Após tomar o café da manhã fomos arrumar as bagagens na Harley-Davidson Heritage Softail Classic e demos de cara com três motos estacionadas na garagem do hotel.

Hotel Appel - Santa Maria - RS | FredLee Na Estrada

Ao conferir as placas a surpresa: uma da Bolívia e duas do Chile. Não nos encontramos com os motociclistas, mas desejamos suerte aos hermanos.

Um fato chato marcou nossa estada em Santa Maria – RS. No dia anterior ao deixar a moto estacionada na garagem do hotel deixamos as bandanas, que utilizamos no pescoço e nos braços como proteção do sol, na moto e hoje pela manhã elas não estavam mais onde as deixamos… enfim, demos bobeira, então caprichamos no protetor solar e nos despedimos do Hotel Appel.

Hotel Appel

Local: Rua Appel, 509 | Centro | Santa Maria – RS
Telefone: (55) 3225-4040 | (55) 3222-7094
E-mail: appel@hotelappel.com.br
Site: www.hotelappel.com.br

Antes de deixar Santa Maria fomos conhecer o Monumento da Locomotiva. A máquina, fabricada em 1909, é uma homenagem à história ferroviária do município.

Monumento da Locomotiva - Santa Maria - RS | FredLee Na Estrada

Dali seguimos para a Vila Belga, um Patrimônio Histórico Cultural do Rio Grande do Sul.

Vila Belga - Santa Maria - RS | FredLee Na Estrada

O local foi projetado para abrigar os operários que trabalharam na construção da ferrovia, que foi de responsabilidade da companhia Belga Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil, no início do século XX.

É considerado o primeiro conjunto habitacional construído no estado e foi inaugurado em 1903.

São 84 residências de estilo belle époque, que seguem os moldes das cidades operárias belgas e francesas.

Vila Belga - Santa Maria - RS | FredLee Na Estrada

Seguimos o passeio pelas ruas da cidade e passamos em frente à Igreja Santa Catarina.

Igreja Santa Catarina - Santa Maria - RS | FredLee Na Estrada

Até chegar no Santuário Tabor, também conhecido como Santuário Schoenstatt.

Santuário Schoenstatt - Santa Maria - RS | FredLee Na Estrada

O Santuário Tabor é o primeiro Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Brasil.

Abastecemos a moto e acessamos a rodovia BR-392 sentido sul.

Rodovia BR-392 | FredLee Na Estrada

Poucos quilômetros após passar por São Sepé chegamos no entroncamento com a rodovia BR-290 e continuamos pela mesma estrada.

Passamos por Caçapava do Sul e na sequência voltamos a rodar pela rodovia BR-153, que está em ótimo estado de conservação neste trecho.

Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

Nesta região as cidades são bem distantes umas das outras e muitas vezes percorremos quilômetros sem encontrar nenhum restaurante, lanchonete ou posto de combustível, por isso o ideal é manter o tanque sempre abastecido para evitar uma pane seca.

Céu azul, asfalto bom e o pampa gaúcho como cenário.

Bagé, a Rainha da Fronteira, possui cerca de 120.000 habitantes e tem na pecuária e agricultura sua principal fonte de renda.

Rodovia BR-153 | FredLee Na Estrada

O município destaca-se no cenário internacional por sua atividade primária, produzindo uma das melhores carnes bovinas do mundo.

Bagé foi palco da Batalha do Seival, onde as tropas comandadas pelo general Antônio de Souza Neto derrotaram as forças legalistas e, no dia seguinte, foi proclamada a República Riograndense.

Decidimos entrar em Bagé por um acesso secundário, visando passar em frente ao Centro Histórico Vila de Santa Thereza e pelo Parque do Gaúcho, onde fica a Cidade Cenográfica de Santa Fé, local de filmagem de “O Tempo e o Vento”.

Rodamos aproximadamente 15km contornando a cidade e não passamos por nenhuma placa indicando o Centro Histórico ou o Parque do Gaúcho, então no trevo de intersecção com a rodovia BR-473 acessamos o perímetro urbano de Bagé.

Pórtico de Bagé - RS | FredLee Na Estrada

Raramente sentimos falta de GPS, mas nesta ocasião ele poderia ter nos auxiliado. Quem sabe será a próxima aquisição? Após repor as bandanas, claro.

Ginásio Presidente Médici - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

Ruas de calçamento rodeadas por edificações de época, estamos no centro histórico de Bagé.

Centro histórico de Bagé - RS | FredLee Na Estrada

A Igreja Matriz de São Sebastião se destaca em meio aos casarões.

Catedral de São Sebastião

Local: Rua Conde de Porto Alegre, 1 | Estrela D’Alva| Bagé – RS
Telefone: (53) 3242-5876
E-mail: catedralssb@hotmail.com
Missas: Terça a sexta às 18h00 | Sábado às 17h00 | Domingo às 10h00 e 19h00

Igreja Matriz de São Sebastião - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

Em 20 de janeiro de 1813 uma procissão transladou a imagem de São Sebastião (padroeiro de Bagé e também dos militares) da Guarda da Coxilha para o acampamento militar deixado por Dom Digo de Souza.

Inicialmente a imagem ficou em um rancho e em 1815 iniciou-se a construção de uma igreja em louvor do santo, concluída em 1820.

A Igreja sofreu vários danos durante as Guerras Cisplantina e dos Farrapos, prejudicando suas estruturas.

Igreja Matriz de São Sebastião - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

A atual Matriz começou a ser construída em 1862 no mesmo local da igreja antiga e foi concluída em 1878.

Em 1893, durante a Revolução Federalista, a Catedral e a praça em frente foram palco do Sítio de Bagé, quando forças revolucionárias, pretendendo tomar a cidade, obrigaram os legalistas-republicanos, comandados pelo Coronel Carlos Maria da Silva Telles, a armar a defesa da praça.

O templo religioso se transformou em hospital de sangue, enquanto junto às paredes laterais se sepultavam os mortos. A Igreja ficou com suas paredes cravejadas de balas. Só a imagem simbolizadora da Esperança, na fachada, não recebeu nenhum projétil.

Igreja Matriz de São Sebastião - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

A Praça Carlos Telles, também conhecida como Praça da Redenção, em frente à Igreja Matriz, foi o centro do acampamento militar deixado por Dom Diogo de Souza em 17 de julho de 1811, que teria dado início à cidade de Bagé.

Praça Carlos Telles - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

Dali fomos ao Museu Dom Diogo de Souza, o qual infelizmente estava fechado.

Museu Dom Diogo de Souza - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

É marcante no município, desde sua fundação, a presença do Exército, por ser cidade de fronteira com o Uruguai. Quartel General da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada:

Quartel General da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Bagé - RS | FredLee Na Estrada

Após o passeio pelo centro de Bagé retornamos à estrada, agora na rodovia BR-293 sentido Pelotas.

Rodovia BR-293 | FredLee Na Estrada

Passamos por Candiota.

Pórtico de Candiota - RS | FredLee Na Estrada

Pinheiro Machado.

Pinheiro Machado - RS | FredLee Na Estrada

Rodovia BR-293 | FredLee Na Estrada

E após longas e tediosas retas chegamos em Pelotas.