A Ilha da Magia amanheceu encoberta por um nevoeiro neste sábado, o que nos fez recordar os tempos em que moramos na serra gaúcha.
Nevoeiros à parte, calibramos os pneus da Formosa e acessamos a rodovia BR-101 sentido sul com destino a Angelina – SC.
O fluxo estava intenso até a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, quando o movimento acalmou e o trânsito começou a fluir com mais tranquilidade.
Em nossa visita a Rancho Queimado – SC passamos em frente a uma gruta que fica à beira da BR-282, na ocasião passamos direto, mas desta vez decidimos parar e conhecer o local.
Trata-se da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no município de Águas Mornas – SC. A gruta contém algumas imagens religiosas e água benta, que escorre pelas pedras.
Retornamos viajem pela BR-282 e em Rancho Queimado pegamos à direita, acessando a SC-407, sentido Angelina. Esta rodovia é de pista simples, estreita, sem acostamento e com curvas bem fechadas, ótima para rodar de moto.
A primeira parada em Angelina foi em frente ao pórtico.
Paisagem rural ao redor do pórtico:
Rodamos mais alguns quilômetros pela SC-407 e logo chegamos no centro da cidade. Angelina fica a cerca de 70km de Florianópolis, possui aproximadamente 5.000 habitantes e tem como principal atrativo o turismo religioso.
Assim que paramos a Formosa em frente à igreja matriz, um carinha resolveu nos dar as boas vindas em troca de carinho. Fez de tudo para chamar a nossa atenção, até tentou subir na moto, ficando em pé nos alforges laterais.
Igreja matriz:
Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Local: Praça Nicolau Kretzer, 254 | Centro | Angelina – SC
Telefone: (48) 3274-1185
E-mail: secretaria@santuarioangelina.com.br
Site: www.santuarioangelina.com.br
Missas: Sábado às 19h00 | Domingo às 08h00 e 10h00
A igreja foi inaugurada no dia 23 de maio de 1948.
Nosso novo amigo nos aguardou do lado de fora da igreja.
Construção com arquitetura interessante ao lado da igreja:
A igreja pertence ao Santuário de Angelina, o qual contempla também uma trilha ecológica que segue em direção à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Santuário Nossa Senhora de Angelina
Local: Praça Nicolau Kretzer, 254 | Centro | Angelina – SC
Telefone: (48) 3274-1185
E-mail: secretaria@santuarioangelina.com.br
Site: www.santuarioangelina.com.br
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 2 horas e meia
O local é muito bem preservado, limpo e conta com boa iluminação.
Rodeado por muito verde, o ambiente transmite paz e harmonia.
FredLee e São Francisco de Assis, padroeiro dos animais:
Iniciamos a subida em zig-zag.
Em cada ponto da via-sacra existe um local para acender velas, onde são também queimados incensos, os quais exalam um gostoso odor, tornando a caminhada mais agradável.
A trilha é acompanhada por uma queda de águas cristalinas.
Após uma boa pernada, chegamos ao topo.
FredLee e a Sala das Graças ao fundo:
No topo do santuário:
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e ao lado o local de onde a água jorra em abundância:
O local é repleto de placas em agradecimento às graças alcançadas, registradas por fiéis de todo o Brasil.
Vista parcial da cidade durante a descida da trilha:
A próxima parada foi na Praça Nicolau Kretzer.
Que fica em frente à igreja matriz.
FredLee com os trajes típicos da cultura alemã:
Assim como a maioria das cidades do interior catarinense que visitamos, a praça é bem preservada, limpa e um ótimo local para descanso.
Dali seguimos para a prefeitura municipal:
Passamos por alguns casarões antigos:
E pegamos a SC-407 em direção a Rancho Queimado.
No meio do trajeto paramos no mirante para apreciar esta linda cachoeira, ainda no município de Angelina.
Além do mirante, existem alguns bancos espalhados pelo gramado ao redor, e também é possível acessar as pedras, tendo contato com as geladas águas.
Lugar fantástico!
Após renovar as energias voltamos a rodar, passamos por Rancho Queimado e às 16h00 chegamos na Rota 282 Moto Wash Bar, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, para almoçar, e aproveitamos para dar aquele trato merecido na Formosa.
Fomos muito bem recebidos e atendidos pelo simpático casal proprietário do estabelecimento. A lavação da moto é feita cuidadosamente pelo Jeferson, o qual utiliza vapor e produtos não corrosivos para a tarefa.
Enquanto ele trabalhava nós nos deliciávamos com os saborosos hamburguers Boulevard Burger (hamburguer de costela) e Midnight Road Burger (hamburger de linguiça Blumenau).
Com a Formosa brilhando como nova, retornamos para casa.
Este foi o fim de semana do Harley-Davidson World Ride 2015, então registramos os poucos, mas prazerosos quilômetros que rodamos no sábado, no site e confirmamos nossa participação no evento.
Trajeto percorrido:
Oba! Já são 2 comentários nesta postagem!
muito bacana seu registro. estava procurando inspiração pra um roteiro nesta terça de Carnaval, acho que acabei de encontrar…..
Obrigado Thiago! Sem dúvidas é uma ótima opção. Bom passeio… abraços :)
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.