Após passar dois dias apreciando algumas das inúmeras belezas do Parque Nacional da Serra da Canastra chegou o momento de deixar São Roque de Minas e seguir viagem rumo ao norte.

São Roque de Minas - Minas Gerais - Brasil | FredLee Na Estrada

Tomamos um café da manhã reforçado, carregamos as bagagens na Formosa e nos despedimos da cidade que tão bem nos acolheu.

Rodovia MG-341 | FredLee Na Estrada

Para evitar rodar por estradas de terra seguimos sentido leste pelo mesmo trajeto da vinda, via rodovia MG-341.

Rodovia MG-050 | FredLee Na Estrada

Rodamos 65km até chegar em Piumhi, onde reencontramos a pedagiada MG-050 e avançamos por ela.

A estrada está em ótimo estado de conservação, e entre os municípios de Pimenta e Formiga passamos por uma praça de pedágio na qual pagamos a tarifa de R$ 3,00.

Rodovia BR-354 | FredLee Na Estrada

Logo após a entrada principal de Formiga encontramos um grande trevo, onde deixamos a MG-050 e acessamos a BR-354.

Pela rodovia federal passamos por Iguatama, a primeira cidade banhada pelo Rio São Francisco.

A viagem seguia tranquila e em determinado momento me perdi (que burro, dá zero pra ele!) e acessei a BR-262 sem perceber, enquanto deveria ter permanecido na BR-354.

Rodovia BR-262 | FredLee Na Estrada

Pior do que ter se equivocado e acessado a estrada errada foi perceber o erro apenas 100 quilômetros depois, quando comecei a avistar placas de boas vindas à cidade de Araxá.

Não lembrava de ter visto Araxá no trajeto entre São Roque de Minas e Paracatu, então parei a Formosa no acostamento, abri o Google Maps e confirmei o que temia: estávamos seguindo sentido oeste ao invés de rumar ao norte.

Rodovia BR-146 | FredLee Na Estrada

Assim sendo antes mesmo de chegar em Araxá acessamos a BR-146 e, agora sim, avançamos na direção correta.

Como estamos de férias, vamos curtir a estrada, mesmo sendo pelo caminho não planejado, afinal, a ideia é rodar de moto.

Rodovia MG-410 | FredLee Na Estrada

A parte ruim de ter pego a estrada errada é que tivemos que aguardar um demorado pare e siga sob um Sol escaldante, além de rodar cerca de 100 quilômetros desnecessários e pagar um pedágio a mais, no valor de R$ 2,35.

Mas como tudo na vida tem dois lados, o lado positivo do erro no trajeto foi nos deliciar com as curvas da Serra Negra, nas proximidades da cidade de Serra do Salitre.

Por fim chegamos no entroncamento com a BR-365, contornamos Patos de Minas e voltamos a percorrer a BR-354.

Rodovia MG-410 | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros depois acessamos a MG-410 e por ela cruzamos enormes plantações de algodão, muito bonito, principalmente para nós que nunca tínhamos visto algo parecido.

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

A tarde já se aproximava do fim quando adentramos na BR-040 e começamos a enfrentar longas retas, com o corpinho dando sinais da idade e começando a doer.

Paramos então nas margens da rodovia federal para esticar as pernas e nos hidratar.

Após o breve descanso nos preparamos para voltar a rodar e neste momento fomos surpreendidos por um casal de arara azul sobrevoando poucos metros acima da rodovia, rapidamente a Sayo sacou a máquina fotográfica da pochete e ainda conseguiu fotografar as lindas aves.

Rodovia BR-040 | FredLee Na Estrada

Pronto, ganhamos o dia! Com um enorme sorriso no rosto colocamos os capacetes e seguimos viagem, pagamos o valor de R$ 2,55 no pedágio da rodovia BR-040 e no fim do dia chegamos em Paracatu – MG, onde vamos passar a noite.

Paracatu - Minas Gerais - Brasil | FredLee Na Estrada

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre São Roque de Minas - Minas Gerais - Brasil e Paracatu - Minas Gerais - Brasil | FredLee Na Estrada