A chuva, acompanhada de granizo e fortes ventos atingiu Lagoa Vermelha e a região durante a madrugada e boa parte da manhã, por sorte decidimos adiantar a viagem na quinta-feira.

Desta forma, tomamos o café da manhã com bastante tranquilidade, carregamos as bagagens na Formosa e aguardamos a chuva dar uma trégua.

Hotel Alto da Lagoa | Lagoa Vermelha - RS | FredLee Na Estrada

Já era próximo das 11h00 quando a chuva deu uma pausa. Vestimos nossas capas, guardamos a máquina fotográfica e seguimos pela rodovia BR-285 em direção a Passo Fundo – RS.

O fluxo de veículos estava baixo e a viagem seguia tranquila. Conforme nos aproximávamos de Passo Fundo uma verdadeira cortina negra vinha do lado esquerdo em nossa direção. Sem dúvidas era um forte temporal, conseguíamos ver os raios e o dia se transformava em noite.

Chegamos em Passo Fundo antes da tempestade nos alcançar e ali pegamos a direita na RS-135 sentido norte. O temporal ficou para trás, passamos o pedágio e na entrada de Coxilha paramos para dar uma caminhada e pegamos a câmera fotográfica, pois o tempo parecia estar mais firme.

Coxilha - RS | FredLee Na Estrada

Deixamos o local sob o olhar disfarçado do cachorrinho:

Com alto fluxo de veículos, principalmente carretas, partimos para os últimos quilômetros do dia.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

Um fato curioso é que este trecho de aproximadamente 80km entre Passo Fundo e Erechim da rodovia RS-135 é paralela à rodovia federal BR-153, a Transbrasiliana, que também liga as duas cidades, mas por um trajeto diferente, e que é de terra.

Passamos por Sertão.

Na sequência contornamos o trevo de acesso a Estação.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

E logo chegamos em Getúlio Vargas.

Restavam apenas 24km até a cidade de Erechim.

UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim:

Chegando na Capital da Amizade, Erechim – RS:

Erechim - RS | FredLee Na Estrada

Entramos na cidade no início da tarde, com as capas de chuva secas e sob um forte calor.

Pórtico de Erechim - RS | FredLee Na Estrada

Rodamos direto para o hotel, onde descarregamos a Formosa, tomamos uma ducha e mais tarde fomos jantar com os amigos.