Este sábado rodamos até Imbituba – SC.
Partimos de Floripa logo após o almoço, com céu azul, calor e ventos fortes. Enfrentamos um trânsito pesado até Palhoça, dali em diante a estrada ficou praticamente livre:
Lagoa do Imaruí:
Decidimos entrar na cidade pelo acesso Sul.
E seguimos rumo a Praia da Vila, que fica colada ao centro da cidade:
Imbituba fica a aproximadamente 90km da capital catarinense, possui cerca de 40.000 habitantes e é considerada a capital nacional da Baleia-Franca.
Logo na entrada da cidade é possível avistar o Porto de Imbituba, que foi instalado na enseada aberta, junto da Ponta de Imbituba, no início do século XX, para escoar o carvão descoberto nas minas de Criciúma e Tubarão em 1870.
Imbituba conta com 9 praias, sendo a Praia do Rosa a mais conhecida, aliás, ela é considerada uma das 30 baías mais lindas do mundo. Como o passeio foi rápido, deixamos para conhecer a Praia do Rosa em uma próxima visita.
Centro da cidade:
Praia da Vila:
A Praia da Vila é conhecida por suas ondas perfeitas para a prática do surfe.
O lugar é realmente fantástico, com uma extensa faixa de areia.
E vento forte.
Ficamos apreciando a beleza do lugar por alguns minutos, mas não conseguimos avistar nenhuma baleia. A cidade foi a última armação baleeira do país a pendurar o arpão, em 1973. Hoje, Imbituba está no coração da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca.
Após quatro séculos de pesca, as baleias-francas desapareceram do litoral catarinense. Na década de 80 foram avistados alguns grupos deste mamífero, e desde então, as baleias-francas retornam às enseadas do sul de Santa Catarina entre julho e novembro, em média 100 por temporada.
Igreja Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1942:
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
Local: Rua Nossa Senhora Imaculada Conceição, 111 | Centro | Imbituba – SC
Telefone: (48) 3255-0250
E-mail: paroquiadeimbituba@hotmail.com
Site: www.paroquiaimbituba.com.br
Prefeitura municipal de Imbituba:
Fórum:
Câmara de vereadores:
Assim nos despedimos de Imbituba e regressamos a Florianópolis pela BR-101 sentido norte.
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.