O sábado amanheceu sublime em Erechim, no norte gaúcho.

Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Acompanhamos a Lua se despedir em meio ao colorido céu, enquanto o Sol apontava na direção oposta.

Tranquilamente fizemos nosso desjejum e na sequência partimos para mais um passeio com a Formosa.

Cruzamos o centro da “Capital da Amizade”, que estava lindamente decorado com floridas árvores na Avenida Maurício Cardoso.

Avenida Maurício Cardoso | Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

E seguimos rumo à rodovia BR-153.

Uma vez na Rodovia Transbrasiliana avançamos sentido norte por poucos quilômetros até chegar em um grande trevo.

Avenida Sete de Setembro | Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Rodovia Transbrasiliana - Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

No qual deixamos para trás a rodovia federal e passamos a rodar pela RS-477.

Conforme avançávamos pela estrada estadual carregadas nuvens vindas do oeste começavam a tomar conta do céu.

Não nos intimidamos e seguimos adiante.

Cruzamos o pequeno Povoado Argenta, ainda no município de Erechim.

E logo as extensas plantações passaram a dominar o cenário em nossa volta.

Pensamos inicialmente em aproveitar o dia explorando uma cachoeira em terras pertencentes ao município de Centenário.

Mas com a chegada de inúmeras nuvens negras e o surgimento da chuva em nosso espelho retrovisor mudamos de ideia justamente quando chegamos no entroncamento entre a RS-477 e a estrada de acesso a Áurea.

Seguimos pela via asfaltada e rumamos Áurea, acompanhando o bailar das nuvens de chuva e a mudança sutil das cores no céu.

Áurea é um município vizinho de Erechim, sua colonização teve início no ano de 1906 com a vinda de imigrantes poloneses, que chegaram na localidade, então denominada Rio Marcelino, atraídos pela promessa de melhores condições de vida.

Em 1918 o local mudou de nome e passou a se chamar Treze de Maio, anos mais tarde, em 1938, mudou de nome novamente e foi batizado na ocasião de Princesa Isabel, uma homenagem à princesa que acolheu e ajudou diversas famílias polonesas que chegaram no Rio Grande do Sul, ainda no período imperial, e perderam diversos familiares, principalmente crianças, devido a uma forte epidemia.

Rodovia RS-477 | FredLee Na Estrada

Finalmente em 1944 o nome Áurea ganhou força e foi adotado para a localidade, que passou a se chamar Vila Áurea visando lembrar as atitudes da Princesa Isabel e a lei de abolição da escravatura no Brasil por ela assinada.

Pórtico | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A emancipação de Vila Áurea veio em 1987, quando seu nome deixou a palavra Vila de lado, ficando apenas Áurea.

Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Atualmente o município abriga cerca de 4.000 habitantes, dos quais aproximadamente 90% são descendentes de poloneses, que mantém viva diversas tradições de seus ancestrais através do idioma, culinária, religiosidade e danças típicas, rendendo à cidade o título de “Capital Polonesa dos Brasileiros”.

Pórtico | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Antes de chegar no centro de Áurea passamos por dois pórticos (isso mesmo, dois portais em uma mesma via de acesso), ambos bem decorados com pinturas e figuras típicas polonesas.

Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Já no centro da pequena e pacata cidade os primeiros pingos de chuva começaram a molhar nossos capacetes.

E debaixo de uma fina garoa paramos a Formosa em frente ao Museu Municipal João Modtkowski, instalado em uma edificação de 1951.

Museu Municipal João Modtkowski | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Infelizmente o museu que abriga uma série de itens relacionados à imigração polonesa ao município estava fechado.

Esporte Clube Princesa Isabel | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Praça João Paulo II | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

De frente para o museu fica a ampla e repleta de bancos Praça João Paulo II.

A principal fonte econômica de Áurea é a agricultura, com destaque para a produção de grãos como soja, milho, trigo e feijão, além do cultivo e produção de erva-mate.

Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Da Praça João Paulo II rodamos até a imponente Igreja Nossa Senhora do Monte Claro.

Igreja Nossa Senhora do Monte Claro | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A bela igreja matriz, que pode ser vista de praticamente toda a cidade, foi construída entre os anos de 1957 a 1961 e é dedicada à Nossa Senhora do Monte Claro, ou Matka Boska Częstochowska.

Nossa Senhora de Częstochowa que não somente é a padroeira de Áurea, mas também da Polônia.

Em frente à igreja, que infelizmente estava fechada, existe uma estátua em homenagem a Karol Józef Wojtyla, o Papa João Paulo II, que nasceu em Wadowice, na Polônia, e foi canonizado em 2014.

Conhecida a igreja voltamos a percorrer as ruas centrais de Áurea.

Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Avenida Rio de Janeiro | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

A próxima parada foi na Avenida Rio de Janeiro, que costeia o pequeno Rio Leão.

O espaço público composto por grama bem aparada, algumas pontes de madeira, várias lixeiras e diversos bancos para descanso às margens do rio é convidativo para uma breve pausa.

Ali devoramos as chipas de erva-mate que preparamos na noite anterior, bem como algumas bergamotas e carapinhas, também conhecidas como cri-cri (amendoim torrado com casca e envolto em uma leve camada doce composta por uma cocção de diversas especiarias).

O tereré ficou para a próxima, pois a garoa e o vento gelado nos desencorajaram a preparar a tradicional bebida que nos acompanha durante as viagens.

Casa do Imigrante | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Devidamente alimentados passamos em frente a outro museu, desta vez a Casa do Imigrante, que também estava fechado.

Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Antes de partir de Áurea decidimos conhecer a Pousada da Mamucha, localizada às margens da estrada de acesso à cidade.

Pousada da Mamucha | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

No local, que é muito mais do que uma simples pousada, fomos recebidos pelo simpático casal proprietário do estabelecimento.

Além da construção típica polonesa onde ficam os quartos para pernoite a pousada conta com uma ampla área externa muito bem preservada e decorada, repleta de flores, hortaliças e árvores frutíferas.

Isso tudo às margens do Rio Leão, o mesmo que cruza o centro da cidade, proporcionando uma tranquilidade imensa.

Pousada da Mamucha | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ali também é possível provar várias delícias da culinária polonesa, como o saboroso pierogui e a czarnina, sopa que tem como ingrediente base o sangue de pato e é o prato principal da tradicional Festa Nacional da Czarnina, realizada anualmente em Áurea.

Ao lado da pousada fica o Galpão Campeiro Roda de Amigos, local que preserva as tradições gaúchas.

Galpão Campeiro Roda de Amigos | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Ainda na Pousada Mamucha é possível adquirir produtos artesanais como licores, geléias, mel, entre outros.

Produtos Artesanais | Pousada da Mamucha | Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Debaixo de chuva nos despedimos da pousada e retornamos à Erechim pelo mesmo trajeto da ida, chegando em casa de corpo (não levamos as capas de chuva) e alma lavados.

Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Erechim - Rio Grande do Sul - Brasil e Áurea - Rio Grande do Sul - Brasil | FredLee Na Estrada