Após passar dois dias maravilhosos em Alto Paraíso de Goiás chegou o momento de se despedir do município considerado o santuário goiano da ecologia, do misticismo, das terapias naturais, do espiritualismo e da paz.

Alto Paraíso de Goiás - Goiás - Brasil | FredLee Na Estrada

Com as energias renovadas colocamos as bagagens na Formosa, que percebemos ter ficado caolha da noite pro dia, e deixamos a cidade pela rodovia GO-118.

Rodovia GO-118 | FredLee Na Estrada

A estrada estadual margeia o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por um bom trecho.

Poucos quilômetros adiante tivemos que fazer uma pausa não programada para que eu pudesse tirar uma vespa (maribondo) que de forma inexplicável conseguiu passar por uma fresta minúscula entre a luva e a jaqueta de couro.

A sapeca picou meu braço, senti uma dor insuportável seguido por dormência e assim que possível parei a Formosa às margens da rodovia de forma desesperada, já tirando a jaqueta e localizando a causadora do estrago.

Rodovia GO-118 | FredLee Na Estrada

Por sorte carregamos álcool em gel na bagagem, que foi de grande valia para aliviar a dor e auxiliar na recuperação, com relação à vespa, infelizmente não resistiu.

Com o braço inchado voltei a vestir a jaqueta de couro, coloquei as luvas e preenchi o espaço entre as luvas e a jaqueta com as bandanas, que sempre cumprem essa função (além da qual fica em nosso pescoço, protegendo do Sol), mas por negligência deixei de vesti-las na manhã de hoje… mais uma lição aprendida.

Na sequência voltamos a rodar.

Rodovia GO-118 | FredLee Na Estrada

Logo passamos pelo centro de Campo Belo, onde avistamos uma auto elétrica e não titubeamos, paramos para ver se tinha uma lâmpada para substituir a queimada do farol auxiliar esquerdo da Formosa.

Troca de Lâmpada | Campo Belo - Goiás - Brasil | FredLee Na Estrada

Não é que tinha! Com lâmpada nova seguimos viagem.

Rodovia GO-118 | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros depois cruzamos a fronteira entre Goiás e Tocantins, onde não tem placa indicando a divisa, ou não a vimos.

A única coisa que vimos foi o monumento em homenagem à Coluna Prestes, uma obra estruturada em concreto armado com 15 metros de altura projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1996.

Já no Tocantins seguimos pela mesma via, que após a divisa passa a se chamar TO-050.

Aliás, pode parecer brincadeira, mas assim que cruzamos a ponte sobre o Rio Bezerra, que delimita a divisa de estados, um calor insuportável começou a se fazer presente.

E sob um calor escaldante avançamos pelas extensas retas das estradas tocantinenses.

Passamos por diversas áreas de queimada, algo comum em determinadas épocas do ano nesta região.

E exatamente às 14h00 chegamos em Natividade.

Centro Histórico | Natividade - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada

Natividade teve sua fundação no ano de 1734 e atualmente conta com cerca de 10.000 habitantes.

Sua história remonta as origens do Tocantins e ao ciclo do ouro, entre 1724 e 1734, quando os bandeirantes ocuparam a região norte de Goiás (sim, isso tudo pertencia ao Goiás, haja visto que o Tocantins surgiu apenas em 1989).

O centro histórico da pacata cidade é reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Nacional e possui aproximadamente 250 prédios coloniais preservados entre estreitas ruas e muros de pedras erguidos pelos escravos.

Igreja de Nossa Senhora da Natividade | Natividade - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada

A Igreja de Nossa Senhora da Natividade, de 1759, preserva em seu altar a imagem da padroeira do Tocantins, que chegou ao estado pelo rio de mesmo nome, infelizmente o templo religioso estava fechado quando passamos e não pudemos ver de perto a obra de arte.

Próximo da igreja matriz ficam as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos | Natividade - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos iniciou no século XVIII e foi paralisada por volta de 1817.

Suas ruínas são uma das referências da raça negra no coração do Brasil.

Conhecidas as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos deixamos o centro de Natividade e voltamos a rodar.

Centro Histórico | Natividade - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada

Natividade - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada

A próxima parada foi em Santa Rosa do Tocantins, para nos hidratar.

Rodovia TO-050 | FredLee Na Estrada

Ali nos deparamos com uma enorme e carregada mangueira.

Hidratados, e sem roubar nenhuma manga, voltamos à rodovia.

Contornamos Porto Nacional e seguimos viagem pela TO-050.

Rodovia TO-050 | FredLee Na Estrada

No fim do dia, com os termômetros marcando 42º e a sensação térmica superando os 45º, chegamos em Palmas.

Amanhã vamos conhecer um pouquinho da capital do Tocantins, pois hoje o melhor e mais desejado atrativo era um ar condicionado.

Palmas - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Alto Paraíso de Goiás - Goiás - Brasil e Palmas - Tocantins - Brasil | FredLee Na Estrada