Partimos de Erechim na manhã de sábado com sol entre nuvens e após rodar cerca de 150km pela rodovia BR-153 sentido norte paramos para visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, já no município de Irani – SC.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Local: Rodovia BR-153 | Irani – SC
Telefone: (49) 3432-0133
E-mail: pmirani@irani.brte.com.br
Funcionamento: Todos os dias das 00h00 às 24h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 30 minutos

O santuário, que fica às margens da Rodovia Transbrasiliana, é local de peregrinação e devoção à Nossa Senhora Aparecida.

Além da imagem da santa abrigada em um monumento específico, o local conta com uma igreja e banheiros públicos.

O nicho que abriga Nossa Senhora Aparecida está em um local bem alto, o qual proporciona uma linda vista de toda a região.

Mirante do Santuário de Nossa Senhora Aparecida | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Após a breve pausa voltamos a percorrer a rodovia federal.

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

E logo chegamos no centro de Irani.

Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Irani começou a ser desbravada e colonizada no fim do século XIX por caboclos e descendentes de italianos e alemães, atraídos principalmente pela exploração da erva-mate.

Atualmente a cidade conta com aproximadamente 10.000 habitantes e tem sua economia baseada na agropecuária.

Prefeitura Municipal | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Uma vez no centro da cidade passamos em frente à prefeitura municipal e à igreja matriz.

Igreja São João Batista | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

A Igreja São João Batista possui uma arquitetura diferenciada, com destaque para o campanário.

Como as portas da igreja estavam fechadas, seguimos até o belo lago municipal, mais conhecido como Prainha do Irani.

Prainha do Irani | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

A área publica de lazer fica bem próxima do centro da cidade e possui banheiros, área de camping e trilhas.

Pássaros | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Monumento do Monge José Maria | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Dali rodamos até o monumento em homenagem ao Monge José Maria.

Na escultura o monge é retratado segurando uma cuia de chimarrão em uma mão e a bandeira do Contestado em outra.

O monumento fica em frente à Casa do Agricultor e do Artesanato de Irani.

Casa do Agricultor e do Artesanato | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

No local também tem a réplica de uma metralhadora Maxim Nordenfelt, de fabricação inglesa, com refrigeração a água e capacidade de disparar 450 tiros por minuto.

Metralhadora - Casa do Agricultor e do Artesanato de Irani | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Mas o que a estátua de um monge e a réplica de uma metralhadora fazem expostas lado a lado?

Monumento ao Berço do Contestado | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Pois bem, na época da chegada dos primeiros colonizadores as terras locais pertenciam à Palmas – PR e eram disputadas pelos estados do Paraná e Santa Catarina, além dos hermanos argentinos.

A disputa não era a toa, uma vez que a região era rica em madeira. Não bastasse a disputa, após a conclusão das obras do trecho catarinense da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, a Brazil Railway Company recebeu do governo nacional 15km de cada lado da ferrovia (o que explica a quantidade de curvas no trajeto), sendo que essas terras já eram ocupadas por caboclos.

Em consequência desta desapropriação e da disputa territorial, no dia 22 de outubro de 1912 ocorreu a primeira batalha da Guerra do Contestado nos campos de Irani, a qual ceifou a vida de muitos sertanejos, caboclos e militares, espalhando pânico em grande parte da região, fazendo com que Irani ficasse conhecida como Berço do Contestado.

A Guerra do Contestado perdurou até agosto de 1916 e foi um dos conflitos mais sangrentos da história do Brasil.

Cemitério do Contestado | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Ao lado da BR-153, bem próximo do trevo de acesso ao centro da cidade, fica o Monumento ao Contestado e o Cemitério do Contestado, o qual é repleto de cruzes de madeira, a maioria sem identificação, indicando sepulturas de algumas das vítimas da guerra.

Ao lado do cemitério tem uma casa construída no formato das existentes na época da Guerra do Contestado, a qual abriga o Museu do Contestado, que infelizmente estava fechado.

O nome da cidade originou-se do rio que banha o município, Irani, que tem origem tupi-guarani e significa Mel Envelhecido, sendo Ira (mel) e Nhi (envelhecido).

Museu do Contestado | Irani - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Do Cemitério do Contestado nos despedimos de Irani e seguimos pela rodovia BR-153 sentido norte.

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

Este trecho da rodovia federal é rodeado por uma paisagem maravilhosa, composta por extensos campos, pequenos rios, alguns lagos e diversos rebanhos bovinos.

Pena que o estado de conservação da rodovia não seja digno de elogios, e após vencer várias ondulações, buracos e remendos, chegamos ao grande Trevo do Horizonte, entroncamento da BR-153 com a BR-280.

Ônibus do João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo | FredLee Na Estrada

Ali paramos para abastecer a Formosa e comer algo, na saída nos deparamos com o ônibus do grupo tradicionalista gaúcho João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo.

Após a foto do FredLee ao lado do ônibus seguimos viagem pela BR-153 e a próxima parada foi em frente à Igreja Ucraniana São Miguel Arcanjo, no município de General Carneiro – PR.

A linda igreja tem capacidade para acomodar cerca de 200 pessoas e possui estilo oriental, do rito ucraniano.

General Carneiro conta com aproximadamente 15.000 habitantes, está localizada no extremo sul paranaense, a uma altitude de 983 metros acima do nível do mar e sua fundação ocorreu no ano de 1962.

Pátio da Igreja Ucraniana São Miguel Arcanjo | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Da igreja ucraniana acessamos o centro da cidade, parando para uma foto em frente ao paço municipal.

Paço Municipal | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

E depois em frente à igreja matriz.

Ao lado da Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida esculpida em um grande tronco de madeira.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

General Carneiro surgiu por ser um local de pousada que ficava no caminho dos tropeiros.

Chalé do Produtor | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Sua ocupação inicial ocorreu em 1839 devido a abundância de madeira, principalmente araucária.

Escultura em Madeira - Chalé do Produtor | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Seu nome é uma homenagem ao general do Cerco de Lapa, Antônio Ernesto Gomes Carneiro.

Chalé do Produtor | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Do centro da cidade seguimos em direção a União da Vitória e por fim paramos na localidade Marco Cinco (5km do centro de General Carneiro), às margens da rodovia BR-153.

Ali fica a Igreja do Divino Espírito Santo, a primeira igreja do rito ucraniano da região, construída em 1903.

As madeiras da igreja foram serradas manualmente e o templo conserva suas características originais até os dias atuais.

Nos arredores da igreja com estilo oriental ocorreu o primeiro acidente aéreo em missão militar na América, resultando na morte do piloto Ricardo João Kirk, no dia primeiro de março de 1915, durante a Guerra do Contestado.

Sino da Igreja Ucraniana do Divino Espírito Santo | General Carneiro - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Uma réplica do avião está exposta em frente ao 5.º Batalhão do Exército de Combate Blindado (5.º BE Cmb Bld) de Porto União – SC, a qual fotografamos durante a Expedição 2016: Missões – Cataratas.

Da igreja foram poucos quilômetros até União da Vitória, onde nos encontramos com alguns familiares.

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

No domingo retornamos à Erechim pelo mesmo trajeto da ida, desta vez acompanhados pela chuva.

Trajeto de Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil a União da Vitória - Paraná - Brasil| FredLee Na Estrada