No sábado deixamos a capital catarinense para visitar outra capital, a paranaense.
Curitiba – PR está localizada a 300km de Floripa, é a cidade mais populosa do sul do país (com cerca de 1.865.000 habitantes) e oferece diversos atrativos turísticos e culturais.
As rodovias duplicadas e o sol proporcionaram uma viagem gostosa até nosso destino. Chegamos em Curitiba logo após às 12h00 e paramos na Rua João Negrão, conhecida pelas lojas destinadas à motociclistas, visitamos alguns estabelecimentos, tomamos um suco e seguimos até a The One Harley-Davidson.
Estacionamos a Formosa em frente a concessionária às 13h35 e, para nossa surpresa, as portas estavam fechadas. Havia apenas uma moto parada ao lado de fora, e logo o proprietário apareceu. Era o Clóvis, nosso amigo e vendedor da loja.
Ele comentou que agora a Harley-Davidson de Curitiba – PR fecha às 13h00 aos sábados, sendo que anteriormente a mesma funcionava até as 16h00.
Seguimos então até o hotel onde nos hospedamos, no centro da cidade. Check-in registrado fomos turistar pela capital vizinha.
Praça Santos Andrade:
Caminhamos pela movimentada Rua XV de Novembro:
Passamos pelo Bondinho da Leitura:
E chegamos na Praça Osório, onde acontecia a Feira de Inverno, com várias barraquinhas oferecendo produtos de artesanato, peças de vestuário, guloseimas, comidas e bebidas típicas da estação, como pinhão e quentão.
Encontramos o ônibus da Linha Turismo de Curitiba:
E visitamos a Rua 24 Horas:
Dali fomos até a Praça Rui Barbosa, na qual o FredLee ficou encantado com o inteligente e eficiente sistema de transporte público operado na capital desde 1982, quando foi implementado pelo visionário Jaime Lerner.
Além das estações-tubo e ônibus articulados, Curitiba conta com diversos corredores especiais para os coletivos, tornando o transporte público uma ótima opção aos habitantes e visitantes, ao contrário de certas capitais, onde andar de ônibus é um verdadeiro caos, não é Florianópolis?
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões:
Hospital da Caridade, em reforma:
Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz:
Praça Generoso Marques:
Fundos do Paço da Liberdade:
SESC Paço da Liberdade
Local: Praça Generoso Marques, 189 | Centro Histórico | Laguna – SC
Telefone: (41) 3234-4200
E-mail: sac.pacodaliberdade@sescpr.com.br
Site: www.sescpr.com.br/unidades/sesc-paco-da-liberdade
Funcionamento: Terça a sexta das 10h00 às 21h00 | Sábado das 10h00 às 18h00 | Domingo das 11h00 às 17h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 30 minutos
O Paço da Liberdade é o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi inaugurado em 1916 e era a sede da antiga prefeitura de Curitiba. Após uma longa e minuciosa restauração, tornou-se um centro cultural administrado pelo Sistema SESC.
A imponente construção de alvenaria possui detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau.
FredLee e a caixinha para depositar um segredo ou um sonho que tenha mudado a sua vida:
Universidade Federal do Paraná:
Teatro Guaíra:
No domingo pela manhã continuamos nosso tour pela capital paranaense e a primeira foto do dia foi em frente à prefeitura municipal:
Palácio Iguaçu:
Museu Oscar Niemeyer:
Bosque João Paulo II:
Bosque João Paulo II
Local: Rua Euclídes Bandeira | Centro Cívico | Curitiba – PR
Telefone: (41) 3313-7194
Funcionamento: Todos os dias das 6h00 às 20h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 2 horas
O Bosque João Paulo II, conhecido popularmente pelo nome de Bosque do Papa, foi criado em homenagem a passagem do papa polonês por Curitiba, em junho de 1980.
O local conta com palco para apresentações artísticas ao ar livre, trilhas e ciclovia com aproximadamente 500 metros de extensão.
O local transmite paz e harmonia:
Foto oficial em frente ao Bosque João Paulo II:
Dali seguimos até a Ópera de Arame:
Ópera de Arame
Local: Rua João Gava, 874 | Abranches | Curitiba – PR
Telefone: (41) 3355-6072
Funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 19h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 30 minutos
A Ópera de Arame foi construída no ano de 1992 em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs.
Próxima parada: Parque Tanguá!
Parque Tanguá
Local: Rua Oswaldo Maciel | Pilarzinho | Curitiba – PR
Telefone: (41) 3350-9630
Funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 18h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 1 hora e meia
Embora tenhamos visitado o Parque Tanguá pela manhã, vale a visita ao final do dia, pois ele proporciona uma das mais belas vistas do pôr do sol de Curitiba.
Curitiba transpira arte! Uma prova é a feirinha que ocorre aos domingos pela manhã no Largo da Ordem.
Feira do Largo da Ordem
Local: Largo da Ordem | Centro | Curitiba – PR
Funcionamento: Domingo das 9h00 às 14h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 2 horas
É impossível visitar, conhecer e aproveitar tudo o que Curitiba têm a oferecer em um único fim de semana, mas isso é bom, pois nos motiva a realizar novas viagens até a capital do Paraná. Curitiba, até breve!
Oba! Já são 4 comentários nesta postagem!
Olá!!!! Recordando os bons tempos de residência na capital paranaense, heim crianças! Curitiba e seus lugares lindos para visitar, mesmo aqueles que já conhecemos e sempre nos proporcionam boas recordações e ótimos momentos de descontração e alegrias. Beijos…
Olá! Sim, Curitiba continua sendo um ótimo destino. Bjs.
Valeu… Bonitas fotos..parabens
Obrigado :)
Estamos ansiosos para ler tudo aquilo que tu tem para dizer! É chegado o momento de abrir este coração e compartilhar tua opinião, crítica (exceto algo desfavorável à imagem da Formosa), elogio, filosofar a respeito da vida ou apenas sinalizar que chegou até aqui ;)
Mas atenção, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório, pois assim mantemos (ou tentamos manter) o blog bonitinho, livre de robôs indevidos.
Ah, relaxe, seu endereço de e-mail será mantido sob sigilo total (sabemos guardar segredos, palavra de escoteiro) e não será publicado.