Localizado no nordeste do estado de Goiás, o município de Alto Paraíso de Goiás conta com aproximadamente 8.000 habitantes e se destaca por abrigar a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é responsável por proteger e preservar uma área de 240.586,56 hectares de cerrado de altitude, que possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.

Como a entrada do parque fica no distrito de São Jorge, a 36 km do centro da cidade, acordamos cedo e rodamos pela rodovia GO-239, a qual está em ótimo estado de conservação, até chegar na vila.

Cruzamos as pacatas ruas da vila de São Jorge e de lá seguimos pela estrada de terra que dá acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Vale destacar que o distrito de São Jorge não possui posto de combustível, então é importante abastecer no único posto do centro de Alto Paraíso de Goiás.

Percorremos alguns metros pela estrada de terra até que chegamos em uma bifurcação, na qual seguindo para a direita o caminho leva até a entrada do Parque Nacional, e ao seguir para a esquerda vamos em direção à Trilha do Mirante da Janela.

Fomos em direção à trilha, que fica em uma propriedade privada, fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O trajeto da estrada de terra de São Jorge até o estacionamento da Trilha do Mirante da Janela tem aproximadamente 3,5km e é repleta de buracos, costelas de vaca e muita areia.

Vista do estacionamento:

Do estacionamento percorremos uma trilha até uma casa, onde um simpático senhor nos recepcionou com café e uma boa prosa.

Minutos depois iniciamos a caminhada pela trilha de aproximadamente 4 quilômetros.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

Local: Chapada dos Veadeiros | São Jorge | Alto Paraíso de Goiás – GO
Funcionamento: Todos os dias das 7h00 às 20h00
Ingresso: R$ 15,00
Extensão: 8.000 metros
Tempo médio do percurso: 5 horas

A Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela é considerada uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros.

Cerca de 30 minutos após iniciar a trilha chegamos na Cachoeira do Abismo.

A cachoeira, que infelizmente estava seca, só aparece em períodos de chuvas e leva este nome graças a sua localização, que fica à beira de um grandioso abismo.

A pequena cachoeira forma uma piscina natural com borda infinita.

Passamos a cachoeira e descemos por uma escada de madeira, dali em diante a trilha começou a ganhar emoção.

A descida é feita em meio a grandes desníveis de pedras.

Em vários locais existem escadas de tronco de madeira com corrimão e marcações nas pedras, para auxiliar os visitantes.

Na sequência foi a vez de vencer outra parte plana da trilha, em meio ao cerrado e sob um sol escaldante.

Descemos, andamos no plano e agora chegou a vez da forte subida.

Após vencer o trajeto mais difícil da trilha chegamos ao seu fim, em meio a diversas pedras.

Cajuzinho do cerrado:

Daqui conseguimos ter uma vista incrível da Chapada dos Veadeiros.

Em meio ao verde da chapada se destacam as duas grandiosas cachoeiras do rio Preto, que ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

As esbeltas quedas possuem 120 e 80 metros de altura.

Paisagem incrível.

Após descansar, lanchar e nos hidratar, fomos em busca da janela, um dos principais cartões postais da região. Seguem algumas fotos abaixo indicando o caminho que percorremos até chegar nela, uma vez que as marcações nas pedras terminam no alto do morro, mas não seguem até o mirante.

Sem indicações, levamos alguns minutos para encontrar o famoso local, mas nada muito difícil.

Eis que encontramos.

A formação natural do mirante remete ao contorno de uma janela, com vista privilegiada para as cachoeiras.

O local é um dos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros, e não é difícil entender o motivo.

Após apreciar tamanha beleza, retornamos até a vila de São Jorge.

Ruas centrais do distrito de São Jorge:

Alto Paraíso de Goiás, o município cercado por belezas naturais, de uma energia ímpar, muito esoterismo e vários relatos de avistamentos óvnis:

Esgotados fisicamente, mas recarregados espiritualmente, nos despedimos desta excelente quinta-feira e vamos descansar, pois amanhã tem mais Chapada dos Veadeiros.

Planeje sua viagem com o FredLee!

Encontre e reserve sua hospedagem em Alto Paraíso de Goiás – GO, ou em qualquer outro lugar do mundo, através do Booking.com. Garanta o melhor preço e colabore com as viagens do FredLee sem pagar nem um centavo a mais!