Ao anoitecer de sexta-feira embarcamos em um avião com destino ao berço do samba e de lindas canções, a capital fluminense, a cidade brasileira mais conhecida no exterior, enfim, a Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro – RJ!

Trem do Corcovado - Santuário do Cristo Redentor - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Hoje pela manhã deixamos o hotel para conhecer um dos principais ícones cariocas, o Cristo Redentor.

Trem do Corcovado – Santuário do Cristo Redentor

Local: Rua Cosme Velho, 513 | Cosme Velho | Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2558-1329
E-mail: contato@corcovado.com.br
Site: www.tremdocorcovado.rio
Funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 19h00
Ingresso: R$ 75,00 (Alta temporada) / R$ 62,00 (Baixa temporada)
Tempo médio de visitação: 2 horas e meia

Compramos os ingressos do Trem do Corcovado de forma antecipada através do site e às 8h30 chegamos na bilheteria para acessar o Parque Nacional da Tijuca.

O dia amanheceu encoberto por uma névoa, e quando trocamos os vouchers pelos ingressos fomos alertados que o local estava sem visibilidade do Cristo Redentor e, claro, da cidade. Os atendentes informaram que poderíamos devolver os ingressos mediante reembolso do valor pago, ou alterar as entradas para outro dia.

Como vamos ficar apenas um dia e meio na cidade, não pensamos duas vezes e optamos em seguir adiante.

É possível chegar ao Cristo Redentor de 4 maneiras: pelo Trem do Corcovado, com as vans do Corcovado Car Service, com veículo particular, ou através de uma caminhada.

Optamos pelo Trem do Corcovado pela facilidade de comprar os ingressos antecipadamente com horário agendado, e por passear pela mata atlântica em um trem elétrico.

O trem partiu pontualmente e os dois vagões estavam lotados, sendo que a maior parte dos passageiros eram estrangeiros.

Uma dica para quem for embarcar no Trem do Corcovado é sentar nos assentos do lado direito do vagão, onde existem duas fileiras de assentos (no lado oposto são três fileiras). Esta posição permite vislumbrar a cidade em meio a mata atlântica em determinados momentos do passeio, sem fazer malabarismo.

Após aproximadamente 20 minutos chegamos ao cume do Corcovado, e aos poucos a névoa foi se dissipando.

Santuário do Cristo Redentor - Corcovado - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

E, timidamente, o Cristo Redentor deu o ar da graça.

Santuário do Cristo Redentor

Local: Parque Nacional da Tijuca | Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2558-1329
E-mail: faleconosco@cristoredentoroficial.com.br
Site: www.cristoredentoroficial.com.br

Em meio aos mais distintos dialetos apreciamos a imponência do primeiro santuário a céu aberto do mundo.

O Cristo Redentor tem 38 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares, sendo 30 metros do monumento e 8 metros do pedestal.

Cada braço tem uma área de 88 metros quadrados, sua cabeça pesa 30 toneladas e, se fosse para usar sandálias, elas teriam que ser do tamanho 530.

Durante a construção do Cristo Redentor, entre os anos de 1926 e 1931, o engenheiro mestre de obras Heitor Levy morou no pedestal do monumento, onde ficava também seu escritório avançado.

O morro do Corcovado tem 710 metros de altura e está situado no Parque Nacional da Tijuca.

O local oferece uma privilegiada vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro.

Ao lado direito do Cristo conseguimos avistar o Leblon, Ipanema, Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

E no lado esquerdo… bem dá pra ver muita coisa, mas não hoje, já que a névoa insistia em ficar por esta região.

Ao menos conseguimos identificar o Maracanã… olha ele ai:

O Cristo Redentor é a maior imagem sacra do Brasil. Em segundo lugar, com 33 metros de altura, empatam o Cristo Luz, de Balneário Camboriú – SC, e o Cristo de União da Vitória – PR, cidade natal da Sayo.

Voltando ao Cristo carioca, por estar no alto do Corcovado, ele foi projetado para resistir a ventos de até 250km/h.

Seu discreto coração é uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus, mede 1,30m e é a única parte do monumento que, revestida de pedra sabão, é projetada para o interior da construção.

Em 2007 o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo.

A geografia da capital fluminense é algo surpreendente.

Aos poucos conseguimos um lugarzinho na ponta do mirante em frente ao Cristo e de lá avistamos, ou tentamos avistar, o Pão de Açúcar.

É permitido ficar o tempo que desejar no alto do Corcovado, mas temos muita coisa para desbravar ainda hoje.

Então, após apreciar a paisagem por alguns minutos, seguimos em direção ao trem.

E regressamos ao nível do mar.

Esqueci de fotografar o trem no embarque, então o fiz agora.

O mesmo para a entrada do Trem do Corcovado.

Após a visita ao Cristo Redentor partimos conhecer algumas das inúmeras praias do Rio de Janeiro, mas antes uma paradinha para fazer uma foto com este cara, de codinome Beija-flor.

Estátua do Cazuza - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

A estátua, com dimensões originais, em homenagem ao cantor e compositor Cazuza fica em uma praça que leva seu nome, no Leblon, em frente ao local onde o artista brasileiro morou durante 12 anos.

Dali é um pulinho até o Mirante do Leblon, onde partimos por uma caminhada pela orla carioca.

Mirante do Leblon - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Aos fundos o Morro Dois Irmãos.

Ao som de um chorinho curtimos este belo visual.

A Praia do Leblon fica na zona sul e é uma continuação da Praia de Ipanema, na foto abaixo é possível ver as duas praias.

Mirante do Leblon - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Mesmo com névoa, várias pessoas estavam na praia, que conta com ampla faixa de areia.

Praia do Leblon - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Não caminhamos 10 metros e um vendedor nos ofereceu o famoso e tradicional biscoito Globo.

Biscoito Globo - Praia do Leblon - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Experimentar o biscoito Globo estava em nossa listinha de coisas a se fazer no Rio de Janeiro.

Optamos pelo salgado e, de fato, é uma delícia!

Praia do Leblon - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Além de diversos banhistas, pessoas jogando vôlei e futevôlei, quiosques de bebidas, comidas e aluguéis de guarda-sóis e cadeiras, achamos curioso a quantidade de bandeiras espalhadas pela praia. Eram bandeiras de times de futebol, estados brasileiros e países.

A avenida Delfim Moreira, que margeia a praia, estava bloqueada para veículos (talvez por ser feriado), então revezamos a caminhada entre a avenida e a calçada.

Mais cedo, quando visitamos o Cristo Redentor, lamentamos ter uma névoa tapando nossa visão da Cidade Maravilhosa, agora agradecemos, pois mesmo com ela a temperatura estava elevada, imagina se o céu estivesse limpinho o.O

Praia do Leblon - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Um pequeno canal, o Canal do Jardim de Alah, divide as duas praias (Leblon e Ipanema).

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Durante o percurso passamos por alguns banheiros, no qual paga-se uma taxa de R$ 2,50 para utilização.

Também passamos por vários quiosques de bebidas e lanches, que ofertavam água de coco.

Após nos refrescar com a água de coco (que nos fez lembrar a viagem a Salvador – BA, no ano passado) continuamos a caminhada.

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Conforme nos aproximávamos da Pedra do Arpoador a quantidade de pessoas na praia aumentava.

Diversas ilhas compõem o cenário:

Praia de Ipanema:

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Estátua de Tom Jobim, homenagem ao compositor que cantou a cidade e, principalmente, Ipanema para o mundo.

Estátua de Tom Jobim - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Aos fundos podemos avistar o Arpoador:

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

O Arpoador era utilizado para arpoar baleias, na época em que elas frequentavam as costas do Rio de Janeiro, e também a Baía de Guanabara, daí a origem de seu nome.

Pedra do Arpoador - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

A Pedra do Arpoador fica entre Ipanema e Copacabana.

Praia do Arpoador:

Caminhando pelas pedras do Arpoador somos presenteados por uma bela vista.

Ipanema e Leblon:

Morro Dois Irmãos:

O Arpoador é um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol da cidade carioca.

Pedra do Arpoador - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Vale também simplesmente sentar na pedra e apreciar a paisagem, ao som das ondas do mar.

O local é palco de várias histórias lendárias dos anos 60 e 70.

Dali seguimos até o Forte de Copacabana.

Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana

Local: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Posto 6 | Copacabana | Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2522-4460
E-mail: relpub@mhexfc.eb.mil.br
Site: www.fortedecopacabana.com
Funcionamento: Terça a domingo das 10h00 às 18h00
Ingresso: R$ 6,00 | Entrada gratuita às terças-feiras
Tempo médio de visitação: 1 hora

Enfrentamos uma pequena fila para comprar os ingressos e logo entramos no local.

Por ficar na ponta da Praia de Copacabana, o local proporciona uma bela vista da orla.

Dali também é possível avistar o Pão de Açúcar.

O Forte de Copacabana abriga um dos maiores museus militares do país, o Museu Histórico Militar.

Duque de Caxias, patrono do Exército:

Com um acervo variado, o museu expõem obras de arte, indumentárias, armamentos e objetos militares de uso pessoal.

Dentre os vários cenários ali expostos está um que representa a Guerra do Contestado (acabei não fotografando), infelizmente no breve relato sobre o maior conflito social e bélico do Brasil os moradores locais (mais prejudicados com a Guerra) são retratados como fanáticos religiosos contra a pátria.

Pois bem, nos fins do século XIX a região sul do Paraná, divisa com o planalto norte de Santa Catarina, abrigava uma pesada floresta de imbuia e pinheirais. Tanta riqueza natural chamou a atenção de empresários americanos que investiam na construção de estradas de ferro pelo interior do Brasil. Parte dessa riqueza entrava como pagamento.

Foi com este contexto, envolvendo a exploração de recursos naturais, grilagem de terras, e um forte movimento de europeização deste território que, em 22 de outubro de 1912, eclode o episódio conhecido historicamente como Guerra do Contestado, que perdurou até 1916.

Seria mais sensato os responsáveis pelo museu rever a história do conflito para redigir novamente o curtíssimo relato a respeito do conflito.

Enfim… além do Museu Histórico Nacional, o Forte de Copacabana conta com uma loja de souveniers, uma cafeteria e uma confeitaria.

Olha o bondinho do Pão de Açúcar:

O Forte de Copacabana foi construído para proteger a Baía da Guanabara, fazendo parte de um sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro, composto por diversas fortificações de artilharia.

Ao entrar na fortificação passamos a caminhar pelos corredores da cúpula dos canhões, local bastante abafado e sem muita ventilação.

Olha o tamanho das balas, e todo o sistema para transportá-las até os canhões:

A construção foi feita para abrigar os soldados durante um possível combate, por isso possui todas as instalações necessárias para que os militares pudessem permanecer por lá um bom tempo sem depender de ajuda externa.

Usina:

Metralhadora Browning:

Sala do acumulador hidráulico:

Algumas chaves de boca são maiores que o FredLee:

Dormitório:

Lavatório:

Xadrez:

Câmara de tiro da 1ª Bateria:

Câmara de tiro da 2ª Bateria:

Após percorrer seu interior, fomos para a área externa.

Encravado na rocha ficam os canhões alemães Krupp, instalados em cúpulas encouraçadas e giratórias.

Olha o Arpoador aos fundos:

Ótimo ponto para apreciar a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar.

A Fortificação conta com dois canhões de 305mm, que poderiam atingir alvos a 23km de distância, dois canhões de 190mm e duas torres de canhões de 75mm.

De cima não é possível perceber, mas as paredes externas voltadas para o mar possuem 12 metros de espessura.

Após a visita ao Forte de Copacabana seguimos para a praia.

Estátua em homenagem ao cantor e compositor Dorival Caymmi:

Estátua de Dorival Caymmi - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Calçadão de Copacabana, famoso cartão postal da cidade:

Praia de Copacabana - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Copacabana é uma dos bairros brasileiros mais conhecidos mundo a fora.

É aqui que acontece a tradicional queima de fogos no réveillon.

Estátua de Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista brasileiro:

Estátua de Carlos Drummond de Andrade - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Mais um pouco da Praia de Copacabana:

Praia de Copacabana - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Deixamos Copacabana e fomos até a Urca.

Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Praça General Tibúrcio - Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Praia Vermelha:

A Praia Vermelha leva este nome por conta da areia ser bem avermelhada.

Praia Vermelha - Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

A pequena praia possui cerca de 200 metros de extensão.

No canto direito da praia fica o Clube Militar e um restaurante aberto ao público.

A praia pareceu ser muito tranquila e agradável.

Praia Vermelha - Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Ao deixar a praia para embarcar no bondinho do Pão de Açúcar vimos uma barraquinha de acarajé.

Acarajé da Cátia - Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Após nos deliciar com o acarajé da baiana Cátia, seguimos até a entrada do bondinho.

Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Praça General Tibúrcio:

Praça General Tibúrcio - Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Eis que chegamos ao teleférico Pão de Açúcar.

Teleférico Pão de Açúcar - Urca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

O morro que fica atrás da base do teleférico é o Morro da Babilônia, algumas pessoas estavam escalando ele.

Morro da Babilônia - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Assim como no passeio do Trem do Corcovado, compramos os ingressos para o Bondinho do Pão de Açúcar de forma antecipada pelo site.

Bondinho Pão de Açúcar

Ingresso: R$ 85,00
Tempo médio de visitação: 2 horas

Bondinho Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

O complexo turístico Bondinho Pão de Açúcar é formado pelos Morros da Babilônia, da Urca e do Pão de Açúcar.

O bondinho é dividido em duas etapas, a primeira liga a estação localizada na base do Morro da Babilônia até o topo do Morro da Urca. Este trajeto também pode ser feito por uma trilha de 1,5km em meio à mata.

Olha o Cristo Redentor aos fundos:

Morro da Urca - Bondinho Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Agora com zoom:

Augusto Ferreira Ramos, engenheiro brasileiro e idealizador do caminho aéreo do Pão de Açúcar:

O bondinho da foto abaixo foi o primeiro bondinho do Pão de Açúcar, de 1912, e o terceiro teleférico de passageiros instalado no mundo. Tinha capacidade para transportar 22 passageiros e ao completar 60 anos de funcionamento, em 1972, foi desativado.

Segundo bondinho, que circulou de 1972 até 2008, quando cedeu lugar aos atuais. Transportava até 75 passageiros por viagem.

O Morro da Urca tem 220 metros de altura.

Do local partem helicópteros para passeios turísticos pela cidade.

Notamos alguns vultos passando entre nossas pernas, e ao olhar para baixo avistamos esses pequenos micos.

É preciso caminhar com muita atenção para não colidir com eles, que são muito rápidos.

A vista do Morro da Urca é linda.

Aeroporto Santos Dumont e a extensa Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, com seus 13.290 metros.

Cristo Redentor, no alto do Corcovado:

Além da praça com os bondes antigos, o topo do Morro da Urca abriga um anfiteatro e uma área gastronômica.

Fortaleza de São João:

Visual de tirar o fôlego:

Partimos embarcar no segundo bondinho, que nos levará até o Pão de Açúcar.

O topo do Morro do Pão de Açúcar fica a 396 metros do nível do mar.

Mais de 400 escaladores trabalharam na construção do teleférico, cada um subindo com algumas peças para os topos dos morros da Urca e do Pão de Açúcar. Um guincho auxiliou na subida dos cabos de aço.

Bondinho Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

O que mais nos impressionou foi o fato de não existir nenhuma barra de sustentação para os cabos de aço durante todo o percurso, diferente de outros bondinhos que já visitamos.

A vista do Morro da Urca já é linda, mas a do Pão de Açúcar é algo surpreendente.

A Baía de Guanabara, as praias e os altos morros cobertos de verde contrastam e tornam a cidade do Rio de Janeiro digna de ser conhecida como a Cidade Maravilhosa.

Bondinho Pão de Açúcar - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Nossa intenção era apreciar o pôr do sol do alto do Pão de Açúcar, mas a névoa que nos acompanhou por praticamente todo o dia voltou e acabou com nossas esperanças.

De qualquer forma o visual é lindo, mesmo com tempo encoberto.

Para fechar o dia com chave de ouro nos deliciamos com uma pizza de carne seca, acompanhada por um vinho chileno.

Pizza de carne seca - Rio de Janeiro - RJ | FredLee Na Estrada

Amanhã tem mais Rio de Janeiro!