Neste nublado e abafado sábado decidimos rodar até a região catarinenses denominada “Caminho dos Príncipes” para conhecer as cidades de São João do Itaperiú, Massaranduba e Guaramirim.

Rodovia BR-101 | FredLee Na Estrada

Partimos de Floripa pela movimentada rodovia BR-101 sentido norte até Barra Velha, onde acessamos a SC-415.

Rodovia SC-415 | FredLee Na Estrada

Rodovia de pista simples, sem muito fluxo de veículos e em bom estado de conservação.

Logo chegamos ao primeiro destino do dia: São João do Itaperiú, onde estacionamos a Formosa ao lado da Praça José Augusto dos Passos.

Praça José Augusto dos Passos | São João do Itaperiú - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Igreja Matriz São João Batista | São João do Itaperiú - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

O município de São João do Itaperiú foi emancipado em 1992, abriga atualmente cerca de 3.500 habitantes e tem como principal fonte econômica a agricultura, com destaque para a produção de banana.

Outra atividade relevante no município é o abate de bovinos e ovinos, fato que deu a São João do Itaperiú o título de “Capital catarinense da carne bovina e ovina”.

Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú | São João do Itaperiú - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Em São João do Itaperiú visitamos a Igreja Matriz São João Batista, construída em 1916, local onde ocorre a maior festa junina de Santa Catarina, tendo como principal atração a tradicional fogueira de 30 metros que é queimada na noite de sábado (o mais próximo do dia 24 de junho) em meio a um grande show pirotécnico.

Rodovia SC-415 | FredLee Na Estrada

As terras onde hoje se localiza o município de São João do Itaperiú eram habitadas por guaranis, inclusive nessa região passava o Caminho do Peabiru, uma importante via que ligava o Oceano Pacífico ao Atlântico cruzando a Cordilheira dos Andes.

Itaperiú é uma palavra de origem tupi-guarani e significa “cabeça de pedra”, era utilizada pelos nativos para se referir ao rio, atualmente chamado de Rio Itapocu, que banha o lugar.

Após conhecer a igreja, que infelizmente estava fechada, fizemos uma foto em frente à prefeitura municipal e na sequência deixamos São João de Itaperiú pela rodovia estadual SC-415 sentido Massaranduba.

O cenário ao redor da rodovia nesta região é formado por extensas áreas com plantação de arroz.

Assim que terminam as plantações de arroz iniciam as de banana.

E nesta mescla de arroz, banana, arroz, banana… rodamos até Massaranduba.

Massaranduba possui nos dias atuais aproximadamente 15.000 habitantes, está a cerca de 150km de Florianópolis e foi colonizada por alemães, italianos e poloneses.

Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora | Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

O nome do município deriva da árvore Maçaranduba, abundante na região e famosa por suas belas flores cor-de-rosa.

Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo Massaranduba | Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Em Massaranduba fotografamos a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, a Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo Massaranduba e diversas casas charmosas.

Prefeitura Municipal de Massaranduba | Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Depois paramos em frente à prefeitura municipal, que fica ao lado de uma bela e bem preservada praça, com direito a chafariz e parquinho infantil.

Praça Central de Massaranduba | Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Nas proximidades da praça fica o museu municipal, que estava fechado.

Museu Municipal de Massaranduba | Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Como acessamos a cidade por um acesso secundário, decidimos nos despedir dela pelo acesso principal e neste paramos para uma foto em frente ao pórtico de Massaranduba, a “Capital catarinense do arroz”.

Pórtico de Massaranduba | Massaranduba - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Voltamos a rodar, desta vez pela rodovia SC-108, e em menos de 15 quilômetros percorridos chegamos em Guaramirim.

Rodovia SC-108 | FredLee Na Estrada

Nas margens da rodovia estadual fica a Capela São José e a Gruta Nossa Senhora de Fátima.

Capela São José e a Gruta Nossa Senhora de Fátima |  Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Assim que paramos para fotografar a gruta notamos uma panificadora bem próxima, na qual tinha uma placa anunciando: “café colonial por R$ 10,00”. Não pensamos duas vezes e fomos lá nos empanturrar deliciar.

Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Além do café colonial também estava incluso no valor o almoço, um buffet livre com boa variedade de pratos quentes e frios.

Pois bem, forramos o estômago e depois demos sequência na viagem, passando pela ponte sobre o Rio Itapocu sentido centro de Guaramirim.

Guaramirim tem sua economia baseada no cultivo do arroz, banana, milho, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros.

Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Seus primeiros colonizadores foram imigrantes alemães, portugueses e italianos, que começaram a chegar no ano de 1855.

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus | Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Guaramirim se chamava Bananal até 1944, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas mudou o nome da cidade para o atual, tendo como significado “garça pequena”, em tupi-guarani.

A cidade está a 180km da capital catarinense e conta atualmente cerca de 35.000 habitantes.

No centro de Guaramirim fizemos uma foto em frente à Igreja Matriz Senhor Bom Jesus.

Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Após a breve pausa passamos pela prefeitura municipal da cidade que é tida como a “Capital catarinense da Palmeira Real”.

Prefeitura Municipal de Guaramirim | Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

E rodamos até a Estação Rodoferroviária, edificação mais antiga da cidade que se destaca com sua arquitetura modernista do ano de 1910.

Estação Rodoferroviária de Guaramirim | Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada

Por fim vestimos as jaquetas de couro, colocamos as luvas e acessamos a rodovia BR-280, pela qual rodamos até o entroncamento com a BR-101, e então retornamos à Ilha da Magia.

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Florianópolis - Santa Catarina - Brasil e Guaramirim - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada