Bom dia Parque Nacional El Palmar – Ubajay – Entre Ríos – Argentina!

Camping Parque Nacional El Palmar – Ubajay – Entre Ríos – Argentina | FredLee Na Estrada

Acordamos cedo para ver o sol nascer, mas o tempo nublado não favoreceu nossa expectativa.

Aos poucos ele foi surgindo, por entre as nuvens.

O enorme círculo amarelo avermelhado refletia suas cores nas águas do majestoso rio Uruguai.

Cena linda, valeu a pena!

Com previsão de temporal para a tarde desta terça-feira e chuva ao longo da semana decidimos desmontar a barraca e antecipar nosso retorno ao Brasil.

Em pouco tempo a Harley-Davidson Heritage Softail Classic estava carregada, pronta para pegar estrada novamente.

Deixamos o camping do Parque Nacional El Palmar no início da manhã e partimos enfrentar os 11 quilômetros de areia até a ruta nacional 14.

Hoje fizemos pequenas pausas neste trajeto para fotografar a estrada, como comentado na postagem anterior, a maior parte da estrada está em bom estado, com pedras sobre a areia.

Mas pequenos trechos são compostos apenas por areia fofa, sem pedras e com trilhos formados pelos veículos que circularam pelo local.

O Parque Nacional El Palmar conta com diversas trilhas que podem ser percorridas caminhando e outras que podem ser feitas com os veículos.

Capivara nos observando:

Muitos animais vivem na área protegida do Parque El Palmar, ontem quando estávamos passando por esta estrada avistamos dois zorros (raposas), diversos carpinchos (capivaras) e inúmeras espécies de aves.

Na área de camping vimos lagartos, pássaros (maioria papagaio, periquito, pica-pau e urraca) e muitas vizcachas (pequeno roedor cinza com longos bigodes e uma faixa preta no rosto) ao cair da noite.

Nossa passagem pelo local foi breve, mas muito significativa.

Vencemos os 11km de estrada de areia, nos despedimos do lindo Parque Nacional El Palmar e voltamos a rodar pela ruta nacional 14, agora sentido norte.

Seguimos até Concórdia – Entre Ríos.

Ruta Nacional 14 – Entre Ríos – Argentina | FredLee Na Estrada

Ali paramos na aduana argentina para fazer os trâmites de saída do país hermano e dar entrada no Uruguai.

Aduana em Concórdia – Entre Ríos – Argentina | FredLee Na Estrada

Novamente todo o processo foi muito simples e ágil. Entregamos os documentos, informamos nosso destino e seguimos viagem.

Puente Internacional Salto Grande | Argentina - Uruguai | FredLee Na Estrada

Após cruzar a Puente Internacional Salto Grande, que na verdade é uma barragem, a Heritage passou a rodar pela primeira vez em rutas uruguayas:

Salto - Uruguai | FredLee Na Estrada

Ao entrar no Uruguai passamos por um trevo, ao dobrar para a direita o destino é a cidade de Salto, optamos em seguir reto e logo chegamos na ruta 3, que nos levará até a divisa com o Brasil.

Ruta 3 - Uruguai | FredLee Na Estrada

Cenário comum nesta região:

O trecho de aproximadamente 140km entre Salto e Bella Unión é todo asfaltado, mas em determinados momentos a estrada apresenta pequenos buracos e muitas ondulações.

Belén – Salto – Uruguay:

Ruta 3 - Uruguai | FredLee Na Estrada

Alguns quilômetros antes de Bella Unión o asfalto está sendo reformado e para isso eles abriram enormes fissuras no asfalto atual. Assim que passamos a rodar por este trajeto a moto passou a rebolar, tanto quanto na estrada de areia.

Como a temperatura estava extremamente alta evitamos fazer pausas para fotos. Cruzamos Bella Unión, fizemos o trâmite de saída do Uruguai e voltamos ao Brasil.

Barra do Quaraí - RS - Brasil | FredLee Na Estrada

Entramos no Brasil por Barra do Quaraí e de lá rodamos cerca de 70km até Uruguaiana. Este trecho da rodovia BR-472 é asfaltado, mas está em péssimo estado de conservação, não apenas pelos enormes buracos e ondulações, mas também pelo fato de existir diversos pontos onde simplesmente não tem asfalto, apenas pedras soltas :/

Abastecemos a moto em Uruguaiana e passamos a rodar pela rodovia BR-290, a qual possui 726km e liga Osório à Uruguaiana. Vamos zerar ela.

Rodovia BR-290 - RS - Brasil | FredLee Na Estrada

Rodovia asfaltada e em bom estado de conservação.

Nesta região percorre-se amplas distâncias sem encontrar muita coisa ao longo da rodovia, apenas enormes fazendas, em sua maioria com criação de gado.

Passamos por Alegrete, Rosário do Sul e vimos o pôr do sol da entrada em São Gabriel…

Rodovia BR-290 - RS - Brasil | FredLee Na Estrada

Seguimos viagem ao cair da noite e paramos perto das 20h00 em uma pousada no município de São Sepé – RS, às margens da rodovia BR-290, alguns quilômetros antes do trevo com a rodovia BR-392.

Floripa, estamos chegamos!

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre o Parque Nacional El Palmar - Ubajay - Entre Ríos - Argentina à São Sepé - RS