Iniciamos a seção de passeios de 2017 rodando até o sul catarinense, para visitar a cidade de Tubarão.

Trajeto de Florianópolis - SC a Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Como é de costume durante o verão, enfrentamos um fluxo intenso de veículos por todo o percurso de aproximadamente 140km.

Assim que chegamos na cidade paramos a Formosa em frente à Praça Sete de Setembro.

Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Tubarão tem cerca de 100.000 habitantes. A localidade era ponto de parada para os tropeiros que desciam da região serrana com mulas carregadas de queijo, charque e outros produtos.

A carga era cambiada por sal, peixe seco, farinhas e tecidos transportados pelos navios que atracavam no porto de Laguna, completando assim a rota Lages – Laguna.

Monumento à Bíblia:

Monumento à Bíblia | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Monumento à Bíblia | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Em frente ao monumento fica o Museu Willy Zumblick, o qual homenageia o pintor tubaronense de mesmo nome. Infelizmente, o local estava fechado.

Museu Willy Zumblick | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Willy Zumblick | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Pista de skate na Praça Sete de Setembro:

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Praça Sete de Setembro:

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Hospital Nossa Senhora da Conceição:

Hospital Nossa Senhora da Conceição | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Em 1870 o território foi desmembrado de Laguna e assim criou-se o município de Tubarão.

Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade.

Prefeitura municipal de Tubarão – SC:

Prefeitura municipal de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Prefeitura municipal de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Catedral Diocesana de Tubarão:

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Local: Rua Senador Richard, 110 | Centro | Tubarão – SC
Telefone: (48) 3622-1631
E-mail: catedral@catedraldetubarao.com.br
Missas: Segunda a sábado 19h00 | Domingo às 07h00, 09h00, 18h00 e 19h30

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

A igreja foi erguida em 1974 e diante dela fica a Torre da Gratidão, construída para lembrar os donativos que a cidade recebeu de todas as partes na enchente ocorrida no mesmo ano.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Catedral Diocesana de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Edifício Dom Joaquim:

Edifício Dom Joaquim | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Casa da Cidade Humberto Rohden:

Casa da Cidade Humberto Rohden | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Instalado num palacete neoclássico construído no ano de 1897, a Casa da Cidade serviu como residência e sediou a prefeitura e outros órgãos públicos.

Casa da Cidade Humberto Rohden | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

No dia 4 de outubro de 1930 o local testemunhou o movimento revolucionário em apoio a Getúlio Vargas, que tomou o controle político de Tubarão, sendo instalada no palacete a sede do Governo Provisório do Sul de Santa Catarina, ao qual destituiu os prefeitos municipais de toda a região.

Casa da Cidade Humberto Rohden | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Casa da Cidade Humberto Rohden | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

O nome Huberto Rohden foi dado no ano de 1984 em homenagem ao filósofo nascido em São Ludgero, localidade que pertencia a Tubarão.

Casa da Cidade Humberto Rohden | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Seguimos caminhando pela área central de Tubarão e retornamos à Praça Sete de Setembro.

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

A casinha de madeira no centro da foto abaixo é uma biblioteca comunitária.

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

A temperatura estava alta, então subimos na Formosa e seguimos até o Farol Shopping, em busca de ar condicionado e almoço. No estacionamento do shopping colocaram uma corrente prendendo o pneu traseiro da moto em uma barra fixada ao chão, achamos curioso.

Farol Shopping | Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Barriga cheia, prontos para encarar o sol novamente.

Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Fomos direto ao Museu Ferroviário, onde havíamos agendado uma visita às 13h00.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão

Local: Avenida Pedro Zapellini, 2.200 | Oficina | Tubarão – SC
Telefone: (48) 3632-3450
E-mail: museuferroviariotubaraosc@hotmail.com
Site: www.museuferroviario-sc.webnode.com.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 | Finais de semana sob agendamento
Ingresso: R$ 5,00 segunda a sexta | R$ 10,00 sábado e domingo
Tempo médio de visitação: 2 horas

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

No local fomos recepcionados pela simpática Lorilza Oliveira, diretora do museu, que nos acompanhou durante toda a visita, contando a história do local e nos apresentando o seu rico acervo.

O Museu Ferroviário de Tubarão é um dos poucos museus do gênero no Brasil e único em Santa Catarina. Preserva a memória da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, expondo exemplares de locomotivas a vapor e vagões vindos da Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e da antiga Tchecoslováquia, no período de 1912 a 1956, além de utensílios, documentos, esculturas e fotos da história da ferrovia na região.

Um fato interessante é que grande parte das locomotivas permanecem em funcionamento e eventualmente o museu promove passeios turísticos.

Locomotiva 5 - fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 5, fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954:

Locomotiva 5 - fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 5 - fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 5 - fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 5 - fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva Litorina:

Locomotiva Litorina | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Caixa d’água original, vinda de Londres em 1882:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva de 1900, aguardando para ser restaurada:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

FredLee e um carvão mineral após ser queimado pela locomotiva:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Na imagem abaixo, do lado esquerdo está um carvão mineral em seu estado bruto e no lado direito um carvão mineral após a queima em uma locomotiva a vapor:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Além de abrigar o museu, o local é também uma oficina de locomotivas, mantendo diversas peças de reposição e moldes para fabricação dos mais variados itens que compõem os trens.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Torno de 1928 fabricado na Inglaterra, o qual segue em funcionamento:

Torno de 1928 fabricado na Inglaterra | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 53 de 1920, fabricada pela The Baldwin Locomotive Works da Filadélfia – Estados Unidos.

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

A Baldwin foi a maior fabricante de locomotivas a vapor do mundo.

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Esta locomotiva nos lembrou a Maria Fumaça 310 que fica em exposição na Estação Ferroviária União, divisa entre União da Vitória – PR e Porto União – SC. Clique aqui para ler o relato de quando a visitamos.

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Uma verdadeira obra de arte!

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Explorando a cabine da locomotiva 53.

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 53 - fabricada nos Estados Unidos pela The Baldwin Locomotive Works em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim, de fabricação alemã:

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim - fabricada na Alemanha | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim - fabricada na Alemanha | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim de 1919:

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim de 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 6, fabricada na Alemanha pela J. A. Maffei:

Locomotiva 6 - fabricada na Alemanha pela J. A. Maffei | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 6 - fabricada na Alemanha pela J. A. Maffei | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 2, fabricada na Inglaterra pela Manning Wardle em 1916:

Locomotiva 2 - fabricada na Inglaterra pela Manning Wardle em 1916 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 2 - fabricada na Inglaterra pela Manning Wardle em 1916 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Esta locomotiva foi utilizada na Primeira Guerra Mundial.

Locomotiva 2 - fabricada na Inglaterra pela Manning Wardle em 1916 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 2 - fabricada na Inglaterra pela Manning Wardle em 1916 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Luxuoso vagão construído em 1944 na cidade de Santa Maria – RS. A estrutura, chamada de “Vagão Administração”, levava engenheiros que atuavam na inspeção das linhas férreas e é composto com sala de visitas, sala de reuniões, quartos, banheiro com banheira e cozinha.

Vagão Administração construído em 1944 na cidade de Santa Maria - RS | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Trilheira, máquina utilizada na construção dos trilhos:

Trilheira | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949:

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Esta locomotiva pertenceu inicialmente à Argentina, e posteriormente passou a operar no Brasil.

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 7, fabricada em 1912 pela Henschel & Sohn em Kassel – Alemanha:

Locomotiva 7 - fabricada na Alemanha pela Henschel & Sohn em 1912 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Um fato curioso desta locomotiva é a presença da porta na cabine, explicada por ela ter sido utilizada na linha Tubarão – Imbituba, passando pela Ponte Cabeçuda em Laguna – SC.

Locomotiva 7 - fabricada na Alemanha pela Henschel & Sohn em 1912 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 7 - fabricada na Alemanha pela Henschel & Sohn em 1912 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 10, fabricada pela Baldwin em 1920:

Locomotiva 10 - fabricada pela Baldwin em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 10 - fabricada pela Baldwin em 1920 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Trator de esteira fabricado no Texas – EUA em 1945:

Trator de esteira fabricado no Texas - EUA em 1945 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Trator de esteira fabricado no Texas - EUA em 1945 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Mesa de testes de freios:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 300, fabricada nos Estados Unidos, capaz de puxar cerca de 80 vagões:

Locomotiva 300 - fabricada nos Estados Unidos | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Esta locomotiva é tão grande e alta que os operadores precisavam ter no mínimo 180cm de altura para conseguir descer e subir na máquina em movimento sem maiores problemas.

Locomotiva 300 - fabricada nos Estados Unidos | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 300 - fabricada nos Estados Unidos | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Detalhe da cabine:

Locomotiva 300 - fabricada nos Estados Unidos | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 300 - fabricada nos Estados Unidos | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 9, fabricada pela Baldwin em 1922:

Locomotiva 9 - fabricada pela Baldwin em 1922 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 9 - fabricada pela Baldwin em 1922 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 9 - fabricada pela Baldwin em 1922 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 153, fabricada em 1941 pela American Locomotive Company:

Locomotiva 153 - fabricada em 1941 pela American Locomotive Company | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 153 - fabricada em 1941 pela American Locomotive Company | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Escultura representando o ferroviário e seu filho:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 205, Santa Fé de 1949:

Locomotiva 205 - Santa Fé de 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 205 - Santa Fé de 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 205 - Santa Fé de 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 205 - Santa Fé de 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 100, de 1919, aguardando para ser restaurada:

Locomotiva 100 de 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 100 de 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Locomotiva 100 de 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Outra locomotiva a espera do processo de restauração:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Após nos encantar com as locomotivas fomos conhecer outras peças e materiais utilizados na época.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Cofre protegido por duas combinações e duas chaves diferentes:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

A peça da imagem abaixo pertenceu a Dom Pedro II:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Placa de diversas locomotivas a vapor que transitaram pela região:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Miniatura de locomotiva a vapor exposta na pinacoteca:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Após o belo passeio pelo Museu Ferroviário de Tubarão, FredLee descansou na cadeira que era de Dom Pedro II.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC | FredLee Na Estrada

Vestimos as jaquetas, colocamos os capacetes e retornamos à capital catarinense, após esta viagem que nos proporcionou uma verdadeira volta no tempo.