na ponta direita da Praia Armação da Piedade encontram-se um aglomerado de pedras.
Após ultrapassar as pedras conseguimos ver a Praia Fazenda da Armação.
Colocamos novamente os capacetes e seguimos até a Praia de Palmas, a maior e mais frequentada praia de Governador Celso Ramos.
Dando sequência à volta por Governador Celso Ramos passamos pela enseada dos Ganchos.
A enseada dos Ganchos foi povoada em razão da pesca e está distribuída em três núcleos: Ganchos do Meio, Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora.
O distrito de Ganchos foi criado em 1914, com sede em Ganchos do Meio, onde hoje estão localizados o centro urbano e o núcleo administrativo de Governador Celso Ramos.
Na despedida da cidade paramos em frente ao pórtico, para a foto oficial do passeio.
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.