Brasil • Expedição 2015: Missões - Yucumã
Dia 02: Torres – RS a Nova Petrópolis – RS
13 de Setembro, 2015
Deixamos Torres – RS às 9h30 e seguimos pela rodovia BR-101 sentido sul para atingir nossos dois destinos do dia: São Leopoldo e Nova Petrópolis.
A BR-101 costeia a Lagoa Itapeva entre as cidades gaúchas de Torres e Terra de Areia.


Do lado esquerdo a lagoa e ao lado direito as serras.

A primeira parada do dia foi em um posto de combustíveis em Osório, para caminhada e hidratação.

Logo em seguida paramos em outro posto, desta vez para abastecer a Formosa.

Em Osório pegamos a direita e entramos na BR-290, conhecida neste trajeto como Free Way. A rodovia é composta por três pistas de cada lado, mais acostamento, o qual se torna uma quarta faixa em períodos de temporada.


Aos fundos avistamos o parque eólico de Osório – RS, o qual possui 150 aerogeradores de 2 MW:


Parada no pedágio da Free Way:

Chegamos na grande Porto Alegre e nos despedimos da BR-290, pegando a BR-116:


Passando por Canoas – RS:


Praça do Avião, em Canoas. Na praça, um avião F-8 Gloster Meteor, de fabricação inglesa, é sustentado por um suporte de concreto armado e faz homenagem a importância da aeronáutica para o desenvolvimento municipal.


Parque da Expointer, em Esteio – RS:

Ao meio dia e meia chegamos em São Leopoldo para almoçar junto com nossos amigos. Após um belo churrasco iniciamos a subida da serra gaúcha pela Rota Romântica.

Paramos no belvedere onde o FredLee fez esta foto com a placa da Rota Romântica e também com a placa da Rota Uva e Vinho:

Vista do belvedere:

Nos preparando para retornar à estrada:


A Rota Romântica surgiu entre os anos de 1994 e 1995 e já esteve por diversas vezes na lista das dez estradas mais bonitas e charmosas do Brasil.



Inspirada e concebida a partir de um roteiro homônimo localizado na Alemanha, a Rota Romântica no Rio Grande do Sul teve como ideia inicial a formação de uma rota turística com cidades de colonização predominantemente alemã.


Atualmente o roteiro é composto por 14 municípios, são eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.


O fluxo de motociclistas na Rota Romântica é intenso, em especial nos fins de semana, e o ponto de encontro do pessoal é na conhecida Tenda do Umbu, localizada no município de Picada Café.


Não foi fácil, mas conseguimos encontrar um espaço para colar o adesivo da expedição na porta de entrada da lojinha…

A estrutura da Tenda do Umbu é muito boa, conta com posto de combustíveis, loja de artigos diversos, lanchonete, restaurante, banheiros, playground, área verde com várias mesas e cadeiras, e um inusitado local para esvaziar as cuias de chimarrão.


Abastecemos a Formosa, esticamos as pernas e seguimos viagem. Acesso principal de Picada Café – RS:

Parque Histórico Jorge Kuhn:

Mais algumas curvas da BR-116:


Entardecer na serra gaúcha:

Chegando em Nova Petrópolis, no fim do domingo:

E com a foto do centro de informações turísticas de Nova Petrópolis – RS nos despedimos do segundo dia da expedição:

Trajeto percorrido:

Oba! Já são 2 comentários nesta postagem!
Parabéns… As fotos estão muito boas… Tipo de Profissionais…. Kkkk. Boa viagens….
Valeu, obrigado :)
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.