Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher aos 66.000km rodados, a Formosa (nossa Harley-Davidson Heritage Softail Classic) ganhou um sapato novo!

Harley-Davidson Heritage Softail Classic com 66.000km | FredLee Na Estrada

Partimos de Erechim no meio da tarde desta sexta-feira e rodamos cerca de 80km até a Facção Motorcycle Garage, uma oficina destinada exclusivamente ao atendimento de motocicletas Harley-Davidson, localizada em Passo Fundo – RS.

Rodovia RS-135 | FredLee Na Estrada

No local o novo pneu estava a nossa espera, conforme agendamento prévio.

Troca do pneu traseiro da Harley-Davidson Heritage Softail Classic na Facção Motorcycle Garage | Passo Fundo - RS | FredLee Na Estrada

Facção Motorcycle Garage

Local: Avenida Presidente Vargas, 3603 | São Cristóvão | Passo Fundo – RS
Telefone: (54) 99905-0022
E-mail: faccaogarage@gmail.com
Funcionamento: Segunda a quarta das 8h00 às 18h30 | Quinta a sexta das 8h30 às 21h00 | Sábado das 8h30 às 19h00

Troca do pneu traseiro da Harley-Davidson Heritage Softail Classic na Facção Motorcycle Garage | Passo Fundo - RS | FredLee Na Estrada

Novamente optamos por colocar o pneu traseiro da marca Metzeler, que nos acompanha desde os 26.000km, quando substituímos o Dunlop, que equipa a moto de fábrica.

Troca do pneu traseiro da Harley-Davidson Heritage Softail Classic na Facção Motorcycle Garage | Passo Fundo - RS | FredLee Na Estrada

Aos 66.000 quilômetros rodados esta foi a terceira troca de pneu traseiro (o dianteiro foi trocado uma única vez até o momento) que fizemos na moto. Segue um detalhamento com a duração de cada um dos pneus traseiros utilizados:

Dunlop D402 150/80B16 77H

Km inicial: 0km
Km final:
26.250km
Km rodados:
26.350km
Data da colocação: original de fábrica
Observação: provavelmente rodaria até os 27.000km

Pneu traseiro Dunlop D402 150/80B16 77H com 26.250km rodados | FredLee Na Estrada

Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear

Km inicial: 26.350km
Km final:
48.500km
Km rodados:
22.150km
Data da colocação: 17/02/2017
Link do relato da troca: https://fredleenaestrada.com.br/2017/02/17/troca-do-pneu-traseiro-da-harley-davidson-heritage-softail-classic/
Observação: provavelmente rodaria até os 23.000km

Pneu traseiro Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear com 22.150km rodados | FredLee Na Estrada

Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Reinforced

Km inicial: 48.500km
Km final:
66.000km
Km rodados:
17.500km
Data da colocação: 23/08/2018
Link do relato da troca: https://fredleenaestrada.com.br/2018/08/23/48-000km-setima-revisao-e-troca-do-pneu-traseiro-da-harley-davidson-heritage-softail-classic/
Observação: embora este pneu tenha a inscrição reinforced, indicando que o pneu conta com uma moldura reforçada, prometendo maior resistência, ele teve uma vida útil menor que o anterior da mesma marca. Sua durabilidade foi cerca de 21% inferior ao Metzeler sem a inscrição reinforced.

Pneu traseiro Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Reinforced com 17.500km rodados | FredLee Na Estrada

Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Reinforced

Km inicial: 66.000km
Data da colocação: 08/03/2019

Pneu traseiro Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Reinforced 0km | FredLee Na Estrada

Para constar, segue abaixo o detalhamento dos pneus dianteiros utilizados até o momento na Heritage:

Dunlop D402F MT90B16 74H

Km inicial: 0km
Km final:
32.000km
Km rodados:
32.000km
Data da colocação: original de fábrica
Observação: provavelmente rodaria até os 35.000km

Pneu dianteiro Dunlop D402F MT90B16 74H com 32.000km rodados | FredLee Na Estrada

Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear

Km inicial: 32.000km
Km final:

Km rodados:

Data da colocação: 07/07/2017
Link do relato da troca: https://fredleenaestrada.com.br/2017/07/07/32-000km-quinta-revisao-e-troca-do-pneu-dianteiro-da-harley-davidson-heritage-softail-classic/
Observação: já rodamos 34.000km com o Metzeler e ele ainda tem borracha para queimar

Pneu dianteiro Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear com 34.000km rodados | FredLee Na Estrada

São inúmeros fatores que afetam a vida útil dos pneus, que vão desde o modo de pilotagem, carga transportada, calibragem adequada, temperatura ambiente, até a forma e condição de pavimentação das vias.

Como pudemos observar, o pneu traseiro que tiramos hoje da moto rodou “apenas” 17.500km, enquanto o pneu utilizado anteriormente (da mesma marca, Metzeler), rodou 22.150km.

Buscando entender esta diferença de durabilidade de aproximadamente 21% fiz uma análise das condições de uso dos dois pneus e cheguei na conclusão que este pneu que durou menos foi exposto a condições mais severas do que o anterior, visto que durante praticamente toda a sua vida útil a moto rodou com garupa e carregada com bagagens (ao contrário do outro, com o qual realizei algumas viagens solo), além do fato de termos rodados por locais extremamente quentes, com temperatura beirando os 40 °C, especialmente durante a Expedição 2018: Tapajós – Amazonas.

Enfim, Formosa devidamente calçada, vamos pegar estrada e queimar pneu!